Discovery tenta se aproximar da Mir

Discovery tenta se aproximar da Mir
O ônibus espacial dos EUA deve voar em torno da estação orbital russa, a uma distância de 12 metros
Das agências internacionais

O ônibus espacial Discovery, pilotado pela astronauta Eileen Collins, tenta hoje realizar uma aproximação histórica da estação espacial russa Mir. A tentativa chegou a ser ameaçada por problemas técnicos no Discovery.
Um de seus propulsores teve o combustível congelado, colocando em risco a operação, mas o contratempo teria sido resolvido.
A aproximação é o principal objetivo da missão de oito dias. A única vez que uma nave norte-americana e uma russa se aproximaram foi em 1975, quando um módulo Apollo se acoplou à cápsula soviética Soyuz.
A Discovery também realizou experimentos com o observatório espacial Spartan. Ele ficou em volta do ônibus espacial registrando informações sobre a incandescência do ônibus espacial .
Cientistas acreditam que esse fenômeno ocorra pela combinação de oxigênio e nitrogênio atômicos em superfícies que se tornam incandescentes na nave.
A Nasa -agência espacial dos EUA-, que quer acoplar um ônibus espacial à Mir no final do semestre, usa a atual missão para avaliar a viabilidade do projeto.
No futuro, os ônibus espaciais dos EUA poderiam servir como transporte para a estação russa e para a estação espacial internacional Alpha, com inauguração prevista para a virada do século.
A estação será construída por um consórcio internacional.
Ela seria usada na realização de experimentos inviáveis na Terra, e poderia servir como plataforma para futuras missões a Marte.