Polyus

O desenvolvimento do Polyus (Skif-DM); começou em junho de 1983, como resposta ao programa de defesa estratégica dos Estados Unidos, conhecida como Guerra nas Estrelas.

Polyus era um protótipo de uma arma orbital feita para destruir satélites. Sua arma era um canhão laser de dióxido de carbono de 1 megawatt. Para controlar sua órbita, um módulo TKS foi instalado.

O Polyus tinha componentes obtidos de outros projetos, como o do ônibus espacial Buran, Mir 2 e TKS. Sua construção começou em julho de 1984, devido aos sucessos iniciais do programa de defesa americano. Ele foi construído pela fábrica Krunichev. O Polyus tinha 37 metros de comprimento por 4,7 metros de diâmetro, e peso de 80 toneladas.

Em 1985 ficou claro que o ônibus espacial Buran não ficaria pronto antes do foguete Energia, que estava em desenvolvimento desde o final dos anos 70. Portanto, se decidiu que era necessária uma carga de testes de 100 toneladas para testar o foguete, e este lançamento deveria ser feito em setembro de 1986. O Skif-DM estava em fase de desenho, então se decidiu seguir adiante com a construção de um mockup, que seria integrado a uma nave TKS de 20 toneladas. O sistema foi entregue em agosto de 1986 e até janeiro de 1987 ele passou por testes de integração.

O Polyus foi lançado em 15 de maio de 1987, e após um lançamento perfeito, ele se desgovernou na órbita terrestre devido a uma falha no sistema de inércia, que não havia sido testado corretamente, e acabou caindo no Sul do Oceano Pacífico. Os responsáveis pelo defeito foram punidos, e durante muitos anos as informações sobre o Polyus eram desconhecidas no Ocidente. Naves como o Polyus não foram mais desenvolvidas.



Por razões técnicas, o Polyus foi instalado no foguete Energia de ponta cabeça. Após o lançamento, ele deveria fazer uma manobra de rotação de 180 graus para depois ligar seus motores, mas devido a um defeito no sistema de orientação, acabou fazendo uma manobra de rotação de 360 graus.

O laser que foi escolhido para o Polyus havia sido desenvolvido inicialmente para ser utilizado pela aeronave Beriev A-60.

Até aquele momento, ele era o satélite mais pesado já lançado.

 

Assembling of Polyus space combat system