estação Mir se prepara para outro conserto

Estação Mir se prepara para outro conserto
das agências internacionais

Os cosmonautas russos Anatoli Soloviov e Pavel Vinogradov treinaram ontem com trajes espaciais para os reparos que pretendem realizar na segunda-feira no sistema de energia solar da estação orbital russa Mir.
Eles deverão, para isso, permanecer durante cinco horas no módulo Spektr, um dos seis integrados à Mir. O Spektr está isolado desde que foi perfurado numa colisão com uma nave de carga não tripulada em 25 de junho.
O objetivo do conserto é conectar os painéis solares do Spektr ao sistema direcional da estação. O sistema computadorizado que posiciona esses painéis em direção ao Sol não está funcionando.
Na operação de reparo do módulo realizada em 22 de agosto, Vinogradov consertou vários cabos que captam energia de três painéis solares do módulo. O quarto painel foi danificado durante o acidente.
Na caminhada espacial realizada em setembro, Soloviov e o astronauta norte-americano Michael Foale, que retornou à Terra no início de outubro após mais de quatro meses a bordo da Mir, reorientaram os painéis do Spektr para captar mais energia do Sol.
Os astronauta norte-americano David Wolf, que substituiu Foale, deverá acompanhar a operação de dentro da cápsula