2000
| Data | Origem | Descrição |
|---|---|---|
| 12/01/2000 | NOTíCIAS |
Principal projeto tem novo atraso Principal projeto tem novo atrasodas agências internacionais Ao contrário da missão bem-sucedida da sonda Galileo, da Nasa, a montagem da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês);, o principal projeto da agência dos EUA e de outros países nesta década, passa por uma série de atrasos. O principal é o lançamento do módulo Zvezda, um alojamento de 13 m de comprimento para três astronautas construído na Rússia, que foi adiado novamente. A causa do atraso seria um defeito em um dos foguetes propulsores, segundo Serguei Gromov, porta-voz da companhia Energia, que projetou o módulo. "Não será possível lançá-lo até agosto, pelo menos", disse Gromov. O lançamento do Zvezda estava originalmente previsto para julho de 1999. Depois, passou para novembro e foi adiado novamente para este mês. |
| 21/01/2000 | NOTíCIAS |
'Vida' da Mir é estendida até agosto 'Vida' da Mir é estendida até agostodas agências internacionais Autoridades russas prolongaram a vida útil da estação espacial Mir, em órbita desde 1986, até pelo menos agosto, ao usar recursos que haviam sido designados inicialmente para a construção da Estação Espacial Internacional . Foguetes propulsores e naves de carga, desenvolvidas para o projeto internacional que envolve 16 países, poderão ser usadas em uma futura missão da Mir. Iuri Koptev, chefe da agência espacial russa, disse que a medida ajudará a saldar dívidas do governo russo com a empresa RKK Energia, que opera a Mir. Em 1º de fevereiro, uma nave levará suprimentos à Mir, que deverá receber uma nova tripulação para uma missão de até 72 dias em 30 de março. |
| 26/01/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-57 Satélite de Telecomunicações |
| 26/01/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-57 Satélite de Telecomunicações |
| 28/01/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-67 Satélite de Telecomunicações |
| 28/01/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-67 Satélite de Telecomunicações |
| 01/02/2000 | HISTORIA |
Pouso do Soyuz TM-15 Tripulação de Retorno: Avdeyev, Solovyov. Pessoas Relacionadas: Avdeyev, Solovyov. Voo: Soyuz TM-15, Soyuz TM-16. Aleksandr Solovyov e Sergey Avdeyev desacoplaram do complexo Mir a bordo do Soyuz TM-15 em 1º de fevereiro e pousaram no mesmo dia no Cazaquistão após seis meses no espaço às 03:47 GMT. O voo do Soyuz TM-15 foi um recorde em órbita para uma espaçonave Soyuz - 188 dias 21 h 39 m. |
| 01/02/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite PROGRESS M1-1 Satélite de Reabastecimento |
| 03/02/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2369 |
| 03/02/2000 | HISTORIA |
Zvezda O administrador da NASA, Daniel Goldin, critica a Rússia por "atrasar" o projeto da ISS e sugere que o país pode ser expulso do programa. Goldin dá um ultimato à Rússia para lançar o módulo Zvezda até o final de agosto de 2000. A NASA também anuncia a decisão de lançar seu próprio Módulo de Controle Intermediário, ICM, que pode servir como uma substituição parcial do Zvezda. A data de lançamento do ICM dependeria da capacidade da Rússia de colocar o Zvezda em órbita, diz a NASA. |
| 04/02/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M-42 Satélite de Reabastecimento |
| 04/02/2000 | HISTORIA |
Zvezda Diante das críticas, autoridades espaciais russas afirmam que estão trabalhando para lançar o módulo de serviço em junho de 2000, quase dois meses antes do previsto. |
| 04/02/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M-42 Satélite de Reabastecimento |
| 08/02/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite FREGAT - INFLATABLE REENTRY SHIELD Teste do quarto estágio Fregat, utilizado nos foguetes Soyuz. Teste de um sistema de retorno de cargas do espaço utilizando um escudo inflável, utilizado para trazer o Fregat e um satélite modelo de volta. Ambos retornam, mas apenas o satélite é recuperado, o Fregat é dado como desaparecido. |
| 09/02/2000 | HISTORIA |
Topol O 10º teste de lançamento do míssil Topol-M |
| 09/02/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite FREGAT - INFLATABLE REENTRY SHIELD Teste do quarto estágio Fregat, utilizado nos foguetes Soyuz. Teste de um sistema de retorno de cargas do espaço utilizando um escudo inflável, utilizado para trazer o Fregat e um satélite modelo de volta. Ambos retornam, mas apenas o satélite é recuperado, o Fregat é dado como desaparecido. |
| 09/02/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite FREGAT - INFLATABLE REENTRY SHIELD Teste do quarto estágio Fregat, utilizado nos foguetes Soyuz. Teste de um sistema de retorno de cargas do espaço utilizando um escudo inflável, utilizado para trazer o Fregat e um satélite modelo de volta. Ambos retornam, mas apenas o satélite é recuperado, o Fregat é dado como desaparecido. |
| 11/02/2000 | HISTORIA |
Mir News 243: Discovery-Mir Voo: Soyuz TM-18 Mir LD-4, Soyuz TM-20, STS-63. A operação de encontro recebeu atenção suficiente na mídia. Portanto, me abstenho de repetir os fatos amplamente publicados. Monitorei o máximo possível o tráfego de rádio relacionado ao encontro. Aqui estão alguns itens que podem ser interessantes para iniciados e 'fãs de verdade de voos espaciais': 1. Durante o encontro, transmissões de TV da Mir com imagens da Discovery foram retransmitidas pelo Altair, o TDRS russo sobre 17 graus. Oeste. Essas transmissões chegaram ao K.S.C. e Houston e foram amplamente usadas por organizações de TV, como a CNN. Assim que as janelas para o tráfego Mir-Altair se fechavam, o novo Luch-1 sobre 97 graus Leste e várias estações de rastreamento russas assumiam o controle. 2. A cooperação e a coordenação entre os dois FCCs (Houston e Kaliningrado) ocorreram sem problemas. 3. Para contato de rádio direto entre a Mir e a Discovery, os canais VHF 121.750 e 130.1625MC - na verdade, canais Mir - foram usados. Vladimir Titov também usou um fone de ouvido para comunicações na banda de rádioamador: 145.325 e 145.625Mc. Antes e depois da operação de encontro, a Mir e a Discovery usaram de vez em quando os canais Altair e TDRS para contato entre si. 4. Regularmente, os comentaristas enfatizavam o fato de que a operação era um ensaio para a operação de acoplamento da Atlantis em junho de 1995. Esse ensaio foi um sucesso: a Discovery permaneceu estável na aproximação mais próxima de 10 M, apenas em uma posição oposta à porta de acoplamento do módulo Kristall a ser usada pela Atlantis para o acoplamento. Antes desse acoplamento, os russos terão que mover o Kristall da porta lateral para a porta axial frontal da seção de transição. Tráfego de rádio durante os dias antes do lançamento da Discovery e antes do encontro: Muito tráfego estava relacionado aos preparativos para o encontro. Para a tripulação da Mir, isso significou muito trabalho para instalar câmeras de TV e fotografia e treinamento em procedimentos de comunicação. Conversas sobre esses assuntos coul |
| 15/02/2000 | HISTORIA |
O cosmonauta Valentin Gavriyilovich Yershov morre aos 69 anos - Causas naturais. Pessoas Relacionadas: Yershov. Cosmonauta cientista russo, 1967-1974. |
| 15/02/2000 | HISTORIA |
Morte de Vladimir Fedorovich Utkin Pessoas Relacionadas: Utkin. Chefe de design russo. Vice-Chefe de Design 1961-1971 do escritório de design de Yangel. Sucedeu Yangel como Chefe de Design em 1971. Após a dissolução da União Soviética, deixou a Ucrânia em 1990 para se tornar chefe do TsAGI em Moscou. |
| 19/02/2000 | HISTORIA |
Pouso do Soyuz TM-8 Tripulação de Retorno: Serebrov, Viktorenko. Pessoas Relacionadas: Serebrov, Viktorenko. Voo: Soyuz TM-8, Soyuz TM-9. O Soyuz TM-8 pousou às 04:36 GMT. |
| 24/02/2000 | HISTORIA |
