Eventos ocorridos no dia 3 de Setembro
| Data | Origem | Descrição |
|---|---|---|
| 03/09/1951 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do foguete R1B-6 Levou o cão Neputevyy, que foi recuperado. |
| 03/09/1956 | HISTORIA |
Rede soviética de rastreamento espacial e de mísseis balísticos estabelecida. Decreto 1241-632 'Sobre a criação ou o Complexo de Medição de Comando' foi emitido. O decreto marcou o início do desenvolvimento do sistema de rastreamento de satélites KIK. Esta rede foi montada usando uma combinação de sistemas de rastreamento de PVO (Defesa Aérea) e ICBM. Informações sobre a trajetória foram alimentadas no Centro KIK para cálculos orbitais. O Centro foi formado por 680 oficiais e 151 cientistas civis do Exército Soviético em quatro seções. |
| 03/09/1969 | HISTORIA |
Missão de estudo da alta atmosfera Apogeu: 165 km (102 mi). |
| 03/09/1969 | HISTORIA |
Missão de estudo da alta atmosfera Apogeu: 165 km (102 mi). |
| 03/09/1970 | HISTORIA |
Treinador L3 e cosmonautas femininas Reunião de Kamanin com S G Donevskiy. O treinador L3 não será concluído até maio de 1970 - e o cronograma atual para o primeiro lançamento tripulado L3 é dezembro de 1970! Mas, em qualquer caso, Kamanin avalia a última data como irrealista - não há nenhum foguete ou nave espacial ainda. Mais tarde no dia, Efimov, Moroz e Kamanin se encontram com as cosmonautas - Ponomaryova, Solovyova, Yerkina e Kuznetsova. Eles os informam que, apesar da carta ao Comitê Central solicitando um voo Soyuz exclusivamente feminino, ele foi rejeitado. Ustinov, Smirnov e Pashkov são todos contra a ideia, assim como MOM, MAP, AN e VVS. Kamanin acredita que todo o conceito de cosmonauta feminina foi um erro. Tereshkova voando em primeiro lugar começou a coisa toda, mas agora não há acompanhamento. |
| 03/09/1973 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 579 Satélite militar recuperável. |
| 03/09/1973 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 579 Satélite militar recuperável. |
| 03/09/1976 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Cosmos 854 Satélite militar recuperável e manobrável de alta resolução do tipo Zenit 4MK |
| 03/09/1979 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1123 Satélite militar recuperável. |
| 03/09/1979 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1123 Investigação dos recursos naturais da Terra. |
| 03/09/1979 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1123 Investigação dos recursos naturais da Terra. |
| 03/09/1979 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1123 Satélite militar recuperável. |
| 03/09/1980 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Cosmos 1209 Terceira geração de satélite de foto vigilância de alta resolução.Investigação dos recursos naturais da Terra. |
| 03/09/1982 | HISTORIA |
Aterrissagem da Soyuz 29 |
| 03/09/1982 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1401 Terceira geração de satélite de foto vigilância de alta resolução.Investigação dos recursos naturais da Terra. |
| 03/09/1982 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1401 Terceira geração de satélite de foto vigilância de alta resolução.Investigação dos recursos naturais da Terra. |
| 03/09/1983 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Cosmos 1495 Investigação dos recursos naturais da Terra. |
| 03/09/1983 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Cosmos 1495 Satélite militar recuperável. |
| 03/09/1986 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Cosmos 1775 Satélite militar recuperável. |
| 03/09/1986 | HISTORIA |
Pouso do Soyuz 10 Tripulação de Retorno: Shatalov, Yeliseyev, Rukavishnikov. Pessoas Relacionadas: Shatalov, Yeliseyev, Rukavishnikov. Voo: Soyuz 10. O Soyuz 10 pousou às 14:15 GMT. A tripulação sofreu uma falha crítica durante o acoplamento com a estação Salyut 1. Eles não conseguiram entrar na estação espacial e tiveram que desacoplar e pousar de emergência. Detalhes Adicionais: aqui .... |
| 03/09/1986 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1772 Satélite militar recuperável. |
| 03/09/1986 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1772 Satélite militar recuperável. |
