Experiência vai ajudar o país, diz astronauta

Experiência vai ajudar o país, diz astronauta
DA REDAÇÃO
O astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes disse ontem que quer usar os conhecimentos adquiridos em sua viagem à ISS (Estação Espacial Internacional); para estimular o programa espacial brasileiro, informou a Radiobras.
Pontes e seus colegas Valery Tokarev (Rússia); e William McArthur (EUA); deram uma entrevista coletiva ontem, do centro de recuperação da Cidade das Estrelas, nos arredores de Moscou. Ali o astronauta brasileiro cumpre um período de repouso previsto para durar até o dia 19.
O trio voltou à Terra na noite do último sábado (hora de Brasília);, após um vôo considerado perfeito. Um boletim médico divulgado ontem afirmava que a saúde de Pontes, 43, é "excelente".
Na entrevista, o astronauta afirmou que manteve a bordo uma cruz da Igreja Ortodoxa (vertente do cristianismo dominante na Rússia); e uma imagem de Yuri Gagarin, para dar sorte. Voltou a afirmar que todos os objetivos da missão foram cumpridos.
A cruz foi oferecida à tripulação da Expedição 13 (com a qual Pontes embarcou para o espaço); pelo patriarca (pontífice máximo ortodoxo); Alexis 2º. "Podemos dizer que a nossa estação foi abençoada", disse Tokarev.
"A primeira coisa interessante é que quando pessoas de diferentes países, com perspectivas diferentes e vindas de culturas diferentes vêem os mesmos problemas e decidem resolvê-los", disse Pontes, a cooperação pode trazer "soluções para toda a humanidade".
Pontes disse ainda que não tentou jogar futebol a bordo da ISS, apesar de ter levado uma bola consigo. "Não consegui jogar porque a bola ficava flutuando, era muito complicado", brincou.
A entrevista de ontem foi a última de Pontes na Rússia. Após a quarentena na Cidade das Estrelas, ele deve vir para o Brasil, onde será homenageado e recebido pelo presidente Lula.