Mir ficará mais tempo em órbita

Mir ficará mais tempo em órbita
da "Reuters"

Devido a atrasos na construção da Estação Espacial Internacional (ISS);, a Mir, estação espacial russa com 12 anos de uso, poderá permanecer em órbita por mais um ano em vez de ser desativada em junho de 1999, como programado.
Se a decisão for de fato anunciada, pode ser mal recebida nos Estados Unidos, que desejavam que a Rússia aposentasse sua estação espacial para concentrar seus esforços de pesquisa e suas verbas na construção da ISS.
"A única possibilidade de preservar a posição da Rússia no programa espacial tripulado é a permanência da Mir em órbita até que a ISS comece a ser utilizada", disse uma autoridade russa que não quis se identificar.
O presidente da agência espacial russa, Iuri Koptev, e o conselheiro do presidente Boris Ieltsin para aviação e espaço, Ievgueni Chapochnikov, teriam concordado com essa posição e estariam preparando um comunicado oficial sobre a continuidade da Mir.
A estação permaneceria em órbita até 2000 já que, inicialmente, a decisão de desativá-la em 1999 teria sido tomada porque a ISS estava prevista para começar a operar com tripulantes nessa data.
A primeira equipe deverá chegar à ISS apenas em janeiro de 2000, um ano e meio após o previsto, devido aos atrasos russos na construção de seus módulos espaciais.
A Nasa (agência espacial dos EUA); informou que não havia sido avisada sobre a nova data de desativação da Mir.