2002
| Data | Origem | Descrição |
|---|---|---|
| 13/01/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-19 Satélite de Telecomunicações |
| 13/01/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-19 Satélite de Telecomunicações |
| 14/01/2002 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-5- Walz, C.E. |
| 14/01/2002 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-5- Onufrienko, Yu.I. |
| 14/01/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1206 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 14/01/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1206 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 25/01/2002 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-6- Bursch, D.W. |
| 25/01/2002 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-6- Onufrienko, Yu.I. |
| 04/02/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-33 Satélite de Telecomunicações |
| 04/02/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-33 Satélite de Telecomunicações |
| 15/02/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 100 Investigação do espaço exterior |
| 15/02/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 100 Investigação do espaço exterior |
| 17/02/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1143 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 17/02/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1143 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 25/02/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2387 Satélite do tipo Cosmos |
| 28/02/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1785 Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning); |
| 28/02/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1785 Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning); |
| 02/03/2002 | HISTORIA |
Mir News 348: A Soyuz-TM24 fez um pouso feliz Voo: Soyuz TM-24, Soyuz TM-25, Soyuz TM-25 Mir 97, STS-81 Mir NASA-3. Em 2.03.1997 às 0644 UTC, a cápsula de retorno da Soyuz-TM24 fez um pouso seguro no Cazaquistão, perto de Arkalyk (47degr49min Norte; 69degr24min Leste). Cerca de 4 minutos depois, o primeiro helicóptero da equipe de busca e salvamento chegou a essa posição. A operação de retorno e o pouso ocorreram sem problemas. Durante a operação de retorno, a Soyuz-TM24 comunicou-se por meio das estações de rastreamento orientais na Rússia e provavelmente o Altair-2 sobre 96 graus Leste. Obviamente, o Altair-1 não estava (ou: está?) operacional. Última semana do Mir'97 e da Expedição Principal Mir 22: O incêndio na noite de 22 para 23.02 deixou sua marca nesta última semana devido à poluição da atmosfera da Mir durante os primeiros dias e a atenção extra que a tripulação teve que dar ao gerador de oxigênio danificado e aos cabos. Por muito tempo, houve o cheiro causado pelo incêndio. Um dos cosmonautas falou sobre o cheiro de 'peru assado'. Alguns membros da tripulação sofreram irritação brônquica, garganta seca e problemas de sono. Ninguém se machucou, com exceção de Korzun, que teve uma pequena queimadura na mão. Ewald já havia executado a maioria dos experimentos do Mir'97 e os eventos não influenciaram significativamente aquele programa. Os gerentes de projeto alemães ficaram satisfeitos com os resultados bem-sucedidos e a conclusão da missão. Durante esta semana, houve muito tráfego de rádio em 2 frequências simultaneamente: os russos usaram 143.625 mc e Ewald e Linenger 130.165 mc. Para algumas sessões de TV planejadas, por exemplo, para o programa infantil Captain Bluebear da RTL e sobre um concurso de desenhos de crianças com a esposa do presidente alemão Herzog, eles não usaram os satélites geoestacionários, mas transceptores de TV diretos em frequências mais baixas. Para o telefone durante essas sessões, Ewald usou o UKW-2 130.165 mc. Siriusses: A nova tripulação, Tsibliyev e Lazutkin, a 23ª M.E. para a Mir, e Jerry Li |
| 02/03/2002 | HISTORIA |
Pouso do Soyuz TM-14 Tripulação de Retorno: Ewald, Kaleri, Korzun. Pessoas Relacionadas: Ewald, Kaleri, Korzun. Voo: Soyuz TM-24, Soyuz TM-25, Soyuz TM-25 Mir 97, STS-81 Mir NASA-3. Korzun, Kaleri e Ewald desacoplaram do Mir na espaçonave Soyuz TM-24 às 03:24 GMT em 2 de março e pousaram perto de Arkaylk no Cazaquistão às 06:44 GMT. |
| 03/03/2002 | HISTORIA |
Grupo de Treinamento de Cosmonautas Engenheiros Energia 11 Selecionado. Pessoas Relacionadas: Lazutkin, Treshchev, Vinogradov. |
| 15/03/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-32 Satélite de Telecomunicações |
| 15/03/2002 | HISTORIA |
Mir News 165: ROTINA DIÁRIA DA Mir Voo: Soyuz TM-16. Após o acoplamento do cargueiro Progress-M16, a tripulação continuou seu trabalho de reparo e substituição nos sistemas do complexo. Eles não fizeram muito trabalho experimental, além de observações geofísicas. Eles precisavam de todo seu tempo de trabalho para a manutenção técnica. Eles repararam vários girodinos e Manakov estava otimista com os resultados daquele trabalho de 'alta prioridade'. Espero que eu estivesse certo, pois Manakov é um grande otimista. O VDU (o motor externo de controle de movimentos no braço Sofora) ainda está inoperante devido a problemas de software. De grande preocupação para a tripulação e os especialistas permanecem os sistemas complicados para manter o clima naquele que é como um 'pulmão de ferro'. Em contradição aos 'pulmões de ferro' para uso médico, este