Mir News 473: Conclusão das estatísticas Progress M1-1: Este novo tipo de cargueiro foi lançado para a Mir de Baikonur em 1.02.2000 às 0647UTC. A aproximação e o acoplamento no modo automático pelo sistema Kurs foram realizados com sucesso em 3.02.2000 às 0802UTC. Durante essa operação, a tensão no controle da missão (TsUP) em Korolyov foi muito grande porque se essa operação falhasse, a tripulação da 28ª Expedição Principal para a Mir deveria iniciar para a Mir em 17.02.2000, ou seja, mais cedo do que o planejado para controlar o acoplamento do Progress M1-1 de dentro da Mir no modo manual pelo sistema TORU. Progress-M42: Este antigo cargueiro teve que liberar a porta de acoplamento para o Progress M1-1 e quando ficou claro que todos os sistemas a bordo da nova nave estavam funcionando bem, o Progress -M42 pôde se afastar. Em 2.02.2000 às 06.10.40UTC, a nave desacoplou da Mir e o retorno na atmosfera e a desintegração sobre uma área designada a leste da Nova Zelândia ocorreram naquele dia às 06.57.20UTC. Correções de órbita do complexo Mir: 1ª correção: Os motores do Progress-M42 deram os impulsos para aquela correção de órbita em 25.01.2000. Dessa forma, a altitude do complexo foi elevada em algumas dezenas de quilômetros. Isso não foi suficiente e mais 2 correções foram planejadas. 2ª e 3ª correção: Em 7 e 9.02.2000, os motores do Progress M1-1 executaram essa operação e elevaram o complexo de aproximadamente 320 KM para um per/apogeu de 352/367 KM. O uso do Progress M1-1 para esse fim (ou seja, aumentar a altitude) é uma indicação de que os russos trabalham seriamente em planos para continuar a operação da Mir no modo tripulado por um tempo ou pelo menos retardar a desintegração do complexo. Originalmente, o Progress M1-1 tinha que reduzir a altitude da Mir. Testes dos computadores de bordo e girodinos: Tanto por volta de 25.01 quanto em 8.02.2000, os computadores (o BUPO analógico para o controle de foguetes de direção e o Computador Principal, o TsVM-1 digital para o controle de atitude por girodinos, foram testados. Todos os sistemas, o |
| 26/02/2000 | HISTORIA |
Morte de Petr Aleksandrovich Tyurin Pessoas Relacionadas: Tyurin, Petr. Chefe de design russo. Chefe de Design 1953-1981 do KB Arsenal. Especializado em componentes do L3 e depois realizou trabalho com o EORSAT. |
| 28/02/2000 | HISTORIA |
Missão de teste Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 08/03/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave STS-102 DISCOVERY Montou uma estrutura denominada Z1 Truss, centro da estrutura externa da estação, 4 giroscópios. A montagem exigiu 4 caminhadas espaciais. Foi o voo espacial número 100 de um ônibus espacial. Pousou em 21 de outubro de 2000. |
| 12/03/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Express 6A Satélite de comunicações geosíncrono, gradualmente vai substituíndo os satélites da série Gorizont |
| 16/03/2000 | HISTORIA |
Mir News 247: Voo da Soyuz-TM21 Voo: Soyuz TM-18 Mir LD-4, Soyuz TM-20, Soyuz TM-21. Lançamento de Baikonur em 14.03.1995 às 0611 UTC; acoplamento à estação Mir em 16.03.1995 às 0745 UTC. A tripulação, composta pelo capitão Dezhurov, o engenheiro de bordo Strekalov e o americano Norman Thagard, usa o sinal de chamada Uragany, ou seja, Uragan-1, 2 e 3, respectivamente. Tudo ocorreu bem durante o voo de 2 dias. Durante a 4ª e 5ª órbita, a Soyuz-TM21 foi corrigida e a tripulação relatou isso em 121.750 mc durante as passagens dentro do nosso alcance. Os transmissores de telemetria e farol podiam ser monitorados nas frequências bem conhecidas (166.130, 165.873 e 922.755mc.). Para se comunicar com o TsUP, a Soyuz-TM21 teve que estar dentro do alcance das estações terrestres na Rússia e no Cazaquistão. As comunicações por meio dos satélites geoestacionários Altair e Luch-1 só são possíveis quando uma Soyuz-TM21 está dentro do alcance da estação Mir. Então, a Mir pode atuar como uma estação retransmissora. Isso pode ser ouvido durante a passagem dentro do nosso alcance pouco antes do acoplamento. Os sinais do Soyuz-TM podem ser recebidos simultaneamente: diretamente em 121.750 mc, bem como pelo Altair. As imagens usadas pelas estações de TV americanas chegaram a elas por meio da Mir e do Altair. O relatório de TV da Soyuz-TM21 da CNN cessou quando a Mir/Soyuz-TM21 saiu da janela do Altair. A tripulação da Soyuz-TM21 parecia não ter problemas de adaptação, Strekalov e Thagard têm muita experiência, mas o novato Dezhurov também desempenhou bem suas tarefas. Mir: A tripulação está muito ocupada com os preparativos para a chegada da chamada 18ª Expedição Principal à Mir. Os sistemas de suporte de vida e outros equipamentos vitais receberam atenção especial. Como de costume antes do retorno iminente, a tripulação teve que passar por muitos exames médicos (E.C.G.-s etc.). A tripulação também concluiu o trabalho com o cargueiro Progress-M26, que deve deixar a porta de acoplamento traseira do complexo, pois aquela porta deve estar disponível para o acoplamento do Soyuz-TM21. O Progress-M26 se separou da Mir em 15.03.1995 e decaiu naquele dia em uma área designada E |
| 17/03/2000 | HISTORIA |
Mir News 413: Progress-M38 Voo: Soyuz TM-27, STS-89 Mir NASA-6. Acoplamento bem-sucedido à Mir; O acoplamento ocorreu em 17.03.1998 às 00.31.17 UTC. Os últimos 20 metros e o próprio acoplamento foram executados manualmente por Musabayev com o sistema TORU. Das 0000 UTC, a operação pôde ser monitorada pelo Altair-2. Musabayev observou as manobras do Progress-M38. Tudo ocorreu de acordo com os cálculos. O sistema Kurs estava em uso, mas Musabayev e Budarin estavam no painel de controle do sistema TORU prontos para assumir se necessário. A tripulação acompanhou a operação por meio de vários sistemas: o monitor do TORU, a câmera LIV, por meio de uma câmera a bordo do Progress-M38 e também visualmente. Andy Thomas tirou fotos com uma câmera de vídeo. Musabayev relatou todas as distâncias, velocidades de aproximação, desvios ao longo dos 3 eixos e também que não havia 'instruções de emergência', então o Kurs ainda estava funcionando bem. Às 0015 UTC, o link via Altair-2 cessou e alguns minutos depois, a janela VHF abriu. Às 0024 UTC, pouco antes do LOS para minha posição, a distância para a Mir ainda era de 150 metros com uma velocidade de aproximação de 4 CM/sec. Tudo ocorreu bem até a distância de 40 metros. Então, o Kurs mostrou flutuações, o que pode ser uma indicação de que o sistema Kurs não era mais confiável. Musabayev decidiu mudar para a guiagem manual pelo TORU e, a partir de 20 metros, ele direcionou o Progress-M38 para a porta de acoplamento traseira (+ eixo X) e realizou um acoplamento perfeito. Durante a passagem na próxima órbita, as verificações da vedação de ar ainda estavam em andamento. Por meio do VHF-2 (130.165 mc), Andy Thomas conversou com seus líderes e disse que não houve surpresas. Quando o Progress-M38 estava acoplando, ele sentiu uma leve pancada. Às 0206 UTC, a tripulação estava abrindo a escotilha. Progress-M37: Este antigo cargueiro se separou da Mir em 15.03.1998 às 19.16.01 UTC e se desintegrou na atmosfera a leste da Nova Zelândia às 23.03.46 UTC. 1ª Caminhada Espacial (AEV) da tripulação da 25ª Expedição Principal. Por enquanto, está programada para 1.04.1998. Uma decisão final será tomada em breve.C |
| 21/03/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave STS-102 DISCOVERY Montou uma estrutura denominada Z1 Truss, centro da estrutura externa da estação, 4 giroscópios. A montagem exigiu 4 caminhadas espaciais. Foi o voo espacial número 100 de um ônibus espacial. Pousou em 21 de outubro de 2000. |
| 22/03/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-64 Satélite de Telecomunicações |
| 22/03/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-64 Satélite de Telecomunicações |
| 23/03/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1093 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 23/03/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1093 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 27/03/2000 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 27/03/2000 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 01/04/2000 | HISTORIA |
Grupo de Treinamento de Cosmonautas Engenheiros Energia 12 Selecionado. Pessoas Relacionadas: Kuzhelnaya, Tyurin. |
| 01/04/2000 | HISTORIA |
Zvezda Os motores atualizados para o foguete Proton, que devem transportar o Zvezda, chegam à fábrica da Khrunichev em Moscou. A fabricação do foguete deve ser concluída por volta de 15 de maio de 2000. |
| 02/04/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave SOYUZ TM 30 MIR Primeira missão comercial espacial, financiada pela empresa ocidental MirCorp. Retornaram a Terra em 16 de junho de 2000, após 75 dias no espaço. |
| 03/04/2000 | NOTíCIAS |
