Nasa rejeita uma astronauta 'baixinha'

Nasa rejeita uma astronauta 'baixinha'
das agências internacionais

A astronauta norte-americana Wendy Lawrence, 38, teve cancelada sua ida à estação espacial russa Mir em setembro. Sua estatura _1,60 m_ foi considerada inadequada para o uso dos trajes necessários aos "passeios espaciais" que deverão ser feitos para reparos na estação.
Lawrence, que é oficial da Marinha dos Estados Unidos, vinha sendo treinada há cerca de um ano, inclusive na Rússia, para participar da missão.
Os braços da astronauta são pequenos demais para que ela use com eficácia os trajes pressurizados nos consertos dos danos causados à Mir durante uma colisão com uma nave de carga em junho, segundo Frank Culbertson, gerente da Nasa (agência espacial dos EUA); junto à missão Mir.
Culbertson disse que Lawrence aceitou "muito profissionalmente" a notícia de que será substituída por seu colega David Wolf.
A viagem à Mir no ônibus espacial Atlantis, que estava prevista para 18 de setembro, terá um atraso de dez dias, para que Wolf complete um rápido treinamento na Rússia. Os russos Anatoli Soloviov e Pavel Vinogradov devem embarcar na terça-feira em uma nave Soiuz para irem à Mir.