tem que se alimentar e se regenerar. O desgaste de peças desse complexo complicado resulta em mau funcionamento, então a tripulação recebe repetidamente avisos sobre problemas, mas também por mais ruído do que havia sido previsto originalmente. Diariamente, eles falam sobre o BKV-3, um sistema para restaurar a condição do ar. Quando a tripulação recebe permissão para desligar esse sistema (recebendo o comando G-24), eles desfrutam do silêncio. Polishchuk fez muito trabalho de reparo nesse BKV-3. ATIVIDADES EXTRAVEÍCULARES (AEV-S): Em breve, podemos ouvir a tripulação falando sobre os preparativos para uma série de 4 AEVs. Para a primeira, o dia 16 de abril foi mencionado. Durante as três primeiras AEVs, os cosmonautas terão que trocar os painéis solares do módulo Kristall para o Kvant-1. A quarta é para a remoção de materiais que ficaram expostos por muito tempo às influências do espaço aberto. Os painéis solares têm que ser substituídos para tornar possíveis as operações futuras. Para executar as operações de acoplamento planejadas do Buran e do ônibus espacial naquele módulo Kristall, ele tem que ser reacoplado à porta de acoplamento axial frontal (PKhO). Um segundo motivo para substituir esses painéis solares é o fato de que alguns painéis solares obstruem outros. |
| 15/03/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-32 Satélite de Telecomunicações |
| 20/03/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-7-ISS Satélite de Reabastecimento |
| 20/03/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-7-ISS Satélite de Reabastecimento |
| 21/03/2002 | HISTORIA |
Mir News 351: Rotina da Mir Voo: Soyuz TM-25, STS-81 Mir NASA-3. Gradualmente, as passagens da Mir para nossa área passaram para as horas da noite, mas, no entanto, muito tráfego de rádio pôde ser monitorado desde o último relatório da Mir. Esse tráfego revelou que o único sistema para a produção de oxigênio é o gerador de oxigênio de combustível sólido. A tripulação coordena o uso das chamadas 'shashki' (discos) com o TsUP e cerca de 3 desses 'cartuchos' são 'queimados' diariamente. No início, eles ainda tentavam ativar o único Elektron operacional para gerar oxigênio a partir de água 'técnica', mas possivelmente os analisadores de gás relataram que a qualidade da produção não atingiu os padrões desejados e eles tiveram que interromper essas tentativas. Eles parecem ter 'shashki' suficientes até a chegada de novos suprimentos, mas não podem usar todos os cartuchos disponíveis. Eles receberam ordens para evitar o uso daqueles produzidos nos anos após a desintegração da União Soviética. Progress-M34: O lançamento deste cargueiro muito necessário está programado para 6.04.1997. Não se sabe se as peças sobressalentes (filtros etc.) estarão prontas antes desse lançamento. O Progress-M34 também terá que entregar um novo transmissor Antares para comunicações por meio do único satélite Altair (nº 2) disponível agora. Comunicações: A posição atual do Altair-2 é sobre 94 graus Leste. Para operações de acoplamento de naves Soyuz-TM e ônibus espaciais, mas também para as comunicações durante AEVs e o moral da tripulação, uma posição mais a oeste, por exemplo, na posição do Altair-1 (Cosmos-2054) seria mais adequada. Controle de movimentos: Em 19.03.1997, durante a passagem na órbita 63298, Tsibliyev relatou um mau funcionamento de um sensor de taxa angular Omega. Às 0448 UTC, o SUD (sistema de controle de movimentos) mostrou uma falha e o complexo entrou em uma rotação inexplicável. Além de um, os girodinos ainda estavam funcionando, mas, obviamente, incapazes de corrigir a atitude da estação. Durante a próxima passagem (na órbita 63300, 0856-0906 UTC), a tripulação recebeu ordens para desligar |
| 21/03/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite PROGRESS M1-8-ISS Satélite de Reabastecimento |
| 01/04/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2388 Satélite do tipo Cosmos (US-K) |
| 08/04/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite S0 Truss12 Flight 8A - Largura: - Diâmetro: |
| 08/04/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave STS-110 ATLANTIS Levou a estação a Integrated Truss Structure S0 - a peça central da estrutura da estação. Também levou o Mobile Transporter para servir de base móvel para o braço robótico Canadarm2.Missão de 11 dias. |
| 17/04/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave SOYUZ TM 34-ISS TAXI FLIGHT Taxi flight, duração de 1 semana. O objetivo da missão é substituir a nave Soyuz TM-33, que está a 6 meses acoplada a estação. Levou o astronauta italiano Roberto Vittori, y o turista Mark ShuttleWorth, representando a África do Sul |
| 19/04/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave STS-110 ATLANTIS Levou a estação a Integrated Truss Structure S0 - a peça central da estrutura da estação. Também levou o Mobile Transporter para servir de base móvel para o braço robótico Canadarm2.Missão de 11 dias. |
| 29/04/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1184 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 29/04/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1184 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 10/05/2002 | HISTORIA |
