1998

Data Origem Descrição
08/01/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-24 EVA-6- Solov'yov, A.Ya.

08/01/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-24 EVA-6- Vinogradov, P.V.

10/01/1998 NOTíCIAS

Russos fazem passeio espacial e acham vazamento da Mir

Russos fazem passeio espacial e acham vazamento da Mir
Operação fora da estação orbital demorou cerca de três horas
das agências internacionais
Os cosmonautas russos Anatoli Soloviov e Pavel Vinogradov descobriram ontem a causa do vazamento da estação Mir em passeio espacial de mais de três horas.Eles constataram que uma das dez trancas da escotilha do módulo Kvant-2 está quebrada, impedindo sua vedação, segundo Viktor Blagov, do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.Blagov afirmou que o problema com a tranca é "relativamente simples" de ser resolvido e que o conserto poderia ser feito sem a necessidade de uma nova saída ao espaço.No entanto, o reparo da escotilha deverá ser feito somente após quarta-feira, quando Soloviov e o astronauta norte-americano David Wolf deverão sair da Mir para recuperar experimentos científicos deixados na parte externa da estação."Se desmontássemos a escotilha agora talvez não houvesse tempo suficiente para remontá-la antes da próxima caminhada espacial", disse Blagov.Durante esse período de alguns dias, a escotilha deverá ser vedada provisoriamente.A tentativa de conserto teve início em novembro, quando os tripulantes da Mir constataram que a escotilha do módulo Kvant-2, que dá acesso ao espaço, apresentava problemas de vedação.Projetada para ter uma vida útil de cinco anos, a Mir completa em fevereiro seu 12º aniversário. Em junho de 1997, a estação sofreu o seu pior acidente ao se chocar com uma nave de carga não tripulada.
14/01/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-24 EVA-7- Solov'yov, A.Ya.

14/01/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-24 EVA-7- Wolf, D.A.

20/01/1998 HISTORIA

Em 20 de janeiro de 1998, a RKA assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento de mísseis balísticos de longo alcance e por sistemas espaciais militares.
20/01/1998 HISTORIA

A RKA assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento de mísseis balísticos de longo alcance e por sistemas espaciais militares.
22/01/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-89 ENDEAVOUR

Retorno de David A. Wolf (Mir 24-25 / STS-86); que estava na Mir. O astronauta Andrew Thomas ficou na Mir. Lançamento em 22 de janeiro de 1998 as 21 horas, 48 minutos e 15 segundos. Retorno a Terra em 31 de janeiro de 1998 as 17 horas e 36 minutos.
29/01/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave SOYUZ TM 27 MIR

Levou o cosmonauta francês Leopold Eyharts. Realização de experimentos franco-russos. Retornou para a Terra em 25 de agosto de 1998.
31/01/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-89 ENDEAVOUR

Retorno de David A. Wolf (Mir 24-25 / STS-86); que estava na Mir. O astronauta Andrew Thomas ficou na Mir. Lançamento em 22 de janeiro de 1998 as 21 horas, 48 minutos e 15 segundos. Retorno a Terra em 31 de janeiro de 1998 as 17 horas e 36 minutos.
09/02/1998 HISTORIA

Mir News 406: Falha no sistema de controle de atitude

Voo: Soyuz TM-26, Soyuz TM-27, Soyuz TM-27 Mir Pegase, STS-89 Mir NASA-6. Em 4.02.1998, durante a passagem da Mir na órbita 68334, 1848-1856 UTC, Solovyov relatou que às 1831 UTC, ele havia recebido o aviso: Verifique o SUD e que o complexo estava agora no chamado 'Indikatornyy Rezhim', significando que a Mir estava voando em 'deriva livre'. Devido ao fato de que o tempo estava se esgotando, ele pediu conselhos ao TsUP. O TsUP pediu 'formato' e 'regime'. S. deu Formato 1, Regime Indicado, operação de rotação. Os girodinos ainda estavam girando e o Ts.V.M.-1 (computador principal) permaneceu operacional. Eles mudaram para o regime de 'consumo reduzido de energia' e entre os sistemas que tiveram que ser desligados estavam os dois geradores de oxigênio Elektron. Durante o tráfego de rádio sobre essa falha do SUD, Solovyov também mencionou o VDU. O VDU é o propulsor externo no braço Sofora. Possivelmente, a falha foi causada por um comando errado em que o VDU estava envolvido. Pela última vez, o VDU foi usado para controlar a atitude no início do voo combinado da Mir e da Endeavour. O VDU quase ficou sem combustível e será substituído em breve. Devido ao fato de que o Ts.V.M.-1 permaneceu operacional e os girodinos não pararam de girar, o problema com o SUD pôde ser resolvido já na noite de 4.02.98 e não teve efeito negativo na missão atual. Em 5.02.1998, o Altair-2 pôde ser usado para comunicações. Normalmente, um problema sério de atitude torna o uso dessa instalação impossível. Leopold Eyharts deu uma longa entrevista para a TV em que relatou com entusiasmo sobre sua missão. Nos dias seguintes, o Altair-2 também foi usado regularmente para comunicações e sessões de TV, por exemplo, com a imprensa, família e amigos. Em uma das sessões, Vinogradov mostrou muitos sistemas e explicou suas funções. O clima entre os 4 cosmonautas, 1 astronauta e 1 spationaute é excelente. Há muita alegria e eles
10/02/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-16

Satélite de Telecomunicações
10/02/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-16

Satélite de Telecomunicações
15/02/1998 NOTíCIAS

Visível a olho nu

Visível a olho nu
das agências internacionais

Projetada para ficar em órbita a cerca de 400 km de altitude, a Estação EspacialInternacional (ISS); poderá ser vista da Terra a olho nu, segundo a Nasa. Pesando 470 toneladas e medindo 119 metros de comprimento por 97 metros de largura, ela deverá ser três vezes maior que a estação russa Mir.
A construção da ISS começa em junho próximo, com o lançamento ao espaço pela Rússia do módulo de carga. A nave deverá ser concluída em 2002 ou 2003.
O espaço interno inicialmente previsto para toda a estação é equivalente a duas cabinas de um Boeing 747. Deverão participar do projeto os Estados Unidos e mais 15 países, inclusive o Brasil.
17/02/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2349

Satélite militar topográfico
19/02/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave SOYUZ TM 26 MIR

