Faz 25 anos que o homem pisou na Lua pela 1ª vez

Faz 25 anos que o homem pisou na Lua pela 1ª vez
O astronauta Neil Armstrong pôs o pé sobre o solo lunar em 20 de julho de 1969
HELIO GUROVITZ
Da Reportagem Local

Esta semana faz 25 anos que o primeiro ser humano pôs o pé na Lua. Em 20 de julho de 1969, o norte-americano Neil Armstrong, aos 38 anos, viu o sonho de poetas reduzido a um pedaço de chão.
Pouco depois, seu colega Edwin "Buzz" Aldrin, 39, também desceu da Eagle ("Águia");, o módulo lunar da nave Apollo 11, para acompanhar o comandante Armstrong em seu passeio pela Lua.
Girando em volta do satélite a bordo do Columbia, a cápsula de comando da nave, ficou Michael Collins, terceiro astronauta da missão Apollo/Saturno 11.
Pela TV o planeta Terra viu Armstrong plantar no solo lunar a bandeira dos EUA.
Em Houston (Texas);, os controladores da missão assistiam angustiados à talvez maior vitória do país durante a Guerra Fria contra a então União Soviética.
Para comemorar os 25 anos, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA, ou simplesmente Nasa, programou atividades para todo o mês.
Ontem Aldrin, que teve que se recuperar de alcoolismo após voltar à Terra, era esperado numa recepção em Los Angeles.
Terça-feira, os diretores de vôo Gerry Griffin, Gene Kranz e Glynn Lunney farão no CentroEspacial de Houston um painel explicativo sobre as dificuldades que enfrentaram durante a missão.
Na quarta será proclamado oficialmente o 25.º aniversário, em comunicação ao vivo com tripulantes do ônibus espacial Columbia, em órbita da Terra.
O presidente Bill Clinton convidou participantes da missão para almoçar na Casa Branca.
Exposições, noites de autógrafos, selo comemorativo e até uma simulação do lançamento completam as comemorações oficiais.
Mas a Lua não foi o ponto final. Além de celebrar, a Nasa anseia por sustentação política e financeira para seu projeto mais ambicioso: uma estaçãoespacial em órbita permanente da Terra.
Ainda sem nome oficial, ela pode ser palco de experimentos científicos inviáveis na Terra e uma primeira plataforma para chegar a Marte e a outros planetas.
Com o fim da Guerra Fria, o projeto está sendo desenvolvido por uma colaboração internacional de 13 países, inclusive Rússia, sob a batuta da Nasa.
A agênciaespacial avalia em US$ 17,4 bilhões a quantia a ser gasta no projeto entre 1994 e 2002, data prevista para operação completa.
O primeiro módulo da estação está previsto para subir ao espaço já no final de 1997.
Para construí-la, estão previstos até 2002 nada menos que 27 vôos deônibus espaciais americanos e 57 vôos russos.
Perto deles, a missão Apollo/Saturno 11 que levou Armstrong e Aldrin ao solo lunar se parece com as caravelas dos primeiros descobridores que andaram sobre um solo virgem.
Nenhum dos três astronautas da missão subiu de novo ao espaço.