Mir News 479: 1ª Caminhada Espacial (AEV) da 28ª Expedição Principal à Mir Voo: Soyuz TM-30. Em 12.05.2000, a tripulação da 28ª M.E. para a Mir fará uma AEV. O início da AEV é às 1040UTC (abertura da escotilha) e o fim às 1605UTC (fechamento da escotilha). Os cosmonautas terão que realizar muitas tarefas, por exemplo, o 'lacre' de uma pequena fenda no casco do bloco base e a execução de uma inspeção panorâmica do exterior do complexo. A tripulação usará um dispositivo chamado 'Germatizator' e também desmontará uma bateria solar do exterior do módulo Kvant-1. Durante a semana passada, os principais assuntos durante os contatos de rádio foram os preparativos para a AEV que se aproxima, como as verificações de estanqueidade dos trajes espaciais disponíveis e as verificações de todos os equipamentos necessários durante a AEV, a estanqueidade das conexões, o estado das válvulas, o oxigênio e outros tanques e o sistema de comunicações de rádio Tranzit. Quase toda a AEV será feita antes que a Mir entre no alcance da Europa Ocidental. Possivelmente, o fechamento da escotilha ocorrerá apenas durante a primeira passagem na órbita 81356, 1605-1613UTC. Durante as sessões de comunicação seguintes, a tripulação pode ser monitorada durante suas atividades pós-AEV. Em 4.05, Zalyotin leu uma saudação a um fórum juvenil recentemente aberto sobre temas como a 2ª Guerra Mundial e a vitória sobre o fascismo. As atividades durante este fórum foram estafetas esportivas por representantes de clubes militares patrióticos. Zalyotin enviou os melhores votos aos participantes. Em 7.05, após as conversas sobre a próxima AEV, a última sessão de comunicação foi concluída pela transmissão de TV ou rádio da posse do presidente Putin. Sua promessa de governar o país de forma 'honesta e aberta' pôde ser ouvida alto e claro por meio do canal 'uplink' no fundo. Experimentos: Nas últimas 2 semanas, os cosmonautas trabalharam em experimentos de vez em quando. Eles falaram sobre experimentos russos originais, para os quais o 'hardware' ainda está a bordo da estação. Por enquanto, é |
| 11/05/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 426 Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS |
| 11/05/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 426 Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS |
| 12/05/2002 | HISTORIA |
A estrutura de todo o edifício MIK 112 em Baikonur desabou, matando oito pessoas. |
| 12/05/2002 | HISTORIA |
Uma dessas equipes de reparo, acredita-se que incluía oito pessoas, subiu no topo do MIK 112 na manhã de domingo. Como testemunhas relatam, por volta das 9h20, horário local, toda a estrutura do prédio tremeu violentamente como em um terremoto e pedaços enormes do telhado caíram dezenas de metros abaixo. |
| 12/05/2002 | HISTORIA |
A estrutura de todo o edifício MIK 112 em Baikonur desabou, matando oito pessoas. |
| 25/05/2002 | HISTORIA |
Voskhod 3 ressurge Pessoas Relacionadas: Gagarin, Komarov, Kuznetsov, Nikolai F, Leonov, Mishin, Ustinov. Voo: Voskhod 3. Nave Espacial: Vostok. Ustinov chama Gagarin, Komarov e Leonov para seu escritório para discutir sua carta sem resposta a Brezhnev. Ele pergunta sobre o treinamento de cosmonautas para voos da Soyuz e, surpreendentemente, sobre o Voskhod 3 (enterrado há muito tempo por Mishin, embora nenhuma resolução ou decisão tenha jamais cancelado a missão). Ele incentiva os cosmonautas a pararem de brigar e trabalharem mais de perto com o OKB-1. Kamanin julga, a partir do relato dessa estranha conversa, que Ustinov tem uma visão completamente distorcida dos assuntos, como resultado de mentiras que Mishin e Smirnov lhe deram. Pouco depois dessa entrevista, o General Kuznetsov liga com a notícia surpreendente de que Mishin emitiu ordens para que o trabalho recomeçasse na preparação do Voskhod 3 para o voo. Mas essa é a última vez que se ouve falar da missão Voskhod 3... |
| 28/05/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2389 Satélite militar (comunicação) |
| 05/06/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite S0 TRUSS Primeira parte da estrutura principal da ISS, composta por 9 partes. Possui comprimento de 13,4x4,6 metros. Nele foi fixado o Mobile Transporter, que permite al braço robô CanadArm se deslocar pela estação. |
| 05/06/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave Expedition 5 Duração da Missâo:184.93 |
| 05/06/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Mobile Base System Flight UF2 - Largura: - Diâmetro: |
| 05/06/2002 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 05/06/2002 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 05/06/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave STS-111 ENDEAVOUR Levou a estação uma outra parte do Mobile Transponder para o braço robótico Canadarm 2. Levou suprimentos no módulo logístico MPLM. Retornou em 17 de junho de 2002. |
| 05/06/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave Expedition Crew 5 A Expedition Crew 5 foi composta pelo comandante russo Valery Korzun, pela norte americana Peggy Whitson, e pelo russo Sergei Treschev. Retornaram no dia 07 de dezembro de 2002, após permanecerem 184 dias, 22 horas e 14 minutos no espaço |
| 06/06/2002 | HISTORIA |
Topol O segundo lançamento da versão móvel do míssil Topol-M de Plesetsk |
| 09/06/2002 | HISTORIA |
