Programa lunar soviético
Para ir a Lua os soviéticos tinham vários planos. E foi justamente a rivalidade entre os diversos fabricantes que acabou atrapalhando o programa lunar soviético. Havia 2 grandes idéias de se chegar a Lua. A primeira era lançar uma nave que pousasse diretamente na Lua, com retorno direto para a Terra. Este projeto, chamado de LK-700, foi proposto por Vladimir Chelomey e dependia da criação de um novo foguete, chamado UR-700. Por esta proposta, poderia se enviar 3 cosmonautas para a Lua, que poderiam pousar em qualquer lugar de sua superfície.
A segunda proposta, feita por Sergey Korolev, era construir 2 naves, uma para viajar para a Lua, orbitar e retornar e outra apenas para pousar. Essa idéia era semelhante ao programa lunar americano Apollo. Da mesma forma que as naves Apollo, as regiões de pouso ficariam limitadas a proximidade com o equador lunar. Em 1966, foi aprovada a segunda proposta. Para ser realizada, era necessário construir um foguete muito poderoso, capaz de levar as pesadas naves para a Lua. Assim, surgiu o projeto do N1.
O N1 era um foguete de aproximadamente 100 metros de altura, composto de 5 estágios. Os 3 primeiros colocariam a nave em órbita terrestre, e o 4 estágio levaria a nave para a Lua. O primeiro estágio do N1 possui 30 motores, sendo que 6 motores centrais e 24 motores laterais. Eles utilizam querosene e oxigênio líquido. Cada um dos 30 motores NK-15 tinham empuxo de 154 toneladas, o que dava um empuxo total de 4620 toneladas. Por causa disso ele foi o foguete com o maior empuxo até o primeiro lançamento do Super Heavy Booster da SpaceX em 2023. Ao todo, os cinco estágios do foguete N1 utilizavam 44 motores.
Para controlar os motores do primeiro estágio era usado um computador analógico chamado KORD (KOntrol Raketnykh Dvigateley. O primeiro estágio poderia funcionar mesmo com a ausência de quatro motores. o KORD podia desligar motores defeituosos e ele era programado nestas situações para desligar o motor do lado oposto. No final do programa, um computador digital foi utilizado, chamado S-530, dois eram utilizados, um dos computadores controlava os três primeiros estágios, e o segundo, dentro de uma nave Soyuz, controlava os demais motores durante o restante do vôo.
O segundo estágio tinha 8 motores iguais aos do primeiro estágio, mas cada motor gerava um empuxo de 179 toneladas, o que dava um empuxo total de 1432 toneladas. O terceiro estágio tinha 4 motores, que geravam em empuxo de 41 toneladas cada, e um empuxo total de 164 toneladas. O quarto estágio, mais a nave lunar, tinha 33 metros de comprimento por 6 metros de diâmetro. O N1 tinha 17 metros de diâmetro na base. O N1 seria capaz de colocar no espaço uma carga de 95 toneladas em órbita terrestre ou 23 toneladas em trajetória translunar.
A exploração lunar seria dividida em duas etapas. Num primeiro momento haveria uma circunavegação lunar, utilizando uma nave do tipo Zond, transportando apenas 1 cosmonauta, esta espaçonave seria lançada por um foguete do tipo UR-500 (Proton) de 4 estágios. Este projeto foi denominado L1.
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O segundo, era uma missão que orbitasse a Lua e fosse capaz de pousar uma nave, e retornar para a Terra. Este projeto recebeu o nome de L3. Para este projeto, seria utilizado o foguete N1.
As naves lunares que seriam utilizadas para o projeto L3 seriam uma Soyuz para a viagem de ida e volta e um módulo lunar denominado LK. A duração da missão seria de 7 a 8 dias, sendo 3 dias para ir a Lua, 3 dias para voltar da Lua, e de 1 a 2 dias de exploração.
A nave Soyuz entraria em serviço em 1967. Os testes da nave lunar Soyuz, feitos sob o nome Zond, seriam feitos entre 1968 e 1970. O foguete N1 seria testado sem sucesso durante os anos de 1969 a 1972.
