Como era viver na Mir?

O desenvolvimento da Mir começou em 1978, quando cerca de 200 técnicos de mais de 20 ministérios soviéticos iniciaram o desenvolvimento de uma estação espacial permanente modular, que teria como base uma estação do tipo Salyut, mas com 6 pontos de acoplamento, onde gradativamente seriam adicionados novos módulos, cada um com uma finalidade. Desta maneira, sobraria mais espaço no módulo principal, e poderia se fazer mais experimentos.

A Mir foi lançada em fevereiro de 1986, e é composta por 6 módulos: Mir, Kvant, Kvant 2, Kristall, Spektr e Priroda. Seu peso é de mais de 120 toneladas, e seu comprimento é de 40 metros, em qualquer direção (sua forma é de uma grande cruz);. Dentro de cada módulo, com exceção do módulo Kvant, o espaço disponível é de aproximadamente 90 metros cúbicos. A Mir desenvolve experimentos nas áreas de tecnologia espacial, astrofísica, biotecnologia, medicina, biologia e desenvolvimento de novas tecnologias.

As tripulações da Mir são trocadas a cada 6 meses. Ao todo, durante um ano, são feitos 2 lançamentos de naves Soyuz, e 6 lançamentos de satélites cargueiros Progress. Todos os lançamentos são feitos do Cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão. Porém, o monitoramento das missões é feito de Kaliningrado, uma cidade próxima a Moscou.

Para chegar até a Mir, os cosmonautas são lançados dentro de naves Soyuz TM. As Soyuz são lançadas utilizando foguetes do tipo Soyuz. Este foguete é composto por 3 estágios, e possui na sua ponta um foguete para ejetar a cápsula Soyuz caso ocorra algum problema durante o lançamento. 5 minutos antes do lançamento todos os sistemas de controle são ativados. A 2 minutos e meio, o combustível é pressurizado. Faltando 5 segundos para o lançamento, os motores do primeiro estágio do foguete são ligados na sua velocidade máxima. Quando a contagem chega a zero, a torre de combustível se separa do foguete e o lançamento é feito. Um minuto após o lançamento o foguete atingiu a velocidade de 1,5 kilometros por segundo. 2 minutos após o lançamento, os 4 foguetes laterais do primeiro estágio são abandonados. Neste instante, o foguete está a 3 Kilometros por segundo. 3 minutos após o lançamento, o foguete já está no espaço, e o foguete de ejeção é ejetado. 5 minutos após o lançamento, o terceiro estágio é ativado. Quando já se passaram 9 minutos após o lançamento, a Soyuz é colocada em órbita terrestre. Neste instante, sua velocidade é de 8 Kilometros por segundo.


Após o lançamento, os cosmonautas demoram 2 dias para acoplar na Mir. Cada Soyuz transporta 3 cosmonautas, que são lançados com os seus trajes pressurizados, para evitar alguma despressurização acidental da Soyuz. Cada Soyuz tem uma autonomia de uma semana. Quando uma nova tripulação chega na Mir, eles são recebidos com sal e pão. Este é um velho costume praticado na Rússia.


Os cosmonautas possuem cada um sua cabine individual, onde existe apenas o espaço para seu saco de dormir, e uma janela para observar a Terra, além é claro, de uma cortina para dar mais privacidade ao cosmonauta. Existem 2 cabines dentro do módulo Mir, 2 dentro do módulo Kvant-2 e 2 dentro do módulo Spektr. Ao todo, 6 cabines. Atualmente, a Mir possui apenas 4 cabines, devido ao fato do módulo Spektr ter sido fechado, devido a uma colisão com um satélite cargueiro Progress, em 1997.


O teto, o chão e as paredes são pintados de cores diferentes para poder dar um referencial aos cosmonautas, pois devido a falta de gravidade, não faz diferença nenhuma, por exemplo, andar no teto :-);. Os tetos da Mir, assim como as mesas, são revestidos de felcro, para poder se fixar objetos. Isso se deve ao fato de que se você não prender o objeto em algum lugar, você provavelmente não vai encontrá-lo novamente quando precisar.