Nasa testa protótipo para estação espacial Nasa testa protótipo para estação espacialNave faz parte do projeto atrasado da ISS das agências internacionais No final da semana passada, mais um pequeno passo foi dado na construção da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês);. Dessa vez, foi testado o protótipo de uma nave salva-vidas da estação . Chamada X-38, a nave, sem tripulantes, foi lançada de 11.880 metros de altitude por um avião B-52 modificado. O X-38 aterrissou sem problemas no deserto próximo da Base Aérea de Edwards, na Califórnia, com a ajuda de um pára-quedas. "O veículo voou tal como esperávamos", disse Bob Baron, diretor do projeto. A Nasa desenvolve o veículo como uma alternativa de emergência para a evacuação da ISS. O X-38 deve entrar em operação entre 2005 e 2006. No entanto, se depender do ritmo de construção da ISS, a estréia da nave salva-vidas pode ocorrer depois do estimado. Repetidos atrasos no cronograma da estação vêm adiando suas etapas de construção. O programa original da ISS previa sua conclusão para 2002. Devido a problemas orçamentários da Rússia, o segundo maior parceiro do projeto (depois dos EUA);, o processo se atrasou. Até agora, dois módulos estão em órbita. O terceiro, produzido pela Rússia e que deverá servir de alojamento para a tripulação da ISS, está dois anos atrasado. Os EUA já afirmaram que, se o módulo, chamado Zvezda ("estrela", em russo);, não for enviado até julho ou começo de agosto, a Nasa deverá construir a sua própria peça, a um custo de US$ 200 milhões. A previsão é que a ISS vai estar funcionando por completo em 2004. Seu custo total está estimado em US$ 60 bilhões. Os participantes do projeto ISS são EUA, Rússia, Canadá, Japão, 11 países da Europa e o Brasil. |
| 07/04/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 2106 Levou ao espaço 27 subsatélites de calibração de radar Romb. |
| 07/04/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 2106 Levou ao espaço 27 subsatélites de calibração de radar Romb. |
| 13/04/2000 | HISTORIA |
Mir News 459: Progress-M41 Voo: Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27, Soyuz TM-29. Esta nave de carga se acoplou ao complexo Mir em 4.04.1999 às 12.46.49 UTC. A acoplagem foi executada em modo automático pelo sistema Kurs. (Mais ou menos uma tragédia para mim foi o fato de que quando essa operação estava acontecendo, eu dirigia ao longo do Yaroslavskoye Shosse em Korolyov a uma curta distância do prédio do TsUP! Teoricamente eu poderia ter chegado a tempo no TsUP se tivesse permissão para entrar naquele prédio, mas minha chegada pela KLM em Sheremetevo foi atrasada devido a uma tentativa de pouso quase fatal. Turbulência forte e vento lateral a poucos metros do pouso forçaram nosso capitão a executar uma reinicialização de emergência. Assim, Progress-M41 chegou com sucesso na primeira tentativa, eu fiz isso apenas na segunda.) Dois dias depois, consegui visitar o TsUP e monitorar uma das sessões de comunicação com Mir em que um dos tópicos era o mini Sputnik que será lançado durante a primeira EVA. 1ª Caminhada Espacial (EVA) tripulação da 27ª Missão Principal Mir: Esta EVA a ser executada pelo comandante Afanasyev e pelo cosmonauta CNES Haignere começará em 16.04.1999 às 0430 UTC, quando eles abrirem a escotilha externa da câmara de ar (Sh.S.O.) do Módulo-D. A duração prevista da EVA é de 5 horas e 12 minutos. Os cosmonautas instalarão experimentos na superfície externa do complexo e recuperarão experimentos que foram instalados lá no passado. O dia inteiro de 13.04.1999 a tripulação trabalhou nas roupas espaciais. Eles verificaram a estanqueidade e todos os sistemas técnicos. A estanqueidade não apresentou problemas, mas da roupa espacial de Afanasyev os dados médicos não chegaram à telemetria. TsUP presumiu que havia algo errado com a unidade de processamento de dados médicos na roupa de Afanasyev. Afanasyev sugeriu não se preocupar com esse problema, mas o grupo médico não estava disposto a dar permissão para a EVA se o problema não fosse resolvido. Se uma falha como essa surgisse durante a EVA, eles poderiam suportar t |
| 17/04/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite SeSat Satélite de comunicações geosíncrono, gradualmente vai substituíndo os satélites da série Gorizont - falhou |
| 25/04/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite PROGRESS M1-2 Satélite de Reabastecimento |
| 25/04/2000 | NOTíCIAS |
Estação Internacional tem problemas Estação Internacional tem problemasNova tripulação enfrentará calor e excesso de ruído; lançamento foi adiado das agências internacionais Os seis astronautas norte-americanos e o cosmonauta russo que visitarão a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês); não encontrarão exatamente um refúgio em meio ao ambiente inóspito do espaço. Na verdade, o que os espera é uma estação barulhenta e abafada, longe das maravilhas prometidas pelo projeto. Ontem, os astronautas tiveram adiado o encontro com esse cenário desagradável. O lançamento do ônibus espacial Atlantis, que os levaria para o espaço, foi postergado por más condições atmosféricas em Cabo Kennedy, Flórida (EUA);. Os técnicos da Nasa estão estudando a data do novo lançamento, provavelmente hoje ou amanhã. Apesar dos reparos efetuados no ano passado, a estação continua muito barulhenta. O problema é atribuído ao deficiente projeto acústico russo. Para completar o quadro, o mau cheiro e a péssima ventilação prejudicam a boa respiração dos astronautas. O problema também não é novo. Os últimos visitantes da estação também já haviam enjoado por conta do ar. Desta vez, no entanto, os astronautas estarão preparados, equipados com pequenos ventiladores pessoais, monitores para medir a quantidade de dióxido de carbono e simples tapa-ouvidos, para afastar o barulho. Os astronautas também estarão levando extintores de incêndio, detectores de fumaça e baterias novas para substituir os equipamentos com prazo de validade vencido. A estação e suas peças mais antigas estão há um ano e meio no espaço. A viagem foi planejada com o objetivo de preparar três astronautas para viver na estação no ano que vem. "Esta é uma chance de irmos lá para cima e vermos a realidade, treinando a troca de equipamentos e a operação da estação ", disse James Voss, um dos futuros residentes. Os astronautas não deixarão suprimentos na estação até que a Rússia lance o módulo de serviço com os sistemas de direção e suporte de vida. O módulo, chamado Zvezda ("estrela", em russo);, já está atrasado em mais de dois anos, com relação ao cronograma de lançamento original. Até a instalação do módulo de serviço, a estação não oferece condições para abrigar os astronautas por longos períodos de tempo. Além disso, antes que o módulo seja conectado, nada mais poderá ser instalado. |
| 27/04/2000 | HISTORIA |
Pouso do Soyuz TM-7 Tripulação de Retorno: Krikalyov, Polyakov, Volkov, Aleksandr. Pessoas Relacionadas: Krikalyov, Polyakov, Volkov, Aleksandr. Voo: Soyuz TM-6 Mir LD-2, Soyuz TM-7. O Soyuz TM-7 pousou às 02:59 GMT com a tripulação de Krikalyov, Polyakov e Volkov Aleksandr a bordo. |
| 27/04/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-1 Satélite de Reabastecimento |
| 27/04/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-1 Satélite de Reabastecimento |
| 28/04/2000 | HISTORIA |
Mir News 478: Progress M1-2 Voo: Soyuz TM-30. Este cargueiro com suprimentos de ar, água e combustível para a estação Mir partiu de Baikonur para a Mir em 25.04.00 às 20.08.02 UTC. O cargueiro teve que acoplar à Mir em 27.04.00 por volta das 2130 UTC, ou seja, 10 minutos depois que a Mir e o Progress M1-2 para nós na Europa Ocidental desapareceram atrás do horizonte oriental. Progress M1-1: Este antigo cargueiro se separou da Mir em 26.04.00 às 1633 UTC para decair sobre o Pacífico, a leste da Nova Zelândia, às 1927 UTC. Acoplamento do Progress M1-2: A aproximação e o acoplamento foram executados com a ajuda do sistema Kurs. Tudo ocorreu sem problemas e suavemente. O cargueiro acoplou à porta de acoplamento traseira (Kvant-2 + eixo X) em 27.04.00 às 21.28.48 UTC. Durante a passagem para a Europa Ocidental pouco antes do acoplamento (órbita 81124, 2116-2121 UTC), o tráfego de rádio revelou que tudo estava indo bem. Pouco antes do LOS para minha posição, a distância para a parte de acoplamento era de 60 metros e o Progress M1-2 estava seguindo exatamente no curso. Durante a próxima passagem para minha posição na órbita 81125, 2252-2258 UTC, a tripulação relatou que acabara de abrir as escotilhas para o Progress M1-2. A equalização das pressões entre a estação e o cargueiro durou muito tempo desta vez. Kaleri disse que a baia de carga do Progress M1-2 estava apenas meio cheia. A vedação de ar estava em ordem, mas houve algumas variações na pressão do ar, que, em sua opinião, foram causadas pelas diferenças de temperatura. Em 30 minutos, a pressão caiu 4 MM de mercúrio e, então, a queda parou. Por fim, a pressão dentro da estação foi de 687 MM. A tripulação ainda tinha que instalar os grampos entre o Progress M1-2 e a porta de acoplamento do Kvant-1. Esses grampos impedem que o cargueiro se afaste. Enquanto isso, o computador de controle Svet havia sido ligado e Kaleri carregou uma série de comandos no Svet para o controle automático de vários sistemas. Então, os cosmonautas se enfiaram em seus sacos de dormir. (As camas para eventuais |
