Nave Discovery não deve voar antes da próxima terça-feira, afirma a Nasa

Nave Discovery não deve voar antes da próxima terça-feira, afirma a Nasa

Na melhor das hipóteses, o ônibus espacial Discovery só ficará pronto para um nova tentativa de lançamento na terça-feira que vem, declarou ontem a Nasa. Os engenheiros da agência espacial americana ainda estão em busca do defeito que impediu a decolagem da nave na semana passada.
"Eu quero um daqueles momentos de eureca", afirmou Wayne Hale, vice-gerente do programa de ônibus espaciais da Nasa. O problema que deteve o lançamento foi uma falha num dos sensores dos tanques de combustível do Discovery.
Para ajudar nos reparos e avaliações, até o projetista original dos sensores, já aposentado, foi convocado. A idéia é tentar salvar a atual janela de vôo, que dura até o fim do mês. Do contrário, uma nova tentativa só poderá ocorrer em 9 de setembro.
Funcionários da Nasa afirmaram que, caso a raiz do problema não seja encontrada, uma das opções é encher o tanque externo do Discovery com hidrogênio e oxigênio líquidos, procedimento conhecido como teste de tanque. Esse procedimento duplicaria as condições nas quais o sensor falhou na última quarta-feira.
Se o sistema funcionar conforme o planejado com os tanques cheios, a agência pode tomar a decisão de colocar os astronautas no ônibus espacial no dia seguinte e fazer o lançamento _desde que outros critérios de segurança sejam cumpridos, diz Hale.
(DA REDAÇÃO);