Mir só recobrará 30% da energia perdida

Mir só recobrará 30% da energia perdida
das agências internacionais

Os reparos a serem feitos na estação espacial russa Mir permitirão que sejam recuperados apenas 20% a 30% da energia perdida na colisão ocorrida há duas semanas, segundo a Nasa (agência espacial dos EUA);.
Os três tripulantes da estação começaram ontem a descarregar os materiais que chegaram no dia anterior a bordo da nave de carga não tripulada Progress M-35. A carga contém oxigênio, combustível e alimentos, além de peças, ferramentas e equipamentos para os consertos.
Os cosmonautas russos Vassili Tsibliev, comandante da missão, e Alexander Lazutkin deverão fazer dois "passeios no espaço" nos dias 17 e 18 de julho para executar os reparos em um dos módulos da estação. O norte-americano de origem britânica Michael Foale ficará em uma nave de escape, a Soiuz, que está acoplada à Mir, para ajudá-los em caso de urgência.
De acordo com a Nasa, a estação espacial russa superou os problemas de segurança e sobrevivência. Agora a Mir está em "fase de recuperação", segundo a agência. No último dia 25 de junho, ela foi atingida por uma nave-cargueiro, a Progress M-34, durante manobras de acoplagem.