Permaneceu 197 dias, 15 horas e 35 minutos no espaço
23/02/1998 HISTORIA

Mir News 409: Progress-M37 reacoplou à Mir

Voo: Soyuz TM-27, STS-89 Mir NASA-6. O acoplamento ocorreu em 23.02.1998 às 09.42.27 UTC (em minha mensagem do Progress-M37, escrevi 09.43.27, desculpe, erro de digitação!). A aproximação e o acoplamento foram executados no modo automático com o sistema Kurs. Durante a fase final da operação, Musabayev estava pronto para assumir o controle manualmente com o sistema TORU. A janela para o tráfego via Altair-2 estava em uso de 0857 UTC até o acoplamento. Musabayev relatou o que eles fizeram em relação à operação de aproximação. Às 0858 UTC, Musabayev relatou que podia ver as luzes do Progress-M37. Mais tarde, ele relatou o que podia ver por meio dos monitores dos sistemas Kurs e TORU. Às 0859 UTC, M. iniciou um teste do TORU. O sistema funcionou bem e reagiu sem falhas a todos os comandos. Ao desligar o TORU às 0905 UTC, ele relatou que os resultados do teste foram positivos. Em seguida, ele continuou a acompanhar os movimentos do Progress-M37 e relatou as distâncias e velocidades de aproximação. Às 0910 UTC, as comunicações de áudio via Altair-2 pararam e, a partir daquele momento, o Altair-2 transmitiu imagens do complexo Mir vistas por meio de uma câmera no Progress. Naquele momento, a distância era de 220 metros e a velocidade de aproximação era de 0,8 M/sec. Às 0930 UTC, a Mir ainda podia ser vista via Altair-2, as comunicações continuaram via VHF. Também os transmissores do Progress-M37 em 922.755 e nas bandas de 166 e 165 mc podiam ser ouvidos. O TCA para minha posição foi 09.30.40 UTC. Durante essa janela VHF, a tripulação recebeu permissão para o acoplamento e, em LOS às 0937 UTC, a distância entre a Mir e o Progress-M37 era de 162 metros com uma velocidade de aproximação de 0,94 M/sec. Felizmente, foi relatado que o acoplamento havia sido bem-sucedido. Durante a próxima janela do Altair-2, os transponders foram ligados às 1023 UTC e Musabayev tentou entrar em contato com o TsUP. Ele chamou o TsUP repetidamente, mas não obteve nenhuma reação. Pouco antes do Altair-2 desligar, houve um breve link às 1047 UTC. Cheiro: A
24/02/1998 HISTORIA

Grupo de Treinamento de Cosmonautas Engenheiros Energia 14 Suplementar Selecionado.

Pessoas Relacionadas: Gromushkina, Korniyenko, Steklov.
27/02/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1043

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
27/02/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1043

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
04/03/1998 NOTíCIAS

Peça quebrada adia conserto da nave Mir

Peça quebrada adia conserto da nave Mir
das agências internacionais
Uma falha na tranca de uma escotilha externa da estação espacial russa Mir impediu os cosmonautas Talgat Musabaiev e Nikolai Budarin de fazerem ontem uma caminhada espacial para reparar um dos painéis solares da nave.Musabaiev e Budarin desistiram da missão depois de quebrar três ferramentas ao tentar soltar uma das trancas da escotilha. A operação estava prevista para começar às 22h30 de segunda-feira (hora de Brasília);.Num dos momentos de tensão, o chefe do controle terrestre da missão, Vladimir Soloviov, ordenou aos cosmonautas que não fizessem nada sem receber ordens.Segundo o controle da missão, o conserto deverá ser realizado para evitar que o painel solar _danificado na colisão com uma nave de carga em junho passado_ se rompa e atinja a estrutura da Mir. Na operação prevista para ontem, o norte-americano Andrew Thomas deveria acompanhar dentro da nave o trabalho dos russos por rádio e tirar fotografias.
07/03/1998 HISTORIA

Mir News 350: A SITUAÇÃO A BORDO DA MIR CONTINUA PRECARIA

Voo: Soyuz TM-25, STS-81 Mir NASA-3. Após a perda de um gerador de oxigênio de combustível sólido na noite de 23 para 24.02, a tripulação está lutando para manter a mini-atmosfera a bordo da estação espacial adequada para as necessidades dos seres humanos. Em 5.03, um dos Elektrons (possivelmente o 2º Elektron está com defeito e tem que ser reparado com peças sobressalentes a serem entregues pela próxima nave de suprimentos) apresentou um mau funcionamento e, portanto, a tripulação teve que usar parte do oxigênio reservado para caminhadas espaciais para cobrir o período até o reparo daquele Elektron. Eles conseguiram colocar esse Elektron novamente em funcionamento à tarde. A tripulação está muito ocupada para garantir o funcionamento dos sistemas de vida e esse fato pode ser deduzido do tráfego de rádio durante cada passagem possível. Entre as medidas adicionais para manter uma situação habitável a bordo, muitas mangueiras de ar foram implantadas para melhorar a circulação de ar por todo o complexo. Comunicações: Como não é possível se comunicar por meio dos satélites geoestacionários, cada passagem VHF possível por meio de estações de rastreamento na Rússia e nos Estados Unidos é totalmente utilizada. Dessa forma, posso obter muitas informações, mas, na verdade, isso é bastante pobre em comparação com o que pode ser derivado durante as longas sessões via Altair-1. Para sessões de TV, os russos agora usam os links diretos em frequências mais baixas por meio de estações de rastreamento. Essas sessões são mais curtas e têm uma qualidade bastante ruim, principalmente preto e branco, e muitas vezes a fala acompanhada vai por meio do downlink VHF normal. Progress-M33: Foi decidido não tentar uma segunda tentativa de reacoplar o Progress-M33 à Mir. O Progress-M33 será colocado em um curso de destruição em 11 ou 12.03.1997 e se desintegrará na atmosfera sobre uma área designada no Pacífico, a leste da Nova Zelândia. Progress-M34: Os russos ainda estão esperando a liberação de um foguete para este lançamento. Isso certamente não será antes de 25.03.1997. Eles esperam lançar t
14/03/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M-38

Satélite de Reabastecimento
16/03/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-37

Satélite de Reabastecimento
16/03/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-37

Satélite de Reabastecimento
18/03/1998 NOTíCIAS

EUA e Rússia se criticam por atraso espacial

EUA e Rússia se criticam por atraso espacial
das agências internacionais

A direção do programa espacial da Rússia reagiu às afirmações da Nasa (agência espacial dos EUA); de que os russos atrasaram a construção do módulo de carga da Estação EspacialInternacional (ISS);, cujo lançamento, marcado para junho, poderá ser adiado.
Iuri Koptev, diretor da agência russa, disse que os americanos também têm atrasos, como o de três meses na construção de um laboratório a ser integrado à ISS.
Além dos EUA e da Rússia, participam do projeto da ISS 12 países europeus, Canadá, Japão e o Brasil. A estação tem conclusão prevista para 2003 e seu custo estimado é de US$ 40 bilhões.
Dos US$ 100 milhões autorizados pelo governo russo para o programa espacial no ano passado, até agora só foram liberados US$ 20 milhões, segundo Koptev. O governo deverá autorizar mais lançamentos de satélites comerciais para arrecadar recursos.
27/03/1998 HISTORIA

Mir News 414: Rotina da Mir

Voo: Soyuz TM-27, STS-89 Mir NASA-6. O Progress-M38 tem sido usado regularmente para apoiar o controle de atitude do complexo Mir. A tripulação teve que lidar com problemas com o a.c. (BKV-3) e um circuito de refrigeração. O gerador de oxigênio Elektron no módulo Kvant-1 não pôde ser usado continuamente devido a um problema de fornecimento de energia. A tripulação realizou o reparo do BMP (unidade de remoção de contaminantes). A tripulação pediu ao TsUP para reduzir o número de sessões de comunicação por meio de canais VHF, por exemplo, aquelas por meio das estações de rastreamento nos EUA. Eles regularmente tinham que interromper suas atividades em outros módulos e tinham que ir para o Posto Central. Eles preferiam não ter mais de 1 sessão a cada 3 horas. O chefe do TsUP, Solovyov, que estava prestes a sair de férias, tinha outra opinião. Possivelmente, há um compromisso: as instalações nos EUA (Wallops, White Sands e Dryden) podem ser usadas principalmente por Andy Thomas. Durante muitas longas sessões de TV via Altair-2, muita atenção foi dedicada ao 2º aniversário da presença permanente de um astronauta americano a bordo da Mir. Houve também uma sessão com a Espanha na qual a tripulação parabenizou a BMW. Musabayev disse que ficaria muito contente em se sentar ao volante de um de seus novos modelos. Houve muitos exames médicos extensivos, por exemplo, E.C.G.-s durante exercícios físicos. Musabayev disse ao TsUP onde ele e Budarin costumam dormir: Budarin perto da escotilha no final do módulo Priroda, que também era o local de dormir de Vinogradov. M. mesmo dorme em sua cabine no Bloco Base, mas quando está muito quente, ele se muda para o SO (compartimento de acoplamento) do módulo Kristall. Musabayev às vezes pressiona o TsUP para revisar o planejamento do trabalho. Em uma conversa com o TsUP, Budarin disse que o complexo está sendo usado abaixo de seu valor. Isso é irritante para a tripulação: as coisas não foram concluídas no prazo. Caminhadas espaciais (AEVs) futuras: A primeira AEV ocorrerá em 1.04.1998 entre 1320 a
01/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-2- Musabaev, T.A.