Mir News 427: Comunicações Voo: Soyuz TM-27, STS-89 Mir NASA-6, STS-91. A tripulação do Discovery não conseguiu restaurar as transmissões de imagens de TV via banda Ku. No entanto, os russos não aumentaram o uso de seu satélite geoestacionário. Um comunicado de imprensa americano caracterizou o sistema russo Altair-2 como um sistema espartano. Infelizmente, os russos não aproveitaram a oportunidade de mostrar as possibilidades desse sistema espartano colocando-o à disposição da missão STS-91 para fins de relações públicas, ou seja, eventos de TV ao vivo, também do próprio Shuttle. Possivelmente também houve problemas com esse sistema, pois em 6.06.1998, algo estava errado com um link de TV entre TsUP e uma estação de rastreamento. Durante uma coletiva de imprensa, apenas as comunicações de voz foram possíveis. Os relatórios de TV do Mir, dos quais apenas alguns chegaram até nós via CNN, foram retransmitidos por estações de rastreamento dentro da Rússia via canais UHF. Isso pode ser derivado do uso do código de comando Anna-86 durante as comunicações VHF. Esses links de vídeo duraram menos que os via Altair-2 e a qualidade não era tão boa e às vezes apenas imagens em preto e branco eram possíveis. Do segmento russo da combinação Discovery-Mir, os russos se comunicavam com TsUP via seus próprios canais VHF. O Discovery usou para comunicações de voz com Houston o canal de banda S via TDRS-es. Durante uma das janelas de comunicação em 5.06.98, Musabayev tentou entrar em contato com TsUP por muito tempo. Ele pediu a Charlie Precourt que alertasse TsUP Moscou via um dos canais americanos e isso ajudou. Nos últimos meses, a tripulação do Mir ligava regularmente para TsUP em vão por longos períodos, mesmo via Altair-2. Deterioração da motivação dos Capcoms no TsUP? Andy Thomas: Em 5.06.98, ou seja, 1 dia após a acoplagem do Discovery, Andy se instalou no Shuttle e se tornou membro da tripulação do STS-91. Ele apareceu regularmente dentro dos contornos do complexo Mir, mas não se comunicou mais de lá com TsUP Moscou |
| 09/06/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite EXPRESS-A4 Satélite geoestacionário de telecomunicações. |
| 12/06/2002 | HISTORIA |
Artigo de teste de fluxo frio do Angara exibido no Salão Aeronáutico de Paris |
| 15/06/2002 | HISTORIA |
Missão de estudo da alta atmosfera Apogeu: 58 km (36 mi). |
| 15/06/2002 | HISTORIA |
Missão de estudo da alta atmosfera Apogeu: 58 km (36 mi). |
| 17/06/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave STS-111 ENDEAVOUR Levou a estação uma outra parte do Mobile Transponder para o braço robótico Canadarm 2. Levou suprimentos no módulo logístico MPLM. Retornou em 17 de junho de 2002. |
| 19/06/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave Expedition 4 Duração da Missâo:195.82 |
| 19/06/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave Expedition Crew 4 A Expedition 4 foi composta pelo comandante russo Yuri Onufrienko e pelos norte americanos Carl E. Walz e Daniel W. Bursch.Eles foram transportados a estação pelo STS-108 Endeavour. Permanência no espaço de 195 dias, 19 horas e 39 minutos, retorno em 19 de junho de 2002 |
| 25/06/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-8-ISS Satélite de Reabastecimento |
| 25/06/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-8-ISS Satélite de Reabastecimento |
| 26/06/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite PROGRESS M-46 ISS Satélite de Reabastecimento |
| 27/06/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite COSMOS 2387 Satélite do tipo Cosmos |
| 27/06/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite COSMOS 2387 Satélite do tipo Cosmos |
| 08/07/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2390 Satélite de comunicação civil em órbita baixa do tipo Gonets (Strela); |
| 08/07/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2391 Satélite de comunicação civil em órbita baixa do tipo Gonets (Strela); |
| 08/07/2002 | HISTORIA |
Missão de teste Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 12/07/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite DEMONSTRATOR-2 Satélite de demonstração lançado pelo submarino Ryazan, a partir do Mar de Barents. |
| 19/07/2002 | COSMONAUTAS |
Falecimento do cosmonauta Vasyutin, Vladimir |
| 19/07/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 2367 Satélite militar de vigilância marítima |
| 19/07/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 2367 Satélite militar de vigilância marítima |
| 25/07/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2392 Satélite militar do tipo ARKON |
| 02/08/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-66 Satélite de Telecomunicações |
| 02/08/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-66 Satélite de Telecomunicações |
| 03/08/2002 | HISTORIA |
