Eventos ocorridos no dia 4 de Maio
| Data | Origem | Descrição |
|---|---|---|
| 04/05/1954 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 100 km (60 mi). |
| 04/05/1954 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 100 km (60 mi). |
| 04/05/1954 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 100 km (60 mi). |
| 04/05/1954 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 100 km (60 mi). |
| 04/05/1962 | HISTORIA |
Titov em Baltimore Pessoas Relacionadas: Glenn, Titov, von Braun. Vostok. Titov e Kamanin se encontram com o jornalista Drew Pierson, que afirma que cinco cosmonautas soviéticos morreram antes de Gagarin voar. Eles são apresentados a Wernher Von Braun. À tarde, eles vão para um churrasco na casa de Glenn na Virgínia. Kamanin anota cuidadosamente as informações técnicas que ele coletou: Glenn não usou paraquedas; os retrofoguetes de combustível sólido do Mercury são acionados em 28 segundos, muito mais rápido e com mais força que o motor de propelente líquido de baixo empuxo do Vostok; está planejado lançar uma versão modernizada do Mercury em um voo de um dia até o final de 1962; os astronautas treinam na centrífuga para 16 G (vs. 12 G para os cosmonautas); a sede espacial tripulada da NASA está se mudando para o Texas; o Mercury só é capaz de pousos na água, nenhum trabalho foi feito em pousos em terra ou em equipar a cápsula com um assento ejetável; várias mulheres americanas são consideradas aptas para voos espaciais, e a primeira mulher americana pode fazer um voo de três órbitas no segundo semestre de 1962. |
| 04/05/1963 | HISTORIA |
Kamanin é informado de que um voo espacial duplo foi decretado nas próximas 6 semanas. Pessoas Relacionadas: Alekseyev, Semyon, Bykovsky, Khrunov, Korolev, Leonov, Tereshkova, Titov, Volynov. Voo: Vostok 5, Vostok 6. Somente hoje Kamanin é informado de que um voo duplo foi decretado nas próximas 3 a 6 semanas. As mulheres estão prontas, mas Bykovskiy e Volynov precisam de alguns saltos de paraquedas e treinamento na maquete quente. Leonov e Khrunov também precisam de treinamento adicional na centrífuga. Bykovskiy e Volynov devem estar prontos até 30 de maio, e Leonov e Khrunov até 15 de junho. Portanto, a data de lançamento mais cedo possível é de 5 a 15 de junho. O escritório de Alekseyev é, como sempre, o fator de ritmo. Ele pode adaptar um dos assentos ejetais femininos para Bykovskiy, mas não para Volynov. O traje espacial para Leonov só será concluído até 30 de maio. Kamanin conversa com Korolev sobre descartar o escritório de Alekseyev no futuro. O treinador de paraquedas de cosmonautas, Nikitin, concorda que Bykovskiy pode concluir sua qualificação de paraquedas em Fedosiya em 9-10 de maio. Mais um mau comportamento de Titov é relatado durante uma viagem a Kiev. Ele insultou um oficial ('Eu sou Titov, quem é você?') e então fez com que as esposas dos generais interviessem em seu nome para tirá-lo dos problemas. |
| 04/05/1967 | HISTORIA |
Visão de Kamanin sobre Cosmonautas Fantasmas. Pessoas Relacionadas: Dolgov, Grachev, Mikhailov. De acordo com um relatório da Tass, 11 cosmonautas morreram - Dolgov, Mikhailov, Grachev, etc. No entanto, esses homens não eram cosmonautas, embora Kamanin observe que eles trabalharam em 1961-1963 no Instituto de Medicina da Aviação e do Espaço. |
| 04/05/1968 | HISTORIA |
Benefícios de sobrevivência de Gagarin Pessoas Relacionadas: Gagarin. É decidido que o TsPK será nomeado para Gagarin. Enquanto isso, 400 soldados e 50 oficiais vasculharam o local do acidente de Gagarin, recuperando pedaços da aeronave. A viúva de Gagarin receberá um pagamento único de 5000 rublos, mais uma pensão de 200 rublos/mês, mais 100 rublos/mês para a filha de Gagarin. Isso se soma aos valores básicos de 150/mês para a viúva e 75/mês para a filha. |
| 04/05/1971 | HISTORIA |
AEV do Soyuz 11 empurrado. Pessoas Relacionadas: Mishin, Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Às 10h, a tripulação do Soyuz 10 tem a tradicional reunião pós-voo com o Comitê Central, seguida por discursos às 15h diante dos trabalhadores e engenheiros do TsKBEM. A verdade por trás da missão não é revelada. Mishin ainda está pressionando por um AEV no Soyuz 11; Kamanin lhe diz que a ideia é absurda. Kamanin resmunga que Mishin ainda não resolveu de forma confiável o problema do acoplamento espacial automático, no qual ele começou a trabalhar em 1962. |
| 04/05/1977 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 904 Satélite militar recuperável. |
| 04/05/1977 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 904 Satélite militar recuperável. |
| 04/05/1978 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1003 Satélite militar recuperável. |
| 04/05/1978 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1003 Satélite militar recuperável. |
| 04/05/1979 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1095 Satélite militar recuperável. |
| 04/05/1979 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1095 Satélite militar recuperável. |