01/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-2- Budarin, N.N.

02/04/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2349

Satélite militar topográfico
02/04/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2349

Satélite militar topográfico
03/04/1998 NOTíCIAS

Mir atrasa em nova tentativa de conserto

Mir atrasa em nova tentativa de conserto
das agências internacionais

Os cosmonautas russos Talgat Musabaiev e Nikolai Budarin não conseguiram realizar os reparos externos na estação espacial Mir previstos para ontem. Eles tiveram dificuldades e atrasos nas operações preparatórias do conserto.Fora da Mir, Musabaiev e Budarin se atrasaram na montagem de uma barra que usariam para consertar um dos painéis solares. Eles foram danificados na colisão com uma nave de carga não-tripulada em junho passado.O painel está amassado e há risco de ele se partir e atingir a nave.Os cosmonautas russos gastaram cerca de quatro horas na montagem da barra. Eles tinham reservas de oxigênio para passar cerca de sete horas fora da nave.Até o horário previsto para o fim da caminhada, eles haviam conseguido realizar apenas parte do conserto. No mês passado, uma caminhada para realizar esse conserto foi adiada porque os tripulantes não conseguiram abrir uma escotilha externa da Mir.
06/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-3- Musabaev, T.A.

06/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-3- Budarin, N.N.

11/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-4- Musabaev, T.A.

11/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-4- Budarin, N.N.

14/04/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2348

Satélite militar de alta resolução, foto reconhecimento, retornou filmes em 2 cápsulas do tipo SPK
14/04/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2348

Satélite militar de alta resolução, foto reconhecimento, retornou filmes em 2 cápsulas do tipo SPK
15/04/1998 HISTORIA

Mir News 297: Mir

Voo: Soyuz TM-23, STS-76 Mir NASA-1. Planos para o futuro próximo: A primeira operação será o lançamento do módulo Priroda. Os russos querem lançar esse módulo em 23.04.1996, mas um novo atraso pode ser possível. Na verdade, tudo está pronto para esse lançamento, mas os especialistas responsáveis pelo fornecimento de energia desse módulo querem ter certeza de que as baterias são totalmente confiáveis se o Priroda precisar voar por mais tempo do que o período estimado entre o lançamento e a acoplagem. O Priroda não foi equipado com painéis solares e se as baterias apresentarem falhas não há alternativas. É por isso que os especialistas responsáveis pelos sistemas de energia e consumo de energia levam mais tempo para testes. As datas de algumas operações importantes só podem ser definidas após o lançamento e acoplagem bem-sucedida do Priroda e a recolocação subsequente. O Priroda tem que acoplar à porta axial dianteira (-eixo X) e será reposicionado de lá para a porta radial (+eixo Z). Depois disso, a data para o lançamento da nave de carga Progress-M31 pode ser determinada. 2ª Caminhada Espacial (EVA) 21ª Missão Principal Mir: Possivelmente essa operação será executada em maio deste ano. Os cosmonautas terão que transferir um dos painéis solares que foram trazidos para Mir pela Atlantis (STS-74) e que ainda estão presos na superfície externa do Compartimento de Acoplagem (SO - então não é Módulo de Acoplagem. SO significa 'Stykovochnyy Otsek'). Eles terão que transferir esse painel solar para o módulo astrofísico Kvant-1 (Módulo-E). Durante essa operação, eles usarão o 2º Strela, que instalaram durante sua primeira EVA. Com este 2º guindaste Strela, eles têm a possibilidade de movimentos entre o SO e o Kvant-1. Originalmente, os russos planejavam instalar no Kvant-1 o painel solar que ainda está na superfície externa do módulo Kristall, mas eles preferiram a instalação no Kvant-1 de um novo. Os russos esperam cumprir essa tarefa durante essa 2ª EVA, mas estão prontos para inser
17/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-5- Musabaev, T.A.

17/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-5- Budarin, N.N.

19/04/1998 HISTORIA

Mir News 355: Rotina do Mir

Voo: Soyuz TM-25, STS-81 Mir NASA-3. Imediatamente após a abertura das escotilhas para Progress-M34, a tripulação começou a descarregar as coisas mais importantes para uso direto. Eles usaram parte do novo suprimento de oxigênio puro e novos 'discos' de perclorato de lítio para a produção de oxigênio. O tráfego de rádio revelou que os cosmonautas, sem demora, iniciaram o reparo do sistema Elektron no Módulo-D (Kvant- 2). Em 11.04, esse Elektron foi ativado, mas após alguns minutos durante os quais o oxigênio foi produzido, ele desligou. Nos dias seguintes, a tripulação trabalhou regularmente nesse sistema e para desfazer a última falha, eles até usaram parte do Elektron inoperante no Módulo-E (Kvant-1). O trabalho urgente no Elektron causou uma sobrecarga de trabalho considerável para a tripulação. Esses dias, o astronauta Linenger é frequentemente destacado para ajudar nesse trabalho de reparo, para o qual ele tem que se abster de parte de seus experimentos americanos. Algumas vezes, o trabalho no Elektron teve que ser suspenso para a execução de reparos com maior prioridade. Isso teve a ver com muitos vazamentos nos circuitos de aquecimento e refrigeração no Bloco Base e Kvant-1. Os vazamentos nos laços de refrigeração no Kvant-1 causaram a saída do líquido de refrigeração (etilenoglicol) e a diminuição da pressão dentro desse circuito. Um resfriamento suficiente também é necessário para o funcionamento do absorvedor de dióxido de carbono (CO2) Vozdukh. Para a neutralização de CO2 na atmosfera do Mir, há outra alternativa. Progress-M34 entregou para esse propósito canisters de hidróxido de lítio. Enquanto isso, o Elektron no Módulo-D e o purificador de CO2 Vozdukh estão funcionando. Os problemas com os sistemas de suporte de vida a bordo causaram alta umidade e, consequentemente, muita condensação. Duas vezes por dia, Tsibliyev pode ser ouvido relatando batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura da pele e saturação de oxigênio no sangue de todos os membros da tripulação. Correção de órbita: Usando os motores do Pr-M34, a órbita da estação Mir foi
22/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-6- Musabaev, T.A.

22/04/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-25 EVA-6- Budarin, N.N.