Mir News 320: Progress-M32 Voo: Soyuz TM-23, STS-76 Mir NASA-1. Acoplamento à Mir: O Progress-M32 acoplou à estação Mir (- eixo X, porta frontal da seção de transição) em 2.08.1996 às 22.03.44 UTC. Então, 6 minutos mais tarde do que o planejado. A aproximação e o acoplamento foram executados no modo automático usando o sistema Kurs. Tráfego de rádio: Como sempre durante essas operações, o tráfego de rádio foi muito interessante. Durante a passagem na órbita 59727, 2149-2156 UTC, a aproximação ainda estava em andamento. A tripulação acabou de realizar um teste do sistema TORU (teleorientação e guiagem), que permite que a tripulação guie o Progress-M32 de dentro da Mir. Eles não usaram esse sistema. Às 215520 UTC, a distância entre o Progress-M32 e a Mir era de 180 M. Os cosmonautas monitoraram as imagens feitas do Progress-M32 da estação em seus monitores. Eles também observaram o Progress-M32 que se aproximava pelas janelas. O tráfego revelou que, embora um pouco mais lento do que o planejado, a operação estava progredindo bem. Durante a próxima passagem na órbita 59728, 2327-2333 UTC, o tráfego de rádio revelou que o Progress-M32 havia acoplado à Mir. Os preparativos para a abertura das escotilhas estavam em andamento, ou seja, verificações de estanqueidade, a equalização das pressões no Progress-M32 e na Mir, a implantação de uma mangueira de ar, e assim por diante. Durante a passagem na órbita 59729, em 3.08.1996, de 0057 a 0107 UTC, as escotilhas foram abertas e os cosmonautas já haviam entrado no cargueiro para remover as coisas que tinham que ser transferidas para o complexo o mais rápido possível. Após as verificações dos sistemas do Progress-M32 e o trabalho para garantir que o Progress-M32 estava preso à estação com segurança e firmeza, a tripulação pôde dormir. E assim fizeram, cansados, mas satisfeitos, seu 'observador'. O Progress-M32, ficará - relativamente - parte do complexo Mir por um curto período: se as operações com a Soyuz-TM24 (tripulação de revezamento) forem realizadas conforme o planejado (neste momento), o Progress-M32 terá que partir em 20.08.1996 para liberar a porta de acoplamento frontal para a Soyuz-TM24, que tem que ser lançada em 19.08.1996. Progress-M31: Esta o |
| 16/08/2002 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-7- Korzun, V.G. |
| 16/08/2002 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-7- Whitson, P.A. |
| 19/08/2002 | HISTORIA |
Mir News 324: Soyuz-TM24 acoplado ao Mir Voo: Soyuz TM-23, Soyuz TM-24, Soyuz TM-24 Cassiopee, STS-76 Mir NASA-1. O Soyuz-TM24 se acoplou ao Mir em 19.08.1996, às 14.50.21 UTC. A aproximação e a acoplagem foram realizadas em modo automático com o sistema Kurs. Isso em contradição com as informações sobre o Kurs no MirNEWS.323. Essa informação veio de uma fonte geralmente confiável que possivelmente interpretou mal uma mensagem de uma agência de notícias. O tráfego de rádio durante as passagens após a acoplagem bem-sucedida revelou que a nova tripulação e Claudie Andre-Deshays ainda estavam em boa saúde e humor após o voo de 2 dias. Uma Claudie muito animada disse a um compatriota no TsUP que usará o módulo Priroda como seu quarto de hóspedes. Shannon Lucid está permanecendo no módulo Spektr. Soyuz-TM23: Esta nave retornará à Terra em 2.09.1996 com a tripulação aliviada da ME 21 e Claudie. Progress-M32: Esta nave de carga está voando em uma órbita um pouco mais alta que o Mir. O Progress-M32 se acoplará novamente ao Mir em 3.09.1996. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202. |
| 20/08/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Meteor 1-02 Satélite Meteorológico |
| 20/08/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Meteor 1-02 Satélite Meteorológico |
| 21/08/2002 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 21/08/2002 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 26/08/2002 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-8- Korzun, V.G. |
| 26/08/2002 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial ISS VKD-8- Treshchyov, S.Ye. |
| 29/08/2002 | HISTORIA |
Mir News 436: Soyuz-TM28 Voo: Soyuz TM-28, Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27. Padalka e Avdeyev recolocaram esta nave da porta de acoplagem de popa para a porta de acoplagem dianteira do complexo Mir em 27.08.1998. Eles se separaram do Mir às 0544 UTC e se acoplaram novamente às 06.07.09 UTC. Padalka realizou a aproximação e a acoplagem manualmente, então, se o tesouro russo for capaz de arcar com isso, ele pode esperar seu 2º bônus de acoplagem manual. As comunicações durante essa operação foram via canal VHF do Soyuz-TM28 em 121.750 mc. Para ouvintes na Europa Ocidental, houve uma curta passagem durante uma elevação de 1 grau. No entanto, tanto tráfego pode ser monitorado entre 0600 e 0603 UTC que ficou claro que a operação transcorreu impecavelmente. Às 06.00.20 UTC, Padalka relatou que eles haviam terminado o voo de reconhecimento e que o Soyuz-TM28 estava mantendo a estação no eixo X. Eles tinham a antena de destino exatamente no centro e conseguiam ver a porta de acoplagem. O consumo de combustível havia sido muito baixo e o SIRT indicou que ainda havia 463 KG disponíveis. Padalka relatou que não queria esperar e que estava prestes a se aproximar e acoplar. Às 06.02.30 UTC, a distância ao Mir era de 15 M. O tráfego durante a passagem na órbita 71521, 0731-0741 UTC, deixou claro que a recolocação havia sido bem-sucedida. Os cosmonautas estavam de volta a bordo do Mir. Eles ligaram novamente todos os sistemas que haviam desligado antes da operação. Uma mangueira de ar foi implantada do bloco base para o Soyuz-TM28 e eles começaram a conservação dessa nave. Durante as passagens seguintes, essas atividades ainda estavam em andamento. A nova tripulação: Esta tripulação, a da 26ª Missão Principal do Mir, se apresenta como se já estivesse a bordo por meses. Toda vez que fico surpreso com o fato de que os cosmonautas que fazem seus primeiros voos espaciais se adaptam muito rapidamente à nova situação e demonstram que dominam totalmente as coisas. Aqueles que selecionaram e treinaram esses cosmonautas fizeram seu trabalho bem. (Desta vez, Padalka está fazendo seu |
