1999

Data Origem Descrição
01/01/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2335

Satélite militar de vigilância marítima
01/01/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Express A1

Satélite de comunicações geosíncrono, gradualmente vai substituíndo os satélites da série Gorizont - falhou devido a defeito no segundo estágio do foguete Proton.
01/01/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2335

Satélite de vigilância marítima da série EorSat - US-PM
01/01/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2335

Satélite de vigilância marítima da série EorSat - US-PM
01/01/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2335

Satélite militar de vigilância marítima
08/01/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Meteor 1-06

Satélite Meteorológico
08/01/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Meteor 1-06

Satélite Meteorológico
20/01/1999 HISTORIA

Mir News 342: Atlantis/Mir

Voo: Soyuz TM-24, STS-79 Mir NASA-2, STS-81, STS-81 Mir NASA-3. Durante o período em que a Atlantis e a Mir estavam acopladas, as instalações americanas do TDRS foram usadas para a maior parte das comunicações de rádio, antecipando os procedimentos de comunicação da futura Estação Espacial Internacional Alpha. Os russos usaram suas instalações apenas para discutir assuntos relacionados ao próprio complexo Mir. Com algumas exceções, a Atlantis também cuidou do controle dos movimentos (atitude) da enorme combinação espacial. A Atlantis se separou da Mir: A Atlantis desacoplou da Mir em 20.01.1997 às 02.15.44 UTC. Às 0357 UTC, os motores da Atlantis deram início à queima de separação para a viagem de volta. Após o desacoplamento, a Atlantis permaneceu em deriva livre até que a distância permitisse a ignição de foguetes de direção. Durante os 2 voos da Atlantis ao redor do complexo Mir, nenhuma imagem foi transmitida da Mir. Essas imagens foram gravadas e transmitidas para a Terra mais tarde naquele dia por meio do Altair-1. Entre elas, boas imagens, como a Atlantis voando para longe de baixo de um painel solar Mir e várias vistas da Atlantis se afastando com uma visão da Terra ao fundo. Soyuz-TM25: A próxima operação importante será o lançamento da Soyuz-TM25 de Baikonur em 10.02.1997 às 1409 UTC. A Soyuz-TM25 levará a 23ª Expedição Principal (Tsibliyev e Lazutkin) e o astronauta alemão Ewald para a Mir. (Tripulação reserva: Musabayev, Budarin e Schlegel) Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
23/01/1999 HISTORIA

Sea Launch

O primeiro foguete Zenit-3SL foi erguido pela primeira vez na plataforma de lançamento durante os chamados testes secos no porto de Long Beach.
03/02/1999 HISTORIA

Mir News 452: Progress-M40

Voo: Soyuz TM-28, Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27. Este cargueiro se separará do complexo Mir em 4.02.99 às 0957 UTC. Após a separação, o Progress-M40 voará 'em formação com a Mir' a uma distância de aproximadamente 600 metros. Znamya 2.5: Até agora, este experimento ainda está programado para 4.02.1999. Os experimentos começam imediatamente após o desacoplamento do Progress-M40. Todas as operações da Mir e do Progress-M40 serão executadas no âmbito desse experimento. Após o desacoplamento, o refletor Znamya 2.5 será implantado muito em breve (após aproximadamente 30 minutos). Uma hora e meia depois, as observações da mancha de luz na Terra começarão sobre o Cazaquistão. Correções de órbita: A órbita da estação espacial Mir foi corrigida em 1 e 2.02.1999. É por isso que demorou tanto tempo para calcular as passagens em que ambos os objetos (Mir e Progress-M40 com a vela desdobrada) estarão dentro do nosso alcance. Os últimos elementos de 2 linhas, portanto, após as últimas correções de órbita são: Mir 16609U 86017A 99033.62215070 -.00705684 00000-0 -60986-2 0 1783 16609 51.6621 313.1101 0015148 80.9915 279.1017 15.70324883740230 Para minha posição na Haia (Kijkduin), isso será em 4.02.1999 entre 1745 e 1752 UTC. A elevação máxima de 78 graus ocorrerá às 1747 UTC. Para nós, no oeste da Holanda, a Mir e o Progress-M40 emergem no horizonte na direção de 275 graus e prosseguirão para o T.C.A. (hora de aproximação mais próxima) em 78 graus na direção de 176 graus. Então, a Mir e o Progress-M40 voarão para longe e desaparecerão após o horizonte na direção de 102 graus. Usando o sistema de controle remoto (TORU), a tripulação da Mir tentará apontar o refletor para o caminho de solo entre Liège, na Bélgica, e Frankfurt, na Alemanha, entre 1750 e 1754 UTC. Então, esperamos ver algo antes desse período durante a passagem 2 minutos antes e 2 minutos depois do TCA. Nós, na Holanda, temos outra passagem de 1918-1927 UTC com uma elevação máxima
05/02/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-40

Satélite de Reabastecimento
05/02/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-40

Satélite de Reabastecimento
08/02/1999 HISTORIA

Mir News 454: Soyuz-TM28

Voo: Soyuz TM-28, Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27. Em 8.02.1999, a tripulação da Mir transferiu a nave de transporte Soyuz-TM28 da porta frontal (- eixo X P.Kh.O.) para a porta traseira (+ eixo X Kvant-1) entre 11.23.04 UTC (separação da Mir) e 11.39.07 UTC (união suave à Mir). Durante a última etapa do reacoplamento, a Mir e a Soyuz-TM28 estavam no meu alcance e os cosmonautas podiam ser ouvidos via 121.750 mc. O momento do 'toque' (kasaniye) foi relatado por Padalka. O voo autônomo durou menos tempo do que o planejado. Padalka executou a aproximação e o acoplamento no modo manual. Avdeyev relatou que o consumo de combustível medido pelo SIRT havia sido de 407 quilogramas. Eles falaram sobre 'voar ao redor', mas na verdade a Soyuz-TM28 pairou enquanto o complexo Mir fazia uma volta de 180 graus no plano do eixo Z, apenas esperando até que a porta traseira ficasse na frente daquela nave. Durante a passagem na órbita 74116, 1313-1320 UTC, os cosmonautas usaram novamente os 143.625 mc. Eles estavam dentro da estação e haviam instalado os grampos para prender firmemente a Soyuz-TM28 ao Kvant-1. A tripulação quase recuperou a estação Mir para o estado em que estava antes do reacoplamento. Eles usam a palavra russa 'raskonservirovatj', para desfazer a 'conservação'. Enquanto isso, eles haviam 'conservado' a Soyuz-TM28, então eles a colocaram no modo 'stand by' ou 'inativo'. Antes do reacoplamento, eles 'desconservaram' aquela nave. No período em que a estação Mir está desabitada, muitos sistemas são desligados. Se, por exemplo, o reacoplamento falhar e os cosmonautas tiverem que retornar à Terra, a estação deve permanecer viva. Entre os sistemas desligados estão quase todos os sistemas de suporte de vida, que consomem muita energia, por exemplo, o BKV-3 (o a.c.), o gerador de oxigênio Elektron, o BMP (uma unidade para purificar o ar de produtos indesejáveis), o Vozdukh (o removedor de CO-2) e o S.R.V.K. (o sistema para regenerar condensado em água). A tripulação também ligou novamente a estufa (oranjerie). A reativação desses siste
13/02/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-65

