EUA lançam ônibus espacial para encontro com a estação russa Mir

EUA lançam ônibus espacial para encontro com a estação russa Mir
Das agências internacionais

O ônibus espacial norte-americano Atlantis foi lançado na tarde de ontem depois de vários adiamentos _causados pela ação do mau tempo e de pica-paus_ e de sustos _como um raio e um avião, que caíram perto da base, em Cabo Canaveral (Flórida);.
O principal objetivo da missão é o acoplamento _inédito_ do Atlantis com a estação espacial russa Mir.
A missão faz parte do programa de construção da estação internacional espacial Alpha.
A missão _a centésima tripulada dos EUA_ durará 11 dias. Os dois membros russos da tripulação (os outros cinco são norte-americanos); ficarão na estação, depois da volta do Atlantis.
A tripulação atual da Mir _dois russos e um norte-americano_, há três meses no espaço, voltará no Atlantis. É a primeira vez que um ônibus espacial volta com mais tripulantes do que tinha na saída.
O ônibus espacial deve ficar cinco dias acoplado à estação. Seis missões similares estão programadas para os próximos dois anos.
O Atlantis passou por vários problemas, além do mau tempo, nas semanas que antecederam seu lançamento. No início do mês, dois pica-paus fizeram quase cem buracos na espuma de revestimento de um dos tanques de combustível auxiliares da nave.
No sábado, um raio caiu em cima da plataforma de lançamento, mas o pára-raios evitou qualquer dano à nave ou à plataforma.
Ontem de manhã, um pequeno avião caiu próximo da área de lançamento, reservada para o público. O incidente não alterou a contagem regressiva.