25/04/1998 HISTORIA

Sea Launch

O Odyssey foi ligado pela primeira vez.
29/04/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2350

Investigação do espaço exterior. Satélite geoestacionário de transmissão de sinais de telégrafo e telefone. Satélite do tipo Potok (Geizer);.
29/04/1998 NOTíCIAS

Russos preparam desativação e queda da estação espacial Mir

Russos preparam desativação e queda da estação espacial Mir
Controle da missão prevê fim das atividades em dezembro de 1999
das agências internacionais

O mês de maio deverá ser o início do fim da estação orbital russa Mir, que no ano passado teve vários acidentes que puseram seus tripulantes em risco.Com a ajuda de um cargueiro espacial Progress M-39, com lançamento previsto para 15 de maio, a estação russa deverá começar a diminuir sua órbita em relação à superfície terrestre.Esse será o primeiro estágio do final da Mir, que deverá permanecer em funcionamento até dezembro de 1999, anunciou ontem Serguei Gorbunov, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.O trabalho de diminuição da órbita da estação russa ocorrerá em etapas. Atualmente, a Mir orbita a Terra a altitude de cerca de 400 km.Cada nave que se acoplar à Mir a partir de maio deverá impulsioná-la para reduzir sua órbita até cerca de 130 km acima da superfície do planeta.Abaixo dessa altitude, ela perde sua capacidade de permanecer em órbita e cai no oceano, atraída pelo campo gravitacional da Terra.Membros do controle terrestre da missão disseram que o destino da Mir vai ser definido com detalhes de data e local de queda apenas no final do próximo ano."Ela poderá permanecer em órbita mais tempo caso o projeto da Estação Espacial Internacional continue sofrendo atrasos", disse Iuri Semionov, diretor do consórcio Energuia, que construiu a Mir.
29/04/1998 NOTíCIAS

Russos preparam desativação e queda da estação espacial Mir

Russos preparam desativação e queda da estação espacial Mir
Controle da missão prevê fim das atividades em dezembro de 1999
das agências internacionais

O mês de maio deverá ser o início do fim da estação orbital russa Mir, que no ano passado teve vários acidentes que puseram seus tripulantes em risco.
Com a ajuda de um cargueiro espacial Progress M-39, com lançamento previsto para 15 de maio, a estação russa deverá começar a diminuir sua órbita em relação à superfície terrestre.
Esse será o primeiro estágio do final da Mir, que deverá permanecer em funcionamento até dezembro de 1999, anunciou ontem Serguei Gorbunov, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.
O trabalho de diminuição da órbita da estação russa ocorrerá em etapas. Atualmente, a Mir orbita a Terra a altitude de cerca de 400 km.
Cada nave que se acoplar à Mir a partir de maio deverá impulsioná-la para reduzir sua órbita até cerca de 130 km acima da superfície do planeta.
Abaixo dessa altitude, ela perde sua capacidade de permanecer em órbita e cai no oceano, atraída pelo campo gravitacional da Terra.
Membros do controle terrestre da missão disseram que o destino da Mir vai ser definido com detalhes de data e local de queda apenas no final do próximo ano.
"Ela poderá permanecer em órbita mais tempo caso o projeto da Estação Espacial Internacional continue sofrendo atrasos", disse Iuri Semionov, diretor do consórcio Energuia, que construiu a Mir.
30/04/1998 HISTORIA

Teste de motor

Teste de um motor de gás natural líquido para o foguete Soyuz 5.
07/05/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2351

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);
11/05/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1456

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);
11/05/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1456

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);
14/05/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M-39

Satélite de Reabastecimento
15/05/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-38

Satélite de Reabastecimento
15/05/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-38

Satélite de Reabastecimento
20/05/1998 HISTORIA

Controvérsias de cosmonautas

Pessoas Relacionadas: Anikeyev, Filatyev, Nelyubov, Tereshkova. Voo: Vostok 5, Vostok 6. Uma briga se inicia pela liberação do filme em movimento do voo. A liderança do Kremlin ainda não quer mostrar os quadros 'secretos' do lançamento, configurações de foguetes e espaçonaves, etc. Há também conflito com a demissão planejada dos cosmonautas Nelyubov, Anikeyev e Filatyev, com os cosmonautas que voaram usando suas conexões com a hierarquia política para tentar reverter as decisões de seus comandantes militares. Finalmente, Tereshkova iniciou uma campanha para conseguir uma medalha póstuma de Herói da União Soviética para o instrutor de paraquedismo de cosmonautas Nikitin. Isso irritou particularmente o comando militar, pois, em sua opinião, Nikitin morreu devido ao seu próprio erro e matou outro paraquedista no processo. De forma alguma isso merecia uma medalha, mas a premiação traria benefícios financeiros significativos para sua família e Tereshkova lutou por isso. Isso foi indicativo da rápida reviravolta que a celebridade trouxe para os cosmonautas - de oficiais juniores obedientes, ansiosos para não perder uma chance de voo espacial, a ativistas agressivos, dispostos a enfrentar até mesmo membros do Estado-Maior por aquilo que achavam certo.
20/05/1998 HISTORIA

Apogeu: 1,000 km (600 mi).

*
20/05/1998 HISTORIA

Sea Launch

O primeiro estágio do foguete - o estágio superior DM-SL No. 1TL - foi carregado a bordo do Sea Launch Commander no porto de São Petersburgo. Um foguete Zenit também foi trazido a bordo.
01/06/1998 HISTORIA

O primeiro teste do novo módulo de acoplamento Androgynous foi realizado.

02/06/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-91 DISCOVERY

Retorno do astronauta Andrew S. W. Thomas (Mir-25/STS-89); que estava na Mir. Lançamento em 02 de junho de 1998 as 6 horas, 6 minutos e 24 segundos, retorno a Terra em 12 de junho de 1998 as 14 horas e 17 segundos
03/06/1998 NOTíCIAS

Discovery encerra viagens dos EUA à Mir

Nave americana parte para missão de 11 dias; tripulante russo teve de perder 25 kg para entrar em traje espacial
Discovery encerra viagens dos EUA à Mir
das agências internacionais

O último lançamento de um ônibus espacial norte-americano para uma acoplagem com a estação espacial russa Mir aconteceu ontem, às 19h06 (horário de Brasília);, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Costa Leste dos EUA);.Prevista para durar 11 dias, a missão havia sido programada originalmente para o armazenamento, na Mir, de equipamentos destinados à Estação Espacial Internacional (leia texto ao lado);.A Nasa (agência espacial dos EUA); só confirmou o horário do lançamento após se certificar de que tinham sido solucionados os problemas de orientação espacial que a Mir estava apresentando desde sábado.O ônibus espacial não poderia se ligar à Mir se ela continuasse balançando na órbita terrestre.O Discovery deve trazer de volta o astronauta norte-americano de origem australiana Andy Thomas, que se encontra na Mir desde janeiro deste ano.Os EUA pretendem conduzir experimentos científicos na estação até agosto. A Mir, que está em operação há 11 anos, deve permanecer em órbita até o final de 1999.Entre os tripulantes do Discovery está o veterano russo Valeri Riumin, 58, que desde 1980 não ia ao espaço. Riumin, um dos projetistas da estação, é hoje diretor do programa russo da Mir.O veterano diz que durante sua visita de cinco dias à Mir pretende auxiliar nos reparos do computador central, a mais recente causa de problemas na estação.Excesso de peso Riumin teve de perder 25 kg para poder vestir os trajes especiais dos astronautas. "Creio que tenho o direito de ver o que tem ocorrido com algo que passei toda a minha vida projetando", disse.A mulher de Riumin, a cosmonauta Elena Kondakova, permaneceu quase seis meses na Mir, de 1994 a 1995. No ano passado, ela fez uma rápida visita à estação."Elena me deu um relatório detalhado. De qualquer modo, desejo comprovar a situação pessoalmente", disse Riumin, que também passou por um treinamento intensivo de inglês para poder participar da missão.A visita de Riumin foi criticada por James Oberg, assessor independente em assuntos espaciais russos. Segundo Oberg, Riumin foi uma opção política imposta pelos russos à Nasa.Os outros tripulantes são os norte-americanos Charles Precourt (comandante);, Dominic Pudwill (piloto);, Janet Lynn Kavandi e Wendy Lawrence e o costarriquenho Franklin Chang-Díaz.O programa desenvolvido entre russos e norte-americanos com a Mir e os ônibus espaciais teve início em novembro de 1994.
03/06/1998 NOTíCIAS