| 03/05/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2370 Satélite avançado do tipo Yantar, utiliza satélites de comunicação para mandar suas fotos de volta para a Terra. |
| 12/05/2000 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial DOS-7 EO-28 EVA-1- Zalyotin, S.V. |
| 12/05/2000 | CAMINHADA ESPACIAL |
Caminhada Espacial DOS-7 EO-28 EVA-1- Kaleri, A.Yu. |
| 16/05/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite SIMSAT-1 Satélite de Teste usado para testar o estágio Briz (Breeze M); de um foguete do tipo Rokot |
| 16/05/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite SIMSAT-2 |
| 19/05/2000 | COSMONAUTAS |
Falecimento do cosmonauta Khrunov, Yevgeny |
| 19/05/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-36 Satélite de Telecomunicações |
| 19/05/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave STS-101 ATLANTIS Acoplou com a International Space Station para deixar material para ser utilizado em missões futuras. O material foi transbordado dentro do Spacehab, um módulo especialmente projetado para transportar cargas pressurizadas. Terminou de montar uma grua russa Strela, e arrumou as baterias do módulo Zarya. Pousou em 29/05/2000 |
| 19/05/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 3-36 Satélite de Telecomunicações |
| 21/05/2000 | HISTORIA |
Treinador L3 e Cosmonautas Femininas Pessoas Relacionadas: Kuznetsova, Pashkov, Ponomaryova, Smirnov, Solovyova, Tereshkova, Ustinov, Yerkina. Soyuz. Nave Espacial: Soyuz. Reunião de Kamanin com S G Donevskiy. O treinador L3 não ficará pronto até maio de 1970 - e o cronograma atual para o primeiro lançamento tripulado do L3 é dezembro de 1970! Mas, de qualquer forma, Kamanin avalia esta última data como irrealista - ainda não há nenhum foguete ou espaçonave. Mais tarde naquele dia, Efimov, Moroz e Kamanin se reúnem com as cosmonautas - Ponomaryova, Solovyova, Yerkina e Kuznetsova. Elas avisam que, apesar da carta ao Comitê Central pedindo um voo da Soyuz totalmente feminino, ela foi rejeitada. Ustinov, Smirnov e Pashkov são todos contra a ideia, assim como MOM, MAP, AN e VVS. Kamanin acredita que todo o conceito de cosmonautas femininas foi um erro. Voar com Tereshkova em primeiro lugar iniciou tudo, mas agora não há acompanhamento. |
| 23/05/2000 | HISTORIA |
Revisão de prontidão da Soyuz 6-7-8 é feita por Ustinov, Kerimov (para Afanasyev), Mishin e Karas Pessoas Relacionadas: Karas, Kerimov, Mishin, Smirnov, Ustinov. Voo: Soyuz 6, Soyuz 7, Soyuz 8. Nave Espacial: Soyuz. Os membros não acreditam que as três espaçonaves e tripulações estejam prontas para o voo. Eles avaliam a disponibilidade da espaçonave real para treinamento antes do voo em 20 a 30%, enquanto os treinadores estão sendo utilizados a 200% de sua capacidade nominal. O resultado é que os cosmonautas só podem treinar nos sistemas técnicos da espaçonave real depois que ela tiver sido entregue ao cosmódromo. A situação é ainda pior com o equipamento experimental para os voos, que em alguns casos eles não veem até chegarem ao cosmódromo. Sem vontade de se comprometer, a comissão eleva a decisão de prosseguir até o Politburo. Ustinov e Smirnov orientam mal todo o programa espacial, na opinião de Kamanin. O Politburo não se reunirá antes de 29 de setembro - ele espera que a burocracia russa possa concluir todas as etapas para aprovar os voos antes da data de lançamento agendada! |
| 24/05/2000 | NOTíCIAS |
Astronautas 'empurram' estação orbital Missão da Nasa procura reverter queda na altitude de módulos já acoplados; problemas se devem a atrasos russosAstronautas 'empurram' estação orbital DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS Astronautas do ônibus espacial Atlantis, da agência norte-americana Nasa, entraram ontem nos dois módulos já montados da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês);, depois de quase um ano em que a estação permaneceu sem visitas. Eles se preparam para impulsioná-la até uma órbita mais elevada. Na segunda visita já realizada à estação , os astronautas instalaram um par de baterias novas e também transferiram cerca de uma tonelada de equipamentos à ISS, incluindo contêineres de água, dicionários de inglês e russo e uma esteira para exercícios. Segundo a rede de notícias CNN, a equipe também analisou a qualidade do ar da estação , que, devido ao provável excesso de gás carbônico, causou náuseas e dores de cabeça na primeira equipe que visitou a ISS. A primeira missão a bordo da estação ocorreu em maio do ano passado. Desde então, novas missões tinham sido repetidamente adiadas, principalmente devido ao atraso da Rússia em terminar um novo módulo da ISS _que ainda aguarda finalização e uma data para lançamento. Nesse período em que esteve desabitada, a estação teve problemas de energia e _o mais grave e alarmante_ começou a perder altitude, devido ao atrito com a atmosfera terrestre. A ISS será levada a uma nova posição com a ajuda dos propulsores da Atlantis. A missão deverá durar três dias e elevar em 43 km a altitude da ISS, atualmente de 333 km. A Nasa poderia usar os propulsores da própria estação , mas preferiu não gastar combustível em excesso da ISS. Essa decisão vem, principalmente, pelos atrasos russos _já criticados pelos EUA_ em lançar o novo módulo, chamado Zvezda ("estrela", em russo);. O Zvezda deveria assumir algumas funções dos módulos em órbita, servindo de alojamento e principal sistema propulsor da ISS. Desvio de verbas A irritação norte-americana em relação ao programa espacial russo não diz respeito somente ao atraso do módulo. Repetidas tentativas russas de manter sua própria estação espacial em órbita _a Mir, em operação desde 1986_ têm desviado verbas importantes da ISS, afirma a Nasa. Enquanto a Atlantis realiza reparos na ISS, dois cosmonautas russos realizam uma missão de 60 dias a bordo da Mir, para colocá-la novamente em condições de funcionamento. A tripulação chegou à estação em 6 de abril . A atividade ocorre nove meses depois de a Mir ter sido supostamente abandonada, em preparação para que ela fosse desativada e se desintegrasse ao entrar em atrito com a atmosfera terrestre. Daniel Goldin, diretor da Nasa, disse no mês passado que estava muito frustrado pela decisão da Rússia de manter as operações na Mir, depois de o país ter afirmado que deveria abandonar a estação e concentrar os esforços na ISS _que deve estar pronta em 2005, a um custo de US$ 60 bilhões. "Eles sempre parecem ter um pouco de dinheiro extra para a Mir, mas não para a Estação Espacial Internacional ", afirmou. "Nós cumpriremos nossa colaboração com a ISS", disse o presidente russo em exercício, Vladimir Putin, em abril. "Mas não devemos nos esquecer da indústria nacional. Ela tem prioridade." Atualmente, a Mir está operando graças a fundos de cerca de US$ 20 milhões de uma empresa privada chamada MirCorp, baseada em Amsterdã, na Holanda. Entre outros planos, a empresa planeja investir na Mir para transformá-la em um hotel espacial , para turistas que estejam dispostos a pagar US$ 20 milhões para tirar férias no espaço. |
| 25/05/2000 | HISTORIA |
O projeto de rascunho do TMK-1 foi concluído. Pessoas Relacionadas: Korolev. Nave Espacial: TMK. O projeto da espaçonave de voo circumlunar para Marte envolveu quase todas as seções do OKB-1 de Korolev. Aqueles que trabalharam no TMK incluíram A I Dylnev, A K Algypov, A A Kochkin, A A Dashkov, V N Kubasov, V E Bugrov e N N Protacov. Kubasov seria selecionado como cosmonauta em 1966. |
| 26/05/2000 | HISTORIA |
Problemas de coordenação de QA da Soyuz 2/3. Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Sergei, Ustinov. Voo: Soyuz 3. Nave Espacial: Soyuz. Problemas de coordenação entre os ministérios na preparação da espaçonave Soyuz. VVS e MAP têm gerentes designados para o controle de qualidade de cada sistema, enquanto os funcionários homólogos do MOM (Afanasyev) são desorganizados. Mais uma vez, os conflitos têm que ser apelados ao 'Cardeal' Ustinov. |
| 29/05/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave STS-101 ATLANTIS Acoplou com a International Space Station para deixar material para ser utilizado em missões futuras. O material foi transbordado dentro do Spacehab, um módulo especialmente projetado para transportar cargas pressurizadas. Terminou de montar uma grua russa Strela, e arrumou as baterias do módulo Zarya. Pousou em 29/05/2000 |
| 06/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite GORIZONT 45L Primeiro vôo bem sucedido de um foguete Proton com o estágio Briz (Breeze M);.Satélite Geoestacionário de Telecomunicações. Transmissões telefônicas, telegráficas, e transmissão de programas de rádio e TV |