Para os ocupantes da Mir, o conceito de tempo é diferente do conceito praticado na Terra. Por dia, os cosmonautas vem o Sol nascer e se pôr a cada 45 minutos. Isso porque a Mir demora 90 minutos para dar uma volta completa ao redor da Terra. Por dia, a Mir faz 18 órbitas ao redor da Terra. Devido aos efeitos da gravidade, os cosmonautas devem se exercitar todos os dias. A estação possui uma esteira e uma bicicleta ergométrica onde todos os cosmonautas devem obrigatoriamente se exercitar.


Para fazer a manutenção da estação, é necessário fazer atividades extraveiculares. Além da manutenção (como por exemplo, trocar os painéis solares);, essas atividades são feitas para fixar experimentos fora da estação. Os cosmonautas utilizam roupas espaciais que permitem que eles fiquem até 6 horas fora da estação. Eles ficam presos por cabos. Cada traje espacial do tipo Orlan DM, fabricado pela fábrica de trajes Zvezda, pesa 105 kilos e pode ser utilizado 10 vezes. Existe no módulo Kvant-2 um sistema autônomo de EVA (Extraveicular Activity); que permite ao cosmonauta se movimentar sem os cabos, livremente pelo espaço. Este sistema possuia 32 pequenos propulsores de ar comprimido, que podiam acelerar o cosmonauta para a velocidade máxima de 30 metros por segundo. Mas, por razões de segurança, o cosmonauta não podia se afastar mais de 60 metros da estação. Mas os cosmonautas acabaram preferindo o método tradicional por acharem o equipamento muito incômodo.


As roupas dos cosmonautas não são lavadas, após estarem sujas são guardadas para serem jogadas fora. Os cabelos são cortados com o máximo de cuidado, bem como a barba. Como na Mir não existe chuveiro, os cosmonautas utilizam toalhas com substância nutritivas para fazer sua higiene. E falando em banheiro, quando o cosmonauta quer fazer suas necessidades, ele é literalmente amarrado na privada. Os resíduos sólidos são armazenado em sacos e posteriormente são eliminados, mas a urina é reciclada.


Se você achou que os cosmonautas passavam um largo tempo ociosos, está muito enganado. A rotina dentro da Mir é dividida em 3 turnos de 8 horas. Os cosmonautas dedicam 8 horas por dia ao desenvolvimento de experimentos, observação da Terra e outras atividades científicas. 8 horas são dedicadas a manutenção da estação espacial, revisando toda a estação, e outras 8 horas são dedicadas ao descanso, lazer e alimentação. Este cronograma pode mudar de acordo com as necessidades, Geralmente, pode-se fazer de 7 a 8 experimentos por dia. Apenas 13% da manutenção da estação exige operação manual, o resto pode ser feito de maneira automática. Para comer, os cosmonautas injetam agua fervida dentro dos sacos onde a comida é acondicionada, pois a comida é desidratada. Pode-se beber vodka na estação, mas, naturalmente, em doses moderadas. Fumar não é permitido na estação.


Como passatempo, os cosmonautas podem ficar observando a Terra, ouvindo música em CDs ou fitas, assistindo fitas de vídeo (existe um compartimento na Mir com um monte delas);. Pode-se também comunicar-se com a família ou com a equipe de apoio, em Kaliningrado, uma cidade próxima a Moscou. Também existe uma estação de Radio Amador na estação, para os cosmonautas poderem se comunicar com radioamadores de qualquer lugar do mundo.


O reabastecimento da estação é feito através de cargueiros Progress M. Estes cargueiros são lançados a cada 2 meses, e transportam 1 tonelada de combustível, e 1 tonelada e meia de carga, incluindo alimentos, roupas, experimentos e peças de reposição. Ao todo, uma carga de 2,5 toneladas. As Progress são utilizadas desde a década de 70, e foram utilizadas para reabastecer as estações espaciais Salyut. 2 dias antes do lançamento da Progress, os cosmonautas colocam as roupas velhas e o lixo da estação dentro da velha Progress e a desacoplam, para dar lugar ao novo cargueiro. Após o lançamento, a Progress demora 2 dias para acoplar com a Mir. A aproximação com a estação é automática, mas quando a Progress está a uma centena de metros da estação, o cosmonauta pode controlar sua acoplagem.


