Cineasta pode ser segundo da fila

Cineasta pode ser segundo da fila
DA REDAÇÃO

A moda Dennis Tito parece estar pegando. Agora é o cineasta americano James Cameron, diretor de "Titanic", quem negocia com a Rosviakosmos, a agência espacial russa, uma visita à ISS ( Estação Espacial Internacional );.
A informação, publicada ontem pelo jornal "USA Today", teria partido de um representante do governo russo. O funcionário, que pediu para não ser identificado, disse ao jornal que Cameron deverá assinar o acordo em duas ou três semanas _dependendo do resultado da viagem de Tito.
Cameron já é freguês antigo do turismo de aventura russo. Foi a bordo de um submarino daquele país que o cineasta viajou ao fundo do Atlântico para filmar pedaços de "Titanic", exibido em 1997.
Desta vez, ele terá de treinar durante 18 meses antes de ir ao espaço a bordo de uma nave Soyuz construída especificamente para a sua missão, informou o "USA Today". O treinamento deverá satisfazer os novos requerimentos para astronautas não-profissionais que estão sendo desenvolvidos em conjunto pela Nasa e pela Rosviakosmos.
O diretor não foi encontrado para confirmar o acordo.
O administrador da Nasa, Daniel Goldin, afirmou que Cameron chegou a discutir com ele a possibilidade de viajar para a ISS, mas disse não ter nenhuma informação sobre as negociações do cineasta com os russos.
"Não há maneira de ele estar fazendo treinamento nenhum conosco", disse Goldin ao jornal americano. "A Nasa não está nisso. Estamos dizendo que nenhum amador irá para o espaço até que esse protocolo esteja concluído e que nós sejamos notificados."