Cientista fala de descoberta em Júpiter

Cientista fala de descoberta em Júpiter
da Reportagem Local

A descoberta de substâncias orgânicas em duas das luas de Júpiter _divulgada ontem pela Folha_ poderá trazer também dados importantes para a compreensão da formação do Sistema Solar, segundo Amaury de Almeida, professor de astrofísica do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.
Constituídas a partir do elemento carbono, as substâncias encontradas são essenciais para o surgimento da vida, segundo Thomas McCord, da Universidade do Havaí, autor do estudo publicado ontem na revista "Science".
As substâncias foram detectadas nas luas Ganimedes e Calisto pela sonda espacial Galileo, que foi lançada ao espaço em 1989 pelo ônibus espacial Atlantis. Recentemente, imagens que a Galileo fez de outra lua de Júpiter, a Europa, indicaram a existência de água ali.
"Já havia previsões de que essas substâncias estariam presentes ali. Elas são formadas por elementos muito abundantes no Universo, o que nos permite juntar mais peças no quebra-cabeça que é a compreensão do Sistema Solar", disse Almeida.
"Acho a descoberta muito importante e creio que durante muito tempo ficaremos sem encontrar provas da existência de vida na forma em que a conhecemos", disse Adriano Natale, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista.