2001

Data Origem Descrição
09/01/2001 HISTORIA

Pirs

A RKK Energia inicia os testes finais do compartimento de acoplagem(Pirs), o próximo elemento russo da Estação Espacial Internacional, ISS. A construção do módulo estava atrasada devido a problemas financeiros. Embora ainda houvesse alguns problemas técnicos e financeiros a serem resolvidos, a RKK Energia esperava enviar o módulo para Baikonur em março ou abril, em preparação para o lançamento a bordo do foguete Soyuz em junho de 2001.
09/01/2001 HISTORIA

Pirs

A RKK Energia inicia os testes finais do compartimento de acoplagem, o próximo elemento russo da Estação Espacial Internacional, ISS. A construção do módulo estava atrasada devido a problemas financeiros. Embora ainda houvesse alguns problemas técnicos e financeiros a serem resolvidos, a RKK Energia esperava enviar o módulo para Baikonur em março ou abril, em preparação para o lançamento a bordo do foguete Soyuz em junho de 2001.
14/01/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1689

Primeiro vôo de um satélite da série Resurs-01. Investigação dos recursos naturais da Terra.
14/01/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1689

Primeiro vôo de um satélite da série Resurs-01. Investigação dos recursos naturais da Terra.
25/01/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M1-5

Satélite de Reabastecimento. Ultimo satélite enviado para a Mir. Esta nave utilizou seus motores para derrubar a estação espacial Mir em 06 de março de 2001.
29/01/2001 NOTíCIAS

Comandante da ISS relata altos e baixos

Bill Shepherd, que comanda a Estação Espacial Internacional , diz que tempo é escasso para a realização das tarefas
Comandante da ISS relata altos e baixos
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A vida a bordo da ISS ( Estação Espacial Internacional ); é barulhenta, agitada e nunca chega perto da monotonia, afirma seu comandante. Os três habitantes da instalação em órbita, há três meses no espaço, dizem que estão muito ocupados para ficar entediados ou deprimidos.
"Definitivamente estamos sempre ligados, graças à programação que o controle de terra tem nos dado", diz o comandante norte-americano Bill Shepherd.
O principal problema vivido pelo trio é barulho. Eles precisam usar tampões de ouvido para dormir, por conta do ruído provocado pelos equipamentos. "Gostaríamos de ver o nível de barulho baixar", afirma Shepherd.
Ele conta que o ritmo de trabalho tem sido forte, mas nem sempre as coisas saem como planejado. "Para mim, a coisa mais frustrante tem sido tentar fazer o melhor para cumprir as expectativas do pessoal no chão. Todo mundo quer ter as coisas feitas, mas algumas vezes simplesmente não dá."
Apesar de Shepherd e seus colegas _os cosmonautas russos Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev_ terem reclamações a fazer, eles têm evitado conflitos com os controladores. "Sabemos que há um monte de coisas que poderiam ser melhores, mas tentamos não ser muito críticos, porque, no fim das contas, tudo isso não importa. O que importa é que temos pessoas no espaço. A estação está funcionando e estamos fazendo progressos em sua construção. Isso é que é importante", diz Shepherd.
Após atrasos com o lançamento do ônibus espacial Atlantis (que deve levar o módulo laboratório da estação , o Destiny);, a volta da tripulação deve acontecer mais tarde que o previsto, em março.
Cotidiano espacial
A rotina do trio que está vivendo na estação é no mínimo pesada. Os três são acordados por um barulhento despertador às 6h (horário de Greenwich); _regulado para superar os ruídos já produzidos pelos equipamentos do módulo Zvezda_ e saem de seus sacos de dormir, feitos para evitar que eles fiquem flutuando pela estação enquanto dormem.
Após acordar, os três entram na fila para usar o banheiro _mas tomar banho não é moleza em um ambiente sem gravidade. Em vez de usar chuveiros, a tripulação usa esponjas molhadas para limpar o corpo. O tempo destinado a eles para higiene e um merecido café da manhã é de 90 minutos.
Às 7h30, eles param para ler a correspondência _os tripulantes têm acesso a seu e-mail_, confirmar as notícias da Terra e preparar uma lista das tarefas do dia. Meia hora depois, eles conferem a lista com a equipe de terra e se põem a trabalhar.
Meio-dia é a hora do almoço. A comida dos astronautas é separada em pacotes individuais e aquecida em uma espécie de forno de microondas. As bebidas são pós reidratados. Depois da refeições, eles voltam ao trabalho.
Um último contato é feito com os controladores por volta das 18h15, para relatar as tarefas executadas e discutir o dia seguinte.
Cada um deve reservar duas horas do dia para exercícios físicos _no espaço é preciso manter a forma. O objetivo é reduzir o ritmo com que os músculos atrofiam, um dos inconvenientes causados pela ausência de peso.
Terminado o dia de trabalho, a tripulação tem mais duas horas para jantar e formar nova fila no banheiro. E, antes de dormir, nada de uma bebida para relaxar. Na estação espacial russa Mir até seria possível. Mas, em instalações cumpridoras da lei norte-americana, é proibido o consumo de bebidas alcóolicas.
29/01/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M 43