| 03/09/1986 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Cosmos 1776 Satélite para calibração de radar do tipo Taifun-1. Transportou 25 subsatélites do tipo Romb |
| 03/09/1987 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Ekran 16 Satélite geoestacionário para transmissão de programas de televisão para uma rede de múltiplas estações receptoras. |
| 03/09/1987 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Cosmos 1874 Satélite militar recuperável. |
| 03/09/1992 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial DOS-7 EO-12 EVA-1- Solov'yov, A.Ya. |
| 03/09/1992 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial DOS-7 EO-12 EVA-1- Avdeev, S.V. |
| 03/09/1995 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave SOYUZ TM 22 MIR Permaneceu 179 dias no espaço. |
| 03/09/1997 | NOTíCIAS |
Rússia multa tripulação da Mir por acidente de junho Cosmonautas foram considerados responsáveis pelo choque da estaçãoRússia multa tripulação da Mir por acidente de junho das agências internacionais A direção do programa espacial russo declarou ontem que os cosmonautas Vassili Tsibliev e Alexander Lazutkin são responsáveis pela colisão da estação espacial Mir com uma nave de carga não tripulada em 25 de junho. O veredicto foi divulgado pelo ex-cosmonauta Valeri Riumin, coordenador do programa conjunto Mir-Nasa (agência espacial dos Estados Unidos);. O acidente foi considerado o mais grave ocorrido com a estação orbital Mir nos seus 11 anos de operação. Em um informe de tom crítico, Riumin disse que a conclusão sobre a culpa atribuída aos dois ex-tripulantes da Mir "está além de qualquer dúvida" e foi decidida por uma comissão "após exaustiva análise dos dados da missão". "Pessoalmente, lamentamos pelos rapazes, mas fatos são fatos", disse o dirigente. Apesar do caráter taxativo de suas declarações, Riumin não informou qual teria sido o erro cometido pelos dois cosmonautas durante a manobra de acoplagem da nave-cargueiro Progress M-34 com a Mir. A pena dos dois ex-tripulantes da Mir deverá ser aplicada na forma de multa a ser debitada da remuneração prevista em contrato, segundo Riumin, que não especificou os valores. Tsibliev, que comandou a missão, e o engenheiro Lazutkin permanecem em quarentena até sexta-feira, se recuperando fisicamente dos efeitos no organismo da permanência de seis meses em órbita da Terra. Ambos retornaram à Terra em 14 de agosto, poucos dias após o presidente da Rússia, Boris Ieltsin, tê-los acusado de ser os responsáveis pela colisão. "Sempre procuram um bode expiatório", disse Tsibliev à imprensa pouco depois de retornar à Terra. Na ocasião, ele e seu colega Lazutkin afirmaram que desejavam continuar na carreira espacial e retornar à estação orbital. A permanência dos dois a bordo da Mir foi marcada por várias situações de emergência. Tsibliev chegou a desenvolver uma arritmia cardíaca, já superada. A colisão com a nave-cargueiro Progress M-34 provocou perfuração do módulo Spektr, um dos seis integrados à Mir, causando imediata despressurização. Também houve danos nos painéis solares, que captam energia do Sol, provocando perda de 40% das reservas de energia. Ontem, a bordo da Mir, o russo Anatoli Soloviov e o norte-americano Michael Foale treinavam para o passeio espacial previsto para sábado, em que ambos deverão verificar os danos causados pelo acidente de junho. O outro tripulante russo, Pavel Vinogradov, deverá permanecer a bordo da Mir durante a saída dos dois ao espaço. A saída deverá durar cerca de duas horas, segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia. As reservas de oxigênio dos equipamentos dos tripulantes permitem uma autonomia máxima de sete horas. |
| 03/09/1999 | HISTORIA |
Topol Oitavo lançamento de teste |
| 03/09/2004 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-11- Padalka, G.I. |
| 03/09/2004 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-11- Fincke, E.M. |
| 03/09/2009 | HISTORIA |