| 21/09/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-25 Satélite de Telecomunicações |
| 21/09/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-25 Satélite de Telecomunicações |
| 23/09/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite INTERCOSMOS 19 Satélite de Pesquisa multinacional |
| 23/09/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite INTERCOSMOS 19 Satélite de Pesquisa multinacional |
| 25/09/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite PROGRESS M1-9 Satélite de Reabastecimento |
| 26/09/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite NADEZHDA 7 Satélite de navegação civil, dotado de sistema COSPAS/SARSAT para rastreamento de aviões e barcos. |
| 07/10/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite S1 TRUSS Comprimento de 13,7 metros, peso de 15 toneladas, é o terceiro componente da seção central da estação, composta por 11 peças. Foi anexado ao segmento S0. Possui 2 cameras de TV, um segundo canal S-Band de comunicação, e o primeiro Thermal Radiator Rotary Joint |
| 07/10/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite S1 Truss Flight 9A - Largura: - Diâmetro: |
| 07/10/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave STS-112 ATLANTIS Levou a estação uma outra parte da estrutura, a S1 truss, e o CETA (Crew and Equipment Translation Aid); para ajudar os astronautas a passear fora da estação. |
| 10/10/2002 | HISTORIA |
Missão de teste Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 10/10/2002 | HISTORIA |
Pouso da Soyuz TM-12 Tripulação de Retorno: Artsebarsky, Aubakirov, Viehboeck. Pessoas Relacionadas: Artsebarsky, Aubakirov, Viehboeck. Voo: Soyuz TM-12, Soyuz TM-12 Mir LD-3, Soyuz TM-13 Austromir. A Soyuz TM-12 pousou às 04h11 GMT com a tripulação de Artsebarsky, Aubakirov e Viehboeck a bordo.. |
| 14/10/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M-46 ISS Satélite de Reabastecimento |
| 14/10/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M-46 ISS Satélite de Reabastecimento |
| 15/10/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite FOTON-M Satélite recuperavel com experimentos de microgravidade da agência espacial européia. Explodiu na plataforma, matando 1 soldado. |
| 18/10/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave STS-112 ATLANTIS Levou a estação uma outra parte da estrutura, a S1 truss, e o CETA (Crew and Equipment Translation Aid); para ajudar os astronautas a passear fora da estação. |
| 27/10/2002 | HISTORIA |
Mir News 444: Progress-M40 Voo: Soyuz TM-28, Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27. Este cargueiro se conectou à estação espacial Mir em 27.10.1998 às 05.43.42 UTC. A aproximação e o acoplamento foram executados no modo automático com o sistema Kurs. Durante a passagem para minha posição (a Haia), foi possível ouvir como os cosmonautas observavam o Progress-M40 que se aproximava. Eles também tiraram fotos com a câmera LIV. No início dessa passagem (na órbita 72476 da Mir) de 0530-0537 UTC, a distância para a porta de acoplamento traseira da Mir era de 152 metros, em LOS, essa distância era de aproximadamente 113 metros. Um Padalka calmo relatou regularmente que tudo estava indo bem. Durante essa passagem, o transmissor de farol do Progress-M40 em 922.755 mc pôde ser ouvido, então, obviamente, esse transmissor não interfere com os transponders do Kurs. Durante a próxima passagem na órbita 72477, 0702-0712 UTC, ficou claro que o acoplamento havia sido um sucesso e que as escotilhas para o Progress-M40 já estavam abertas. Essas foram abertas entre 0620 e 0630 UTC. A tripulação apreciou um bom cheiro invernal do ar que chegou a eles do Progress-M40. Os cosmonautas já haviam instalado as tampas de proteção e o TsUP deu permissão a eles para carregar alguns comandos de orientação no computador de controle. Eles também carregaram comandos para a mira do ONA (a antena de feixe estreito para contato com o satélite geoestacionário). Isso teve algo a ver com o fato de que as comunicações pelo Luch-1/Gelios não haviam sido satisfatórias. Os cosmonautas também começaram a descarregar o Progress-M40. Comunicações: Durante as passagens do Progress-M40 em 26.10.1998, os transmissores nas bandas de 166, 165 e 922.755 mc podiam ser facilmente monitorados. Equipamento de rádioamador: O TsUP relatou que o mini-sputnik, quase o mesmo que o Sputnik-40, e os equipamentos prometidos para o experimento SSTV não puderam ser transportados para a Mir com esse Progress-M. Outros itens, por exemplo, os experimentos para as expedições francesa e eslovaca e um dispositivo francês para a medição de fluxos de meteoritos tiveram um |
| 29/10/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave SOYUZ TMA-1-ISS TAXI FLIGHT Taxi flight, duração de 1 semana. O objetivo da missão é substituir a nave Soyuz TM-34, que está a 6 meses acoplada a estação. O cantor do grupo pop N'Sync, Lance Bass, ia fazer parte da missão, mas foi excluido por falta de patrocinio para o vôo. O cosmonauta Frank de Winne, da Bélgica, representa a ESA, agência espacial européia. |
| 30/10/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave Soyuz TMA-1 |