29/01/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M 43

30/01/2001 HISTORIA

Mir News 451: Correções de órbita

Voo: Soyuz TM-28, Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27. Para o período entre 27.01 e 2.02.99, três correções de órbita estavam planejadas. A primeira ocorreu em 27.01.99 às 1418 UTC e foi relativamente pequena. Esta correção era para verificar o desempenho de vários sistemas. O impulso dado pelos motores do cargueiro Progress-M40 durou 97 segundos e aumentou a velocidade em 0,35 metros por segundo. A órbita foi elevada aproximadamente 600 metros. A correção maior, enquanto isso executada, estava programada para 29.01.1999 às 1337 UTC e teve que aumentar a velocidade em 1,44 metros por segundo. (Sem detalhes exatos ainda) A 3ª e última correção desta sequência está planejada para 2.02.1999 e tem que adicionar 0,85 metros por segundo. Devido à correção final planejada, ainda não é possível fazer previsões exatas das passagens da Mir (e do Progress-40) durante o experimento do refletor Znamya 2.5. Znamya 2.5: Em 3.02.1999 por volta das 2200 UTC (para o horário de Moscou já 4.02) o Progress-M40 se separará da Mir e permanecerá a uma distância de algumas centenas de metros. A tripulação da Mir controlará o Progress-M40 com o sistema TORU e empurrará os pacotes com a vela Znamya 2.5 no espaço aberto. Girando o cargueiro em torno de seu eixo X, as forças centrífugas desdobrarão e abrirão os pacotes. Essas forças também terão que manter a vela do refletor desdobrada em ângulos retos em relação ao sol e à Terra. A Mir e o Progress-M40 e possivelmente o feixe de luz podem ser vistos na Europa Ocidental em algum lugar entre 1700 e 2000 UTC em 4.02.1999. Devido à correção de órbita da Mir em 2.02.1999, ainda não é possível calcular previsões exatas das passagens em que a Mir/Progress-M40 ainda estão à luz do sol e nós na sombra da Terra. Assim que eu tiver os elementos Keplerianos após a correção, emitirei um pequeno relatório Mir com horários e outros detalhes (azimute e elevação) para minha posição. O feixe do refletor causará uma mancha de aproximadamente 6 KM de diâmetro, mas esta mancha se moverá muito rápido: aproximadamente 8
31/01/2001 NOTíCIAS

Cargueiro da estação Mir já foi destruído

Cargueiro da estação Mir já foi destruído
Um pequeno ensaio da destruição da estação russa Mir aconteceu anteontem. A nave de carga Progress que estava atracada na estação queimou na atmosfera terrestre, e seus restos agora repousam em algum lugar do oceano, segundo a rede BBC. Outra Progress se acoplou à estação , levando o combustível necessário para empurrar a própria Mir _que será destruída em 6 de março_ em direção à atmosfera.
A descida da nave Progress durou 46 minutos, tempo necessário para superar os 300 km entre a Mir e a Terra. O procedimento é comum com esse tipo de veículo que, ao contrário do ônibus espacial , não é reutilizável.
O mesmo procedimento será usado em março na destruição da estação , que não poderá receber o primeiro turista espacial , o americano Denis Tito. Ele já acertou com a agência espacial russa para trocar sua estadia na Mir por uma na Estação Espacial Internacional .
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS);
31/01/2001 HISTORIA

Projeto Buran em crise

Em janeiro de 1986, ficou claro que o projeto, agora com três anos de atraso, não tinha perspectiva de conclusão devido a problemas para obter entregas de equipamentos para o Buran, inúmeros problemas na montagem dos ônibus espaciais e falta de mão de obra em Baikonur, e uma perda geral de foco da gestão. O Ministro O D Bakhnov convocou um grande grupo de líderes industriais para o cosmódromo para revisar as medidas para concentrar e acelerar o trabalho restante. Três 'Equipes Tigre' foram criadas. A primeira, liderada por Semenov, era para terminar o ônibus espacial Buran e as instalações associadas a tempo para um lançamento no terceiro trimestre de 1987. A segunda, liderada por B I Gubanov, era para terminar o veículo de lançamento Energia e lançá-lo, sem as maquetes Buran se necessário, na data mais rápida possível. O terceiro grupo, liderado por S S Banin, era para completar as instalações de montagem e lançamento.
07/02/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite DESTINY

Peça central da parte científica da estação espacial internacional. Feito em alumínio, possui 8,5 metros de comprimento, peso de 14.515 Kg e 4,5 metros de diâmetro. Possui 3 seções cilíndricas, e capacidade para alocar 24 racks com experimentos. Responsável pelo controle da estação, em substituição ao módulo de serviço russo Zvezda.
07/02/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Destiny (US Laboratory);

Flight 5A - Largura:9.2 m - Diâmetro: 4.3 m
07/02/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-98 ATLANTIS

Levou a estação espacial o módulo científico norte americano Destiny, peça central da parte científica da estação espacial internacional.
08/02/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M1-4

08/02/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M1-4

20/02/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-98 ATLANTIS

Levou a estação espacial o módulo científico norte americano Destiny, peça central da parte científica da estação espacial internacional.
22/02/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-26

Satélite de Telecomunicações
22/02/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-26

Satélite de Telecomunicações
26/02/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M-44-ISS

Satélite de Reabastecimento
02/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite EKRAN 21 (?)

Satélite geoestacionário para transmissão de programas de televisão para uma rede de múltiplas estações receptoras. Satélite do tipo Ekran M.
03/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M-44 (3P);-ISS

Satélite de Reabastecimento
04/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite INTERCOSMOS 26

Satélite de Pesquisa multinacional
04/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite INTERCOSMOS 26

Satélite de Pesquisa multinacional
08/03/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave Expedition 2

Duração da Missâo:167.28
08/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite ESP-1

Flight 5A.1 - Largura: - Diâmetro:
08/03/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave Expedition Crew 2

A Expedition Crew 02 foi composta pelo comandante cosmonauta Yuri Usachev, e os seus colegas norte americanos Susan Helms e James Voss. Eles foram a bordo a STS-102 Discovery. Durante sua missão, foi adicionado o CanadArm e o módulo Quest (Joint Pressurized Airlock);. Eles tambem receberam o primeiro turista espacial, o milionário norte americano Dennis Tito. Eles ficaram no espaço 167 dias, 6 horas e 41 minutos, retornando a Terra em 22 de agosto de 2001
10/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite MPLM Leonardo/Rafaello/Donatello

Os MPLM (Multi-Purpose Logistics Modules); foram construídos pela agência espacial italiana ASI pela empresa Alenia Aerospazio, localizada em Turin, na Itália. Estes módulos pressurizados servem para transportar e trazer carga para a International Space Station. Sua construção foi iniciada em 1996. Possuem 6,4 metros de comprimento por 4,6 metros de diâmetro. Podem transportar 9,1 toneladas de carga em 16 racks standard.
10/03/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-102 DISCOVERY/ISS EXPEDITION CREW 02

Levou para a estação o módulo logistício italiano Leonardo, carregado com 5 toneladas de carga. Fez a troca de tripulação da estação, trazendo de volta os integrantes da Expedition Crew 01 e deixando na estação o cosmonauta Yuri Usachev, e os seus colegas Susan Helms e James Voss. A duração da missão foi de 12 dias, 19 horas e 49 minutos.
10/03/2001 HISTORIA

O cosmonauta Valeri Vasilyevich Illarianov morre aos 59 anos - Causas naturais - câncer.

