Apolo-13 teve acidente no espaço

Apolo-13 teve acidente no espaço
das agências internacionais

Um dos mais famosos incidentes ocorridos no espaço é o da nave norte-americana Apolo-13. Em abril de 1970, os três tripulantes do foguete utilizaram, para retornar à Terra, o módulo que serviria para dois deles descerem na Lua.
O acidente da Apolo-13 foi provocado pela explosão de um dos tanques de oxigênio do módulo de comando (Odissey);. Os tripulantes tiveram de tomar medidas de economia do oxigênio, do combustível e da energia disponível para retornar à Terra.
Eles tiveram de seguir até as proximidades da Lua e "contorná-la" para, em seguida, aproveitar o momento e a posição adequados para impulsionar seus foguetes e seguir em direção à Terra.
A viagem de retorno foi feita no módulo de lunar (Aquarius);. Ao se aproximarem da Terra, eles retornaram à Odissey e soltaram no espaço o módulo lunar. Após acertarem sua posição sem auxílio dos principais instrumentos, eles desceram a salvo no oceano Pacífico.
Se os tripulantes da estação espacial russa Mir tiverem de abandoná-la, eles deverão usar a nave Soiuz, que está acoplada a ela.