Conserto da Mir depende de o computador controlar estação

Conserto da Mir depende de o computador controlar estação
da "Reuter"

O conserto da estação espacial russa Mir, marcado para amanhã, enfrenta agora mais um problema.
Enquanto a estação não tiver sob controle seu posicionamento na órbita terrestre, os três tripulantes não poderão fazer passeios no espaço para reparar os danos causados pela colisão com uma nave de carga em junho.
"Uma vez que eles tenham o computador funcionando e os painéis solares voltados para o Sol, poderão ir para o Spektr", disse Viktor Blagov, diretor do centro espacial, se referindo ao módulo avariado no acidente de junho.
Embora os tripulantes tenham consertado o computador central da Mir, o sistema de controle do posicionamento da estação no espaço ainda não funciona, o que impede o direcionamento dos painéis que captam energia do Sol.
A Mir vem funcionando com cerca de 40% a menos de sua capacidade de energia desde a colisão com uma nave cargueiro provocou perfuração do módulo Spektr e imediata despressurização.
Os reparos exigem que os tripulantes saiam ao espaço para conectar cabos de força no Spektr e reparar sua estrutura.
Blagov afirmou que a pane no computador anteontem se deve à falta de dinheiro. Ele disse que o computador, que já deveria ter sido substituído, é o mesmo que foi instalado há 11 anos, quando a estação entrou em operação.
Prevendo problemas com o equipamento, os tripulantes Anatoli Soloviov e o norte-americano de origem britãnica Michael Foale preferiram fazer manualmente a acoplagem com a nave de carga Progress anteontem.
"Nós realmente precisamos decidir se precisamos de segurança ou de economia", disse Blagov no centro espacial, em Moscou.