Pessoas Relacionadas: Illarionov. Cosmonauta engenheiro russo, 1970-1992. Formou-se na Escola Superior da Força Aérea, 1967 Força Aérea Soviética, especializado em sistemas de comunicação. Serviu como CapCom durante várias missões Soyuz. Também envolvido no programa Buran.
21/03/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave Expedition 1

Duração da Missâo:141
21/03/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-102 DISCOVERY/ISS EXPEDITION CREW 02

Levou para a estação o módulo logistício italiano Leonardo, carregado com 5 toneladas de carga. Fez a troca de tripulação da estação, trazendo de volta os integrantes da Expedition Crew 01 e deixando na estação o cosmonauta Yuri Usachev, e os seus colegas Susan Helms e James Voss. A duração da missão foi de 12 dias, 19 horas e 49 minutos.
21/03/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave Expedition Crew 1

A primeira tripulação permanente para a International Space Station foi transportada pela Soyuz TM-31, composta pelo comandante norte americano Bill Sheperd, e pelos russos Yuri Gidzenko e Serguei Krikalev. Esta missão preparou seus sistemas para utilização permanente, e recebeu os primeiros painéis solares feitos nos Estados Unidos e o módulo laboratório norte americano Destiny. A tripulação permanenceu 140 dias, 23 horas e 28 minutos no espaço, retornando para a Terra em 18 de março de 2001
23/03/2001 NOTíCIAS

Falhas obrigaram Rússia a destruir estação Mir, afirma ex-comandante

Falhas obrigaram Rússia a destruir estação Mir, afirma ex-comandante
A decisão de derrubar a estação espacial Mir foi majoritariamente técnica, não financeira. Quem deu a entender isso foi Vladimir Solovyov, o primeiro comandante da estação . Em entrevista coletiva, o cosmonauta disse que o comportamento cada vez mais errático da estação assinou sua sentença de morte.
"Há cerca de um ano, começamos a notar algumas falhas significativas acumulando sobre nós. Percebemos que não podíamos evitar o que estava acontecendo e não sabíamos como repará-la", afirmou Solovyov.
A estação de 15 anos havia sido projetada originalmente para durar três. Sua destruição hoje leva de roldão vários objetos acumulados dentro do complexo ao longo desse período. Entre eles, alguns livros religiosos, como o Alcorão e a Bíblia, uma foto do primeiro homem a fazer um vôo orbital, o cosmonauta Yuri Gagarin, e até fungos mutantes. Espera-se que nada disso resista à reentrada na atmosfera.
Embora a incapacidade de manter a Mir se explique também pela falta de recursos financeiros para consertá-la e ao mesmo tempo cumprir os compromissos com a Estação Espacial Internacional , os russos temiam a perda de controle da antiga estação , que poderia resultar em uma queda descontrolada e em uma possível catástrofe, em caso de queda sobre áreas habitadas.
"Precisamos derrubá-la enquanto ainda podemos fazê-lo com segurança", disse Yuri Koptev, diretor da Rosaviakosmos (agência espacial russa);, ao justificar a decisão do governo de destruir a estação .
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS);
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M1-5

Satélite de Reabastecimento. Ultimo satélite enviado para a Mir. Esta nave utilizou seus motores para derrubar a estação espacial Mir em 06 de março de 2001.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M1-5

Satélite de Reabastecimento. Ultimo satélite enviado para a Mir. Esta nave utilizou seus motores para derrubar a estação espacial Mir em 06 de março de 2001.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite MIR

Módulo principal da estação. Destinado a habitação dos cosmonautas. Possui 13,3 metros de comprimento por 4,15 metros de diâmetro, área interna de 90 metros cúbicos. Seus 3 painéis solares possuem 76 metros quadrados de área, e geram 10, 1 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite KVANT 1

Observatório astronômico. Possui 5,8 metros de comprimento por 4,15 metros de diâmetro. Possui uma área de 40 metros cúbicos.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite MIR

Módulo principal da estação. Destinado a habitação dos cosmonautas. Possui 13,3 metros de comprimento por 4,15 metros de diâmetro, área interna de 90 metros cúbicos. Seus 3 painéis solares possuem 76 metros quadrados de área, e geram 10, 1 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite KVANT 2

Módulo de expansão da espacial espacial Mir, destinado a incrementar o equipamento e as experiências desenvolvidas na estação. Possui 12,4 metros de comprimento por 4,35 metros de diâmetro, área de 61,3 metros cúbicos. Seus 2 paínes solares possuem 53 metros quadrados de área, e geram 6,9 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite KVANT 1

Observatório astronômico. Possui 5,8 metros de comprimento por 4,15 metros de diâmetro. Possui uma área de 40 metros cúbicos.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite KVANT 2

Módulo de expansão da espacial espacial Mir, destinado a incrementar o equipamento e as experiências desenvolvidas na estação. Possui 12,4 metros de comprimento por 4,35 metros de diâmetro, área de 61,3 metros cúbicos. Seus 2 paínes solares possuem 53 metros quadrados de área, e geram 6,9 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite KRISTALL

Módulo especializado, destinado a experimentos de produção industrial de materiais semi condutores, cultivo de cristais e experimentos biológicos. O módulo Kristall possui um acoplador destinado aos ônibus espaciais do tipo Buran. Possui 11,9 metros de comprimento por 4,35 metros de diâmetro. Possui uma área de 60,8 metros cúbicos. Possui 2 painéis solares com 70 metros quadrados de área que geram de 5,5 a 8,4 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite SPEKTR