Satélite de Telecomunicações
13/02/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-65

Satélite de Telecomunicações
20/02/1999 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave SOYUZ TM 29 MIR

Levou os cosmonautas Jean Pierre Hagnere (francês); e Ivan Bella (eslovaco); para a estação espacial Mir. Última missão enviada para a estação espacial, retornou a Terra em 27 de agosto de 1999.
25/02/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-28

Satélite de Telecomunicações
25/02/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-28

Satélite de Telecomunicações
28/02/1999 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave SOYUZ TM 28 MIR

Dados não disponíveis
28/02/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Raduga-1

Satélite geoestacionário de comunicação.
23/03/1999 HISTORIA

Mir News 210: Progress-M22

Voo: Soyuz TM-18, Soyuz TM-18 Mir LD-4. Este cargueiro será lançado de Baikonur em 22.03.94 às 0454 UTC para um voo à estação espacial Mir. Este lançamento, originalmente planejado para 16 ou 18.03.94, foi adiado devido a problemas em Baikonur. Fontes russas declararam que as condições meteorológicas (nevascas) os haviam forçado a adiar o lançamento. Em 7.03.94, um grande incêndio irrompeu no MIK (complexo de montagem e teste) para Progress-M's e Soyuz-TM's. O incêndio também afetou um centro de comando. Era quase impossível extinguir esse incêndio devido à falta de água causada por uma das nevascas. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202
02/04/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M-41

Satélite de Reabastecimento
12/04/1999 HISTORIA

Mir News 250: Progress-M27

Voo: Soyuz TM-21. Este cargueiro começou de Baikonur em 9.04.95 às 1933 UTC. Após um voo de 2 dias durante o qual nenhum problema surgiu, o Progress-M27 acoplou à frente (P.Kh.O. - seção de transição) do complexo Mir em 11.04.1995 às 2100 UTC (21 horas 00 minutos 42 segundos), ou seja, em 12.04.1995 às 0100 Horário de Verão de Moscou. A aproximação e o acoplamento ocorreram no modo automático pelo sistema Kurs. Dezhurov estava pronto para assumir manualmente pelo sistema de controle remoto TORU, mas isso não foi necessário. O Progress-M27 acoplou durante a órbita 52262 da Mir. Durante a aproximação final e o acoplamento, o tráfego foi retransmitido pelo Altair. Não houve imagens de TV. Dezhurov relatou detalhes da aproximação e do acoplamento suave (kasanye). Durante a próxima passagem na órbita 52263, às 2227 UTC, Strekalov relatou que eles haviam aberto a escotilha para o Progress-M27 2 minutos antes e que tudo estava em ordem. O Progress-M27 entregou ao complexo a carga normal (água, comida, combustível, correio, roupas íntimas, material científico, etc.), materiais de reparo para os sistemas para manter uma boa atmosfera e a geração de água e o microssatélite alemão GFZ-1. GFZ-1: Portanto, este pequeno satélite está agora a bordo do complexo Mir aguardando seu 'segundo' lançamento. Isso tem que ser feito pelos cosmonautas na noite de 19 para 20.04.1995. Este objeto esférico com uma massa de 20 KG e um diâmetro de 21 CM se separará da Mir com uma velocidade de 1,2 M/sec. Durante essa operação, a estação de rastreamento alemã Oberpfaffenhofen desempenhará um papel importante. (Para obter mais detalhes sobre o GFZ-1, consulte Mir-NEWS.249) Durante a passagem em que Strekalov relatou a abertura da escotilha, o TsUP disse a ele que a primeira AEV ocorrerá em 11.05.1995. A data para o lançamento do Spektr (até agora programado para 20.05.1995) pode ser alterada. Após o lançamento do Spektr, ou seja, durante um de seus 7 dias de voo autônomo, o Progress-M27 será separado da Mir. Possível data de lançamento da Atlantis para o voo em que ela h
16/04/1999 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-27 EVA-1- Afanas'ev, V.M.

16/04/1999 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-27 EVA-1- Haignere, J-P.

16/04/1999 HISTORIA

Primeiro voo de um modelo de três estágios do N1.

28/04/1999 HISTORIA

Após uma pausa de 11 anos nos lançamentos orbitais a partir do Campo de Teste de Kapustin Yar, um foguete Kosmos-3M lançou satélites alemães e italianos do local 107.
04/05/1999 NOTíCIAS

Módulo russo deve ir ao espaço sem seguro

Módulo russo deve ir ao espaço sem seguro
das agências internacionais

Por falta de verbas, a Rússia não deverá pagar o seguro do Módulo de Serviço, o próximo segmento da Estação Espacial Internacional (ISS);, previsto para ser lançado entre julho e setembro deste ano.O seguro do módulo deverá custar cerca de US$ 125 mil, afirma Iuri Grigoriev, diretor-assistente da empresa russa Enérguia, que desenvolve o segmento da ISS.Segundo a agência de notícias "Itar-Tass", a empresa e a agência espacial russa não têm o dinheiro para o seguro. Ainda não se sabe quais podem ser as consequências da falta de cobertura.O Módulo de Serviço, a primeira contribuição totalmente russa para a ISS, servirá como alojamento provisório para os primeiros astronautas a habitar a estação, provavelmente em janeiro de 2000.Mas Grigoriev diz que a falta de verba não causou novos atrasos no cronograma de construção do módulo. Em maio, ele deverá ir para a base de Baikonur, no Cazaquistão (Ásia Central);, para testes antes do lançamento.O segmento será equipado com sistemas de comunicação, de propulsão e de análise e processamento de dados. Depois que a ISS estiver terminada, ele deverá ser usado para armazenar equipamentos.
25/05/1999 HISTORIA

Pouso da Soyuz TMA-6

Tripulação de Retorno: Krikalyov, Olsen, Phillips. Pessoas Relacionadas: Krikalyov, Olsen, Phillips. Voo: Soyuz TMA-6, Soyuz TMA-7 ISS EP-9.
25/05/1999 HISTORIA

Em 25 de maio de 1999, o presidente Yeltsin assinou o Decreto nº 651, essencialmente fundindo as indústrias espacial e de aviação, formando a Agência Espacial e de Aviação Russa ou Rosaviakosmos. Como resultado, a Rosaviakosmos assumiu responsabilidade adicional pelo financiamento de 315 empresas da indústria de aviação.
25/05/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Granat