Atrasa a montagem de nova estação

Atrasa a montagem de nova estação
Construção do complexo orbital de 16 países, inclusive o Brasil, deve começar em novembro
das agências internacionais

O início da construção da Estação Espacial Internacional (ISS); na órbita terrestre, que estava previsto para 30 de junho, foi oficialmente adiado para 20 de novembro deste ano por causa do atraso, pela Rússia, na fabricação do módulo de carga.
A conclusão da ISS, que já havia sido prevista para 2002 e posteriormente adiada para 2003, desta vez fica programada para janeiro de 2004, segundo a Nasa (agência espacial dos EUA);.
O governo russo afirma que o atraso do FGB _nome dado ao módulo de carga_ se deve às restrições orçamentárias de seu programa espacial. Moscou disse que poderá alugar satélites para obter recursos.
Uma vez colocado em órbita o FGB, a ele deve ser acoplado no mês seguinte o primeiro módulo de conexão, destinado a permitir a acoplagem de outras naves, com lançamento previsto para 3 de dezembro.
Após os seis primeiros lançamentos, a ISS deve entrar em início de operação com uma tripulação de três pessoas, que deverá ficar cinco meses em órbita.
Além de EUA e Rússia, o programa envolve outros países, ao todo 16 , inclusive o Brasil.
Alguns centros de pesquisa europeus já possuem um extenso calendário de pesquisas a serem realizadas em um dos módulos da ISS, o Laboratório Orbital Columbus, da Agência Espacial Européia (ESA);.
Os sistemas de conexão previstos para a estação deverão ser compatíveis com os ônibus espaciais dos EUA, com as naves Soiuz russas e também com o Veículo de Transferência Automática (ATV);, da ESA.
'Ajuda espacial' da ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU); anunciou ontem que pretende apoiar no século 21 as atividades espaciais dos países em desenvolvimento.
A entidade afirmou que pretende apoiar o uso da tecnologia espacial em áreas como vigilância do meio ambiente, previsão de catástrofes, comunicação, educação à distância e outras.
A ONU organiza, de 19 a 30 deste mês, em Viena, na Áustria, a Terceira Conferência das Nações Unidas para a Pesquisa e Uso Pacífico do Espaço Exterior.
Deverão participar do evento representantes governamentais, pesquisadores, membros de organizações não-governamentais e também representantes de indústrias do setor aeroespacial.
03/06/1998 NOTíCIAS

Discovery encerra viagens dos EUA à Mir

Nave americana parte para missão de 11 dias; tripulante russo teve de perder 25 kg para entrar em traje espacial
Discovery encerra viagens dos EUA à Mir
das agências internacionais

O último lançamento de um ônibus espacial norte-americano para uma acoplagem com a estação espacial russa Mir aconteceu ontem, às 19h06 (horário de Brasília);, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Costa Leste dos EUA);.Prevista para durar 11 dias, a missão havia sido programada originalmente para o armazenamento, na Mir, de equipamentos destinados à Estação Espacial Internacional (leia texto ao lado);.A Nasa (agência espacial dos EUA); só confirmou o horário do lançamento após se certificar de que tinham sido solucionados os problemas de orientação espacial que a Mir estava apresentando desde sábado.O ônibus espacial não poderia se ligar à Mir se ela continuasse balançando na órbita terrestre.O Discovery deve trazer de volta o astronauta norte-americano de origem australiana Andy Thomas, que se encontra na Mir desde janeiro deste ano.Os EUA pretendem conduzir experimentos científicos na estação até agosto. A Mir, que está em operação há 11 anos, deve permanecer em órbita até o final de 1999.Entre os tripulantes do Discovery está o veterano russo Valeri Riumin, 58, que desde 1980 não ia ao espaço. Riumin, um dos projetistas da estação, é hoje diretor do programa russo da Mir.O veterano diz que durante sua visita de cinco dias à Mir pretende auxiliar nos reparos do computador central, a mais recente causa de problemas na estação.Excesso de peso Riumin teve de perder 25 kg para poder vestir os trajes especiais dos astronautas. "Creio que tenho o direito de ver o que tem ocorrido com algo que passei toda a minha vida projetando", disse.A mulher de Riumin, a cosmonauta Elena Kondakova, permaneceu quase seis meses na Mir, de 1994 a 1995. No ano passado, ela fez uma rápida visita à estação."Elena me deu um relatório detalhado. De qualquer modo, desejo comprovar a situação pessoalmente", disse Riumin, que também passou por um treinamento intensivo de inglês para poder participar da missão.A visita de Riumin foi criticada por James Oberg, assessor independente em assuntos espaciais russos. Segundo Oberg, Riumin foi uma opção política imposta pelos russos à Nasa.Os outros tripulantes são os norte-americanos Charles Precourt (comandante);, Dominic Pudwill (piloto);, Janet Lynn Kavandi e Wendy Lawrence e o costarriquenho Franklin Chang-Díaz.O programa desenvolvido entre russos e norte-americanos com a Mir e os ônibus espaciais teve início em novembro de 1994.
05/06/1998 HISTORIA

Mir News 426: Soyuz TM-31

06/06/1998 HISTORIA

Sea Launch

Nos dias 6 e 10 de junho, o segundo Block DM e um segundo foguete Zenit chegaram a São Petersburgo e foram carregados a bordo do navio.
12/06/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-91 DISCOVERY

Retorno do astronauta Andrew S. W. Thomas (Mir-25/STS-89); que estava na Mir. Lançamento em 02 de junho de 1998 as 6 horas, 6 minutos e 24 segundos, retorno a Terra em 12 de junho de 1998 as 14 horas e 17 segundos
12/06/1998 HISTORIA

Sea Launch

O Sea Launch Commander deixou São Petersburgo, Rússia, rumo à sua base permanente em Long Beach, Califórnia. No interior, transportava os dois primeiros veículos Sea Launch.
15/06/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2352

Satélite Militar de Telecomunicação
15/06/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2353

Satélite Militar de Telecomunicação
15/06/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2354

Satélite Militar de Telecomunicação
15/06/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2355

Satélite Militar de Telecomunicação
15/06/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2356

Satélite Militar de Telecomunicação
15/06/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2357

Satélite Militar de Telecomunicação
16/06/1998 NOTíCIAS

Falta de verba atrasa desativamento da Mir

Falta de verba atrasa desativamento da Mir
das agências internacionais

O desativamento da estação espacial russa Mir, antecipado de 1999 para este ano por falta de recursos, está sendo executado com atraso por esse mesmo motivo.A primeira etapa do rebaixamento controlado da altitude da órbita da estação, previsto para a próxima quinta-feira, foi adiado por pelo menos duas semanas, segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.O adiamento das manobras de rebaixamento orbital foi anunciado pelo porta-voz do centro espacial, Viktor Blagov, poucas horas depois de ele mesmo ter divulgado o início do rebaixamento para depois de amanhã.Na primeira de um total de cinco etapas, os propulsores da nave de carga Progress, que se encontra acoplada à Mir, seriam usados para reduzir em 6 km a altitude da órbita da estação, que varia de 370 km a 398 km.Depois de reduzir a órbita, a nave Progress se desprenderia para cair no oceano. Segundo Blagov, a falta de uma outra nave Progress para ocupar o lugar deixado pela primeira é a causa do atraso.Em operação na órbita terrestre desde 1986, a Mir sofreu seu pior acidente em junho do ano passado, quando colidiu com outra nave Progress em uma manobra de acoplagem.Sem uma descida controlada, pedaços da Mir podem atingir zonas povoadas, segundo funcionários do programa espacial russo.
20/06/1998 HISTORIA

Sea Launch

Entre 20 a 22 de junho, a embarcação de controle do Sea Launch foi seguida pela plataforma Odyssey
24/06/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2358

Satélite militar de alta resolução, foto reconhecimento, retornou filmes em 2 cápsulas do tipo SPK
25/06/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2359

Satélite militar de vigilância fotográfica digital
28/06/1998 HISTORIA

Mir News 365: Tráfego de rádio após a colisão do Progress-M34 com a MIR.