Módulo experimental de ciências geofísicas e exploração remota. O módulo Spektr também é utilizado para fornecer energia para a estação. Possui 12 metros de comprimento por 4,35 metros de diâmetro e área de 61,9 metros cúbicos. Seus 4 painéis solares possuem 35 metros quadrados de área e geram 6,9 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite KRISTALL

Módulo especializado, destinado a experimentos de produção industrial de materiais semi condutores, cultivo de cristais e experimentos biológicos. O módulo Kristall possui um acoplador destinado aos ônibus espaciais do tipo Buran. Possui 11,9 metros de comprimento por 4,35 metros de diâmetro. Possui uma área de 60,8 metros cúbicos. Possui 2 painéis solares com 70 metros quadrados de área que geram de 5,5 a 8,4 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite DOCKING MODULE

Módulo de acoplamento com o ônibus espacial norte americano. Foi acoplado no módulo Kristall. Possui 6.7 metros de comprimento por 2,2 metros de diâmetro. Possui 2 painéis solares, um russo e um desenvolvido por americanos e russos. Ao todo, 42 metros quadrados de área, que geram 6.7 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite SPEKTR

Módulo experimental de ciências geofísicas e exploração remota. O módulo Spektr também é utilizado para fornecer energia para a estação. Possui 12 metros de comprimento por 4,35 metros de diâmetro e área de 61,9 metros cúbicos. Seus 4 painéis solares possuem 35 metros quadrados de área e geram 6,9 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PRIRODA

Módulo destinado ao estudo da concentração de aerosol e ozônio na atmosfera, além de outros experimentos. Este módulo possui uma antena de radar. Possui 13 metros de comprimento e 4,35 metros de diâmetro e área de 66 metros cúbicos. Este módulo não possui painéis solares, mas uma grande antena para pesquisas.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite DOCKING MODULE

Módulo de acoplamento com o ônibus espacial norte americano. Foi acoplado no módulo Kristall. Possui 6.7 metros de comprimento por 2,2 metros de diâmetro. Possui 2 painéis solares, um russo e um desenvolvido por americanos e russos. Ao todo, 42 metros quadrados de área, que geram 6.7 KW.
23/03/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PRIRODA

Módulo destinado ao estudo da concentração de aerosol e ozônio na atmosfera, além de outros experimentos. Este módulo possui uma antena de radar. Possui 13 metros de comprimento e 4,35 metros de diâmetro e área de 66 metros cúbicos. Este módulo não possui painéis solares, mas uma grande antena para pesquisas.
31/03/2001 HISTORIA

Mir News 474: Status da estação espacial MIR

DA ZDRAVSTVUET SLAVNAYA STANTSIYA Mir!! (Viva a famosa estação espacial Mir). A partir de 24.03.2000, o computador principal e o SUD (sistema para o controle de movimentos) controlam continuamente a atitude do complexo Mir com o uso dos girodinos. Detalhes adicionais: aqui....
06/04/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Ekran 21

Satélite geoestacionário para transmissão de programas de televisão para uma rede de múltiplas estações receptoras. Satélite do tipo Ekran M.
16/04/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-44 (3P);-ISS

Satélite de Reabastecimento
16/04/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-44 (3P);-ISS

Satélite de Reabastecimento
16/04/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-44-ISS

Satélite de Reabastecimento
16/04/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-44-ISS

Satélite de Reabastecimento
19/04/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite CANADARM

Primeira parte do braço robótico canadense "CanadArm". Este braço, com seus 17,7 metros de comprimento e suas 17 toneladas de peço, será utilizado para construir a estação. Anexado ao módulo Destiny, possui a singular capacidade de andar pelo módulo, o que aumenta seu raio de atuação.Custo de 600 milhões de dólares.
19/04/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Canadarm2 (SSRMS);

Flight 6A - Largura: - Diâmetro:
19/04/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-100 ENDEAVOUR

Levou para a estação o módulo logistício italiano Rafaello, e instalou a primeira parte do braço robótico canadense "CanadArm".
20/04/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite COSMOS 2372

Satélite de reconhecimento militar do tipo Orlets-24. Nome código: Yenissey
20/04/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite COSMOS 2372

Satélite de reconhecimento militar do tipo Orlets-24. Nome código: Yenissey
24/04/2001 HISTORIA

O cosmonauta Mikhail Fedorovich Rebrov morre aos 66 anos - Causas naturais.

Pessoas Relacionadas: Rebrov. Cosmonauta jornalista russo, 1965-1974.
30/04/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave SOYUZ TM 32-ISS TAXI FLIGHT

Taxi flight, duração de 1 semana. O objetivo da missão é substituir a nave Soyuz TM-31, que está a 6 meses acoplada a estação. Vôo do primeiro turista espacial da história, o milionário norte americano Dennis Tito. que pagou 20 milhões de dólares pela viagem.
01/05/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-100 ENDEAVOUR

Levou para a estação o módulo logistício italiano Rafaello, e instalou a primeira parte do braço robótico canadense "CanadArm".
03/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite COSMOS 2370

Satélite avançado do tipo Yantar, utiliza satélites de comunicação para mandar suas fotos de volta para a Terra.
03/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite COSMOS 2370

Satélite avançado do tipo Yantar, utiliza satélites de comunicação para mandar suas fotos de volta para a Terra.
06/05/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave SOYUZ TM 31-ISS Expedition Crew 1

Levou a primeira tripulação permanente para a International Space Station, composta pelo comandante norte americano Bill Sheperd, e pelos russos Yuri Gidzenko e Serguei Krikalev.
07/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1569

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);
07/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1569

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);
11/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1701

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);
11/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1701

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);
20/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M1-6-ISS

Satélite de Reabastecimento
22/05/2001 NOTíCIAS

Estação está fechada para novos visitantes

Estação está fechada para novos visitantes
A agência espacial russa Rosaviakosmos não deverá enviar nenhum outro turista à Estação Espacial Internacional , cuja construção deve ser concluída em 2006.
Apesar disso, diversos candidatos a turista têm tentado seguir o exemplo de Dennis Tito, submetendo-se aos exames médicos necessários para viajar ao espaço. Entre eles, o diretor do filme "Titanic", James Cameron, que passou pelas provas no ano passado.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS);
22/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-21

