Mulher leva Discovery para encontro espacial

Mulher leva Discovery para encontro espacial
Nave americana deve se aproximar de estação russa
Das agências internacionais

Eileen Collins, a primeira mulher a pilotar um ônibus espacial , iniciou ontem a viagem do Discovery rumo ao histórico encontro com a estação orbital russa Mir.
O lançamento ocorreu às 3h22 (hora de Brasília); no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA);.
Collins tinha uma janela de apenas cinco minutos para iniciar o vôo, pois o horário de lançamento é crucial para que a nave possa se encontrar com a estação russa, onde há três cosmonautas, dois homens e uma mulher.
Na segunda-feira, o Discovery deve voar em torno da Mir a uma distância de cerca de 13 metros.
O objetivo do encontro é preparar as agências espaciais dos dois países para os futuros acoplamentos entre naves americanas e a estação orbital.
Eles farão parte da fase de construção de uma estação espacial de maior porte, a ser conduzida pelos EUA, Rússia, Europa e Japão.
Para ajudar nas manobras de aproximação, Collins contará com a ajuda de Vladimir Titov, que já foi tripulante da estação Mir.
Na tripulação do Discovery há outra mulher, Janice Voss, e mais dois astronautas, que devem realizar um passeio espacial .
Outro objetivo da missão, com duração prevista até o próximo dia 11, é colocar no espaço um instrumento de observação astronômica, que deve ser recolhido pela tripulação no final do vôo.
Problemas
Após o lançamento, foram detectadas falhas em 3 dos 38 propulsores do ônibus espacial .
O problema em um dos propulsores, fundamental para as operações de manobras da nave, foi provocado pelo congelamento de líquidos devido ao frio na altitude da órbita.
Se as falhas não forem sanadas, a aproximação com a Mir pode ser prejudicada.