Observatório orbital destinado ao estudo dos raios gama. Experimentos feitos pela URSS, França, Dinamarca e Bulgária. Perigeu de 53697 km, apogeu de 149862 km, inclinação de 86,6 graus.
25/05/1999 HISTORIA

O Presidente Yeltsin assinou o Decreto nº 651, fundindo essencialmente as indústrias espacial e aeronáutica, formando a Agência Russa de Aviação e Espaço, ou Rosaviakosmos.
25/05/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Granat

Observatório orbital destinado ao estudo dos raios gama. Experimentos feitos pela URSS, França, Dinamarca e Bulgária. Perigeu de 53697 km, apogeu de 149862 km, inclinação de 86,6 graus.
27/05/1999 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-96 DISCOVERY

Acoplou com a International Space Station para deixar material para ser utilizado em missões futuras. O material foi transbordado dentro do Spacehab, um módulo especialmente projetado para transportar cargas pressurizadas. Deixou uma grua americana e uma grua russa Strela. Pousou em 06/06/1999.
29/05/1999 NOTíCIAS

Nasa prepara entrada em estação espacial

Nasa prepara entrada em estação espacial
das agências internacionais

Os sete astronautas a bordo do ônibus espacial Discovery, da Nasa (agência espacial dos EUA);, se preparavam ontem para o primeiro acoplamento em órbita com a Estação Espacial Internacional (ISS);. Prevista para hoje, a manobra se destina a levar suprimentos e equipamentos ao local.O ônibus espacial decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA);, anteontem pela manhã. Essa será a primeira visita de astronautas à estação desde a sua colocação em órbita e montagem inicial, no ano passado.Ontem, a tripulação deveria preparar os equipamentos para a conexão com a ISS. Os trajes espaciais também deveriam ser testados para a realização, amanhã, de caminhadas no espaço.A Discovery está em órbita da Terra a uma altitude de cerca de 370 km. Até ontem, o único problema informado pelos tripulantes havia sido um defeito em uma das quatro câmaras instaladas na área de descarga do ônibus espacial.A ISS, projeto que reúne 16 países _inclusive o Brasil_, deve ficar pronta em 2004. No fim deste ano, o lançamento de um módulo russo completará os preparativos para o envio de tripulantes, previsto para o início de 2000.
31/05/1999 NOTíCIAS

Missão tem êxito em montagem de estação

Tarefa demorou 8 horas fora de nave
Missão tem êxito em montagem de estação das agências internacionais

Na segunda mais demorada "caminhada no espaço" dos 18 anos do programa de ônibus espaciais dos EUA, uma mulher e um homem concluíram as tarefas externas da atual missão de montagem da Estação Espacial Internacional.A física Tamara Jernigan, 40, e o engenheiro Daniel Barry permaneceram fora do ônibus espacial Discovery por 7 horas e 55 minutos. O recorde anterior, de 1992, foi de 8 horas e 29 minutos.Eles tiraram do compartimento de carga do Discovery o módulo Spacehab _que servirá como alojamento e laboratório da estação_ e o conectaram aos módulos montados em missões anteriores.Com a montagem, a Estação Espacial Internacional (ISS);, que deverá em 2004 medir 119 m de comprimento e pesar 450 toneladas, está agora com 23 m e 31.752 kg.Os trabalhos de ontem foram apoiados por duas outras mulheres no interior do Discovery.O braço mecânico do ônibus espacial, usado para mover o módulo Spacehab, foi guiado pela canadense Julie Payette, 35, especialista da Real Força Aérea Canadense em pilotagem de diversos tipos de jatos, inclusive comerciais.A física norte-americana Ellen Ochoa, 41, especialista em softwares e computadores de bordo, coordenou todas as tarefas de montagem feitas ontem.Os outros três tripulantes são os engenheiros norte-americanos Kent Rominger, 42, comandante, e Richard Husband, tenente-coronel da Força Aérea dos EUA e piloto, e Valeri Tokarev, 46, coronel da Força Aérea Russa e piloto.A montagem da ISS começou em novembro de 1998, com o lançamento, na Rússia, do módulo de carga Zaria ("alvorada" em russo);.O programa da estação espacial envolve 16 países, inclusive o Brasil. Seu custo, inicialmente previsto em US$ 15 bilhões, já está estimado em US$ 60 bilhões.A atual missão começou há quatro dias e deve terminar no dia 6, com o retorno do Discovery.
01/06/1999 HISTORIA

A Soyuz 7K-OK se acopla ao módulo de acoplamento Androgynous.

03/06/1999 HISTORIA

Topol

Sétimo lançamento de teste
05/06/1999 HISTORIA

Mir News 261: 5ª Caminhada Espacial (EVA) tripulação do Mir

Voo: Soyuz TM-21. Em 1.06.1995 (para o horário de Moscou já 2.06.1995) das 2204- 2229 UTC, a tripulação do Mir fez uma curta EVA dentro da seção de transição evacuada (P.Kh.O.). Durante essa EVA, eles substituíram o cone de acoplagem do eixo -Z para o eixo -Y. Recolocação do Spektr (Módulo-O): Essa operação foi executada rápida e com sucesso (então também o 'Lyappa' do Spektr é confiável) em 2.06.95 das 1952- 2150 UTC (então o fechamento da escotilha já em 3.06.95, horário de Moscou). O Spektr foi movido do eixo -X (porta axial dianteira do Mir) para o eixo -Y. Então, a porta dianteira está agora disponível para receber o Kristall (Módulo-T). Recolocação do Kristall adiada: Essa operação estava programada para a noite de 6 para 7.06.1995, mas foi adiada para o período de 15.06 - 18.06.1995. Os russos disseram que isso era necessário devido a atividades com maior prioridade. Pode ser possível que isso tenha algo a ver com os problemas de vedação do ar que surgiram após a recolocação do Kristall na noite de 29 para 30.05.1995. Naquela noite, durante a passagem na órbita 53012, Dezhurov relatou uma queda de pressão no Kristall ou na seção de transição (P.Kh.O.). Isso pode ser causado por um pequeno vazamento na junta entre o Kristall e o P.Kh.O. Após 1 hora e 8 minutos, a pressão caiu de cerca de 700 mm para 469 mm. Se esse problema causou o adiamento da recolocação do Kristall não foi confirmado até o momento. Que há um problema com a pressão do ar foi confirmado oficialmente. Os porta-vozes também afirmaram que oxigênio e nitrogênio extras têm que ser entregues ao complexo para repor a perda de ar durante as recentes EVAs. Thagard machucou o olho: Nem tudo o que está escrito no meu diário chega aos meus relatórios. Já em 19.05.1995, Thagard relatou que machucou o olho direito durante um 'experimento com um expansor'. Nos dias seguintes, Thagard reclamou regularmente de seu olho e TsUP aconselhou quais remédios ele deveria tomar
05/06/1999 HISTORIA

