Astronauta encara missão como teste

Astronauta encara missão como teste
DA REPORTAGEM LOCAL

"De maneira geral, está todo mundo aqui pensando como piloto de provas", conta Marcos Cesar Pontes, astronauta brasileiro, ao relatar sobre o clima entre seus colegas no Centro Espacial Johnson, em Houston, com relação ao retorno aos vôos dos ônibus espaciais da Nasa. "Os dois primeiros vôos, esse do Discovery e o do Atlantis, já eram pensados desde o início como vôos de teste."
"É verdade, a gente continua com um problema, mas o bom é que agora ele está bem localizado", comenta Pontes, ao destacar o desempenho dos novos sistemas para identificar exatamente de que parte do tanque a espuma se desprendeu, o que vai facilitar para realizar novas modificações no desenho do tanque externo.
Apesar disso, ele antecipa atrasos para o "retorno" do retorno aos vôos, após esse lançamento inaugural. "Claro que vai ser mais rápido do que o tempo que se passou desde o acidente do Columbia, mas ainda assim precisaremos ver o que deu errado, analisar as causas, propor soluções, testar as soluções e só aí lançar de novo. Leva tempo." Na contramão dos atrasos vem a diretriz de George W. Bush, de que os ônibus sejam aposentados até 2010.
(SN);