ACENOS NO ESPAÇO Discovery chega a 12 m da estação orbital Mir

Discovery chega a 12 m da estação orbital Mir
Falha na nave dos EUA quase faz Rússia abortar operação
Das agências internacionais

O ônibus espacial Discovery, pilotado pela astronauta Eileen Collins, conseguiu se aproximar até uma distância de 12 metros da estação espacial russa Mir. Por causa de problemas técnicos em um propulsor do Discovery, cientistas russos chegaram a pensar em restringir a aproximação a cerca de 120 metros.
Eles temiam que jatos de combustível congelado, que estavam sendo expelidos pelo propulsor, pudessem atingir os delicados painéis solares da Mir.
Após conversas com os colegas americanos, resolveram autorizar a aproximação.
Em um primeiro momento, a nave dos EUA estacionou a cerca de 120 metros da estação, permanecendo ali por uma hora antes de se aproximar definitivamente. O ônibus espacial ficou tão próximo à Mir que permitiu que as duas tripulações se vissem pelas janelas das naves.
O cosmonauta Vladimir Titov, a bordo do Discovery, falou com os colegas na Mir.
Após a aproximação inicial, o Discovery afastou-se e iniciou manobras em torno da estação.
A aproximação, que serviu de ensaio para um acoplamento do ônibus espacial Atlantis com a Mir, previsto para junho, era o principal objetivo desta missão de oito dias do Discovery.
No futuro, os ônibus espaciais poderiam servir de transporte para a Mir e para a estação espacial internacional Alpha, cuja inauguração deve acontecer em 2003.