Mir News 308: 5ª Caminhada Espacial (EVA) Onufriyenko e Usachov

Voo: Soyuz TM-23, STS-76 Mir NASA-1. Essa EVA está planejada para 6.06.1996 entre 1655 UTC (abertura da escotilha) e 1930 UTC (fechamento da escotilha). Durante essa EVA, os cosmonautas trabalharão na superfície externa do módulo Spektr e do módulo Kvant-2 ('D'). No Spektr, eles substituirão o cassete do experimento Komza. Então, eles recuperarão alguns coletores de poeira americanos e russos do Módulo Kvant-2 ('D'). 6ª EVA Onufriyenko e Usachov: Essa EVA ocorrerá em 13.06.1996. Horários ainda não decididos. Durante essa EVA, os cosmonautas instalarão a Ferma-3 (uma construção de viga ou treliça) na superfície externa do módulo astrofísico Kvant-1. A experiência com construções como essas é muito importante para o futuro. Eles serão usados para a construção e exploração da Estação Espacial Internacional Alpha. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
06/06/1999 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-96 DISCOVERY

Acoplou com a International Space Station para deixar material para ser utilizado em missões futuras. O material foi transbordado dentro do Spacehab, um módulo especialmente projetado para transportar cargas pressurizadas. Deixou uma grua americana e uma grua russa Strela. Pousou em 06/06/1999.
12/06/1999 HISTORIA

Mir News 360: Progress-M35

Voo: Soyuz TM-25, STS-84 Mir NASA-4. Este cargueiro está programado para o final deste mês. Se o lançamento e o voo forem realizados conforme o planejado, o Progress-M34 terá que deixar a porta de acoplamento traseira (+ eixo X) um dia antes da chegada do Progress-M35. Além da carga normal, um componente muito necessário para o transmissor Antares a bordo da Mir deve ser entregue pelo Progress-M35. Até a restauração do sistema de retransmissão de satélite da Mir, os downlinks de áudio e vídeo serão limitados às passagens da estação terrestre. Progress-M34: É possível que, antes da partida para a desintegração na atmosfera terrestre, os russos executem um voo autônomo com o antigo cargueiro para testar o sistema TORU. Até agora, não há confirmação sobre essa operação. Rádioamadorismo: O fato de que a tripulação da Mir está ativa novamente nas frequências de rádioamador confirma que a situação a bordo, embora não totalmente normalizada, melhorou a tal ponto que eles tiveram mais tempo para relaxar. Durante quase todas as passagens dentro do nosso alcance, a estação de amador na banda de 145 mc está ativa, principalmente em rádio-pacotes, mas também em fone. Mike Foale (chamada KB5UAC) ou os russos (R0Mir) podem ser ouvidos no downlink da Mir 145.800 mc. (uplink 145.200 mc). A tripulação transmitiu uma mensagem de P/R na qual eles disseram que planejavam aumentar o tráfego de P/R. Em outra mensagem de P/R, eles relataram que o transponder Safex-2 no Módulo Priroda está operacional novamente. Downlink é 437.950 mc, uplink 435.750 mc. Para abrir o transponder, é necessário um tom CTCSS de 141,3 hertz. Durante as operações de acoplamento com naves Soyuz-TM e Progress-M e ônibus espaciais, o Safex-2 estará DESLIGADO para evitar interferência em sistemas cruciais. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
28/06/1999 HISTORIA

Mir News 429: Incerteza

Voo: Soyuz TM-27. Por enquanto, o destino da Mir é incerto. Os cosmonautas a bordo da Mir esperavam obter informações sobre os resultados das reuniões na Terra sobre a exploração da Mir para o futuro muito próximo. Uma reunião sobre este assunto planejada para a semana passada foi adiada para 2.07.1998. Nessa reunião, uma comissão ou grupo de especialistas discutirá os problemas sérios decorrentes da falta de dinheiro para a exploração atual da Mir e operações futuras. A RKK Energiya não recebeu o dinheiro prometido, muito necessário este ano, e se essa alocação não for transferida em breve, não haverá meios para o lançamento da Soyuz-TM28 com a tripulação de revezamento para a expedição atual. Possivelmente, a reunião em 2.07.1998 elaborará um ultimato para o Kremlin: se o Kremlin não conseguir transferir a quantia necessária, outra reunião ocorrerá na metade de julho para discutir a interrupção da exploração da Mir e planejar a operação para trazer a estação de volta à atmosfera para decair mais tarde este ano. A fase de incerteza atual é desagradável para os cosmonautas. Em 19.06.98, Musabayev conversou com Baturin, que ainda está treinando para seu voo para a Mir com a Soyuz-TM28, junto com a tripulação para a próxima (26ª) Expedição Principal Mir. Musabayev desejou a Baturin um bom voo e disse que esperava encontrá-lo em breve a bordo da Mir. Baturin, um ex-construtor de voos espaciais e conselheiro de Yeltsin, foi selecionado para um voo para a Mir por razões políticas, mas, infelizmente, Yeltsin o demitiu devido a medidas de economia. Além de fazer perguntas sobre os desenvolvimentos, os cosmonautas não dizem muito sobre a situação atual, mas está claro que seu humor está muito abaixo do nível desejado. Isso pôde ser deduzido repetidamente de conversas entre a tripulação e o TsUP. Especialmente Musabayev, um homem com caráter estável e, na verdade, um humorista que gosta de rir muito, regularmente perde a paciência. Rotina da Mir: No entanto, Musabayev e Budarin continuam a executar a st
03/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-14

Satélite de Telecomunicações
03/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-14

Satélite de Telecomunicações
05/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Raduga

Satélite do ministério de defesa russo. O segundo estágio do foguete Proton explodiu e o satélite também foi destruído.
08/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Molniya-3

Satélite de Telecomunicação. Foi o satélite Molniya-3 de número 52 a ser lançado.
09/07/1999 HISTORIA

Mir News 219: Soyuz-TM18 pousou com segurança no Cazaquistão.