| 04/05/1983 | HISTORIA |
Missão de teste Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 04/05/1992 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1985 Sistema de calibração de radar, levou 36 pequenos subsatélites para testar os radares russos. Versão modernizada do satélite Taifun-1, conhecida como Duga-K. |
| 04/05/1992 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1985 Sistema de calibração de radar, levou 36 pequenos subsatélites para testar os radares russos. Versão modernizada do satélite Taifun-1, conhecida como Duga-K. |
| 04/05/1994 | HISTORIA |
O cosmonauta Vitali Andreyevich Grishchenko morre aos 50 anos - Causas naturais. Pessoas Relacionadas: Grishchenko. Engenheiro americano, na General Electric, depois Administrador da NASA 1968-1970. Seus ambiciosos programas pós-Apollo não foram bem recebidos pela administração Nixon. |
| 04/05/1999 | NOTíCIAS |
Módulo russo deve ir ao espaço sem seguro Módulo russo deve ir ao espaço sem segurodas agências internacionais Por falta de verbas, a Rússia não deverá pagar o seguro do Módulo de Serviço, o próximo segmento da Estação Espacial Internacional (ISS);, previsto para ser lançado entre julho e setembro deste ano.O seguro do módulo deverá custar cerca de US$ 125 mil, afirma Iuri Grigoriev, diretor-assistente da empresa russa Enérguia, que desenvolve o segmento da ISS.Segundo a agência de notícias "Itar-Tass", a empresa e a agência espacial russa não têm o dinheiro para o seguro. Ainda não se sabe quais podem ser as consequências da falta de cobertura.O Módulo de Serviço, a primeira contribuição totalmente russa para a ISS, servirá como alojamento provisório para os primeiros astronautas a habitar a estação, provavelmente em janeiro de 2000.Mas Grigoriev diz que a falta de verba não causou novos atrasos no cronograma de construção do módulo. Em maio, ele deverá ir para a base de Baikonur, no Cazaquistão (Ásia Central);, para testes antes do lançamento.O segmento será equipado com sistemas de comunicação, de propulsão e de análise e processamento de dados. Depois que a ISS estiver terminada, ele deverá ser usado para armazenar equipamentos. |
| 04/05/2003 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave Expedition 6 Duração da Missâo:161.05 |
| 04/05/2003 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave SOYUZ TMA-1-ISS TAXI FLIGHT Taxi flight, duração de 1 semana. O objetivo da missão é substituir a nave Soyuz TM-34, que está a 6 meses acoplada a estação. O cantor do grupo pop N'Sync, Lance Bass, ia fazer parte da missão, mas foi excluido por falta de patrocinio para o vôo. O cosmonauta Frank de Winne, da Bélgica, representa a ESA, agência espacial européia. |
| 04/05/2003 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave Expedition Crew 6 A Expedition Crew 6 é comandada por mais um veterano da Mir, Nikolai Budarin, e seus colegas americanos Donald Pettit e Ken Bowersox. Permaneceram na ISS 161 dias, 1 hora e 17 minutos, retornando a Terra em 03 de maio de 2003 |
| 04/05/2003 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave Soyuz TMA-1 |
| 04/05/2007 | HISTORIA |
Pouso do Soyuz TMA-1 Tripulação de Retorno: Bowersox, Budarin, Pettit. Pessoas Relacionadas: Bowersox, Budarin, Pettit. Voo: STS-113 ISS EO-6. A perda do ônibus espacial Columbia na missão STS-107 aterrou a frota de ônibus espaciais e significou que o Soyuz TMA-1 anexado à ISS seria usado em seu papel de bote salva-vidas pela primeira vez. O Soyuz TMA-2 levou a tripulação esqueleto da EO-7 para a ISS com a missão de manter a estação em operação até que os voos de ônibus espacial pudessem ser retomados. Isso permitiu que a tripulação EO-6, após sua estadia prolongada a bordo da ISS, finalmente retornasse para casa. Eles prepararam o TMA-1 para o pouso e, em seguida, desacoplaram da ISS às 22:40 GMT em 2 de maio. Isso marcou o primeiro retorno de astronautas americanos em uma cápsula Soyuz (embora vários tivessem viajado em cápsulas Soyuz para a estação Mir). Durante a reentrada, a primeira para o modelo Soyuz TMA-1, a orientação falhou e a cápsula voltou para uma reentrada balística rolante. Isso submeteu a tripulação a mais de 8 G, em vez de menos de 3 G para uma reentrada de elevação normal do Soyuz. Também resultou em um pouso a 460 km do alvo. O Soyuz TMA-1 pousou às 2h07 GMT, mas houve um atraso de mais de duas horas antes que as forças de recuperação chegassem à cápsula. |
| 04/05/2011 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Meridian No. 4 |
| 04/05/2019 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Dragon SpX-17 (CRS-17); OCO-3, STP-H6 |
| 04/05/2019 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Dragon CRS-17 (SpX 17, Dragon C113-F2); Satélite de Reabastecimento |
| 04/05/2024 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite AMGU-1 (AMURSAT) |
| 04/05/2024 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite AMGU-1 (AMURSAT) |