| 15/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1005 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 15/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1005 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 16/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1145 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 16/06/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave SOYUZ TM 30 MIR Primeira missão comercial espacial, financiada pela empresa ocidental MirCorp. Retornaram a Terra em 16 de junho de 2000, após 75 dias no espaço. |
| 16/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1145 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 20/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-68 Satélite de Telecomunicações |
| 20/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-68 Satélite de Telecomunicações |
| 24/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Express A No. 3 Satélite de comunicações geosíncrono, gradualmente vai substituíndo os satélites da série Gorizont - falhou |
| 25/06/2000 | HISTORIA |
Mir News 216: Soyuz-TM19 Voo: Soyuz TM-18, Soyuz TM-18 Mir LD-4. O lançamento desta nave foi adiado várias vezes devido a problemas com a produção da carenagem para a proteção da Soyuz-TM19 durante a primeira fase do lançamento. Agora, este lançamento de Baikonur está programado para 1.07.94 por volta das 1224 UTC. Se tudo correr bem, a Soyuz-TM19 acoplará ao complexo Mir (atrás, porta de acoplamento Kvant-2) 2 dias depois. Esta nave levará a tripulação de revezamento, Malenchenko e Musabayev, para a Mir. Em 9.07.94, a tripulação atual, Afanasyev e Usachov, retornará à Terra com a Soyuz-TM18. Dr. Polyakov permanecerá a bordo para alcançar um lugar no Livro de Recordes do Guinness após uma estadia de 429 dias no espaço. O Cazaquistão insiste no fato de que Musabayev fará seu voo espacial como representante do Cazaquistão, pois ele é natural daquele país. Os russos concordaram com isso, mas disseram ao Cazaquistão que isso significa que Musabayev voará como um cosmonauta convidado estrangeiro e que o Cazaquistão terá que pagar por isso, assim como os países ocidentais têm que pagar por seus cosmonautas. O Cazaquistão não pode pagar isso. Progress-M23: Antes que a Soyuz-TM19 possa acoplar à porta de acoplamento traseira, o cargueiro Progress-M23 tem que desacoplar de lá. Se tudo correr bem a bordo da Soyuz-TM19 após o lançamento, o Progress-M23 se separará da Mir em 2.07.94. A cápsula de retorno (VBK) do Progress-M23 tem que fazer um pouso suave em algum lugar do Cazaquistão. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202. |
| 26/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1077 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 26/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1077 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 28/06/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Nadezhda Satélite de navegação civil, dotado de sistema COSPAS/SARSAT para rastreamento de aviões e barcos.Primeiro lançamento heliosíncrono feito a partir do cósmodromo de Plesetsk. |
| 03/07/2000 | HISTORIA |
Zvezda Depois de passar mais de um ano dentro do prédio de processamento no local 254 do Cosmódromo de Baikonur, o módulo de serviço Zvezda, envolto em sua capa protetora, é transferido para a única estação de abastecimento ativa do centro no local 31. |
| 04/07/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2371 Investigação do espaço exterior. Satélite geoestacionário de transmissão de sinais de telégrafo e telefone. Satélite do tipo Potok (Geizer);. |
| 08/07/2000 | HISTORIA |
Zvezda O foguete Proton com o módulo de serviço Zvezda é levado para a plataforma de lançamento no Cosmódromo de Baikonur. |
| 12/07/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite ZVEZDA Módulo russo, também conhecido como Service Module. Possui 2 painéis solares, e 4 acopladores, sendo que 1 na parte traseira e 3 na parte dianteira. Possui 13 metros de comprimento e 4,05 metros de diâmetro. O Zvesda possui 14 janelas, e seu interior é dividido em 3 compartimentos. Possui cabines para os tripulantes, e será utilizado como módulo de habitação durante a construção da ISS. |
| 12/07/2000 | HISTORIA |
Zvezda O foguete Proton lança o módulo de serviço Zvezda. |
| 12/07/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Zvezda (Service Module); Flight 1R - Largura:13.1 m - Diâmetro: 4.2 m |
| 12/07/2000 | HISTORIA |
Modulo de serviço da ISS O foguete Proton lança o módulo de serviço Zvezda. |
| 24/07/2000 | HISTORIA |
Mir News 431: Rotina da Mir Voo: Soyuz TM-27. Incansavelmente, os 2 cosmonautas a bordo da Mir continuaram a explorar esse imenso laboratório. Em contradição com os últimos meses, pareceu como se os cosmonautas pudessem reduzir sua atenção aos reparos e substituições de sistemas, o que lhes permitiu dedicar mais tempo e energia à sua tarefa principal: a preparação e execução de todos os tipos de experimentos científicos. No ocidente, especialmente nos EUA, a atenção da mídia para o que está acontecendo a bordo da Mir é bastante ruim após a partida do último astronauta americano. Longas séries de radiogramas, que chegam aos cosmonautas pelo sistema de rádio-pacotes (originalmente usado por rádioamadores e que não pode ser elogiado o suficiente) contêm instruções suficientes para experimentos para mantê-los ocupados dia após dia. Regularmente, a tripulação fala sobre experimentos nas fornalhas Optizon, Gallar e Kristall, das quais aquelas realizadas na fornalha Optizon ocorrem em coordenação com especialistas americanos. Outros experimentos que passam pela revisão são Dakon, MAD, Temir, Phantom, Optovert, Maksat e sensoriamento a laser com Alisa. Comunicações: Para a Europa Ocidental, o complexo Mir apenas entra no alcance durante as horas noturnas e, portanto, não há muito tráfego pelos canais VHF. Durante o dia de trabalho, as comunicações Mir-TsUP ocorrem durante uma janela. No período de 10 a 17.07.98, o Altair-2 estava em uso para outros fins. Em 16 e 17.07.98, o canal de 10 GHz estava em uso para a retransmissão de transmissões de áudio e TV das cerimônias para o enterro do Czar Nicolau-II e de sua família. Pouco antes do término das cerimônias, assim que o primeiro disparo de canhão foi disparado, a retransmissão do Altair-2 parou e esse satélite pôde ser usado novamente para tráfego Mir-TsUP. Em 22.07.98, durante uma sessão de comunicação via Altair-2, os cosmonautas chamaram alguém com o sinal de chamada Agata. Eles falaram sobre o BDD-2 (Betriebstechnik Deutschland Direkt), então usaram o mesmo sistema que estava operacional durante |
| 25/07/2000 | HISTORIA |
Chegada do módulo Zvezda Os módulos Zarya FGB/Unity da Estação Espacial Internacional, ISS, acoplam-se com sucesso ao módulo de serviço Zvezda, lançado em 12 de julho de 2000. A integração do módulo de serviço na ISS está agora concluída. |
| 06/08/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite PROGRESS M1-3 (1P);-ISS Satélite de Reabastecimento |
| 09/08/2000 | NOTíCIAS |
Nave russa atinge estação internacional Nave russa atinge estação internacionalA nave de abastecimento russa Progress, lançada no domingo passado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, atingiu ontem, às 17h14 (horário de Brasília);, a Estação Espacial Internacional , informou ontem à noite a agência de notícias russa "Itar-Tass". A Progress leva combustível e suprimentos necessários à estadia da primeira tripulação da estação , que deverá chegar em 30 de outubro, segundo a agência. A estação , projeto que reúne 16 países, servirá para pesquisas científicas. (DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS); |
| 28/08/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite RADUGA-1 Satélite militar de telecomunicações geoestacionário da série Globus. |
| 31/08/2000 | HISTORIA |