Voo: Soyuz TM-25, STS-84 Mir NASA-4. Em 25.06.1997, durante a primeira passagem da sequência diária (orb. 64831, 1049-1054 UTC), ficou claro que algo deu terrivelmente errado. Se o reacoplamento tivesse sido bem-sucedido, isso deveria ter sido óbvio durante esse tráfego. Nenhuma palavra sobre o Progress-M34. Os únicos assuntos sobre os quais a tripulação conversou com o TsUP foram os sistemas a bordo da Mir. Em primeiro lugar, eles tiveram problemas com o SUD (controle de atitude) e algo havia acontecido com um módulo. O TsUP transmitiu uma longa série de grupos de 4 dígitos e a tripulação recebeu ordens para gravá-los e colocá-los em ordem ('kvitantsiya'). Na próxima passagem (orb. 64832, 1223-1232 UTC), relatórios sobre problemas sérios indicando que o complexo havia sofrido um forte impacto. Um sinal de emergência alertou que o fornecimento de energia estava muito baixo (tensão muito baixa), que as baterias de armazenamento não podiam ser carregadas e que a atitude do complexo havia sido alterada e estava voando de lado. Um ou mais dos 5 painéis solares ainda disponíveis não podiam ser ajustados para um bom ângulo em relação ao sol. Tsibliyev relatou que eles não conseguiam mudar isso e que o complexo tinha um movimento ao longo do eixo X. A tripulação recebeu ordens para ativar o link direto de TV (comandos Anna-72 e Anna-86) e enviar imagens. Mike Foale tirou essas imagens com uma câmera. (Essas imagens puderam ser vistas em todo o mundo durante o resto do dia). Muito alarmante foi o que a tripulação relatou durante a 3ª passagem (órbita 64833, 1359-1409 UTC). Aqueles painéis solares que ainda estavam disponíveis não podiam ser ajustados por meio de comandos de computador, mas isso teve que ser feito manualmente pelos cosmonautas. Os girodinos não funcionavam mais, a tensão elétrica estava muito baixa e o Ts.V.M.-1 (o computador principal) parou de funcionar. O SUD falhou e este também foi o caso com um sistema como esse no Módulo-D. Após relatar todas essas calamidades, Tsibliyev afirmou que a situação era muito ruim.
01/07/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Molniya -3

Satélite de Telecomunicações
02/07/1998 HISTORIA

Zarya

O módulo FGB é oficialmente nomeado Zarya, que significa "amanhecer" ou "nascer do sol" em russo.
07/07/1998 HISTORIA

Grupo de Treinamento de Cosmonautas da Força Aérea Russa 11 Suplementar Selecionado.

Pessoas Relacionadas: Kotov.
10/07/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Resurs-O1 No. 4

Investigação dos recusos naturais da Terra. Transportou o experimento belga chamado LLMS (Little LEO Messaging System);
16/07/1998 HISTORIA

Sea Launch danificado

Durante uma tempestade no Golfo da Biscaia, um guindaste no hangar da plataforma desabou . De 16 a 26 de julho de 1998, engenheiros russos examinaram os danos no porto de Gibraltar. Outra parada para reparos foi feita em Singapura. No final das contas, seriam necessários meio milhão de dólares e quatro meses para substituir e reparar o hardware danificado.
18/07/1998 HISTORIA

Morte de Aleksei Ivanovich Nesterenko

Pessoas Relacionadas: Nesterenko. Oficial russo. Primeiro Diretor do Nll-4 1946-1950. Primeiro Comandante de Baikonur 1955-1958.
22/07/1998 HISTORIA

Mir News 372: Decisões tomadas

Voo: Soyuz TM-25, STS-84 Mir NASA-4. A tripulação atual foi dispensada da tarefa de fazer a IVA. O anúncio foi publicado em 21.07, mas os contatos entre a Mir e a Terra, por exemplo, em uma conversa entre Foale e Frank Culbertson, deixaram isso claro. Outra indicação foi o fato de que os preparativos para a IVA haviam sido suspensos. Foale disse que ficou um pouco desapontado, pois pessoalmente esperava fazer esse trabalho, mas acha que é a decisão certa politicamente, mas também para essa tripulação. Solovyov e Vinogradov serão lançados em 5.08 e acoplarão em 7.8.97. Então, a tripulação atual tem apenas uma semana para a transferência da estação. Eles retornarão em 14.08.97 em sua Soyuz-TM25. No início, Foale não sabia o que fazer consigo mesmo quando soube do adiamento, mas eles estavam tão ocupados nos últimos 2 meses que é bom ter um pouco de descanso e a possibilidade de voltar à rotina. Ciência: A opinião de Foale é que seu papel mudou, pois ele não está mais lá para a ciência, mas para ajudá-los e aprender e o que quer que seja. Ele valoriza a experiência recente. Sem energia nos módulos, você não pode dizer que está fazendo ciência ativa. Se você estiver dizendo que está fazendo a ciência nessas circunstâncias, não estaria dizendo a verdade. Ele fará o possível, por exemplo, com a estufa e estará muito ocupado com toalhas para absorver a água de condensação das paredes nos módulos. Eyharts: Este spationauta francês não se juntará à tripulação da M.E. 24. Não teria sentido, mas também seria irresponsável. Ele terá a oportunidade de voar com uma expedição posterior. IVA: Essa operação não ocorrerá antes de 20.08. Antes da IVA, Solovyov, Vinogradov e Foale farão um voo autônomo com a Soyuz-TM26 para reacoplar esta nave da porta traseira (+ eixo X) para a porta P.Kh.O. (- eixo X). Durante a IVA, Foale estará no Módulo de Descida da Soyuz-TM26 para ativar o BO (compartimento de vida) daquela
27/07/1998 HISTORIA

Sea Launch

O Departamento de Estado suspendeu o Acordo de Assistência Técnica, TAA, que permitia o envolvimento da Boeing na fase de desenvolvimento do projeto.
28/07/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2360

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
31/07/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-74

Satélite de Telecomunicações
31/07/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-74

