Fracassa operação de reparo da estação Mir

Fracassa operação de reparo da estação Mir
das agências internacionais

Os cosmonautas russos Anatoli Soloviov e Pavel Vinogradov não conseguiram consertar o sistema de controle da orientação dos painéis solares da estação espacial Mir. Por não ficarem orientados para o Sol, esses painéis deixam de captar energia para a estação.
Os dois cosmonautas trabalharam cerca de sete horas no módulo Spektr, que está despressurizado desde a colisão da Mir com uma nave de carga em junho. Apenas dois cabos puderam ser conectados. Quando tentavam ligar um terceiro cabo, tiveram de deixar o módulo porque a reserva de ar dos trajes espaciais estava acabando.
Durante a operação, o norte-americano David Wolf permaneceu a bordo da cápsula Soiuz, anexa à Mir, para poder resgatar seus colegas em caso de acidente.
O comandante da missão, Anatoli Soloviov, afirmou que os técnicos em terra haviam enviado uma peça inadequada para a conexão dos cabos.
O controle terrestre da missão diminuiu a importância do fracasso da operação. Segundo o diretor de vôo Vladimir Soloviov, o trabalho realizado pelos cosmonautas deve aumentar em cerca de 30% a energia fornecida para a Mir nos próximos dois dias.