Voo: Soyuz TM-18, Soyuz TM-18 Mir LD-4, Soyuz TM-19. Os cosmonautas substituídos Afanasyev e Usachov pousaram com o Módulo de Descida da Soyuz-TM18 a 100 KM a nordeste de Arkalyk em 9.07.- 94 às 1033 UTC. O tráfego de rádio da Soyuz-TM18 durante a descida - incluindo o farol de direção ANAN - pôde ser monitorado pelo Altair até as 1020 UTC. Imediatamente após o pouso, os cosmonautas embarcaram em um avião para um voo sem escalas para Star City, perto de Moscou. Mir: 2 dias atrás, o comando do complexo Mir foi transferido de Afanasyev para Malenchenko. A partir desse momento, o sinal de chamada de Polyakov mudou de Derbent-3 para Agat-3. Soyuz-TM19: Esta nave ainda está acoplada à porta de acoplamento traseira (Kvant-1) do complexo Mir. Contrariamente à prática normal, esta nave permanecerá lá, ou seja, nenhum reacoplamento da porta traseira para a porta frontal foi planejado. Uma das razões pode ser as operações futuras com módulos como o Módulo-T (Kristall), Spektr e Priroda. Progress-M24: Até agora, o lançamento deste cargueiro ainda está programado para 13.07.94. Naves de rastreamento: Em 8.07.1994, a nave de rastreamento Kosmonavt Pavel Belyayev atracou no porto de Antuérpia. Algumas horas depois, visitei a nave para uma longa entrevista com o Chefe da Expedição do KPB. Pude acompanhar os movimentos da nave e determinar seu destino monitorando o tráfego de rádio entre a nave e a estação Mir. O chefe respondeu a muitas perguntas sobre o destino e o futuro da famosa frota de navios de rastreamento. O KPB está agora a caminho de São Petersburgo. Uma nave para assumir sua tarefa no Atlântico não apareceu, mas permaneceu em São Petersburgo devido a problemas de orçamento. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
11/07/1999 HISTORIA

Mir News 369: Progress-M35

Voo: Soyuz TM-25, STS-81 Mir NASA-3. Em contraste com a prática normal após os acoplamentos, desta vez, a tripulação teve que esperar para abrir as escotilhas até o dia seguinte para conservar energia e permitir que a tripulação tivesse uma boa noite de descanso. Os assuntos discutidos durante as comunicações de rádio nas passagens das 3 primeiras órbitas após o acoplamento não tiveram nada a ver com a chegada do Progress-M. Eles falaram sobre a substituição de tanques de água, a ativação e desativação do Elektron para a produção de oxigênio e o trabalho nas baterias. Eles tiveram problemas com o BKV-3 (ar condicionado) e algo estava errado com o Vozdukh, o removedor de CO2. No dia seguinte, a tripulação recebeu permissão para abrir as escotilhas e iniciar o descarregamento e carregamento do cargueiro. Eles imediatamente começaram a bombear água para os tanques do complexo. Foale havia visto seus 'presentes', pelos quais estava esperando ansiosamente, mas devido à grande quantidade de mercadorias, ele ainda não conseguia alcançá-los. Esta semana, o tráfego de rádio revelou circunstâncias que não receberam muita atenção na imprensa e nos relatórios de status. Todos estão cientes do fato de que o módulo Spektr está morto como uma porta, mas a falta de energia também paralisou outros 2 módulos enormes, ou seja, Kristall e Priroda. As maiores ansiedades causam o módulo Kristall. Perto do dispositivo de acoplamento para o ônibus espacial (o SO, o compartimento de acoplamento está anexado ao Kristall), a alta umidade causa muita condensação e ali, mas também em outros lugares, Foale e Lazutkin tentam absorver essa água o máximo possível usando toalhas. Foale relatou que a temperatura no Kristall é de cerca de 4 a 5 graus Celsius. Tsibliyev disse ao TsUP que ele soprou ar para o Kristall para aquecê-lo. O assunto mais importante permaneceu os preparativos para a próxima caminhada espacial (IVA). A maior parte desse trabalho está nas mãos de Tsibliyev. Quando este relatório foi para a imprensa, ainda não havia um cenário completo para a IVA. Isso significava que Tsibliye
12/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2359

Satélite militar de vigilância fotográfica digital
12/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2359

Satélite militar de vigilância fotográfica digital
15/07/1999 HISTORIA

Mir News 370: Caminhada Espacial (IVA)

Voo: Soyuz TM-25, STS-84 Mir NASA-4. Os preparativos para a AEV interna ainda estavam em andamento com sucesso (pelo que se pode verificar monitorando) quando Tsibliyev relatou que teve problemas com o ritmo cardíaco. Inicialmente, ele discutiu isso com uma médica, primeiro nome Irina, que não conseguiu diagnosticar o caso e, portanto, não prescreveu medicamentos. Mais tarde, Tsibliyev pediu permissão para engolir um comprimido e uma resposta para sua pergunta se ele conseguiria fazer a difícil IVA ou não. O problema surgiu ontem e agora se sabe que 'médicos' de alto nível estão tentando encontrar uma solução. Durante as conversas de rádio nas passagens das órbitas 65141 e 65142, ficou claro que as reclamações de Tsibliyev afetarão os planos futuros. O exercício que estava programado para hoje (usando o Kvant-2 para imitar a IVA no Spektr) foi adiado e que este também foi o caso da própria IVA. Hoje, Tsibliyev declarou que, se ele pudesse ter uma semana para se recuperar e nada de especial ocorresse, ele gostaria de fazer a IVA sozinho. Desde o início, por exemplo, durante a colisão, ele estava tão envolvido em tudo isso que considera isso seu dever. O TsUP, obviamente, tinha outras ideias e pediu a Foale para pegar o microfone. Foale afirmou que não tinha objeções e que ficaria muito contente em realizar essa tarefa. Ele tinha certeza de que Tsibliyev lhe daria as instruções certas. Tsibliyev possivelmente concordou com a possibilidade de Foale substituí-lo. Foale acrescentou que já sabe como lidar com o traje espacial Orlan-DMA. Tsibliyev disse que os trajes espaciais estavam prontos para a operação. Algumas órbitas depois, a Mir se comunicou com o TsUP via Altair-2 por telefone, mas eles também trocaram imagens. Por muito tempo, os cosmonautas estavam no P.Kh.O (seção de transição) envolvidos em preparativos técnicos para a IVA. Tsibliyev foi o membro da tripulação mais ativo durante esses preparativos e não mostrou sinais de que tinha problemas de saúde ou estresse proble
16/07/1999 HISTORIA

Mir News 180: Movimentos de Progress-M's e Soyuz-TM's

Voo: Soyuz TM-16, Soyuz TM-17, Soyuz TM-17 Altair. Movimentos de Progress-M's e Soyuz-TM's no futuro próximo: Progress-M18: Desacoplará da Mir e decairá na atmosfera em 24.07.93 (ou seja, 2 dias após a partida da Soyuz-TM16). Progress-M19: Lançamento de Baikonur em 27.07.93. Progress-M20: Lançamento de Baikonur em 12.10.93. Soyuz-TM18 : Lançamento de Baikonur com a tripulação Afanasyev e Usachov em 16.11.93. Progress-M21: Lançamento de Baikonur em 30.11.93. Em maio de 1994, haverá um voo de uma Soyuz-TM para a Mir com Malenchenko e Strekalov a bordo. (Strekalov substituiu Kaleri, porque ele tem mais experiência do que Kaleri.) O 3º membro da tripulação será um médico para um voo de longa duração de um ano e meio. Para este voo, 3 médicos foram selecionados, um deles voará, ou seja, Polyakov, Arzamazov e Morukov. Os russos têm a intenção de lançar o Módulo Spektr em 20.12.93 para um voo à Mir. Esta extensão há muito esperada será bem-vinda pela tripulação da 15ª Expedição Principal à Mir: Afanasyev e Usachov. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
16/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M-42

Satélite de Reabastecimento
17/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Okean-O

Primeiro satélite da nova geração Okean, transportou um radar e scanners infravermelhos desenvolvidos na Ucrânia e na Rússia
17/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-41

Satélite de Reabastecimento
17/07/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-41

Satélite de Reabastecimento
23/07/1999 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-27 EVA-2- Afanas'ev, V.M.