Satélite de Telecomunicações
04/08/1998 COSMONAUTAS

Falecimento do cosmonauta Artyukhin, Yuri

13/08/1998 HISTORIA

Mir News 321: 22ª Missão Principal ao Mir

Voo: Soyuz TM-23, STS-76 Mir NASA-1. Devido a problemas sérios com o ritmo cardíaco, Manakov, o comandante da tripulação principal, teve que ser hospitalizado. Então, a tripulação principal foi substituída pelos suplentes. A cosmonauta francesa Claudie Andre-Deshays permanecerá na tripulação principal. A tripulação da 22ª ME será composta por: Valeriy Grigoryevich Korzun (Comandante), Aleksandr Yuryevich Kaleri (engenheiro de bordo) e Claudie Andre-Deshays, (cosmonauta-pesquisadora, cosmonauta convidada CNES.) Vinogradov e Leopold Eyharts permanecem disponíveis para a eventual substituição de, respectivamente, Kaleri e/ou Andre-Deshays. Não há comandante reserva disponível. Lançamento do Soyuz-TM24: O lançamento desta nave com os membros da tripulação mencionados acima foi antecipado e agora acontecerá de Baykonur em 17.08.1996, por volta das 1317 UTC. O sinal de chamada de serviço da tripulação é FREGAT, então, respectivamente, Fregat-1. -2 e -3). Os nomes da nova tripulação e a data de lançamento anterior foram fornecidos por uma mensagem gravada de Shannon Lucid transmitida do Mir em 437.925 mc. Progress-M31: Como já foi relatado, esta nave de carga deixou de existir em 1.08.1996. Os horários exatos dessa operação foram: Separação do Mir: 16.44.45 UTC, início da queima de reentrada: 19.44.30 UTC e queima na atmosfera sobre uma área designada no Pacífico a leste da Nova Zelândia: 2033 UTC. Progress-M32: Esta nave de carga ainda está acoplada ao Mir. Se o lançamento e a primeira parte do voo do Soyuz-TM24 seguirem o plano, o Progress-32 desacoplará do Mir em 18.08.1996 e queimará na atmosfera. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
13/08/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave SOYUZ TM 28 MIR

Dados não disponíveis
14/08/1998 NOTíCIAS

Rússia envia primeiro burocrata ao espaço

Rússia envia primeiro burocrata ao espaço
das agências internacionais

A Rússia enviou ontem o primeiro burocrata ao espaço. Iuri Baturin, 49, deverá passar dez dias a bordo da estação espacial Mir, em órbita há 12 anos.Além de Baturin, ex-conselheiro de Defesa do presidente Boris Ieltsin, a tripulação é formada pelos cosmonautas Guennadi Padalka, 40, e Serguei Avdeiev, 42, que deverão permanecer na estação por seis meses.Autoridades russas afirmaram que a antiga ocupação de Baturin ajudou na escalação para a missão, mas que o ex-conselheiro se preparou fisicamente. No treinamento, ele perdeu cerca de 8 kg."Podemos ensinar qualquer um a ser um cosmonauta, desde que não seja um idiota", disse o diretor de vôo Viktor Blagov. O motivo da seleção de Baturin não foi informado.A nave Soiuz TM-28 decolou da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, às 13h43 (6h43 no horário de Brasília);. O encontro com a estação espacial deverá ocorrer no sábado, às 7h48, horário de Brasília.A missão leva novos equipamentos para serem instalados na Mir. A estação deverá ser destruída no ano que vem, 13 anos depois de seu lançamento.
15/08/1998 HISTORIA

Morte de Anatoli Petrovich Abramov

Pessoas Relacionadas: Abramov. Engenheiro russo. Vice-Chefe de Design 1966-1980 do escritório de design de Korolev. Especializado em complexos de lançamento.
16/08/1998 HISTORIA

Mir News 434: Acoplagem bem-sucedida do Soyuz-TM28

Voo: Soyuz TM-27, Soyuz TM-28, Soyuz TM-28 Mir EO-26/-27, Soyuz TM-28 Mir EP-4. Esta nave de transporte se acoplou à porta de acoplagem de popa (+eixo X) do Mir em 15.08.1998, às 10.56.52 UTC. A intenção era realizar a aproximação e a acoplagem em modo automático com o sistema Kurs, mas a uma distância de cerca de 20 M, quando a velocidade de aproximação era quase 0 M/seg., TsUP parecia não ter certeza sobre o bom funcionamento do sistema Kurs e ordenou a Padalka que assumisse a aproximação manualmente. A partir da distância de 12 M, Padalka guiou sua nave impecavelmente para a porta de acoplagem e realizou uma acoplagem perfeita. Bem feito para um cosmonauta que faz seu primeiro voo espacial. Ele certamente merece o chamado 'bônus de acoplagem manual'. Durante a passagem na órbita seguinte (71335, 1218-1229 UTC), a tripulação preparou o relatório de TV da abertura das escotilhas e do encontro das 2 tripulações. Pode-se deduzir dos comandos de comunicação fornecidos que as imagens daquele evento seriam transmitidas por um canal UHF e via estações de rastreamento russas, então não via Altair-2. Logo antes do complexo desaparecer atrás do meu horizonte leste, as tripulações receberam permissão para abrir as escotilhas e se cumprimentar. Desta vez, os russos se abstiveram da rotina normal de ter o primeiro contato humano entre os 2 comandantes devido à presença do VIP Baturin. Ele teve a honra de ser o primeiro membro da tripulação a flutuar do Soyuz-TM28 para o Mir e abraçar seu compatriota da CEI, Musabayev. Isso aconteceu às 1230 UTC. A partir desse momento, a tripulação da estação espacial Mir é composta por 5 pessoas e isso, sem dúvida, exercerá um grande peso nos sistemas de suporte de vida do complexo. Tecnicamente, a situação a bordo não era 100% antes da acoplagem: o fornecimento de energia não foi totalmente restaurado e a estação parece voar em deriva livre (eles falaram sobre 'indikatornyy rezhim', mas se os girodinos estão girando totalmente ou não não foi confirmado) e Musabayev recebeu ordens para
25/08/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave SOYUZ TM 27 MIR

Levou o cosmonauta francês Leopold Eyharts. Realização de experimentos franco-russos. Retornou para a Terra em 25 de agosto de 1998.
01/09/1998 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
14/09/1998 HISTORIA

Mir News 186: CAMINHADAS ESPACIAIS (AEVs)

Voo: Soyuz TM-17. Há algumas semanas, o TsUP anunciou que as 3 AEVs, que estavam planejadas para setembro deste ano, haviam sido adiadas e que essa tripulação (a 14ª expedição principal à Mir) não faria nenhuma AEV. Mais tarde, aconteceu de haver um plano para executar uma AEV em 10.09.93. Essa AEV também foi adiada. Enquanto isso, ficou claro que 1 ou mais AEVs são muito necessárias para a inspeção da superfície externa de todo o complexo. Os especialistas até consideraram o uso do SPK (MMU) para AEVs. O engenheiro de bordo Serebrov sabe como voar com o SPK: ele foi o primeiro cosmonauta a voar com ele em 1.02.90. O tráfego de rádio durante as passagens recentes revelou que a tripulação está preparando uma AEV. Não está claro se eles usarão o SPK ou não. CONSEQUÊNCIAS DA CHUVA DE METEOROS PERSEID EM 12.08.93: Após um longo período de silêncio, os russos admitiram oficialmente que a estação sofreu impactos causados por partículas minúsculas durante a chuva de meteoros Perseid. Um impacto até causou um buraco em uma bateria solar com um diâmetro de aproximadamente 6 cm. Enquanto isso, mensagens e perguntas sobre os danos chegaram à tripulação da Mir por meio do rádioamador. Os especialistas estão avaliando a eventual influência dos danos no fornecimento de energia do complexo. A tripulação não consegue ver toda a superfície externa da estação de dentro e, portanto, AEVs devem ser realizadas para inspecioná-la completamente. TRÁFEGO DE RÁDIOAMADOR: Por algumas semanas, novamente muito tráfego de rádio-pacote em 145.550 mc. Às vezes, também há chamadas por 'telefone' nessa frequência. Em 12 e 13.09.93, a tripulação usou 145.500 mc para entrar em contato com o amador irlandês EI3SI por voz. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
19/09/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1518

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);
19/09/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 1518