Mir News 226: Progress-M24 Voo: Soyuz TM-18 Mir LD-4, Soyuz TM-19. A 2ª tentativa de acoplar esta nave de carga ao Mir também falhou. A hora estimada de acoplagem era 30.08.94, às 1450 UTC. O Progress-M24 atingiu suavemente o complexo Mir duas vezes, após o que o Progress-M24 imediatamente se afastou. A tripulação do Mir sentiu os pequenos impactos causados pelos 2 contatos. Eles relataram isso durante a passagem na órbita do Mir 48762, às 1615 UTC. Eles também tentaram avaliar possíveis danos olhando pelas escotilhas. Os transmissores do Progress-M24 funcionaram normalmente após o evento. TsUP: Neste centro de controle de voo, os especialistas não sabiam (até o prazo final deste relatório) as causas de ambas as falhas. Mais tentativas de acoplagem estão sendo consideradas, mas a decisão depende de novas análises e resultados de reuniões de especialistas hoje. Uma eventual 3ª tentativa não será feita hoje (31.08). Entre as possibilidades está o uso do sistema TORU (Tele-orientação e guiagem), que permite que a tripulação guie o Progress-M24 de dentro do Mir. Consequências: Essas podem ser de longo alcance para o voo espacial tripulado russo se novas tentativas de acoplar o Progress-M24 falharem. Além da carga normal (comida, água, combustível, material de reparo, correio, etc.), o Progress-M24 teve que entregar parte dos experimentos para a missão Euromir94 e equipamentos americanos para aprimorar alguns sistemas a bordo do Mir. O estoque de peças sobressalentes agora disponível para a vida a bordo do complexo é suficiente para 1 mês. Então, um novo suprimento antes do final de setembro é urgentemente necessário. Novas falhas podem prejudicar os planos para o futuro próximo, ou seja, as EVAs em setembro, Euromir94 e os voos de astronautas americanos e a operação do Mir-Shuttle. (Derivado de uma enorme quantidade de informações disponíveis até 31.08.94, às 1130 UTC.) Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202. |
| 01/09/2000 | HISTORIA |
Apogeu: 250 km (150 mi). * |
| 02/09/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1278 Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning); |
| 02/09/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 1278 Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning); |
| 07/09/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 955 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 07/09/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 955 Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint. |
| 08/09/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave STS-106 ATLANTIS Acoplamento com a International Space Station para deixar material para ser utilizado em missões futuras. O acoplamento é quase um mês antes da chegada da primeira expedição, lançada por uma nave Soyuz em outubro. Primeiro acoplamento depois da chegada do módulo de serviço russo Zvezda. Pousou em 20/09/2000 |
| 20/09/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Retorno da nave STS-106 ATLANTIS Acoplamento com a International Space Station para deixar material para ser utilizado em missões futuras. O acoplamento é quase um mês antes da chegada da primeira expedição, lançada por uma nave Soyuz em outubro. Primeiro acoplamento depois da chegada do módulo de serviço russo Zvezda. Pousou em 20/09/2000 |
| 20/09/2000 | COSMONAUTAS |
Falecimento do cosmonauta Titov, Gherman |
| 25/09/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2372 Satélite de reconhecimento militar do tipo Orlets-24. Nome código: Yenissey |
| 26/09/2000 | HISTORIA |
Topol O 11º teste de lançamento do míssil Topol-M |
| 27/09/2000 | HISTORIA |
Topol O primeiro teste de lançamento do míssil Topol-M de um transportador móvel. |
| 29/09/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Cosmos 2373 |
| 05/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Z1 TRUSS Serve como central de comunicações do segmento americano. Também é utilizado como base para a estrutura P6 Truss. Possui 4 giroscópios utilizados para estabilizar a estação, e uma antena de telecomunicações. custo de 273 milhões de dólares. . |
| 11/10/2000 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 11/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Z1 Truss Flight 3A - Largura: - Diâmetro: |
| 11/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite PMA-3 Flight - Largura:1.86 m - Diâmetro: 1.9 m |
| 11/10/2000 | HISTORIA |
Mir News 441: Relatório da Mir Voo: Soyuz TM-28, Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27. Durante as últimas semanas, a frequência com que meus MirNEWS-es apareceram diminuiu um pouco. As principais causas dessa redução foram a perda do satélite de comunicação geoestacionária Altair-2 como fonte de informações e o fato de que as passagens da Mir ocorriam apenas durante as horas noturnas. Então, as passagens VHF, das quais agora só posso depender, não forneceram muitas informações. Enquanto isso, a Mir está passando novamente durante a noite e a tarde, e a quantidade de comunicações aumentou consideravelmente. Felizmente, informações suficientes podem ser derivadas das comunicações VHF e, portanto, meu trabalho continua sendo significativo. Na verdade, não tinha as instalações do Altair antes de 1992 e depois da instalação de uma antena própria para essas comunicações em 1994, houve longos períodos em que o satélite não estava disponível. Após a queda do Altair-1 no início de 1997, devido a um problema de atitude que colocou aquele satélite em uma posição voltada para o sol, tive que esperar até aquele verão, quando o Altair-2 foi substituído de 96 graus Leste para 16 graus Oeste. Rotina da Mir: Durante todo o período após meu MirNEWS anterior (440), o TsUP e a tripulação discutiram regularmente problemas relacionados à produção de oxigênio para a mini atmosfera da Mir. Todos os dias, os cosmonautas estavam envolvidos no funcionamento dos geradores de oxigênio Elektron. Esses sistemas não falharam, mas ficou claro que a tripulação não confiava no funcionamento automático deles e assumia o controle manualmente a qualquer momento. A tripulação não teve problemas com o BKV-3, o ar condicionado. Recentemente, esse sistema apresentou falhas quando os cosmonautas o ligaram. Em 3.10.1998, o controle de atitude foi discutido. Não houve falha, a tripulação falou sobre o SUD (sistema para o controle de movimentos). Dos comandos fornecidos e do uso da indicação Quaternião (um coeficiente de 2 vetores) pôde-se deduzir que, por um tempo, a atitude não estava sob o controle do |
| 11/10/2000 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 12/10/2000 | HISTORIA |
Mir News 192: Progress-M20 Voo: Soyuz TM-17. O lançamento deste cargueiro ocorreu em 11.10.93 às 2133 UTC (para os russos, usando 'horário de decreto', já 12.10.93, 0033 horas). O Progress-M20 atingiu a órbita inicial correta e as primeiras correções foram executadas com sucesso. As transmissões do Progress-M20 nas bandas de 166, 165 e 922 puderam ser monitoradas na passagem na 2ª órbita em 12.10.1993 entre 0035 e 0037 UTC. O Progress-M20 tem que entregar à estação Mir peças de reposição, comida, água, combustível e correio. Ele também contém um pacote de experimentos no âmbito do Biokrist. Esses são experimentos de cristalização de proteína de vários países. Um experimento é do Dr. Grip da Faculdade de Cirurgia Ocular, Universidade de Nijmegen (Holanda). Um contêiner Biokrist, incluindo o mesmo experimento holandês, esteve a bordo do complexo Mir nos primeiros 3 meses de 1992. Durante o transporte, após a entrega habilidosa na Terra pelos cosmonautas Volkov e Krikalyov, algo deu errado devido às temperaturas extremamente baixas e os resultados sofreram danos. O experimento atual retornará à Terra pela tripulação desta expedição em dezembro de 1993. Em 2 dias, o Progress-M20 voará para a Mir e, se tudo correr bem, o cargueiro acoplará à Mir em 13.10.93 por volta das 2316 UTC (então, para os russos já em 14.10.93, 0216 Horário de Moscou por decreto). Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202. |
| 13/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2374 Satélite de navegação Glonass |
| 13/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2375 Satélite de navegação Glonass |
| 13/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite COSMOS 2376 Satélite de navegação Glonass |
| 15/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-2 Satélite de Reabastecimento |
| 15/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-2 Satélite de Reabastecimento |
| 16/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite MAGION 4 - INTERBOL 1 Estudos do vento solar em conjunto com o satélite Interbol 1 |
| 16/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite INTERBOL 1 Estudo de partículas e campo magnético |
| 16/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite PROGRESS M 43 |
| 16/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite MAGION 4 - INTERBOL 1 Estudos do vento solar em conjunto com o satélite Interbol 1 |
| 16/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite INTERBOL 1 Estudo de partículas e campo magnético |
| 17/10/2000 | HISTORIA |
Missão de teste Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 24/10/2000 | NOTíCIAS |
Governo russo vai desativar estação Mir Governo russo vai desativar estação MirA Rússia pretende destruir a estação espacial Mir, após 14 anos de atividade. "Estamos querendo derrubar a Mir no oceano no fim de fevereiro", disse Ilya Klebanov, responsável pela política espacial russa. A atitude reforça o empenho da Rússia na construção da Estação Espacial Internacional . A nova instalação recebeu mais uma visita na semana passada, da nave Discovery. Ela deveria ter voltado anteontem, mas não houve condições favoráveis para o pouso. Nova tentativa ocorre hoje. (DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS); |