O computador que controla as operações da Mir foi desenvolvido no período entre 1978 e 1984 por uma empresa denominada Zenlograd. A função do computador é controlar os denominados gyrodines, giroscópios utilizados para orientar a posição da estação, além da energia életrica, painéis solares, motores, e comunicação com a Terra. Basicamente, ele é um computador do tipo Argon 16-B, utilizado em naves não tripuladas, uma versão mais atualizada dos computadores utilizados na estação Salyut 5. Este computador controla um sistema de aproximação e acoplamento denominado Igla, utilizado em naves da década de 70, e Kurs, utilizado em naves da década de 90. Pode-se conectar computadores laptops no computador da Mir, utilizando slots PCMCIA, para copiar os dados dos experimentos, mas as conexões falham as vezes. O computador da Mir possui cerca de 900 indicadores e displays. Em cada módulo, existem cerca de 350 displays e indicadores.


A estação possui 12 giroscópios de orientação, sendo 6 no módulo Kvant e 6 no módulo Kvant 2. Cada módulo possui seus próprios sistema de controle, que podem trabalhar em conjunto com toda a estação. A estação é capaz de acoplar com naves que utilizem 2 sistemas de acoplamento, o Igla e o Kurs. O Igla é um sistema desenvolvido na década de 70, que começa a operar numa distância de 25 kilômetros da estação, em qualquer ângulo. O Kurs, mais avançado, desenvolvido na década de 90, começa a operar de uma distância maior, ou seja, 180 Kilômetros. Durante estes 13 anos, mais de 130 acoplamentos foram realizados. A Mir possui também um acoplador para naves com até 100 toneladas. Este acoplador está localizado no módulo Kristall, e seria utilizado para acoplar o ônibus espacial Buran. Atualmente, este módulo possui o Shuttle Docking Module, para acoplar os ônibus espaciais norte americanos. A estação espacial Mir recebeu a visita no período de 1995 a 1998, de 9 ônibus espaciais norte americanos.


Quando os cosmonautas voltam para a Terra dentro de suas naves Soyuz TM, primeiro eles ejetam o módulo orbital, utilizado apenas para acoplagem com a estação espacial. O Módulo de serviço, utilizando seu motor foguete, reduz a velocidade da nave, fazendo a nave cair em direção a Terra. O módulo de serviço é separado. O módulo de descida pesa 2,7 toneladas, possui um diametro de 2,3 metros e um comprimento de 2,2 metros. Possui um formato oval, além de um escudo térmico, para suportar o calor da reentrada na atmosfera. Após a reentrada, quando a nave se aproxima do solo, o escudo térmico é ejetado, e são utilizados 4 motores de combustível sólido para reduzir a velocidade da cápsula para 3 metros por segundo. Um grande paraquedas é então aberto para amortecer o pouso. Todas as cápsulas Soyuz fazem pouso em Terra, mas elas também estão preparadas para pousar na água em caso de emergência.


O custo de manutenção anual da Mir é de 250 milhões de dólares. Este custo engloba a construção de 2 naves Soyuz, 6 cargueiros Progress, os foguetes, e os salários das equipes responsáveis pelo monitoramento da estação. Cada dia de utilização estação acaba saindo por 684 mil dólares.


Os números que se referem a Mir são sempre grandes. Durante seus 15 anos de operação, foram realizados mais de 14 mil experimentos científicos. Mais de uma centena de cosmonautas de diversas nacionalidades visitaram a estação. Foram realizadas 66 saídas ao espaço. O recorde de permanência no espaço, foi obtido na Mir, com Valery Polyakov, que permaneceu 438 dias na Mir, em 1994. Porém, o número de defeitos também foi grande, sendo registrados 1500 defeitos, dos mais variados tipos. Durante o programa Shuttle-Mir, que durou de 1995 a 1998, 7 astronautas norte americanos permaneceram na Mir mais de 1000 dias, como preparativo para a construção da International Space Station.

 

Mir Space Station Tour