O BRASIL NO ESPAÇO
Avanço é primeiro passo significativo dado na entrega das peças referentes à participação brasileira na ISS ( Estação Espacial Internacional);, processo que se arrasta desde 1997
1997
Em novembro, Brasil e EUA assinam acordo para a participação brasileira. O país fabricaria peças no valor de US$ 120 milhões, em troca de uso da estação e treinamento de um astronauta nacional
2002
O Brasil comunica ao governo americano que não poderá fornecer as peças originalmente combinadas, por conta de estouros no orçamento. A participação do país fica ameaçada
2003
Após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, um novo conjunto de peças passa a ser negociado. O governo brasileiro aloca recursos no valor de R$ 86 milhões para o projeto
2004
Contatado pela AEB (Agência Espacial Brasileira);, o Senai mostra interesse em fabricar o protótipo das peças que o Brasil deveria fornecer
Ontem
Acordo de cooperação técnica, em que o Senai se compromete a fabricar gratuitamente as peças num prazo de 12 meses, é assinado com a AEB
A PARTICIPAÇÃO
. Antes responsável por seis modelos diferentes de peças, agora o Brasil só ficou encarregado de produzir peças da categoria FSE (flight support equipment, ou equipamento de apoio de vôo); . Os FSE são prateleiras hightech, usadas tanto no ônibus espacial quanto na estação para fixar contêineres com experimentos, suprimentos e baterias . Pelo acordo com a Nasa, o Brasil deve entregar ao redor de 38 dessas peças
A SAGA DO ASTRONAUTA
Marcos Cesar Pontes, 42, hoje tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, foi o escolhido para ser o astronauta brasileiro
1998
Pontes vai aos EUA para começar seu treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston
2000
O astronauta encerra seu ciclo básico de treinamento e passa à etapa de treinamento avançado que antecede um vôo. A expectativa original dele era fazer sua viagem espacial dois a três anos depois
2003
Acidente com o ônibus espacial Columbia interrompe os vôos e reduz missões americanas. Com o corte da participação brasileira, as chances de Pontes realizar um vôo no ônibus espacial caem drasticamente
2004
Brasil inicia conversações para que o astronauta faça sua viagem numa nave espacial russa Soyuz. Acerto ainda não foi concluído
. O objetivo da AEB é promover o vôo de Pontes em 2006, para coincidir com as comemorações do centenário do primeiro vôo de Alberto Santos-Dumont com seu primeiro avião, o 14 bis
1997
Em novembro, Brasil e EUA assinam acordo para a participação brasileira. O país fabricaria peças no valor de US$ 120 milhões, em troca de uso da estação e treinamento de um astronauta nacional
2002
O Brasil comunica ao governo americano que não poderá fornecer as peças originalmente combinadas, por conta de estouros no orçamento. A participação do país fica ameaçada
2003
Após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, um novo conjunto de peças passa a ser negociado. O governo brasileiro aloca recursos no valor de R$ 86 milhões para o projeto
2004
Contatado pela AEB (Agência Espacial Brasileira);, o Senai mostra interesse em fabricar o protótipo das peças que o Brasil deveria fornecer
Ontem
Acordo de cooperação técnica, em que o Senai se compromete a fabricar gratuitamente as peças num prazo de 12 meses, é assinado com a AEB
A PARTICIPAÇÃO
. Antes responsável por seis modelos diferentes de peças, agora o Brasil só ficou encarregado de produzir peças da categoria FSE (flight support equipment, ou equipamento de apoio de vôo); . Os FSE são prateleiras hightech, usadas tanto no ônibus espacial quanto na estação para fixar contêineres com experimentos, suprimentos e baterias . Pelo acordo com a Nasa, o Brasil deve entregar ao redor de 38 dessas peças
A SAGA DO ASTRONAUTA
Marcos Cesar Pontes, 42, hoje tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, foi o escolhido para ser o astronauta brasileiro
1998
Pontes vai aos EUA para começar seu treinamento no Centro Espacial Johnson, em Houston
2000
O astronauta encerra seu ciclo básico de treinamento e passa à etapa de treinamento avançado que antecede um vôo. A expectativa original dele era fazer sua viagem espacial dois a três anos depois
2003
Acidente com o ônibus espacial Columbia interrompe os vôos e reduz missões americanas. Com o corte da participação brasileira, as chances de Pontes realizar um vôo no ônibus espacial caem drasticamente
2004
Brasil inicia conversações para que o astronauta faça sua viagem numa nave espacial russa Soyuz. Acerto ainda não foi concluído
. O objetivo da AEB é promover o vôo de Pontes em 2006, para coincidir com as comemorações do centenário do primeiro vôo de Alberto Santos-Dumont com seu primeiro avião, o 14 bis