Satélite de Telecomunicações
22/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-21

Satélite de Telecomunicações
25/05/2001 HISTORIA

Projeto Almaz começa

Pessoas Relacionadas: Chelomei. Soyuz R. Um dia antes da queda de seu patrono, Chelomei obteve permissão para iniciar o desenvolvimento de uma estação espacial militar maior, o Almaz. Essa estação de 20 toneladas levaria três cosmonautas à órbita em um único lançamento de seu foguete Proton UR-500K. Portanto, havia agora dois projetos concorrentes para a mesma missão - Almaz e Soyuz-R. O primeiro voo do Almaz, com um período operacional de um ano, estava previsto para 1968.
29/05/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2377

Satélite militar recuperável do tipo Yantar, missão de 4 meses, pousou em 04 de outubro de 2001
01/06/2001 HISTORIA

Mir News 259: Spektr

A tripulação da Mir (a 18ª Expedição Principal) relatou que, após o acoplamento do módulo Spektr em 22 de maio, eles finalizaram a verificação e a instalação do módulo, e estavam agora realizando testes de todos os sistemas para garantir que o módulo estivesse pronto para operação. O Spektr foi projetado para a pesquisa científica da Terra e de seu campo magnético, bem como a realização de pesquisas médicas e para o estudo dos efeitos da microgravidade em humanos. Após a conclusão dos testes, a tripulação relatou que o módulo Spektr está em condições operacionais e pode ser usado para experimentos. A tripulação também relatou ao TsUP que, após a conclusão dos testes, eles estavam finalizando o trabalho necessário para garantir que a Mir permanecesse em condições operacionais. O lançamento da Soyuz-TM20 está previsto para 2.09.1994, mas pode ser adiado. A Soyuz-TM20 levará a 17ª Expedição Principal para a Mir. A tripulação é composta por 3 cosmonautas: Viktorenko, Kondakova e o primeiro cosmonauta francês, Claudie Haignere. A próxima missão de acoplamento da Atlantis está programada para junho de 1995, mas esse lançamento também pode ser adiado. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202
05/06/2001 HISTORIA

Mir News 132: Soyuz-TM20.

Os cosmonautas russos Viktorenko e Kondakova e o astronauta americano, Haignere, estão trabalhando ativamente com o sistema de comunicação por meio do satélite geoestacionário Altair-1 e Altair-2. Eles relataram ao TsUP que eles estão tendo alguns problemas com a qualidade da recepção dos sinais do Altair. O lançamento do módulo Spektr é previsto para 10.05.1995, mas esse lançamento pode ser adiado. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202
08/06/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite COSMOS 2378

Satélite de navegação militar do tipo Parus
04/07/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-72

Satélite de Telecomunicações
04/07/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-72

Satélite de Telecomunicações
09/07/2001 HISTORIA

Pouso do Soyuz TM-18

Tripulação de Retorno: Afanasyev, Usachyov. Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Usachyov. Voo: Soyuz TM-18, Soyuz TM-18 Mir LD-4, Soyuz TM-19. O Soyuz TM-18 pousou às 10:32 GMT, a 110 km ao norte de Arkalyk, no Cazaquistão, com a tripulação de Afanasyev e Usachyov a bordo.
12/07/2001 HISTORIA

Mir News 460: Rotina da Mir

Voo: Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27, Soyuz TM-29. Durante todo o período que cobre este relatório, a 27ª Expedição Principal à Mir continuou. Esta expedição também é chamada de expedição russo-francesa, mas, na minha opinião, seria melhor dizer 'expedição franco-russa'. O astronauta da ESA, Haignere, que executa o programa CNES Perseus, parece dominar a vida a bordo e é óbvio que ele está adorando seu trabalho. Diariamente, ele coordena seu trabalho com o grupo consultivo francês no TsUP Moscou, seus contatos com especialistas ou controladores russos são muito escassos e ele parece seguir seu próprio caminho a bordo. De vez em quando, ele e Avdeyev se ajudam com experimentos e eles se dão bem. Não acredito que seja o caso também entre Haignere e Afanasyev. Afanasyev não mostra sinais de que está gostando de seu voo, ao contrário: ele dá a impressão de estar irritado. Não ficaria surpreso se ele tivesse problemas de saúde. Ele e Avdeyev cuidam do bom funcionamento dos sistemas da estação, especialmente aqueles para o suporte de vida e o controle operacional, como o desempenho das baterias solares. Afanasyev costuma carregar comandos fornecidos pelo TsUP nos sistemas de computador de bordo e verifica os chamados 'ugli posadki', ângulos de ataque para eventuais pousos de emergência. Avdeyev é responsável pelo tráfego de rádio-pacotes nos canais de serviço e pela transmissão para a Terra de arquivos com dados experimentais. Pelo que se pode deduzir do tráfego de rádio, o clima a bordo está longe de ser alegre. Há algum tempo, Haignere teve uma discussão com médicos russos. Eles encontraram algumas anomalias no sistema cardiovascular de Haignere durante um experimento médico. Haignere não compartilhou sua opinião. Ele afirmou que os exercícios durante aquele experimento foram muito extenuantes e exigiu ser informado sobre os limites para esses exercícios em voos anteriores de astronautas franceses. Em sua opinião, não havia nada de errado wit
12/07/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite JOINT AIRLOCK QUEST

Airlock (saída externa da estação); anexa ao módulo Unity. Compatível com roupas espaciais americanas e russas. Custo de 164 milhões de dólares.
12/07/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Quest (Joint Airlock);

Flight 7A - Largura:5.5 m - Diâmetro: 4.0 m
12/07/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-104 ATLANTIS

Instalou o Joint Pressurized Airlock Quest, que foi acoplado no módulo Unity (Node 1); .Pousou em 24 de julho de 2001. Duração do vôo: 12 dias, 18 horas e 35 minutos
13/07/2001 HISTORIA