O atraso ao iniciar o projeto do foguete, que começou quatro anos depois do seu concorrente, o americano Saturno V, e os diversos problemas durante os testes impediram a União Soviética de enviar cosmonautas para a Lua.
A segunda proposta, feita por Sergey Korolev, era construir 2 naves, uma para viajar para a Lua, orbitar e retornar e outra apenas para pousar. Essa idéia era semelhante ao programa lunar americano Apollo. Da mesma forma que as naves Apollo, as regiões de pouso ficariam limitadas a proximidade com o equador lunar. Em 1966, foi aprovada a segunda proposta. Para ser realizada, era necessário construir um foguete muito poderoso, capaz de levar as pesadas naves para a Lua. Assim, surgiu o projeto do N1.
O N1 era um foguete de aproximadamente 100 metros de altura, composto de 5 estágios. Os 3 primeiros colocariam a nave em órbita terrestre, e o 4 estágio levaria a nave para a Lua. O primeiro estágio do N1 possui 30 motores, sendo que 6 motores centrais e 24 motores laterais. Eles utilizam querosene e oxigênio líquido. Cada um dos 30 motores NK-15 tinham empuxo de 154 toneladas, o que dava um empuxo total de 4620 toneladas. Por causa disso ele foi o foguete com o maior empuxo até o primeiro lançamento do Super Heavy Booster da SpaceX em 2023. Ao todo, os cinco estágios do foguete N1 utilizavam 44 motores.

Para controlar os motores do primeiro estágio era usado um computador analógico chamado KORD (KOntrol Raketnykh Dvigateley. O primeiro estágio poderia funcionar mesmo com a ausência de quatro motores. o KORD podia desligar motores defeituosos e ele era programado nestas situações para desligar o motor do lado oposto. No final do programa, um computador digital foi utilizado, chamado S-530, dois eram utilizados, um dos computadores controlava os três primeiros estágios, e o segundo, dentro de uma nave Soyuz, controlava os demais motores durante o restante do vôo.
O segundo estágio tinha 8 motores iguais aos do primeiro estágio, mas cada motor gerava um empuxo de 179 toneladas, o que dava um empuxo total de 1432 toneladas. O terceiro estágio tinha 4 motores, que geravam em empuxo de 41 toneladas cada, e um empuxo total de 164 toneladas. O quarto estágio, mais a nave lunar, tinha 33 metros de comprimento por 6 metros de diâmetro. O N1 tinha 17 metros de diâmetro na base. O N1 seria capaz de colocar no espaço uma carga de 95 toneladas em órbita terrestre ou 23 toneladas em trajetória translunar.
A exploração lunar seria dividida em duas etapas. Num primeiro momento haveria uma circunavegação lunar, utilizando uma nave do tipo Zond, transportando apenas 1 cosmonauta, esta espaçonave seria lançada por um foguete do tipo UR-500 (Proton) de 4 estágios. Este projeto foi denominado L1.
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O segundo, era uma missão que orbitasse a Lua e fosse capaz de pousar uma nave, e retornar para a Terra. Este projeto recebeu o nome de L3. Para este projeto, seria utilizado o foguete N1.
As naves lunares que seriam utilizadas para o projeto L3 seriam uma Soyuz para a viagem de ida e volta e um módulo lunar denominado LK. A duração da missão seria de 7 a 8 dias, sendo 3 dias para ir a Lua, 3 dias para voltar da Lua, e de 1 a 2 dias de exploração.

A nave Soyuz entraria em serviço em 1967. Os testes da nave lunar Soyuz, feitos sob o nome Zond, seriam feitos entre 1968 e 1970. O foguete N1 seria testado sem sucesso durante os anos de 1969 a 1972.
O atraso ao iniciar o projeto do foguete, que começou quatro anos depois do seu concorrente, o americano Saturno V, e os diversos problemas durante os testes impediram a União Soviética de enviar cosmonautas para a Lua.





