Explorando outros mundos

Explorando outros mundos
Novas pesquisas sobre o espaço cósmico nos aproximam de outros planetas e estrelas
SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Durante muitos e muitos séculos as pessoas olhavam para o céu à noite e não tinham a mínima idéia do que eram aquelas luzinhas, tão bonitas, lá em cima. O mistério só começou a ser resolvido em 1609, quando um homem muito curioso chamado Galileu Galilei construiu uma luneta e decidiu apontá-la para algumas dessas luzinhas.
Ele descobriu que a Lua, por exemplo, não era uma bola lisinha. Em vez disso, tinha um monte de montanhas e buracos. Descobriu também que planetas, como Vênus, Marte e Júpiter, não eram apenas pontinhos de luz. Na verdade, eram outros mundos, redondos, como a Terra, nosso planeta.
Daí nasceu um incrível sonho: se cada pontinho do céu é um lugar, será que podemos visitá-los e estudá-los?
Há cerca de 50 anos os cientistas aprenderam a construir os foguetes, que servem para nos levar para fora da Terra. Desde então, já fizemos uma porção de descobertas sobre o espaço. Ainda não temos a tecnologia para ir a todos os lugares, mas já fomos até a Lua algumas vezes e iremos a Marte em algumas décadas. Mesmo aonde ainda não pudemos ir, já mandamos vários robôs para começar o trabalho por nós, desbravando uma série de fronteiras no nosso Sistema Solar.
Você sabia que há brasileiros em vários passos dessa jornada?

SOL
Estrela-mãe" do Sistema Solar Diâmetro: 1,4 milhão de km.

LUA
Nossa companheira mais próxima Diâmetro: 3.475 km. Completa uma volta em torno da Terra em 27,3 dias terrestres.

TERRA
Nossa casa! Diâmetro: 12.756 km. Completa uma volta em torno do Sol em 365 dias terrestres (1 ano);.

MERCÚRIO
Planeta mais próximo do Sol Não possui luas. Diâmetro: 4.879 km. Completa uma volta em torno do Sol em 88 dias terrestres.

VÊNUS
Planeta mais quente do Sistema Solar Não possui luas. Diâmetro: 12.103 km. Completa uma volta em torno do Sol em 225 dias terrestres.

LAR DOS ASTRONAUTAS Atualmente, astronautas de vários países estão trabalhando juntos na construção da Estação Espacial Internacional. Ela servirá para fazer experimentos. Com isso, no futuro, talvez o homem possa viajar à Lua e a outros planetas.

PLUTÃO
Planeta invisível a olho nu Possui uma lua, Caronte. Diâmetro: 2.302 km. Completa uma volta em torno do Sol em 248 anos terrestres.

10º PLANETA?
Chamado tecnicamente "2003 UB313", recém-descoberto Diâmetro: cerca de 3.400 km. Completa uma volta em torno do Sol em 560 anos terrestres.

CINTURÃO DE KUIPER
Pedregulhos de gelo e rocha além da órbita de Netuno

NETUNO
Planeta invisível a olho nu Possui 13 luas conhecidas. Diâmetro: 49.528 km. Completa uma volta em torno do Sol em 165 anos terrestres.

URANO
Planeta invisível a olho nu Possui 27 luas conhecidas. Diâmetro: 51.118 km. Completa uma volta em torno do Sol em 84 anos terrestres.

É OU NÃO É? Os astrônomos ainda estão discutindo para decidir se esse novo astro merece ser chamado de planeta. É uma velha discussão, pois tanto ele como Plutão são bem pequenos, perto dos outros planetas, e ficam no chamado Cinturão de Kuiper.

JÚPITER
Maior planeta do Sistema Solar Possui 63 luas conhecidas. Diâmetro: 142.984 km. Completa uma volta em torno do Sol em 11,8 anos terrestres.

SATURNO
O senhor dos anéis Possui 46 luas conhecidas. Diâmetro: 120.536 km. Completa uma volta em torno do Sol em 29,4 anos terrestres.