Mir News 326: Progress-M32 reacoplou à estação espacial Mir. Voo: Soyuz TM-24, STS-76 Mir NASA-1. Hoje, o Progress-M32 concluiu seu voo autônomo. Esse voo começou em 18.08.1996, ou seja, 1 dia antes do acoplamento da Soyuz-TM24. A aproximação e o acoplamento ocorreram 1 órbita mais tarde do que o planejado originalmente e foram executados no modo automático com o sistema Kurs. O acoplamento na porta de acoplamento traseira (Kvant, + eixo X) foi concluído em 3.09 às 09.35.21 UTC. Para aqueles que monitoram operações como essa, o atraso dessa operação até a órbita 60212 de 0927-0932 UTC foi uma sorte, devido ao fato de que eles puderam monitorar a fase final da operação. O comandante Korzun observou a aproximação por meio dos monitores dos sistemas LIV e TORU e relatou distâncias, velocidades de aproximação e manobras ao redor do eixo X. Quando ambos os objetos desapareceram atrás do horizonte, a distância era de 95 metros e a velocidade aproximada de 0,8 M/sec. Durante a próxima passagem na órbita 60213, de 1102-1108 UTC, ficou claro que o Progress-M32 estava novamente parte do complexo Mir. Enquanto isso, Korzun havia corrigido a atitude do complexo. Ele recebeu ordens para não realizar as verificações de estanqueidade e a abertura da escotilha hoje. (Então, em um período relativamente curto, os russos realizaram operações cruciais. Pelo que diz respeito aos voos espaciais russos, Aleksandr Lebedj não tem nada para se preocupar!!) Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202. |
| 03/09/2009 | HISTORIA |
Mir News 381: Fornecimento de energia Voo: Soyuz TM-26, STS-84 Mir NASA-4. Vinogradov trabalhou duro na implantação de cabos da escotilha do Spektr para outros módulos e, gradualmente, ele conseguiu restaurar parte do fornecimento de energia para os módulos Kvant-2 e Kristall. Os 3 painéis solares não danificados do Spektr forneceram energia, mas a rotação para alcançar a iluminação solar máxima ainda não é possível. Solovyov lutou para manter o Elektron no Kvant-1 operacional e também usou energia para a restauração do Elektron no Kvant-2. Em 25.08, o Elektron no Kvant-1 se desligou e o TGK (o gerador de oxigênio de combustível sólido) não funcionou devido a um pino de ignição defeituoso. Antes que a típica crise da imprensa irrompesse, os cosmonautas já haviam consertado o TGK e o Elektron no Kvant-1. O fornecimento de energia foi parcialmente restaurado no Kvant-2 e no Kristall: as luzes estão acesas, o aquecimento funciona novamente e o processo de secagem está em andamento. Preparativos para a AEV: Solovyov e Foale estavam convencidos de que obteriam luz verde para a AEV em 6.09 e iniciaram os preparativos. Várias vezes, eles vestiram seus trajes Orlan-M, verificaram todos os sistemas e fizeram um estoque de todos os equipamentos necessários para a AEV. Foale viu um filme de seu treinamento de AEV com Budarin no TsPK. Ele e S. também revisaram o chamado 'ciclograma' da AEV. O treinamento de Foale, durante o qual Solovyov foi instrutor, também serviu como um teste para determinar se Foale conseguiria fazer a AEV ou não. Comunicações: O Altair-2 está sendo usado regularmente para comunicações entre a Mir e o TsUP. Eles usam esse satélite para telefone, bem como para TV. Em 1, 2 e 3.09, eles mostraram imagens de seu treinamento, também com seus trajes espaciais, mas também de vez em quando filmes de vídeo do interior e da superfície externa do complexo. Se em 4.09.1997 uma decisão positiva for tomada, a AEV será feita em 6.09.97. Abertura da escotilha: 0055 UTC; duração planejada de 5 horas e 40 minutos. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202. |
| 03/09/2011 | HISTORIA |
Missão de teste Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 03/09/2014 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Kosmos-2495 (Kobalt-M); |
| 03/09/2014 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Kosmos-2495 (Kobalt-M); |
| 03/09/2017 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave Soyuz MS-04 |
| 03/09/2017 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave Expedition 51 Duração da Missâo:196.72 |
| 03/09/2021 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-49- Novitskiy, O.V. |
| 03/09/2021 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-49- Dubrov, P.V. |
| 03/09/2025 | HISTORIA |
PROGRESS MS-32 A nave foi integrada ao adaptador do veículo de lançamento e, em seguida, foi colocada dentro da carenagem de carga útil. Depois disso, o conjunto resultante foi transportado para o prédio de montagem do veículo para integração com o foguete Soyuz-2-1a. |

