Ieltsin quer recuperar espaço

Ieltsin quer recuperar espaço
da Redação

O presidente Boris Ieltsin predisse uma nova idade do ouro da exploração espacial na Rússia: "Voltará o tempo no qual nossos garotos sonhavam em pilotar um avião, e as garotas, em casar com um piloto ou um cosmonauta".
Suas declarações, feitas ainda durante os reparos da estação espacial Mir, ecoam o governo soviético, que usou o lançamento do primeiro satélite (1957); e o primeiro homem no espaço (1961); como propaganda do regime comunista.
Para Ieltsin, o próprio status da Rússia como superpotência depende do sucesso dos setores aeronáutico e espacial: "Há apenas dois países capazes de produzir qualquer tipo de aeronave, a Rússia e os Estados Unidos".
O colapso da União Soviética, em 1991, levou críticos a exigir o fim do programa espacial, visto como relíquia da Guerra Fria.
Seu sucesso parcial em conseguir cortes orçamentários fez o programa espacial, setor de elite na URSS, enfrentar uma série aparentemente interminável de problemas, salientados com a Mir.
Agora, Ieltsin parece disposto a usar o setor como produto de exportação, ao elogiá-lo na disputa por mercados: "É muito bom quando ganhamos competições duras contra as principais companhias ocidentais. Além disso, é importante para o Orçamento".
Apesar do apoio ao programa espacial, sua declaração não resolve as dúvidas criadas depois que o vice-ministro Vladimir Petrov (Finanças); pediu o fim da Mir.