Nasa editou diários da tripulação

Nasa editou diários da tripulação
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Nasa não anda respeitando muito sua própria política de manter o livre acesso à informação por parte do público. Depois de publicar em seu site (www.nasa.gov);, na íntegra, os diários de bordo da primeira tripulação fixa da Estação Espacial Internacional , a agência voltou atrás e editou partes do documento.
Segundo a agência, a edição é necessária para garantir total sinceridade entre os astronautas no espaço e a equipe em terra, o que poderia não acontecer caso a tripulação soubesse que seus registros seriam levados a público.
Os trechos cortados pela Nasa continham detalhes sobre problemas com equipamento ou críticas ao controle de terra.
Em um deles, Bill Shepherd, comandante da tripulação, relatou que o aplicativo "interfone de reclamação" _feito para o trio apontar o que não estava funcionando_ não estava operando. "Gostaríamos de reclamar do 'interfone de reclamação da tripulação', para começar", escreveu.
Em outra passagem cortada, Shepherd relatou um problema muito comum a milhões de usuários de computador em terra: a impressora não funcionava direito. "Aparentemente não temos as autorizações certas. Se o pessoal "do controle" puder ajudar, isso seria muito apreciado."
Não só problemas técnicos foram eliminados dos diários. Passagens em que a tripulação criticava o comportamento e as instruções da equipe de controle também foram apagadas.
Um exemplo: Shepherd reclamou da falta de unidade entre os responsáveis pela ISS em terra. "Estamos recebendo frequentemente respostas como 'esse é um problema de Houston' ou 'essa tarefa é de Moscou'. Não há espectadores aqui _estamos todos no mesmo time nessa."
Até agora a Nasa não publicou nada dos diários da equipe que substituiu Shepherd e seus colegas no mês passado.
(SN);