Por que os planetas voltam para trás no céu?

Por que os planetas voltam para trás no céu?
Gedeone Malagola, 69, aposentado, Jundiaí (SP);

Roberto Boczko, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, responde:
"Se a Terra estivesse parada no espaço e os planetas girassem em torno dela, seus movimentos vistos da Terra estariam sempre orientados num mesmo sentido.
"Mas ocorre que a Terra também gira em torno do Sol, assim como os demais planetas. Dessa forma, o movimento planetário observado desde a Terra é resultado da associação do movimento da Terra e do planeta observado.
"Como as velocidades e direções são diferentes e variáveis, às vezes um planeta parece se deslocar em um dado sentido e às vezes parece ter movimento em sentido oposto.
"Além disso, os planos das órbitas da Terra e dos planetas em torno do Sol não coincidem. Isso faz com que esses planetas apareçam às vezes ao norte, outras ao sul da sua trajetória média.
"A associação desses fatos faz com que os planetas, quando vistos da Terra, apresentem um movimento que é chamado de 'laçada'. Isso porque o planeta realiza uma trajetória que parece um 'laço' de barbante no céu, por entre as estrelas.
"É esse o caso de Júpiter, que se move de oeste para leste durante algumas semanas, depois volta de leste para oeste e, em seguida, retoma o movimento de oeste para leste."
Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP);, com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.