23/07/1999 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-27 EVA-2- Avdeev, S.V.

26/07/1999 HISTORIA

Mir News 182: Trabalho de rádioamador durante a missão Altair realizada com sucesso

Voo: Soyuz TM-17. Jean-Pierre, F6Mir, era um amador entusiasmado e habilidoso. Nesse campo, ele não era inferior a Tognini durante seu voo em 1992. H. fez todos os seus QSOs da maneira correta e, no último dia de seu voo, ele disse em uma mensagem CQ que havia ficado contente com o rádioamadorismo e expressou sua gratidão a todos os amadores com quem havia estado em contato. Ele não estava contente com um amador italiano, que, usando um sinal muito forte, bloqueava o uplink com frequência por muito tempo. Ele limitou as possibilidades de H. de fazer mais QSOs com amadores franceses e de outros países. Tripulações da Mir: Em 16.7.93, o controle sobre a estação Mir havia sido transferido para a nova tripulação: Tsibliyev cuidou do controle de atitude e Serebrov havia substituído Polishchuk como engenheiro de bordo. Manakov e Polishchuk prepararam seu voo de retorno. Sua principal preocupação era encontrar espaço na Soyuz-TM16 para tudo o que eles tinham que trazer de volta para a Terra. Eles verificaram minuciosamente os sistemas de bordo daquela nave e ensaiaram os procedimentos para a navegação durante e após o desacoplamento da Mir em 22.07.93. Um médico no TsUP verificou regularmente a saúde de M. e P. Nova tripulação: A partir de 22.07.93, Tsibliyev e Serebrov estão trabalhando arduamente. Eles estão ocupados com muitos reparos e substituições importantes. Obviamente, eles têm que resolver todos os problemas com o controle de atitude (movimentos) do complexo. (Girodinos e o motor VDU no braço Sofora). Eles já estão trabalhando nos girodinos. É um prazer ouvir a nova tripulação: sem dúvida, cosmonautas excelentes. Bastante normal para S.: este é seu 4º voo, mas o novato T. age como se tivesse longa experiência no espaço. Progress-M18 e M19: Recentemente, a desintegração do primeiro cargueiro (M18) ainda estava programada para 24.07.93. Isso foi adiado. Embora ainda não seja 100% certo, o plano é desacoplar o Progress-M18 em 8.08.93 após o lançamento naquele mesmo dia do Progress-M19. Se isso acontecer, será um n
28/07/1999 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-27 EVA-3- Afanas'ev, V.M.

28/07/1999 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-27 EVA-3- Avdeev, S.V.

02/08/1999 HISTORIA

Morte de Aleksandr Emmanuelovich Nudelman

Pessoas Relacionadas: Nudelman. Engenheiro russo. Chefe de Design 1965-1987 do OKB8-16. Principal projetista de armas de aeronaves na União Soviética. Adaptou seus projetos de aeronaves para armas espaciais de defesa própria para o Soyuz VI de Kozlov e a espaçonave Almaz de Chelomei.
07/08/1999 NOTíCIAS

Mir está pronta para ficar sem tripulação

Mir está pronta para ficar sem tripulação
das agências internacionais

A equipe da estação espacial russa Mir já preparou a nave para permanecer desabitada. Os equipamentos necessários para a permanência em órbita sem tripulantes _o que deverá ocorrer a partir do final deste mês_ foram ajustados e testados.A atual missão, a 27ª desde o início da entrada em operação, em 1986, poderá ser a última da Mir. A estação deverá ser desativada e seus destroços deverão cair no oceano Pacífico no início de 2000, a não ser que uma nova equipe seja enviada. Mas, por falta de fundos, isso não deve ocorrer.Para a Mir _com suas 130 toneladas de peso total _continuar em órbita por mais um ano, seriam necessários cerca de US$ 250 milhões.As alternativas cogitadas pelas autoridades russas para levantar dinheiro variaram de doações de empresários à privatização da estação, que teria cotas vendidas para governos estrangeiros.Os esforços do programa espacial russo deverão estar concentrados na Estação Espacial Internacional, que terá quatro vezes o tamanho da Mir, deverá custar US$ 60 bilhões, e contará com a participação de 16 países, inclusive o Brasil.
14/08/1999 HISTORIA

Pouso do Soyuz TM-25

Tripulação de Retorno: Lazutkin, Tsibliyev. Pessoas Relacionadas: Lazutkin, Tsibliyev. Voo: Soyuz TM-25, Soyuz TM-26, STS-84 Mir NASA-4. Após uma missão que parecia consistir em uma série interminável de colisões, panes, incêndios e outras emergências, a tripulação EO-23 entregou a estação à EO-24 e em 14 de agosto entrou no Soyuz TM-25 pousando no Cazaquistão às 12:17 UTC, 170 km a sudeste de Dzezkazgan. Os foguetes de pouso do Soyuz não conseguiram acionar no pouso, resultando em um dos pousos mais acidentados já experimentados por uma tripulação do Mir que retornava.
16/08/1999 HISTORIA

