Aviões espaciais
Antes do lançamento do Buran em 1988, muitos outros projetos de naves reutilizáveis haviam sido desenvolvidos. Um dos primeiros foi a nave Spiral, nos ano 60. Mas outros projetos surgiram durante as décadas seguintes.
SPIRAL (MIG 105)
A nave Spiral, ou Mig 105, foi o primeiro projeto sério por parte dos soviético em construir um veículo espacial reutilizável. Seria capaz de transportar 1 cosmonauta. Suas origens foram no início da década de 60. Para voar, utilizaria um avião a jato de 4 motores, denominado "50/50" que levaria a nave até aproximadamente 24 quilômetros de altura, a velocidade de até Mach 4.
Para chegar ao espaço, um foguete transportado pelo avião seria ligado, e transportaria a nave até a sua orbita de 130 quilômetros de altura. Ele deveria transportar 1500 kg de combustível. O projeto foi aprovado em junho de 1966 e a primeira equipe de cosmonautas foi criada em dezembro de 1967. O projeto do Spiral foi suspenso em 1969, cancelado em dezembro de 1973 e novamente ativado em 1974, em resposta ao programa do ônibus espacial norte americano.
Por ser uma nave de testes, suas dimensões eram bem pequenas. Tinha pouco mais de 8 metros, e o diâmetro das asas era de 6 metros. Seu peso era de pouco mais de 4 toneladas.
Testes de vôo subsônico foram feitos em 1976, onde o Spiral decolava por meios próprios. Ao todo, oito testes foram feitos. Os testes continuram até 1978, quando o projeto foi cancelado para focar esforços no projeto do ônibus espacial Buran. Apesar dele ter sido feito para ser lançado a partir de um jato de quatro motores que não foi construído, ele poderia ser adaptado para ser lançado por um foguete da família Soyuz.
BOR
Na década de 80, surgiram os Bor-4, Bor-5 e Uragan. Bor é a abreviação para Bespilotnyi Orbitalnyi Raketoplan, avião foguete orbital não tripulado. O Bor-4 era um modelo de testes suborbital, utilizado para testar materiais utilizados no Buran. Foram lançados de 1982 a 1984. Pesavam 1200 kg, e tinham 2,8 de comprimento por 2,2 de diâmetro. Eles eram lançados da base de Kapustin Yar, e após um vôo a Mach 25, eles desciam de paraquedas e eram recuperados pela marinha soviética no Oceano Índico ou no Mar Negro. Ao todo, quatro véiculos deste tipo foram lançados: Cosmos-1374, Cosmos-1445, Cosmos-1517 e Cosmos-1614.
As naves do tipo Bor-5, lançadas entre 1984 e 1988, eram modelos em escala 1:8 idênticos ao ônibus espacial Buran. Eles também eram lançados de Kapustin Yar, mas eram lançados numa trajetória suborbital, pousando no lago Balkhash no Casaquistão. Ao todo 5 vôos foram feitos.
URAGAN
O Uragan era um modelo de interceptador espacial para uso militar. Pesava 13 toneladas, tinha um comprimento de 12,5 metros e diâmetro de 9,5 metros. Seu projeto foi autorizado em 1978, e seus primeiros vôos foram em 1987. Porém, seu cancelamento foi no mesmo ano. O foguete que seria utilizado em suas missões seria o Zenith.
MAKS
Um projeto muito interessante foi o MAKS, proposto em 1988 e cancelado em 1991. Antes de ser cancelado, foi construído um modelo em tamanho real do tanque e da nave. O MAKS (Mnogocelevaja Aviacionno-Kosmiceskaja Sistema) seria um mini ônibus espacial de 27 toneladas, com comprimento de 19,3 metros, que seria lançado ao espaço no topo do avião Antonov AN-225 Mriya, o maior avião do mundo.
Ele decolaria a partir deste avião, numa altitude de até 9 km, utilizado seus 2 motores, e um tanque de combustível parecido com o do Space Shuttle americano, pesando 248 toneladas, com 32 metros de comprimento, e 6 de diâmetro. O Maks poderia levar até 2 cosmonautas, além de transportar uma carga útil de até 8,3 toneladas. O MAKS seria utilizado no lugar das naves Soyuz para transportar os cosmonautas para o espaço.
Três versões desta espaçonave foram propostas. MAKS-OS, MAKS-T e MAKS-M. A versão MAK-OS seria a versão padrão, com a espaçonave sobre o tanque de combustível, já as demais versões teriam o tanque em posições diferentes.
