Comandante da Mir diz que evitou tragédia

Comandante da Mir diz que evitou tragédia
das agências internacionais

O comandante da estação espacial Mir afirmou ontem que sua atuação salvou a tripulação de uma tragédia, quando uma nave não-tripulada bateu na estação, em 25 de junho.
"Se (a nave-cargueiro); tivesse nos atingido diretamente, teria danificado o módulo central, e teríamos todos morrido", relatou o russo Vasili Tsibliev. "Até o final eu estive segurando os comandos para tentar _e afinal consegui_ que a nave não batesse na estação." O cargueiro acabou batendo em um dos módulos anexos ao central, causando sérios danos, mas sem deixar feridos.
As declarações de Tsibliev foram dadas durante uma entrevista em vídeo de cerca de 20 minutos. O norte-americano (de origem britânica); Michael Foale, que também está a bordo, disse que não tem certeza se será possível que o módulo atingido, o Spektr, seja repressurizado e volte a funcionar normalmente.
O Spektr, onde Foale dormia e onde aconteciam experiências, foi fechado pelos cosmonautas devido à colisão. A expectativa é que apenas a próxima missão realize os consertos. Foale pediu aos EUA que, apesar do acidente, não desistam de mandar homens à Mir.