| 30/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 2306 Satélite para calibração de radar do tipo Taifun-1. Transportou 25 subsatélites do tipo Romb |
| 30/10/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 2306 Satélite para calibração de radar do tipo Taifun-1. Transportou 25 subsatélites do tipo Romb |
| 31/10/2000 | NOTíCIAS |
Astronautas partem hoje para estação Astronautas partem hoje para estaçãoEstá marcado para hoje o envio da primeira tripulação fixa da Estação Espacial Internacional (ISS);. O vôo deve sair da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, nesta madrugada, levando dois cosmonautas _os russos Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev_ e o astronauta americano William Shepherd. A equipe deve chegar à estação na quinta-feira e lá permanecer por quatro meses. O objetivo principal da missão é preparar a ISS para receber seu primeiro laboratório científico _o módulo Destiny_, o que deve ocorrer na metade de janeiro. (DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS); |
| 31/10/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave SOYUZ TM 31-ISS Expedition Crew 1 Levou a primeira tripulação permanente para a International Space Station, composta pelo comandante norte americano Bill Sheperd, e pelos russos Yuri Gidzenko e Serguei Krikalev. |
| 01/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-3 (1P);-ISS Satélite de Reabastecimento |
| 01/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite PROGRESS M1-3 (1P);-ISS Satélite de Reabastecimento |
| 02/11/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave Expedition 1 Duração da Missâo:141 |
| 02/11/2000 | LANçAMENTOS TRIPULADOS |
Lançamento da nave Expedition Crew 1 A primeira tripulação permanente para a International Space Station foi transportada pela Soyuz TM-31, composta pelo comandante norte americano Bill Sheperd, e pelos russos Yuri Gidzenko e Serguei Krikalev. Esta missão preparou seus sistemas para utilização permanente, e recebeu os primeiros painéis solares feitos nos Estados Unidos e o módulo laboratório norte americano Destiny. A tripulação permanenceu 140 dias, 23 horas e 28 minutos no espaço, retornando para a Terra em 18 de março de 2001 |
| 09/11/2000 | HISTORIA |
Missão de teste Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 11/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-76 Satélite de Telecomunicações |
| 11/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Molniya 1-76 Satélite de Telecomunicações |
| 14/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 2373 |
| 14/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Reentrada do satélite Cosmos 2373 |
| 16/11/2000 | HISTORIA |
Penetrator 2 Espaçonave: 5MV. COSPAR: 1996-064xx. |
| 16/11/2000 | HISTORIA |
Penetrator 1 Espaçonave: 5MV. COSPAR: 1996-064xx. |
| 16/11/2000 | HISTORIA |
MAS 1 Espaçonave: 5MV. COSPAR: 1996-064xx. |
| 16/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite PROGRESS M1-4 |
| 17/11/2000 | NOTíCIAS |
Rússia desativa Mir em fevereiro Estação de 140 toneladas será destruída após 14 anos de funcionamentoRússia desativa Mir em fevereiro DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS A estação espacial Mir ("paz", em russo); está com os dias contados. Depois de anunciar a preparação da próxima missão tripulada à instalação, o governo russo confirmou ontem que irá destruir a estação em fevereiro, em um mergulho controlado na atmosfera da Terra. O destino final dos destroços é o oceano Pacífico. Os russos estavam relutantes em destruir a estação , maior símbolo da exploração espacial soviética, mas o governo admite que não tem recursos para mantê-la. Decidiu desativá-la porque não foi possível captar recursos privados suficientes para que ela continuasse em operação. A maior preocupação dos russos é com a segurança. Sem a devida manutenção, há o risco de que a estação , com seus 14 anos e 140 toneladas, caia descontroladamente sobre a Terra, como ocorreu com a estação americana Skylab. Em 1979, ela despedaçou-se sobre o oeste da Austrália. "Uma de nossas obrigações é garantir a segurança do último estágio do vôo da Mir", diz o primeiro-ministro Mikhail Kasyanov. A última tripulação a ocupar a estação , composta por quatro cosmonautas e o primeiro turista espacial , o magnata norte-americano Dennis Tito, deve ir ao espaço em janeiro, a fim de preparar a instalação para sua destruição. A decisão do governo vem após insistentes pressões da Nasa (agência espacial dos EUA);, que há tempos pede a desativação da Mir e a concentração dos esforços russos na construção da Estação Espacial Internacional (ISS);. |
| 23/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite Ekran 21 Satélite geoestacionário para transmissão de programas de televisão para uma rede de múltiplas estações receptoras. Satélite do tipo Ekran M. |
| 30/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite P6 TRUSS Estrutura que serve para acomodar os radiadores e os imensos painéis solares PVA (PhotoVoltaic Arrays);. São ao todo 4 PVAs com comprimento de 73 metros, de ponta a ponta, e 3 radiadores. Custo de 600 milhões de dólares. |
| 30/11/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite P6 Truss & Solar Arrays Flight 4A - Largura: - Diâmetro: |
| 08/12/2000 | NOTíCIAS |
Astronautas salvam o novo painel solar Equipe da Endeavour conserta 'asa' da estação espacial ; tripulação fixa teve atrito com controladores russos em terraAstronautas salvam o novo painel solar DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS O dia não foi fácil para os astronautas do ônibus espacial Endeavour, responsáveis pela instalação dos grandes painéis solares da ISS ( Estação Espacial Internacional );. Eles tiveram de dedicar parte da terceira e última caminhada espacial para corrigir um problema que ameaçava a integridade da recém-instalada "asa" solar direita. O problema surgiu já na extensão do painel, domingo. A tarefa foi realizada muito depressa, e os cabos, destinados a manter a estrutura de 35 metros fixa e esticada, soltaram-se dos carretéis. Dois astronautas, Carlos Noriega e Joe Tanner, precisaram escalar ontem os 27 metros da "Torre de Energia" (Segmento P-6); para colocar os cabos no lugar. No topo, a ameaça de eletrocução pairava sobre eles. Havia risco, ainda que pequeno, de descargas elétricas no manuseio dos cabos. Nada disso aconteceu. A dupla fez uso de ferramentas para conseguir recolocar os cabos. A tarefa consumiu pouco mais de uma hora. A Nasa (agência espacial dos EUA); estimava três horas para os reparos. Graças à diligência dos astronautas, outros objetivos originais da caminhada também puderam ser executados. As metas eram instalar um monitor de eletricidade estática e reconectar cabos para uma câmera que será usada para facilitar a instalação do módulo Destiny (o primeiro laboratório da estação );, em janeiro. Sem o conserto, havia risco de danos permanentes no sistema de painéis _que custou US$ 600 milhões aos EUA_, em razão dos movimentos da estação durante os procedimentos de atracação e desatracação de naves. Cooperação e broncas Durante toda a missão, a equipe de controle da Nasa tentou cooperar com os astronautas da Endeavour, chegando até a simular em tanques d'água as atividades dos astronautas, para ajudá-los a calibrar as ferramentas. O mesmo tratamento, entretanto, não tem sido dado à primeira tripulação fixa da ISS, apelidada de "Expedição Um". Os três moradores da estação tiveram de instalar um novo aparelho de ar-condicionado e consertar uma unidade que remove o gás carbônico de dentro dos módulos. Como os sistemas fazem parte do módulo russo Zvezda, a tripulação da estação _composta pelo norte-americano Bill Shepherd e pelos russos Sergei Krikalev e Yuri Gidzenko_ teve de lidar com os controladores da agência espacial russa, que deram uma bronca nos astronautas por terem montado um sistema alternativo para retirar o gás carbônico do ar. "Vocês poderiam ter estragado o equipamento", protestou um controlador russo. "Temos de respirar com alguma coisa", rebateu o cosmonauta Krikalev. Segundo Shepherd, comandante da estação , a tripulação tem vivido dias difíceis. Ele define o problema principal como a dificuldade de "encaixar 30 horas de trabalho em um dia de 18 horas". "Eles estimam que uma atividade dure uma hora e nós sabemos que levará cinco", diz Gidzenko. As duas tripulações devem ter o primeiro encontro pessoal hoje. |