HOTOL
Os ingleses também tiveram uma ideia parecida, utilizando o mesmo AN-225 como transportador. O veículo inglês recebeu o nome de Hotol (Horizontal Take-Off and Landing), mas nunca foi construído. Este conceito começou a ser estudado em 1982 pela British Aerospace. Uma parceria foi feita com a Rolls-Royce, que entraria com o motor. O objetivo do Hotol seria um lançador não tripulado. Para ir ao espaço, ele seria lançado a partir de um avião espacial reutilizável chamado Skylon, com capacidade para 15 toneladas de carga. O veículo teria 83 metros de comprimento e peso vazio de 53 toneladas.
As tentativas de parcerias com outras nações europeias não deu certo, naquela época os franceses tinham interesse em promover seu próprio avião espacial o Hermes, que também não foi construído. Os americanos demostraram interesse, mas mesmo assim o projeto não foi adiante, sendo cancelado em 1989 por problemas de design e pela saída da Rolls-Royce do projeto.
Uma última tentativa de reviver o projeto seria feita em 1991, o chamado Interim HOTOL ou HOTOL 2 utilizaria o avião soviético AN-225 como lançador. Esta versão do HOTOL usaria quatro motores russos RD-0120.
KLIPER
Kliper foi uma proposta feita em fevereiro de 2004 de um veículo tripulado parcialmente reutilizável. O veículo foi proposto pela RSC Energia. Pensado para substituir as naves Soyuz, poderia levar até 6 tripulantes e até 700 kgs de carga. Suas raízes seriam estudos feitos durante os anos 90.
A espaçonave deveria utilizar um formato chamado lifting body. A expectativa era ter o veículo pronto em 5 anos. Em 2005 maquetes foram apresentadas em vários show aéreos internacionais, de modo a despertar o interesse por parcerias. No mesmo ano, a agência espacial europeia (ESA) demonstrou interesse no projeto. O custo estimado seria de até 3 bilhões de dólares, durante um período de 10 anos.
Infelizmente o parceria com a ESA não seguiu adiante e a agência espacial russa não se interessou em seguir sozinha no projeto. Cada espaçonave seria projetada para ser reutilizada até 25 vezes e o seu peso seria de 14 toneladas. O foguete que seria utilizado para lançar a espaçonave seria uma versão modificado do foguete Soyuz-2, que teve seu primeiro lançamento em 2004.
SPIRAL (MIG 105)
A nave Spiral, ou Mig 105, foi o primeiro projeto sério por parte dos soviético em construir um veículo espacial reutilizável. Seria capaz de transportar 1 cosmonauta. Suas origens foram no início da década de 60. Para voar, utilizaria um avião a jato de 4 motores, denominado "50/50" que levaria a nave até aproximadamente 24 quilômetros de altura, a velocidade de até Mach 4.
Para chegar ao espaço, um foguete transportado pelo avião seria ligado, e transportaria a nave até a sua orbita de 130 quilômetros de altura. Ele deveria transportar 1500 kg de combustível. O projeto foi aprovado em junho de 1966 e a primeira equipe de cosmonautas foi criada em dezembro de 1967. O projeto do Spiral foi suspenso em 1969, cancelado em dezembro de 1973 e novamente ativado em 1974, em resposta ao programa do ônibus espacial norte americano.
Por ser uma nave de testes, suas dimensões eram bem pequenas. Tinha pouco mais de 8 metros, e o diâmetro das asas era de 6 metros. Seu peso era de pouco mais de 4 toneladas.
Testes de vôo subsônico foram feitos em 1976, onde o Spiral decolava por meios próprios. Ao todo, oito testes foram feitos. Os testes continuram até 1978, quando o projeto foi cancelado para focar esforços no projeto do ônibus espacial Buran. Apesar dele ter sido feito para ser lançado a partir de um jato de quatro motores que não foi construído, ele poderia ser adaptado para ser lançado por um foguete da família Soyuz.

BOR
Na década de 80, surgiram os Bor-4, Bor-5 e Uragan. Bor é a abreviação para Bespilotnyi Orbitalnyi Raketoplan, avião foguete orbital não tripulado. O Bor-4 era um modelo de testes suborbital, utilizado para testar materiais utilizados no Buran. Foram lançados de 1982 a 1984. Pesavam 1200 kg, e tinham 2,8 de comprimento por 2,2 de diâmetro. Eles eram lançados da base de Kapustin Yar, e após um vôo a Mach 25, eles desciam de paraquedas e eram recuperados pela marinha soviética no Oceano Índico ou no Mar Negro. Ao todo, quatro véiculos deste tipo foram lançados: Cosmos-1374, Cosmos-1445, Cosmos-1517 e Cosmos-1614.