| 05/11/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1154 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 05/11/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1154 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 10/11/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave SOYUZ TM 34-ISS TAXI FLIGHT Taxi flight, duração de 1 semana. O objetivo da missão é substituir a nave Soyuz TM-33, que está a 6 meses acoplada a estação. Levou o astronauta italiano Roberto Vittori, y o turista Mark ShuttleWorth, representando a África do Sul |
| 23/11/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite P1 TRUSS Comprimento de 13,7 metros, peso de 12,4 toneladas, anexado ao segmento S0. Possui uma antena de UHF, e da mesma forma que o segmento S1, possui radiadores e tambem tem instalado o Crew and Equipment Translation Aid (CETA); |
| 23/11/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite P1 Truss Flight 11A - Largura: - Diâmetro: |
| 23/11/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave STS-113 ENDEAVOUR Levou para a ISS a Expedition Crew 6 e acrescentou o segmento P1 a estrutura da estação.Missão de 10 dias de duração. |
| 24/11/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave Expedition 6 Duração da Missâo:161.05 |
| 24/11/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave Expedition Crew 6 A Expedition Crew 6 é comandada por mais um veterano da Mir, Nikolai Budarin, e seus colegas americanos Donald Pettit e Ken Bowersox. Permaneceram na ISS 161 dias, 1 hora e 17 minutos, retornando a Terra em 03 de maio de 2003 |
| 05/12/2002 | HISTORIA |
Mir News 338: 2ª Caminhada Espacial (AEV) da 22ª Expedição Principal Voo: Soyuz TM-24, STS-79 Mir NASA-2. Esta AEV ocorreu em 9.12.1996 entre 1352 UTC (abertura da escotilha) e 2028 UTC (fechamento da escotilha). Então, uma duração de 6 horas e 36 minutos. A AEV durou mais tempo porque Korzun queria realizar tudo o que tinha que ser feito e também houve um problema com algo que se soltou. Antes do retorno, eles restauraram a conexão da antena de rádioamador para os 145 mc. Provavelmente, essa antena foi desconectada por acidente durante a primeira AEV. Eles conectaram a antena novamente e, enquanto estavam voando sobre o Chile e o Brasil, pediram a John Blaha para ouvir em 145.800 mc para verificar se a antena estava funcionando ou não. Não havia tráfego naquela frequência naquela área e, portanto, eles tiveram que esperar até entrar no alcance de amadores europeus. Pedi ao rádioamador inglês Pat Gowen (G3IOR) para fazer chamadas em 145.800 mc assim que a Mir entrasse no alcance (por volta das 1934 UTC). Ele fez isso e esses sinais puderam ser ouvidos por John Blaha enquanto a Mir estava voando sobre a França. Ele relatou isso a Korzun e Kaleri, que ainda estavam em AEV, e os parabenizou por seu sucesso. Korzun pediu a John para não transmitir, mas apenas para ouvir. Os cosmonautas realizaram totalmente suas tarefas: instalando a estrutura de viga Rapana na viga Ferma-3 e a substituição da antena Kurs na superfície externa do P.Kh.O. (seção de transição). John Blaha, que ficou dentro do complexo, cuidou das comunicações e executou comandos fornecidos pelo TsUP. Ele forneceu à tripulação toda a ajuda moral e técnica possível. Os cosmonautas e Blaha fizeram um excelente trabalho durante essa AEV, eles deram um exemplo de cooperação internacional frutífera e, portanto, todos eles merecem um alto: 'MOLODTSY' (muito bem feito). Claro, os cosmonautas estavam muito cansados após a AEV e, de volta à câmara de vácuo, eles tiveram que fazer muito trabalho para tirar seus trajes espaciais. Pouco antes da meia-noite, Korzun pôde ser ouvido em um contato com uma Port |
| 06/12/2002 | HISTORIA |
Mir News 471: Mir ESHCHO V ZHIVYKH: Embora eu não tenha mais uma 'entrada' direta a bordo da estação espacial Mir, ainda há muito a relatar. Todos os dias, a órbita do complexo perde alguns metros e a estação está perdendo um pouco de ar. A confirmação de que o Mir ainda está vivo pode ser derivada do fato de que durante algumas passagens todos os dias a telemetria pode ser monitorada via bandas de 638, 166 e 165 mc. Ainda não encontrei a chave para decifrar esses ruídos. Infelizmente, os famosos decifradores de código Enigma da Segunda Guerra Mundial de Bletchley Park, perto de Londres, não podem mais ajudar. Boas fontes, que têm conhecimento do que a telemetria tem a relatar, me disseram que tudo está indo razoavelmente bem. O complexo ainda está voando em deriva livre e girando lentamente ao redor dos eixos X e Y com uma velocidade angular de 0,15 graus/seg. Se necessário, o B.U.P.O. pode ser ativado para controlar os movimentos do complexo com o uso de foguetes de direção e o propulsor externo VDU. Também é possível usar os dispositivos de direção da nave de carga Progress-M42 para esse fim. Esta nave de carga também pode ser usada para corrigir a órbita do complexo. Isso pode acontecer um desses dias, talvez já hoje. Por volta de 1.12.1999, o per/apogeu eram, respectivamente, 322.3 e 325.9 KM. Os dados que TsUP derivou da telemetria sobre a termorregulação, a umidade, o fornecimento de energia (baterias de acumuladores carregadas por alguns painéis solares) e sobre a atitude já mencionada não mostram anomalias. A perda lenta, mas gradual, da pressão do ar ainda é motivo de preocupação. Em alto nível, especialmente o chefe da RAKA, Koptev, usa esse problema como um argumento contra a eventual prorrogação da exploração do Mir. O destino do Mir em 2000 ainda não é certo: No campo dos formuladores de políticas para o futuro do Mir, 2 grandes organizações têm pontos de vista totalmente opostos. Essas organizações são a RAKA (então: a NASA russa) e a proprietária do Mir, RKK Energiya. Recentemente, a RKK Energiya recebeu apoio da Duma. A Duma deu permissão para |
