Tripulação fixa chega à estação e corre para ligar sistemas de suporte de vida

Tripulação fixa chega à estação e corre para ligar sistemas de suporte de vida

A primeira tripulação fixa da Estação Espacial Internacional (ISS, na abreviação em inglês); concluiu ontem com sucesso sua viagem de ida até a instalação. Eles agora começam a colocar ordem na casa.
Os dois cosmonautas _os russos Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev_ e seu comandante, o norte-americano William Shepherd, atracaram a nave russa Soyuz à ISS às 4h21 (6h21 em Brasília); e entraram na estação pouco mais de uma hora depois.
Eles começarão sua missão de quatro meses no espaço com oxigênio suficiente para apenas dois dias e sem meios para cozinhar seus alimentos.
A primeira tarefa do trio é correr contra o relógio para pôr em funcionamento uma série de sistemas de sustentação de vida. Além disso, eles vão montar uma rede para ajudar a controlar todos os sistemas da estação espacial por meio de computadores portáteis.
Depois que tudo estiver montado e testado, a ISS estará pronta para receber sua segunda tripulação. O que, calcula-se, deverá acontecer em fevereiro.
Após décadas de competição entre EUA e Rússia pela hegemonia na exploração espacial , os dois países agora se unem a outras 14 nações _entre elas o Brasil_ em um projeto considerado um feito em matéria de cooperação e de engenharia.
Yuri Semenov, presidente da empresa russa Energia _a construtora da estação Mir e do foguete Soyuz, que levou a tripulação da ISS ao espaço_, afirma que os eventos recentes coroaram anos de esforços gastos na Mir e no ônibus espacial .
(DA "REUTERS" E DO "THE NEW YORK TIMES");