As naves do tipo Bor-5, lançadas entre 1984 e 1988, eram modelos em escala 1:8 idênticos ao ônibus espacial Buran. Eles também eram lançados de Kapustin Yar, mas eram lançados numa trajetória suborbital, pousando no lago Balkhash no Casaquistão. Ao todo 5 vôos foram feitos.
URAGAN
O Uragan era um modelo de interceptador espacial para uso militar. Pesava 13 toneladas, tinha um comprimento de 12,5 metros e diâmetro de 9,5 metros. Seu projeto foi autorizado em 1978, e seus primeiros vôos foram em 1987. Porém, seu cancelamento foi no mesmo ano. O foguete que seria utilizado em suas missões seria o Zenith.
MAKS
Um projeto muito interessante foi o MAKS, proposto em 1988 e cancelado em 1991. Antes de ser cancelado, foi construído um modelo em tamanho real do tanque e da nave. O MAKS (Mnogocelevaja Aviacionno-Kosmiceskaja Sistema) seria um mini ônibus espacial de 27 toneladas, com comprimento de 19,3 metros, que seria lançado ao espaço no topo do avião Antonov AN-225 Mriya, o maior avião do mundo.
Ele decolaria a partir deste avião, numa altitude de até 9 km, utilizado seus 2 motores, e um tanque de combustível parecido com o do Space Shuttle americano, pesando 248 toneladas, com 32 metros de comprimento, e 6 de diâmetro. O Maks poderia levar até 2 cosmonautas, além de transportar uma carga útil de até 8,3 toneladas. O MAKS seria utilizado no lugar das naves Soyuz para transportar os cosmonautas para o espaço.
Três versões desta espaçonave foram propostas. MAKS-OS, MAKS-T e MAKS-M. A versão MAK-OS seria a versão padrão, com a espaçonave sobre o tanque de combustível, já as demais versões teriam o tanque em posições diferentes.

HOTOL
Os ingleses também tiveram uma ideia parecida, utilizando o mesmo AN-225 como transportador. O veículo inglês recebeu o nome de Hotol (Horizontal Take-Off and Landing), mas nunca foi construído. Este conceito começou a ser estudado em 1982 pela British Aerospace. Uma parceria foi feita com a Rolls-Royce, que entraria com o motor. O objetivo do Hotol seria um lançador não tripulado. Para ir ao espaço, ele seria lançado a partir de um avião espacial reutilizável chamado Skylon, com capacidade para 15 toneladas de carga. O veículo teria 83 metros de comprimento e peso vazio de 53 toneladas.
As tentativas de parcerias com outras nações europeias não deu certo, naquela época os franceses tinham interesse em promover seu próprio avião espacial o Hermes, que também não foi construído. Os americanos demostraram interesse, mas mesmo assim o projeto não foi adiante, sendo cancelado em 1989 por problemas de design e pela saída da Rolls-Royce do projeto.
Uma última tentativa de reviver o projeto seria feita em 1991, o chamado Interim HOTOL ou HOTOL 2 utilizaria o avião soviético AN-225 como lançador. Esta versão do HOTOL usaria quatro motores russos RD-0120.
KLIPER
Kliper foi uma proposta feita em fevereiro de 2004 de um veículo tripulado parcialmente reutilizável. O veículo foi proposto pela RSC Energia. Pensado para substituir as naves Soyuz, poderia levar até 6 tripulantes e até 700 kgs de carga. Suas raízes seriam estudos feitos durante os anos 90.
A espaçonave deveria utilizar um formato chamado lifting body. A expectativa era ter o veículo pronto em 5 anos. Em 2005 maquetes foram apresentadas em vários show aéreos internacionais, de modo a despertar o interesse por parcerias. No mesmo ano, a agência espacial europeia (ESA) demonstrou interesse no projeto. O custo estimado seria de até 3 bilhões de dólares, durante um período de 10 anos.

Infelizmente o parceria com a ESA não seguiu adiante e a agência espacial russa não se interessou em seguir sozinha no projeto. Cada espaçonave seria projetada para ser reutilizada até 25 vezes e o seu peso seria de 14 toneladas. O foguete que seria utilizado para lançar a espaçonave seria uma versão modificado do foguete Soyuz-2, que teve seu primeiro lançamento em 2004.
