Pirs

O módulo Pirs deveria sair de Moscou para o Cazaquistão hoje, em preparação para seu lançamento, então previsto para setembro de 2001.
16/07/2001 HISTORIA

Pirs

O módulo Pirs chega a Baikonur.
18/07/2001 HISTORIA

Pirs

O módulo Pirs é instalado em uma instalação de processamento dentro do local 254 em Baikonur. A preparação para um teste de duas semanas do sistema elétrico do módulo foi programada para começar em 19 de julho.
19/07/2001 HISTORIA

Mir News 462: Progress-M42 acoplou à Mir

Voo: Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27, Soyuz TM-29. O acoplamento na porta traseira (Kvant-1 + eixo X) ocorreu em 18.07.1999 às 17.53.23 UTC. A aproximação e o acoplamento foram executados no regime automático pelo sistema Kurs. A fase final da operação estava em andamento durante a primeira passagem para minha posição na órbita 76637 da Mir, 1746-1751 UTC. Afanasyev relatou distâncias, velocidades de aproximação e outros dados cruciais. Às 17.46.58, distância de 150 metros, velocidade de aproximação de 0,1 M/sec. Às 17.47.15: 150 M, 0,4 M/sec., desvio um pouco para a esquerda, 1 grau e ao longo do eixo Y, 2 graus. Às 17.47.28, movendo-se para o centro, aproximadamente 0,5 grau para a esquerda, para baixo ao longo do eixo Y, 0,5 grau. Afansyev ainda estava relatando esses dados durante o LOS. A última distância relatada foi de 48 metros, velocidade aproximada de 0,27 M/sec. Abertura das escotilhas para o Progress-M42: Isso ocorreu às 1835 UTC, ou seja, muito pouco tempo após o acoplamento. Afanasyev relatou mais tarde que o Progress-M42 estava limpo, um alívio, pois havia algumas preocupações sobre isso devido ao fato de que o lançamento havia sido adiado com tanta frequência. Já em 19.07.1999, a tripulação começou a transferir a carga do Progress-M42 para a estação. A tripulação também trabalhou na integração dos motores para acoplamento e orientação do cargueiro no sistema para o controle dos movimentos do complexo no Bloco Base e no teste desse sistema. Caminhadas espaciais (AEVs) da tripulação da 27ª Expedição Principal: A chegada atrasada do Progress-M42 não resultou em alterações no cronograma para as 2 AEVs ainda planejadas. Essas serão feitas em 23 e 27.07.1999. Em 23.07, a escotilha de saída será aberta às 1115 UTC e fechada às 1654 UTC. Nenhuma decisão foi tomada para os horários da AEV em 27.07. Fim da 27ª Expedição Principal: A partida da tripulação desta expedição foi adiada de 23 para 28.08.1999. Isso a pedido do CNES. Até o momento, os motivos para esse pedido não estão totalmente claros. Melhores condições de iluminação em 28.08 do que em
20/07/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite MOLNIYA-3K

24/07/2001 HISTORIA

Mir News 463: 2ª caminhada espacial (AEV) da 27ª Expedição Principal Mir

Voo: Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27, Soyuz TM-29. Desta vez, Afanasyev e Avdeyev 'caminharam' no espaço aberto e Haignere ficou dentro para prestar assistência, atuar como um elo entre o TsUP e seus companheiros do lado de fora e fazer vídeo e fotos. A escotilha de saída do Sh.S.O. (câmara de vácuo do Módulo-D) foi aberta 9 minutos antes do horário previsto. Então, por um tempo, algum lucro de tempo, mas todas as atividades durante a AEV duraram mais tempo do que o planejado e, portanto, a AEV também. A escotilha se abriu às 1106 UTC e foi fechada atrás dos cosmonautas às 1713 UTC, ou seja, uma duração de 6 horas e 7 minutos, 28 minutos mais do que o previsto no plano original. O número de tarefas era bastante substancial e nem todas puderam ser realizadas. Um item foi adicionado ao cronograma, ou seja, a busca por um vazamento de ar no casco do módulo Kvant-2 (Módulo-D). Ainda nos lembramos de como foi difícil encontrar o vazamento no casco do módulo-O (Spektr) durante as AEVs e também com a ajuda de marcadores de corante gasoso para observações de ônibus espaciais que partiam, e, portanto, não é difícil concluir que essa tarefa seria uma missão impossível. O fato de que os cosmonautas pelo menos tiveram que tentar claramente indica que os especialistas no TsUP consideram o vazamento, embora muito pequeno, um problema sério. No final, eles não encontraram o vazamento. Muito tempo foi consumido durante as tentativas de implantar um novo sistema para a implantação de antenas para satélites. Essa antena era um projeto russo-georgiano. A antena de refletor parabólico tinha que ser instalada no braço Sofora e implantada com um controle remoto. Afanasyev conseguiu abrir a antena em 80 ou 90%. Durante a próxima AEV, os cosmonautas tentarão alcançar 100%. Se eles não tiverem sucesso, a antena será descartada. Durante a AEV, os cosmonautas tiveram que recuperar alguns experimentos da superfície externa. Eles conseguiram fazer isso com os experimentos Exobiologia e Dvikon
25/07/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-104 ATLANTIS

Instalou o Joint Pressurized Airlock Quest, que foi acoplado no módulo Unity (Node 1); .Pousou em 24 de julho de 2001. Duração do vôo: 12 dias, 18 horas e 35 minutos
31/07/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Koronas-F

Experimentos russos, ucranianos, georgianos, poloneses, alemães, franceses, britânicos e americanos para o estudo da magnetosfera e do Sol. Equipamentos semelhantes ao satélite americano SOHO.
08/08/2001 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
10/08/2001 HISTORIA

VBK Raduga

Voo: Soyuz TM-17. Espaçonave: Soyuz. COSPAR: 1993-052xx.
10/08/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave Expedition 3

Duração da Missâo:128.86
10/08/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1076

Missão de testes sem a utilização do Radar. Desenvolvimento de métodos para obter informações sobre o Oceano Pacífico.
10/08/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1076

