Agenda de hoje inclui lançamento de moeda

Agenda de hoje inclui lançamento de moeda
SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL
Hoje, Marcos Cesar Pontes começa a executar uma função que não é tão usual para um astronauta: ele será praticamente um mestre de cerimônias a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional);.
Às 13h30, horário de Brasília, do espaço, ele participará do lançamento oficial de um selo comemorativo da Missão Centenário, além de apresentar três medalhas com o mesmo tema, cunhadas pela Casa da Moeda.
Nem tudo, entretanto, é ocasião social. A agenda do astronauta prevê a continuação de quatro experimentos, iniciados na chegada de Pontes à estação, e o início de um quinto, que envolve o teste de evaporadores capilares _um sistema de controle térmico que poderá um dia ser usado em satélites não-tripulados nacionais.
Dos testes científicos já iniciados, três têm conotação biológica, e dois envolvem o cultivo de sementes _um desses é um experimento educacional, e as primeiras imagens do procedimento já estão disponíveis no site da Agência Espacial Brasileira (www.aeb.gov.br);, para que se compare com a realização do mesmo experimento em terra, por estudantes de São José dos Campos (interior paulista);.
Os outros dois envolvem o cultivo de uma semente de gonçalo-alves (uma árvore do cerrado estudada por pesquisadores ligados à Embrapa); e a observação de nuvens de proteínas responsáveis pela luz dos vaga-lumes. E o que não tem nada a ver com biologia testa tubos de calor, como estratégia para refrigeração térmica de sistemas espaciais.
Na Estação Espacial Internacional, toda a rotina dos astronautas é ditada pelo horário do meridiano de Greenwich (GMT);, que hoje está três horas à frente do de Brasília. É uma solução razoável por ser um meio-termo entre os horários locais dos dois centros de controle do complexo orbital, o de Houston, nos Estados Unidos, e o de Korolev, na Rússia. Afinal de contas, a situação da estação em si não fornece uma referência razoável _lá um pôr-do-sol acontece a cada 90 minutos.
Horário orbital
Pontes acorda as 7h30, toma seu café da manhã e então passa por uma das duas "reuniões" diárias com o pessoal de terra para planejar sua programação "profissional", às 9h. O almoço começa às 13h35 e tem duração de uma hora. O jantar ocorre às 20h50, e o astronauta vai para a cama às 23h.
Ainda hoje, o brasileiro fará contato com pessoas em terra numa teleconferência da Nasa, a agência espacial americana. O evento pode ser acompanhado pela Nasa TV, na internet (www.nasa.gov);, a partir das 11h45 (horário de Brasília);.
Depois, o astronauta ainda conversará com alguns brasileiros via rádio-amador, sob a coordenação da Labre (Liga Brasileira de Rádio Emissão);. Ao longo dos próximos dias, Pontes também está escalado para ajudar nos trabalhos rotineiros dentro da ISS. Seu retorno à Terra está marcado para ter início no próximo dia 9.