Tripulação pode ter de deixar a estação espacial russa Mir

Tripulação pode ter de deixar a estação espacial russa Mir
das agências internacionais

Os dois cosmonautas russos e o astronauta norte-americano podem ter de abandonar a estação espacial russa Mir se não conseguirem resolver os problemas que a nave vêm enfrentando há algum tempo, anunciou ontem Viktor Blagov, substituto-chefe do programa espacial russo.
''A tripulação continua os reparos. Se os problemas não forem solucionados, eles podem ter de abandoná-la. ''
Segundo Blagov, a tripulação conseguiu consertar dois vazamentos no sistema de refrigeração com uma cola especial.
No entanto não conseguiu localizar o terceiro ponto de vazamento. Ele disse também que ainda não se sabe qual a concentração do gás anticongelante dentro da Mir, mas afirmou que 1,6 litro já escapou do sistema. ''Avisamos imediatamente a Nasa sobre os defeitos na estação'', afirmou.
Segundo Blagov, pode haver uma evacuação em caráter de urgência ''se houver um incêndio ou descompressão''. A tripulação voltaria à Terra usando o foguete Soyuz que está atracado à nave.
Os vazamentos começaram no mês passado e são considerados os mais sérios problemas já enfrentados pela Mir, que também contou com quatro princípios de incêndio em fevereiro.
No módulo Kvant, onde está o principal sistema de refrigeração, a temperatura chegou a atingir 31°C. Segundo Igor Goncharov, especialista em emergências médicas, o estado de espírito da tripulação, que tem sofrido constantes estresses, é baixo.