Missão de testes sem a utilização do Radar. Desenvolvimento de métodos para obter informações sobre o Oceano Pacífico.
10/08/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-105 DISCOVERY ISS EXPEDITION CREW 03

Levou a Expedition 3, composta pelo comandante norte americano Frank Culbertson e pelos russos Vladimir Dezhurov e Mikhail Tyurin e trouxe a Expedition 2 de volta para a Terra. Duração do vôo de 11 dias, 21 horas e 13 minutos. Voltou em 22 de agosto de 2001`
10/08/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave Expedition Crew 3

A Expedition 3 foi composta pelo comandante norte americano Frank Culbertson e pelos russos Vladimir Dezhurov e Mikhail Tyurin. Eles foram transportados a estação pelo STS-105 Discovery. Permanência no espaço de 128 dias, 20 horas e 45 minutos, retorno em 17 de dezembro de 2001
21/08/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M 45-ISS

Satélite de Reabastecimento
22/08/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave Expedition 2

Duração da Missâo:167.28
22/08/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-105 DISCOVERY ISS EXPEDITION CREW 03

Levou a Expedition 3, composta pelo comandante norte americano Frank Culbertson e pelos russos Vladimir Dezhurov e Mikhail Tyurin e trouxe a Expedition 2 de volta para a Terra. Duração do vôo de 11 dias, 21 horas e 13 minutos. Voltou em 22 de agosto de 2001`
22/08/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave Expedition Crew 2

A Expedition Crew 02 foi composta pelo comandante cosmonauta Yuri Usachev, e os seus colegas norte americanos Susan Helms e James Voss. Eles foram a bordo a STS-102 Discovery. Durante sua missão, foi adicionado o CanadArm e o módulo Quest (Joint Pressurized Airlock);. Eles tambem receberam o primeiro turista espacial, o milionário norte americano Dennis Tito. Eles ficaram no espaço 167 dias, 6 horas e 41 minutos, retornando a Terra em 22 de agosto de 2001
22/08/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M1-6-ISS

Satélite de Reabastecimento
22/08/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M1-6-ISS

Satélite de Reabastecimento
24/08/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2379

Satélite geoestacionário de Early Warning do tipo SPRN.
13/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite CO-1 PIRS/DOCKING COMPARTMENT

Módulo russo que possui um pequeno airlock para saídas extraveiculares, compatível apenas com trajes russos. Serve também como ponto de acoplamento para naves Soyuz e Progress M. Acoplado ao módulo Zvezda. Possui comprimento de aproximadamente 5 metros e diâmetro máximo de de 2,80 metros. Foi transportado para a estação através de um módulo de serviço Progress, adaptado.
14/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Pirs (Docking Compartment);

Flight 4R - Largura:4.9 m - Diâmetro: 2.55 m
15/09/2001 HISTORIA

Pirs

Um foguete Soyuz lança com sucesso o módulo Pirs em direção à ISS às 03:35 (horário de Moscou)
16/09/2001 HISTORIA

Novo módulo

O módulo Pirs acopla-se automaticamente à porta nadir do módulo de serviço Zvezda às 20:05 (CDT) enquanto a estação orbita a 250 milhas acima da Mongólia.
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 975

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 975

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 976

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 977

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 976

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 978

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 977

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 979

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 978

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 980

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 979

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 981

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 980

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 982

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 981

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 983

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 982

Satélite Militar de Telecomunicação
19/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 983

Satélite Militar de Telecomunicação
26/09/2001 HISTORIA

Pirs

O controle da missão em Korolev ordena que a seção de propulsão e instrumentos, PAO, seja ejetada do módulo Pirs do segmento russo da ISS às 03:36 (horário de Moscou). A seção PAO então aciona seus motores para desorbitar. A manobra liberou a porta de acoplagem nadir (voltada para a Terra) no compartimento de acoplagem, que será usada pela espaçonave Soyuz que vai para a ISS. A seção PAO originalmente serviu como um rebocador orbital para o compartimento de acoplagem durante sua entrega da órbita inicial para a ISS.
27/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Pirs (Docking Compartment);

Flight 4R - Largura:4.9 m - Diâmetro: 2.55 m
27/09/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Pirs (Docking Compartment);

Flight 4R - Largura:4.9 m - Diâmetro: 2.55 m
06/10/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Raduga 1

Satélite militar do tipo Raduga. Foi o lançamento de número 288 de um foguete Proton, somando 252 lançamentos bem sucedidos.
08/10/2001 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial ISS VKD-2- Tyurin, M.V.

08/10/2001 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial ISS VKD-2- Dezhurov, V.N.

10/10/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2377

Satélite militar recuperável do tipo Yantar, missão de 4 meses, pousou em 04 de outubro de 2001
10/10/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2377

Satélite militar recuperável do tipo Yantar, missão de 4 meses, pousou em 04 de outubro de 2001
15/10/2001 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial ISS VKD-3- Tyurin, M.V.

15/10/2001 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial ISS VKD-3- Dezhurov, V.N.

21/10/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave SOYUZ TM 33-ISS TAXI FLIGHT

Taxi flight, duração de 1 semana. O objetivo da missão é substituir a nave Soyuz TM-32, que está a 6 meses acoplada a estação. Levou a cosmonauta francesa Claudie Haignere, como parte do programa franco-russo Andromede. Retorno em 31 de outubro de 2001.
30/10/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-59

Satélite de Telecomunicações
30/10/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-59

Satélite de Telecomunicações
31/10/2001 HISTORIA

Aterrissagem da Soyuz TM-32

A tripulação da EP-2 - Afanasyev, Kozeyev e Andre-Deshays - desacoplou a Soyuz TM-32 do módulo Pirs às 01:38:30 GMT em 31 de outubro. A queima de saída de órbita foi às 04:04 GMT, com pouso 180 km a sudeste de Dzhezkazgan às 04:59:26 GMT. Isso deixou a tripulação da Expedição-3 de Culbertston, Dezhurov e Tyurin com a Soyuz TM-33, acoplada ao módulo Zarya, como o barco salva-vidas da estação.
31/10/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave SOYUZ TM 32-ISS TAXI FLIGHT

Taxi flight, duração de 1 semana. O objetivo da missão é substituir a nave Soyuz TM-31, que está a 6 meses acoplada a estação. Vôo do primeiro turista espacial da história, o milionário norte americano Dennis Tito. que pagou 20 milhões de dólares pela viagem.
31/10/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave SOYUZ TM 33-ISS TAXI FLIGHT

Taxi flight, duração de 1 semana. O objetivo da missão é substituir a nave Soyuz TM-32, que está a 6 meses acoplada a estação. Levou a cosmonauta francesa Claudie Haignere, como parte do programa franco-russo Andromede. Retorno em 31 de outubro de 2001.
12/11/2001 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial ISS VKD-4- Dezhurov, V.N.