TERRA DO PASSADO
No começo do ano, a sonda européia Huygens pousou em Titã, a maior das luas de Saturno. Os cientistas estudam esse astro porque ele é muito parecido com o jeito que a Terra era no passado remoto, quando a vida ainda não havia surgido aqui.

SPIRIT
O famoso planeta vermelho Possui duas luas, Fobos e Deimos. Diâmetro: 6.794 km. Completa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres.

CINTURÃO DE ASTERÓIDES
Amontoado de pedregulhos entre Marte e Júpiter O maior deles é Ceres, com 940 km de diâmetro.

ROBÔS NO PLANETA VIZINHO
Atualmente, dois jipes americanos, chamados Spirit e Opportunity, estão explorando o solo do planeta vermelho. Eles tentam descobrir se houve água no passado em Marte. E uma nova espaçonave, chamada Mars Reconaissance Orbiter, acabou de ser lançada para lá

OUTROS SÓIS
A partir do ano que vem,um satélite chamado Corot vai procurar planetas como a Terra ao redor de outras estrelas. Já se sabe que esses pontinhos de luz muito distantes na verdade são outros sóis, com suas próprias famílias de planetas.

Agosto 2005
Edição 27.905 Sábado, 27/08/2005 Tiragem 341,608
FOLHINHA
O Brasil no espaço
27/08/2005


Autor:
Editoria: FOLHINHA Página: F6
Edição: São Paulo Aug 27, 2005
Arte: ILUSTRAÇÃO: CACO GALHARDO
Observações: SUB-RETRANCA
Assuntos Principais: CIÊNCIA; PESQUISA; ESPAÇO; PLANETA; ESTRELA


O Brasil no espaço
Saiba como cientistas brasileiros ajudam a expandir o que conhecemos hoje sobre o céu
TERRA
O primeiro ponto da viagem fica a uns 400 quilômetros do chão, um pouco menos que a distância entre SP e Rio. É a Estação Espacial Internacional. A idéia é usá-la para aprender a viver no espaço. Isso vai ajudar a enviar astronautas de volta à Lua. No futuro, vai ter gente morando lá. Para participar, o Brasil tem até mesmo seu próprio astronauta: é Marcos Cesar Pontes, que deve fazer sua primeira viagem ao espaço no ano que vem.

MARTE
Todo mundo quer saber o que há em Marte, que é o planeta mais parecido com o nosso. Hoje, por exemplo, há dois jipezinhos-robôs, chamados Spirit e Opportunity, que ficam perambulando pelo planeta. Os robôs foram construídos nos Estados Unidos, mas também tiveram gente do Brasil envolvida. Um físico chamado Paulo Antônio de Souza Júnior trabalhou com eles e ajudou a fazer várias descobertas sobre Marte.

E ALÉM...
Os cientistas também já sabem que cada uma das estrelinhas no céu é um sol, a maioria delas com sua própria família de planetas. A grande meta para o futuro é encontrar mundos que possam ter vida. O Brasil deve entrar com tudo nessa pesquisa no ano que vem, com um satélite chamado Corot. Segundo Eduardo Janot Pacheco, astrônomo envolvido no projeto, essa missão será capaz de encontrar outras Terras!

OUTRO PLANETA?
Um trio de americanos acabou de anunciar a descoberta de um novo planeta no Sistema Solar. Ele fica muito longe e é minúsculo. Tão pequeno que os cientistas ainda estão discutindo se ele é mesmo um planeta. Talvez, assim como Plutão, ele seja apenas um membro de uma faixa cheia de pedregulhos de gelo na borda do Sistema Solar. E há um brasileiro especialista nessa região: Rodney Gomes, do Observatório Nacional.

SATURNO
No momento, também existe uma sonda, chamada Cassini, girando ao redor de Saturno. Esse planeta, famoso por seus grandes anéis, é feito todo de gás, então nunca poderemos pousar lá. Mas ele tem muitas das luas. A maior delas se chama Titã. A missão da Cassini, também da Nasa, tem a participação da brasileira Rosaly Lopes, que é especialista em vulcões. Por sorte, parece que Titã tem vulcões de gelo, então ela terá o que estudar!