Nasa prepara vôo de ônibus espacial

Nasa prepara vôo de ônibus espacial
DA REPORTAGEM LOCAL

Num importante passo para o retorno aos vôos dos ônibus espaciais, a Nasa despachou um tanque externo da nave da sua instalação de montagem próxima a Nova Orleans rumo ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde as naves são lançadas.
A meta da agência espacial americana é retomar os vôos a partir de maio deste ano. As missões foram interrompidas desde o acidente com o ônibus espacial Columbia, que matou sete astronautas em fevereiro de 2003.
O tanque externo é uma peça crítica na retomada dos vôos, pois acredita-se que um pedaço de espuma desprendida dele teria sido a causa do acidente do Columbia, ao se chocar contra a asa esquerda durante o lançamento e abrir um buraco na nave por onde ar superaquecido poderia entrar, no processo de reentrada na atmosfera.
Para os futuros lançamentos, o tanque foi reformulado, a fim de diminuir a quantidade de espuma que se desprende dele. A despeito das críticas feitas pelo painel de investigação do acidente com o Columbia, a Nasa admite que não será possível eliminar totalmente o desprendimento de espuma. O tanque externo é a única peça do ônibus espacial que não é reutilizável, ou seja, cada nova missão exige um tanque novo.
O lançamento de maio será feito com o ônibus espacial Discovery, que já está até com seus motores montados, em fase de preparação. Além de testar os novos procedimentos de segurança, a missão retomará a construção da ISS ( Estação Espacial Internacional);. (SN);