Atlantis retorna à Terra

Atlantis retorna à Terra
das agências internacionais

O ônibus espacial norte-americano Atlantis se desconectou da estação orbital russa Mir ontem às 14h28 (horário de Brasília);. As duas naves estavam acopladas havia seis dias.
A partida foi retardada em duas horas a pedido dos controladores de vôo da Mir em terra. Os russos desejavam testar o novo computador.
O equipamento orienta também o sistema de acoplagem automática da Mir e deve ser utilizado na próxima terça-feira, quando deverá chegar uma nave não tripulada com suprimentos e peças de reparo.
A missão do Atlantis incluiu inspeções no módulo Spektr, um dos seis integrados à Mir. O módulo sofreu danos em junho, em uma colisão com uma nave de carga não tripulada. Na caminhada espacial de 6 de setembro, dois cosmonautas russos não encontraram sinais de perfuração.
O ônibus espacial está trazendo de volta o astronauta norte-americano de origem britânica Michael Foale, que foi substituído por David Wolf. Também estão sendo trazidos experimentos científicos realizados em órbita. O pouso do Atlantis está previsto para ocorrer amanhã às 19h56 (horário de Brasília);, no Centro Espacial Kennedy.
(EUA);