Nasa pede cautela a astronauta americano na estação Mir

Nasa pede cautela a astronauta americano na estação Mir
das agências internacionais

O administrador da Nasa (agência espacial dos EUA);, Daniel Goldin, aconselhou ontem "precaução" ao astronauta Michael Foale, norte-americano de origem britânica, que está a bordo da estação espacial russa Mir.
O motivo do conselho foi a situação da Mir, que está com diversas avarias desde o último dia 25 de junho, quando teve uma colisão com um foguete cargueiro durante uma manobra de acoplagem, provocando perfuração em um dos seis módulos integrados à nave e perda de 30% a 40% das reservas de energia da estação e despressurização do ar no seu interior.
Goldin, que estava no Centro espacial Johnson, em Houston, perguntou a Foale pelo rádio se ele se sentia seguro a bordo da estação russa. O astronauta respondeu que se sentia confiante com a sua segurança e que ele e seus dois colegas russos teriam tempo suficiente para abandonar a Mir "inclusive em situações extremas". "Creio que as dúvidas sobre segurança estão bem esclarecidas e não me preocupo", disse Foale.
O astronauta disse que parecem estar em ordem os preparativos para os reparos a serem feitos nos dias 17 e 18. Os equipamentos e peças a serem usados estão sendo descarregados da nave Progress M-35, que chegou segunda-feira.
Os consertos deverão ser feitos pelos russos Vassili Tsibliev, comandante da missão, e Alexander Lazutkin. Eles deverão fazer dois "passeios no espaço", enquanto Foale deverá estar em um módulo de escape para resgatá-los em caso de emergência.