12/11/2001 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial ISS VKD-4- Culbertson, F.L.

22/11/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M 45-ISS

Satélite de Reabastecimento
22/11/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M 45-ISS

Satélite de Reabastecimento
25/11/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1063

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
25/11/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite MOLNIYA-3

Satélite de telecomunicações do tipo Molniya
25/11/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1063

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
26/11/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M1-7-ISS

Satélite de Reabastecimento
27/11/2001 HISTORIA

Mir News 336: 1ª Caminhada Espacial (AEV) da tripulação da 22ª Expedição Principal ao MI

Voo: Soyuz TM-24, STS-79 Mir NASA-2. A tripulação da 22ª M.E. para a Mir, Korzun e Kaleri, farão essa AEV em 2.12.1996 entre 1550 UTC (abertura da escotilha) e 2130 UTC (fechamento da escotilha). Durante essa AEV, eles terão que instalar cabos e contatos extras para um painel solar na superfície externa do módulo astrofísico Kvant-1 (Módulo-E). Esse painel solar foi instalado lá em maio de 1996 por Onufriyenko e Usachov. Esse painel foi entregue à Mir pela Atlantis em 15.11.1995 durante a missão STS-74 como carga no compartimento de acoplamento. Na superfície externa daquele compartimento, 2 baterias solares foram armazenadas, 1 russa e 1 americana. Em maio de 1996, a americana foi instalada e parcialmente conectada. É por isso que o painel solar pôde fornecer não mais que 3 kW. Se o trabalho durante a primeira AEV for realizado com sucesso, o painel poderá fornecer 6 kW de energia elétrica. Durante a AEV, John Blaha permanecerá dentro do complexo para auxiliar e cuidar das comunicações. Comunicações de rádio durante essa AEV: Durante as passagens em 143 mc, mas um pouco mais baixo que 143.625 mc e possivelmente pelos 2 satélites Altair geoestacionários disponíveis. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
01/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2380

Satélite de posicionamento global do tipo Glonass. Satélite do tipo Uragan 2V
01/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2381

Satélite de posicionamento global do tipo Glonass. Satélite do tipo Uragan 2V
01/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2382

Satélite de posicionamento global do tipo Glonass. Satélite do tipo Uragan M
03/12/2001 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial ISS VKD-4a- Dezhurov, V.N.

03/12/2001 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial ISS VKD-4a- Tyurin, M.V.

05/12/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave Expedition 4

Duração da Missâo:195.82
05/12/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-108 ENDEAVOUR - ISS EXPEDITION CREW 04

Levou a Expedition 4, composta pelo comandante russo Yuri Onufrienko e pelos norte americanos Carl E. Walz e Daniel W. Bursch e trouxe a Expedition 3 de volta para a Terra. Voltou em 17 de dezembro de 2001
05/12/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave Expedition Crew 4

A Expedition 4 foi composta pelo comandante russo Yuri Onufrienko e pelos norte americanos Carl E. Walz e Daniel W. Bursch.Eles foram transportados a estação pelo STS-108 Endeavour. Permanência no espaço de 195 dias, 19 horas e 39 minutos, retorno em 19 de junho de 2002
09/12/2001 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
10/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite METEOR-3M N1

Satélite metereológico polar do tipo Meteor, modelo utilizado desde 1984. Levou um instrumento chamado SAGER III fabricado pela NASA
10/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite KOMPASS

Satélite de pesquisa dotado de um magnetômetro e de sensores para detectar terremotos.
10/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite REFLECTOR

Satélite russo-americano, possui vários refletores para calibrar sensores óticos e câmeras laser
14/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-35

Satélite de Telecomunicações
14/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-35

Satélite de Telecomunicações
17/12/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave Expedition 3

Duração da Missâo:128.86
17/12/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-108 ENDEAVOUR - ISS EXPEDITION CREW 04

Levou a Expedition 4, composta pelo comandante russo Yuri Onufrienko e pelos norte americanos Carl E. Walz e Daniel W. Bursch e trouxe a Expedition 3 de volta para a Terra. Voltou em 17 de dezembro de 2001
17/12/2001 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave Expedition Crew 3

A Expedition 3 foi composta pelo comandante norte americano Frank Culbertson e pelos russos Vladimir Dezhurov e Mikhail Tyurin. Eles foram transportados a estação pelo STS-105 Discovery. Permanência no espaço de 128 dias, 20 horas e 45 minutos, retorno em 17 de dezembro de 2001
18/12/2001 HISTORIA

Cosmonauta Lev Stepanovich Demin morre aos 72 anos -- Causas naturais.

21/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite COSMOS 2383

Satélite militar do tipo US
28/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite COSMOS 2384

Satélite de comunicação militar em órbita baixa do tipo Strela
28/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite COSMOS 2385

Satélite de comunicação militar em órbita baixa do tipo Strela
28/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite COSMOS 2386

Satélite de comunicação militar em órbita baixa do tipo Strela
28/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite GONETS D1

Satélite de comunicação civil em órbita baixa do tipo Gonets (Strela);
28/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite GONETS D1

Satélite de comunicação civil em órbita baixa do tipo Gonets (Strela);
28/12/2001 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite GONETS D1

Satélite de comunicação civil em órbita baixa do tipo Gonets (Strela);