| 07/12/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave Expedition 5 Duração da Missâo:184.93 |
| 07/12/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave STS-113 ENDEAVOUR Levou para a ISS a Expedition Crew 6 e acrescentou o segmento P1 a estrutura da estação.Missão de 10 dias de duração. |
| 07/12/2002 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave Expedition Crew 5 A Expedition Crew 5 foi composta pelo comandante russo Valery Korzun, pela norte americana Peggy Whitson, e pelo russo Sergei Treschev. Retornaram no dia 07 de dezembro de 2002, após permanecerem 184 dias, 22 horas e 14 minutos no espaço |
| 10/12/2002 | HISTORIA |
Um míssil UR-100NU (15A35) foi lançado como um teste para certificar a prontidão operacional do complexo 15P035. |
| 17/12/2002 | HISTORIA |
Mir News 399: Progress-M36 Voo: Soyuz TM-26, STS-86 Mir NASA-5. De acordo com o plano, este cargueiro desacoplou da Mir em 17.12.97 às 0602 UTC. Assim que o Progress-M36 estava a uma distância segura da Mir, o satélite de observação alemão-russo Inspektor foi ejetado do Progress-M36 (0735 UTC). A tripulação da Mir observou ambos os objetos que voavam autonomamente nos monitores do sistema TORU e pelas escotilhas. Inspektor: Imediatamente após o lançamento do Inspektor, ficou claro que seria impossível controlar o satélite pelo sistema de controle remoto devido a uma falha no sensor estelar do Inspektor. O voo ao redor do Progress-M36 foi impossível e, após algumas horas de observação e análise, todas as operações subsequentes com o Inspektor foram canceladas. Durante a órbita 67565 da Mir, entre 1307 e 1354 UTC, durante uma sessão de comunicação pelo Altair-2, os cosmonautas e o TsUP discutiram detalhadamente os problemas. A Mir também transmitiu imagens para a Terra com o que podia ser visto nos monitores e pela grande escotilha do módulo Priroda. O Inspektor estava voando perto do Progress-M36. O Inspektor tem que ser abandonado e decairá e se desintegrará na atmosfera terrestre em breve devido ao arrasto natural. Na próxima semana, os especialistas do DLR tentarão captar a telemetria do Inspektor para descobrir o que deu errado. Mir: A partir do início de seu voo autônomo, o Inspektor era um míssil não guiado e uma colisão com o complexo Mir era possível. Então, os russos decidiram colocar a Mir em uma órbita um pouco mais alta. Essa correção de órbita ocorreu em 17.12 às 1511 UTC. Progress-M36: As transmissões deste cargueiro puderam ser monitoradas durante todas as passagens possíveis em 17.12.1997. Quando o Progress-M36 seria colocado em um curso de destruição ainda não havia sido decidido quando este relatório foi para a imprensa. (O uso do Progress-M36 para alguns testes adicionais do sistema TORU pode ser uma possibilidade.) Progress-M37: A vida continua e, portanto, o lançamento do próximo cargueiro ainda está programado. Esse lançamento foi adiado um |
| 29/12/2002 | HISTORIA |
Mir News 472: Continuação da hibernação Após um período de teste nos primeiros 3 dias de dezembro, o complexo pôde continuar seu sono de inverno. Os resultados dos testes foram positivos e deram aos especialistas responsáveis no TsUP a confiança de que seriam capazes de interferir se necessário, que poderiam controlar a atitude e os movimentos do complexo e, se necessário, ligar o computador principal (TsVM-1) e acelerar os girodinos. Então, ficou claro que o computador analógico BUPO pode ser usado. A preocupação com o pequeno vazamento de ar permanece. Durante esse período de teste, a órbita da Mir foi elevada um pouco com o uso dos motores do cargueiro Progress-M42. Diariamente, o complexo está perdendo algumas centenas de metros. Agora, o perigeu é de 316 KM e o apogeu de 322 KM. O futuro da estação: A promessa de tomar uma decisão sobre o futuro próximo da Mir antes do final deste ano não foi cumprida. A última informação sobre uma eventual decisão foi que isso ocorreria antes de 15.01.2000, embora não esteja claro se isso acontecerá. O chefe da RAKA, a NASA russa, é contra a prorrogação da exploração da estação Mir. No entanto, ele aceitou 2 projetos de cenário entre os quais a escolha final terá que ser feita. Qual dos 2 será escolhido dependerá do destino do dinheiro de 1,5 bilhão de rublos (aproximadamente 58 milhões de dólares) destinados à exploração da Mir. Na opinião de Koptev, esse dinheiro é muito necessário para outros fins, por exemplo, para satélites de comunicação, meteorológicos, de navegação e militares, mas também para as obrigações russas no âmbito da ISS. Uma semana atrás, Koptev assegurou Goldin de que a Rússia cumprirá sua promessa de retirar o complexo Mir de órbita. O primeiro plano de rascunho, assumindo que a estação Mir será desorbitada em 2000, começa com o lançamento do cargueiro Progress-M1 número 1 em 24.01.2000 e termina com a desorbitação do complexo em 30.06.2000. Esse plano também prevê uma missão tripulada extra |
| 31/12/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-61 Satélite de Telecomunicações |
| 31/12/2002 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-61 Satélite de Telecomunicações |

