Astronauta brasileiro vira estrela em palestra sobre sua vida na Nasa

Astronauta brasileiro vira estrela em palestra sobre sua vida na Nasa
SALVADOR NOGUEIRA
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

Ao concluir sua apresentação, ele é cercado por dezenas de pessoas, de crianças a idosos, que querem conversar, pedir autógrafos e tirar fotos. Não é nenhuma estrela de televisão, mas Marcos Pontes, o astronauta brasileiro.
O major aviador da Força Aérea, que está treinando com a Nasa (agência espacial norte-americana); para se tornar o primeiro brasileiro no espaço, deu uma palestra ontem, em Salvador, na 9ª SBPC-Jovem, evento paralelo à 53ª Reunião Anual da SBPC, voltado especialmente para o público infanto-juvenil e adolescente.
Durante a palestra, Pontes contou um pouco sobre a carreira de astronauta, os treinamentos a que foi submetido, os ônibus espaciais e a Estação Espacial Internacional , projeto que viabilizou o seu treinamento junto à agência espacial dos EUA. Com incrível bom humor, o astronauta revelou, por exemplo, as dificuldades de usar o banheiro do ônibus espacial em ambiente de microgravidade.
Ele levou também alguns itens interessantes para mostrar, como a luva de um traje espacial , um capacete e a comida desidratada consumida pelos astronautas.
"Como vocês podem ver", dizia, mostrando o pequeno pacote com uma pasta seca, marrom esverdeada, "essa história de que astronautas se alimentam de pílulas não tem nada a ver. Na verdade é muito melhor", ironizou, arrancando risos da platéia.
Pontes fez questão de contar como ele foi parar ali, tendo passado a infância em Bauru, interior de São Paulo, para depois se tornar piloto da Força Aérea Brasileira e, finalmente, astronauta.
"Gosto de falar dessas coisas para que as pessoas vejam que não existe nenhum pré-requisito para que você se torne um astronauta. Não é preciso ter dinheiro, só vontade", disse à Folha.
Mais do que realizar seu primeiro vôo espacial (previsto para 2004);, Pontes considera sua principal missão transmitir experiência. "É a função mais importante, trazer idéias e inspiração para quem levará tudo isso adiante."