Tradições do programa espacial russo

Existem muitas tradições que os superticiosos cosmonautas russos cumprem antes de seu lançamento. Confira algumas abaixo:


Assistir antes do lançamento o clássico filme russo chamado "Sol branco no deserto" que fala sobre a guerra civil na Russia entre 1918 a 1922, e a chegada ao poder dos soviéticos na Ásia Central.

Banho e exame médico, incluindo pressão sanguínea e peso

Limpeza do cosmonauta com toalhas com desinfetante. Eles colocam roupas novas e tomam café de manhã, onde ele pode comer o que quiserem.

Retorno aos alojamentos, onde uma cerimonia de despedida é realizada, com um pequeno drink de champagne e uma reunião com alguns amigos e instrutores.

Os cosmonautas tiram uma foto junto com seus visitantes, e assinam a porta de seus quartos.

Depois, pegam um ônibus do alojamento para a centro de imprensa, onde eles colocam suas roupas pressurizadas e onde se realiza a conferencia de imprensa, onde os cosmonautas conversam com os jornalistas protegidos atrás de um muro de vidro.

Depois, eles pegam suas caixas de refrigeração (anexas aos trajes espaciais); e vão para fora das instalações do centro de imprensa, onde vão ouvir um breve discurso do "Chairman of the State Comission", um representante do governo russo.

Mais uma vez ele voltam para o ônibus, desta vez em direção a plataforma de lançamento. No meio do caminho, eles vão parar e urinar nas rodas do ônibus, da mesma forma que Yuri Gagarin fez em 1961, antes de sua histórica viagem. Isto é repetido sempre, e o russos acham que isso traz boa sorte.

Durante o lançamento, o comandante sempre senta na esquerda.

No Centro de treinamentos da Cidade das Estrelas, existe uma sala que era utilizada por Yuri Gagarin. Ele foi o primeiro chefe do centro. A sala foi preservada exatamente como ele a deixou no dia de sua morte, em . Inclusive, o relógio continua parado no mesmo horário de sua morte. As tripulações principal e de reserva sempre sentam numa mesa ao lado da mesa de Gagarin, e assinam um livro vermelho.

Ao contrário dos Estados Unidos, onde as naves e suas peças pertencem ao governo americano e a Nasa, na Rússia, as naves e peças pertencem aos seus respectivos fabricantes. A Mir, por exemplo, não pertenceu a agência espacial russa, pertenceu a RKK Energia, seu fabricante.

O treinamento das tripulações é feito na "Cidade das Estrelas", perto de Moscou, mas o lançamento é feito no Casaquistão. As tripulações principal e de reserva nunca viajam no mesmo avião.

Ao chegar uma nova tripulação para as estações, a tripulação visitante sempre é recebida com sal e pão, um costume cristão ortodoxo.

Ao transportar foguetes da seção de montagem para a plataforma de lançamento, é costume atirar moedas de prata nos trilhos, para dar sorte.

 

The Russian Tradition All Astronauts Take Part In | The Wonderful: Stories From The Space Station