Mir News 466: Soyuz-TM29

Voo: Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27, Soyuz TM-29. O retorno da tripulação da 27ª Missão Principal do Mir ainda está programado para acontecer na noite de 27 para 28.08.1999. O Soyuz-TM29 se separará do complexo Mir em 27.08.1999, às 2112 UTC. O horário estimado de pouso é em 28.08.1999, às 0030 UTC. (Devido à diferença nos horários locais na Rússia, a operação acontecerá em 28.08.99 naquele país.) Indícios de voo de retorno iminente: Durante as comunicações de rádio, a maior parte dos tópicos está relacionada a tudo o que precisa ser feito para preparar o fechamento definitivo das escotilhas entre o Mir e o Soyuz-TM29. No entanto, os cosmonautas mencionam regularmente experimentos nos quais estão trabalhando ou que precisam ser concluídos. Em 30.07.99, Avdeyev obteve uma resposta a uma pergunta sobre o fechamento definitivo do módulo Priroda. Isso está programado para 23.08.1999, com a última opção possível em 25.08.1999. Avdeyev precisava saber disso porque muitos equipamentos precisam ser armazenados naquele módulo durante o estado não tripulado da estação. Avdeyev perguntou a TsUP o que eles deveriam fazer caso uma das unidades no Priroda tivesse que ser religada. TsUP disse que tinha essa questão sob controle. A tripulação é muito ativa para preparar seus corpos para as condições de gravidade após o retorno, por meio de exercícios físicos intensivos e trabalho com a roupa pressurizada Chibis. Em 13.08.99, Afanasyev e Avdeyev tiveram uma longa conversa com o ex-cosmonauta e chefe de treinamento da RKK Energiya, Aleksandr Pavlovich Aleksandrov, na qual trocaram parabéns por um aniversário. Aleksandrov tentou reunir um grande número de funcionários da RKK para estarem presentes durante essa conversa, mas a maioria deles havia ido para suas dachas ou outros lugares agradáveis, enquanto outros participaram de uma reunião na NASA sobre a ISS. Possivelmente, o aniversário era o 43º da RKK Energiya, fundada originalmente como OKB-1 em 14.08.1956. Um dos tópicos durante essa conversa foi o local onde Afanasyev e A
17/08/1999 HISTORIA

Mir News 378: Progress-M35

Voo: Soyuz TM-26, STS-84 Mir NASA-4. A recolocação desta nave de carga 'antiga' no complexo Mir não aconteceu em 17.08. Durante as 3 primeiras passagens de ambos os objetos, ficou claro que o Progress-M35 estava continuando seu voo autônomo. Durante a segunda passagem, o vice-chefe do controle da missão, Viktor Blagov, contou à tripulação sobre as mudanças no cronograma de trabalho para os próximos 2 dias. A IVA permaneceria em ordem para 20.08.97. Razão do adiamento: Os dados para a aproximação do Progress-M35 transmitidos hoje por TsUP para o Progress-M35 estavam errados e o OBC do Progress-M35 desligou. No prazo final para este relatório, a acoplagem do Progress-M35 no Mir estava (ainda) planejada para 18.08, às 1257 UTC. Soyuz-TM26: A recolocação desta nave de transporte da porta de acoplagem de popa para a porta de acoplagem dianteira aconteceu em 15.08.97, entre 13.29.20 e 14.13.04 UTC. Às 1327 UTC, ou seja, pouco antes da separação, o tráfego de rádio do Soyuz-TM26 via Altair-2 pode ser ouvido. As presilhas de segurança do mecanismo de acoplagem foram soltas e o programa estava prosseguindo de acordo com o plano. Às 13.29.20 UTC, Solovyov relatou a separação e o fato de que o Soyuz-TM26 estava se movendo lentamente para longe do Mir. S. guiou o Soyuz-TM26 no modo manual para poder ajustar a atitude da nave de forma que Vinogradov e Foale pudessem fazer boas imagens das 'áreas danificadas'. Às 13.29.51 UTC, o Altair-2 transmitiu uma imagem de todo o complexo visto por uma câmera da nave. Às 13.35.59 UTC, S. relatou o andamento do voo. Ele perguntou a Foale se ele já estava fazendo seu trabalho de fotografia e vídeo e pediu instruções para ajustar a atitude da nave para as melhores imagens. As comunicações via Altair-2 cessaram às 13.42.58 UTC, mas alguns minutos depois, S. pode ser ouvido via 121.750 mc (1401-1409 UTC). 4 minutos depois, S. realizou uma acoplagem perfeita na porta dianteira (P.Kh.O. - seção de transição) do complexo. De volta a bordo do Mir, S. disse a TsUP que
18/08/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2365

Satélite militar de alta resolução, foto reconhecimento, retornou filmes em 2 cápsulas do tipo SPK
25/08/1999 HISTORIA

Pouso do Soyuz TM-27

Tripulação de Retorno: Baturin, Budarin, Musabayev. Pessoas Relacionadas: Baturin, Budarin, Musabayev. Voo: Soyuz TM-27, Soyuz TM-28, Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27, Soyuz TM-28 Mir EP-4. O Soyuz TM-27 desacoplou do Mir às 02:05 GMT em 25 de agosto, com Musabayev, Budarin e Baturin a bordo. Eles pousaram em 25 de agosto às 05:23 GMT perto de Arkalyk no Cazaquistão.
26/08/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2366

Satélite de vigilância marítima da série EorSat - US-PM
26/08/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2366

Satélite de navegação militar do tipo Parus
27/08/1999 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave SOYUZ TM 29 MIR

Levou os cosmonautas Jean Pierre Hagnere (francês); e Ivan Bella (eslovaco); para a estação espacial Mir. Última missão enviada para a estação espacial, retornou a Terra em 27 de agosto de 1999.
28/08/1999 HISTORIA

Khrunov e outros cosmonautas se preparam para visitar a França em dezembro.

Pessoas Relacionadas: Gagarin, Gorbatko, Khrunov, Popovich, Titov. Voo: Voskhod 2. Soyuz 7K-VI. Eles também se prepararam para o lançamento da primeira espaçonave Soyuz.
02/09/1999 HISTORIA

Grupo de treinamento de cosmonautas da Força Aérea Russa 12 Suplementar selecionado.

03/09/1999 HISTORIA

Topol

Oitavo lançamento de teste
04/09/1999 HISTORIA

Mir News 270: Soyuz-TM22 lançada de Baikonur.

Voo: Soyuz TM-22, STS-71 Mir EO-19. Esta nave com a tripulação para a 20ª Expedição Principal à Mir e o cosmonauta da Euromir'95, Thomas Reiter, decolou sem problemas de Baikonur em 3.09.1995 às 0900 UTC (para os conhecedores: 09.00.23.115). Os russos são o capitão Yuriy Pavlovich Gidzenko, fazendo seu primeiro voo espacial, Sergey Vasilyevich Avdeyev, fazendo seu 2º voo. A tripulação usa a chamada 'Uran', então, para Gidzenko, Avdeyev e Reiter, respectivamente, Uran-1, -2 e -3. O 1º dia dos 2 dias de voo autônomo para a Mir passou sem nenhum problema. Já durante a 3ª órbita às 120240 UTC, a Soyuz-TM22 entrou no nosso alcance. Gidzenko relatou a verificação bem-sucedida do sistema de controle de orientação manual. Tudo ocorreu bem. Durante a passagem às 1332 UTC, Gidzenko, soando muito em forma, relatou que as duas primeiras correções de órbita haviam sido realizadas com sucesso. Todos os sistemas funcionaram sem problemas e a saúde e o humor da tripulação eram excelentes. Acoplamento planejado com a estação Mir: Se tudo continuar a ocorrer conforme o planejado, a Soyuz-TM22 acoplará à porta de acoplamento frontal (P.Kh.O. - seção de transição), o eixo -X em 5.09.95 às 1030 UTC. A última fase da aproximação ocorrerá dentro do nosso alcance durante a órbita 54543 da Mir, de 1018-1025 UTC. Nesse período, podemos esperar tráfego de rádio nas frequências: 121.750 Mc (Soyuz-TM22) e 143.625 Mc (Mir). Não é possível prever se o antigo Altair em 17 graus Oeste será usado ou não, pois esse bom e velho 'geo' não apareceu desde 26.08.95, 0824 UTC. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202
06/09/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Yamal 102

Satélite de telecomunicações geoestacionário feito para a empresa de gás russa RAO Gazprom.
06/09/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Yamal 101

Satélite de telecomunicações geoestacionário feito para a empresa de gás russa RAO Gazprom.
07/09/1999 HISTORIA

O cosmonauta Yuri Petrovich Artyukhin morre aos 68 anos - Causas naturais.