| 16/12/2000 | HISTORIA |
Mir News 398: Progress-M36 Voo: Soyuz TM-26, STS-86 Mir NASA-5. Este cargueiro desacoplará da Mir em 17.12.1997 às 0602 UTC. Após o desacoplamento, o experimento russo-alemão com o satélite de observação Inspektor ocorrerá. Inspektor: Em 17.12.97, o Inspektor será lançado do Progress-M36 para vários voos de inspeção. A separação do Progress-M36: 0735 UTC. Imediatamente após o desacoplamento, o Inspektor fará um voo ao redor do Progress-M36 e transmitirá imagens do cargueiro para um computador a bordo da Mir. Solovyov controlará o Progress-M36 e o Inspektor com o sistema TORU. Em 18.12.1997, o Inspektor voará ao redor da Mir para fazer imagens do exterior do complexo. Planos com o Progress-M36: Este cargueiro não retornará à Mir para um reacoplamento, mas decairá na atmosfera logo após a implantação do Inspektor. Progress-M37: O lançamento deste novo cargueiro de Baikonur está programado para 20.12.1997. O encontro e o acoplamento com a Mir ocorrerão em 22.12.1997. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202. |
| 27/12/2000 | NOTíCIAS |
Mir fica 20 horas sem contato com a Terra Silêncio de rádio mais longo poderia ter causado a destruição da estação espacial russa, em órbita há quase 15 anosMir fica 20 horas sem contato com a Terra DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS Assim como os gauleses das histórias em quadrinhos, os russos só têm medo de uma coisa: que o céu caia sobre suas cabeças. Ou melhor, que a estação espacial Mir despenque de sua órbita. E, por alguns momentos, o medo se tornou mais do que justificado. Anteontem, a equipe responsável pelo controle da estação perdeu contato com a estrutura por aproximadamente 20 horas. Se fosse maior, o silêncio poderia ter causado a reentrada da instalação de 140 toneladas na atmosfera da Terra, potencialmente atingindo áreas habitadas. Seria um fim trágico para a estação , que está desocupada desde junho. Em 1986, quando foi posta em órbita, a Mir tinha vida útil estimada em cinco anos. Os controladores começaram a suar frio às 18h40 (horário de Moscou); de anteontem, quando não receberam nenhuma resposta da Mir após uma tentativa de contato. Esse procedimento, normalmente feito duas vezes ao dia, é fundamental para manter a estação na órbita correta e seus painéis de energia virados para o Sol. Após a perda de contato, os russos passaram a fazer novas tentativas de retomar a comunicação a cada 90 minutos. A conexão só foi totalmente restabelecida na tarde de ontem, após 20 horas. "Ainda não sabemos por que a falha ocorreu", declarou à imprensa Leonid Gorshkov, um projetista da RKK Energia, empresa responsável pela criação da Mir. "Continuaremos examinando as possíveis causas desse defeito", afirmou Gorshkov. A estação agora está funcionando normalmente. Segundo os controladores, seus sistemas de pressurização, controle de temperatura e energia estão funcionando, o que afasta a possibilidade de que a estação esteja desgovernada. Mas, como não se sabe o que ocorreu, ninguém pode garantir que não vá acontecer de novo. "Roleta-russa" Uma perda de contato mais extensa poderia fazer com que os painéis solares perdessem o alinhamento com o Sol, causando um blecaute que provocaria o congelamento dos sistemas. Sem controle sobre os propulsores que fazem as correções de órbita, a estação começaria a perder altitude e a girar fora de controle em direção à Terra. Uma missão tripulada de emergência passaria por um grande aperto: não seria nada fácil acoplar uma nave a uma estação rodopiando descontroladamente. Apesar da relutância russa em eliminar o mais importante símbolo do bem-sucedido programa espacial soviético, o governo admite que não restam alternativas. Além das pressões norte-americanas para que a Rússia devote seus esforços à ISS ( Estação Espacial Internacional );, a agência espacial russa admite não haver recursos para manter a Mir em órbita com segurança. "Não podemos continuar com esse jogo, que eu chamo de roleta-russa", disse o diretor da agência, Yuri Koptev, ao anunciar em novembro a decisão de destruir a estação . O último incidente, após um ano relativamente livre de problemas, parece indicar que a Mir está mesmo pedindo água. E se a estação quer água, é isso que os russos vão dar a ela. Eles já estão preparando a última missão tripulada à estação , para preparar sua reentrada controlada na atmosfera. A Mir deve terminar sua jornada em uma região do oceano Pacífico, 1.500 km a leste da Austrália, em fevereiro próximo. Precedentes Passado o aperto, o clima está mais ameno, mas o histórico da exploração espacial não joga a favor da Mir. Em 1978, um satélite soviético desprendeu-se da órbita e se espatifou no norte do Canadá. Um ano depois foi a vez dos EUA. O Skylab _a primeira estação americana_ desgovernou e despencou no oeste da Austrália. Em 1991, pedaços da estação soviética Salyut-7 (a predecessora da Mir); caíram sobre os Andes, na Argentina. O acidente ocorreu justamente depois que o governo russo tentou prolongar a vida útil da instalação. Parece que dessa vez eles não querem repetir o feito. Resta saber se já não é tarde |
| 27/12/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite GONETS D-1 Satélite de comunicação civil em órbita baixa do tipo Gonets. Falhou devido a defeito no foguete |
| 27/12/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite GONETS D-1 Satélite de comunicação civil em órbita baixa do tipo Gonets. Falhou devido a defeito no foguete |
| 27/12/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite GONETS D-1 Satélite de comunicação civil em órbita baixa do tipo Gonets. Falhou devido a defeito no foguete |
| 27/12/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite STRELA Satélite de comunicação militar em órbita baixa do tipo Strela.Falhou devido a defeito no foguete |
| 27/12/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite STRELA Satélite de comunicação militar em órbita baixa do tipo Strela.Falhou devido a defeito no foguete |
| 27/12/2000 | SATéLITES E SONDAS |
Lançamento do satélite STRELA Satélite de comunicação militar em órbita baixa do tipo Strela.Falhou devido a defeito no foguete |
| 27/12/2000 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 27/12/2000 | HISTORIA |
Teste operacional Apogeu: 1,000 km (600 mi). |
| 28/12/2000 | NOTíCIAS |
Falha da estação Mir foi causada por blecaute, diz equipe de controle russa Falha da estação Mir foi causada por blecaute, diz equipe de controle russaA perda de contato com a estação espacial russa Mir se deu em razão de um blecaute repentino, segundo a equipe de controladores responsável pela manutenção do complexo. A comunicação, fundamental para a permanência da estação em uma órbita estável, foi interrompida por cerca de 20 horas entre segunda e terça-feira. A equipe russa ainda não sabe dizer qual foi o motivo da falta de energia a bordo da estação . Logo que restabeleceram contato, os controladores desligaram alguns sistemas não-essenciais da estação , para que suas baterias _alimentadas por energia de painéis solares_ pudessem recarregar mais rapidamente. Os técnicos desconsideram a hipótese de uma falha humana da equipe de terra. A possibilidade foi aventada por Anatoli Kiseliov, presidente da Khrunichev, concorrente da empresa RKK Energia, criadora da Mir. Ele afirmou a uma agência de notícias local que os controladores estavam devotando toda a atenção à Estação Espacial Internacional (ISS); e se esqueceram da antiga instalação. A agência espacial russa afirma que a estrutura está sob controle, mas admite que os planos originais para a destruição da estação podem ser adiantados. "A situação que surgiu pode provocar modificações (no plano original);", disse Yuri Koptev, diretor da agência, durante entrevista coletiva em Moscou. Ele disse que a equipe chegou a temer que a estação tivesse sido destruída ou seriamente avariada pelo choque com algum pedaço de lixo espacial . "Estávamos com medo de que tivéssemos perdido o complexo inteiro, mas nossos colegas do centro de monitoramento espacial confirmaram que ela estava em órbita completa, e não em um amontoado de pedaços." Uma tripulação seria imediatamente enviada à estação caso o contato não fosse restaurado. O projeto original prevê a reentrada controlada da estação na atmosfera entre os dias 27 e 28 de fevereiro de 2001. Os destroços devem cair em uma região remota do oceano Pacífico, 1.500 km a leste da Austrália. A estação atualmente está a 315 km de altitude. Mesmo que estivesse fora de controle, levaria três meses para que ela se espatifasse na superfície. (DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS); |

