Atlantis e Mir desfazem maior satélite artificial

Atlantis e Mir desfazem maior satélite artificial
Separação foi transmitida de cápsula espacial russa
Das agências internacionais

O ônibus espacial norte-americano Atlantis e a estação orbital russa Mir se separaram ontem às 8h10 (horário de Brasília);, conforme o previsto.
Durante os cinco dias em que estiveram unidos, tiveram a maior tripulação espacial da história: dez pessoas _seis astronautas dos EUA e quatro cosmonautas russos.
A operação de desacoplamento foi filmada pelos cosmonautas Anatoli Soloviev e Nikolai Budarin da cápsula russa Soyuz, que já estava ligada à Mir.
A Soyuz se distanciou e se posicionou a cerca de 100 metros do conjunto. Ela se acoplou de novo à Mir 44 minutos depois.
Os dois cosmonautas que estavam na Soyuz viajaram no Atlantis na última quinta-feira. Eles vão substituir os dois russos que permaneceram na estação orbital por cerca de quatro meses.
O desacoplamento ocorreu a 385 km da Terra e a 28 mil km/h.
O acordo estabelecido entre Estados Unidos e Rússia prevê mais seis acoplamentos nos próximos dois anos.
O próximo está marcado para outubro, quando deverá ser instalado um anel permanente na Mir, que facilitará os próximos acoplamentos.
As missões conjuntas são preparatórias para a construção, em 1997, da futura estação orbital internacional.
A volta do ônibus espacial à Terra está prevista para sexta-feira, no Cabo Canaveral, na Flórida. O Atlantis traz de volta oito tripulantes.
Os russos Soloviev e Budarin, que ficarão na Mir, deverão voltar à Terra em agosto.