Pessoas Relacionadas: Artyukhin. Cosmonauta engenheiro russo 1963-1982. Membro da primeira missão de estação espacial militar. 1 voo espacial, 15,7 dias no espaço. Voou para a órbita no Soyuz 14 (1974).
09/09/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Foton 12

Experimentos de microgravidade europeus - duração de 15 dias.
09/09/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Foton-12

Satélite recuperável com experimentos científicos.
24/09/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Foton 12

Experimentos de microgravidade europeus - duração de 15 dias.
24/09/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Foton 12

Experimentos de microgravidade europeus - duração de 15 dias.
24/09/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Foton-12

Satélite recuperável com experimentos científicos.
24/09/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Foton-12

Satélite recuperável com experimentos científicos.
28/09/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Resurs

Investigação dos recursos naturais da Terra.
01/10/1999 HISTORIA

Teste operacional


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
01/10/1999 HISTORIA

Teste operacional


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
01/10/1999 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
02/10/1999 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 56 km (34 mi).
02/10/1999 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 56 km (34 mi).
03/10/1999 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
13/10/1999 HISTORIA

Zvezda

O porta-voz da RKK Energia, Sergei Gromov, declara que, devido aos problemas com a frota de ônibus espaciais, o lançamento do módulo Zvezda foi adiado para fevereiro de 2000.
15/10/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-30

Satélite de Telecomunicações
15/10/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-30

Satélite de Telecomunicações
22/10/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Resurs F-1M

Investigação dos recursos naturais da Terra.
22/10/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Resurs

Investigação dos recursos naturais da Terra.
22/10/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Resurs F-1M

Investigação dos recursos naturais da Terra.
22/10/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Resurs

Investigação dos recursos naturais da Terra.
25/10/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite ZEYA

Satélite para estudos de navegação e geodésia em órbita heliocêntrica. Utilizou como base um satélite do tipo Strela. Foio primeiro lançamento feito de Svobodniy
25/10/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite ZEYA

Satélite para estudos de navegação e geodésia em órbita heliocêntrica. Utilizou como base um satélite do tipo Strela. Foio primeiro lançamento feito de Svobodniy
27/10/1999 HISTORIA

Lançamentos do foguete Proton suspensos

Um foguete Proton carregando o satélite de comunicação Ekspress-A1 falha durante o acionamento de seu segundo estágio. O motor RD-0210 do foguete é responsabilizado pelo acidente, assim como em um acidente anterior no verão de 1999. Todos os lançamentos do Proton, incluindo a missão para entregar o módulo de serviço Zvezda, são suspensos até que medidas corretivas sejam implementadas.
27/10/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Express A1

Satélite geoestacionário de telecomunicações.Foguete Explodiu.
01/11/1999 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
08/11/1999 COSMONAUTAS

Falecimento do cosmonauta Malyshev, Yuri

08/11/1999 COSMONAUTAS

Falecimento do cosmonauta Malyshev, Yuri

10/11/1999 HISTORIA

Sputnik-40

Dois modelos em escala reduzida do Sputnik 1 foram construídos por estudantes para serem lançados manualmente da Mir no quadragésimo aniversário do Sputnik 1. O Progress M-40 entregou uma versão mais avançada, Sputnik 41. Em uma caminhada espacial da Mir em 10 de novembro, Padalka e Avdeyev lançaram manualmente o minissatélite de rádioamador. Os modelos PS carregavam um pequeno transmissor e foram patrocinados pelo Aero Club de France, AMSAT-France e pela Federação Astronáutica da Rússia.
17/11/1999 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
17/11/1999 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
19/11/1999 HISTORIA

Missão de teste


VMF.
Apogeu: 0 km (0 mi).
11/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2347

Satélite militar de vigilância marítima
11/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2347

Satélite de vigilância marítima da série EorSat - US-PM
11/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2347

Satélite de vigilância marítima da série EorSat - US-PM
11/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2347

Satélite militar de vigilância marítima
15/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2365

Satélite militar de alta resolução, foto reconhecimento, retornou filmes em 2 cápsulas do tipo SPK
15/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2365

Satélite militar de alta resolução, foto reconhecimento, retornou filmes em 2 cápsulas do tipo SPK
16/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-73

Satélite de Telecomunicações
16/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-73

Satélite de Telecomunicações
22/12/1999 HISTORIA

O foguete Rockot decolou do local 133 pela primeira vez.
23/12/1999 HISTORIA

Apogeu: 1,000 km (600 mi).

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26/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2367

Satélite militar de vigilância marítima
27/12/1999 HISTORIA

Mir News 449: Correção de órbita

Voo: Soyuz TM-28, Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27. Em 24.12.1998 às 0409 UTC, os motores do cargueiro Progress-M40 elevaram a órbita da Mir. Com os elementos de 2 linhas determinados após a correção de órbita, foi possível calcular passagens precisas do complexo novamente. Em 25.12.1998, os cosmonautas pediram o novo Apogeu e Perigeu da Mir. O TsUP disse que esses valores eram 372 e 361 KM. Possivelmente, as últimas 2 linhas serão válidas apenas por um curto período, pois pode haver uma 2ª correção em 26 ou 28.12.1998. O tráfego de rádio e as observações de rádio não confirmaram que houve uma correção em 26.12, então, vamos esperar e ver se isso acontecerá em 28.12.1998. Um funcionário de alto escalão em Korolyov me assegurou de que a elevação do complexo Mir não tinha nada a ver com uma eventual prorrogação da exploração após junho de 1999, mas foi executada por razões balísticas. Os rumores sobre planos para estender a vida útil operacional da Mir são infundados e o plano de trazer a Mir de volta à atmosfera terrestre após junho de 1999 ainda está totalmente em vigor. Progress-M40: O desacoplamento deste cargueiro da Mir está programado para 4.02.1999. Após algumas órbitas autônomas, o Progress-M40 ejetará e implantará um refletor solar para a execução do experimento Znamya 2.5. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
27/12/1999 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2368

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);