Satélite militar de alerta de disparo de misseis (Early Warning);
25/09/1998 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 60 km (37 mi).
25/09/1998 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 60 km (37 mi).
28/09/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Molniya -1T

Satélite de Telecomunicações
01/10/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PROGRESS M-40

Satélite de Reabastecimento
03/10/1998 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
04/10/1998 HISTORIA

Sea Launch

O barco Odyssey finalmente chegou ao seu porto de origem na Califórnia
07/10/1998 HISTORIA

Teste operacional


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
07/10/1998 HISTORIA

Mir News 388: Progress-M35

Voo: Soyuz TM-26, STS-86 Mir NASA-5. O desacoplamento deste cargueiro falhou em 6.10 às 1124 UTC. A causa foi um erro humano: a tripulação havia esquecido de remover um grampo do mecanismo de acoplamento (a palavra russa é 'styazhka', um grampo ou chave para apertar o acoplamento). Os russos decidiram adiar o desacoplamento até 7.10. Em 7.10.1997 às 12.03.47 UTC, o Progress-M35 se separou da Mir e, após um curto período em que o Progress-M35 pairou a uma distância de 10 metros, o Progress-M35 se afastou para um breve voo autônomo. A desintegração na atmosfera sobre uma área designada no Pacífico, a leste da Nova Zelândia, ocorrerá às 1734 UTC. Progress-M36: O acoplamento deste cargueiro à Mir foi adiado para 8.10.1997 às 1713 UTC. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
07/10/1998 HISTORIA

Teste operacional


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
21/10/1998 HISTORIA

Sea Launch

Depois de pagar uma multa de 10 milhões de dólares por alegadas violações, todas as partes assinaram um acordo alterado, levantando as restrições. Os negócios normais foram retomados
22/10/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2358

Satélite militar de alta resolução, foto reconhecimento, retornou filmes em 2 cápsulas do tipo SPK
22/10/1998 HISTORIA

Topol

Quinto lançamento de teste (falha; foguete autoliquidado)
22/10/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 2358

Satélite militar de alta resolução, foto reconhecimento, retornou filmes em 2 cápsulas do tipo SPK
29/10/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-39

Satélite de Reabastecimento
29/10/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite PROGRESS M-39

Satélite de Reabastecimento
01/11/1998 HISTORIA

Apogeu: 250 km (150 mi).

*
05/11/1998 HISTORIA

Sea Launch

Entre 5 e 14 de novembro de 1998, os dois navios Sea Launch estiveram no mar, testando vários sistemas.
10/11/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-26 EVA-2- Padalka, G.I.

10/11/1998 CAMINHADA ESPACIAL

Caminhada Espacial DOS-7 EO-26 EVA-2- Avdeev, S.V.

10/11/1998 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
16/11/1998 HISTORIA

MAS 2

Espaçonave: 5MV. COSPAR: 1996-064xx.
20/11/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite ZARYA

Módulo russo, também conhecido como FGB (Functional Cargo Block, em inglês);. Possui 12, 6 metros de comprimento por 4,05 metros de diâmetro, e 2 painéis solares. Possui 2 acopladores, 1 utilizado pelo módulo Unity e outro que pode ser utilizado por naves Soyuz ou Progress
20/11/1998 HISTORIA

Zarya

O foguete Proton lança o módulo FGB Zarya às 09:40 (horário de Moscou).
20/11/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Zarya (FGB);

Flight 1A/R - Largura:12.56 m - Diâmetro: 4.1 m
20/11/1998 HISTORIA

Mir News 334: Lançamento bem-sucedido do cargueiro Progress-M33

Voo: Soyuz TM-24, STS-79 Mir NASA-2. Este cargueiro tão esperado decolou de Baikonur em 19.11.1996 às 23 horas 20 minutos e 35 segundos UTC (para o horário de Moscou e para o MEWT já em 20.11.1996). Após algumas órbitas, as transmissões de farol e TLM puderam ser monitoradas por aqui. A carga do Progress-M33, composta por correio, alimentos, peças sobressalentes, contêineres para lixo humano e materiais para experimentos, pesa 1650 KG. No compartimento de tanque do Progress-M33, 547 KG de oxigênio, combustível e água foram armazenados. O combustível para o próprio complexo Mir pesa 2462 KG. Também entre os 547 KG, um novo suprimento de nitrogênio para a pressurização e purga dos sistemas de produção de oxigênio Elektron. Devido ao fato de que não haverá mais entregas de suprimentos antes do Ano Novo, o saco de correio também contém o correio de Natal e Ano Novo para a tripulação. Progress-M32: Este antigo cargueiro tem que liberar a porta em que está acoplado agora para a chegada do Progress-M33. Esta é a porta de acoplamento traseira (Kvant-1, + eixo X). O Progress-M32 pode abandonar a estação Mir, pois os sistemas de seu sucessor estão funcionando normalmente. Isso ocorrerá em 20.11.1996 às 1945 UTC. Após algumas órbitas, os motores do Progress-M32 serão acionados para a manobra de desorbitação, após a qual o Progress-M32 se desintegrará sobre uma área designada no Pacífico, a leste da Nova Zelândia. Tempo de chegada e acoplamento esperado do Progress-M33 à Mir: Isso será em 22.11.1996 às 0100 UTC. O Progress-M33 tem que se aproximar e acoplar no modo automático pelo sistema Kurs. Se esse sistema falhar, o comandante Korzun está pronto para conduzir o cargueiro manualmente com o sistema TORU. Chris v.d. Berg, NL-9165/A-UK3202.
24/11/1998 HISTORIA

Conselho de Chefes de Projetistas revisa o projeto revisado do Mir-2

ISS Zvezda, Mir-2. Com o abandono do ônibus espacial Buran e dos módulos 37K, o projeto do Mir-2 foi reduzido novamente. O Mir-2 retornou ao seu projeto original de órbita de 65 graus e seria montado e lançado separadamente da Mir. Ele agora consistiria no módulo central DOS-8 e em uma viga transversal chamada NEP (plataforma científico-energética). Este foi equipado com equipamentos já comprovados na Mir: painéis solares retráteis MSB, pacotes de propulsores Sfora, pequenos pacotes científicos como demonstrados no Kvant. Os módulos adicionais agora usavam o módulo de serviço Progress-M como um rebocador e eram reduzidos em tamanho para lançamento por veículos de lançamento Soyuz ou Zenit.
02/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-11

Satélite de Telecomunicações
02/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 3-11

Satélite de Telecomunicações
03/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite UNITY

Módulo norte americano. Possui 4,5 metros de comprimento por 6,6 metros de diâmetro. Possui 2 acopladores, 1 utilizado pelo módulo Zarya e outro que pode ser utilizado pelos space shuttle americanos. Este módulo é feito inteiramente em alumínio
03/12/1998 HISTORIA

Teste de motor

Teste de um motor de gás natural líquido para o foguete Soyuz 5.
03/12/1998 HISTORIA

Sea Launch

O bloco DM-SL e o foguete Zenit-2S foram acoplados pela primeira vez para formar o Zenit-3SL do complexo Sea Launch.
04/12/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave STS-88 ATLANTIS

Primeiro vôo para a International Space Station. Acoplou o módulo norte americano Unity com o módulo russo Zarya. Pousou em 14/12/1998.
04/12/1998 HISTORIA

Primeiro módulo americano

O ônibus espacial Endeavour decola do Centro Espacial Kennedy na missão STS-88 para se encontrar com o módulo FGB Zarya.
04/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Unity (Node 1);

Flight 2A - Largura:5.5 m - Diâmetro: 4.3 m
04/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PMA-1

Flight - Largura:1.86 m - Diâmetro: 1.9 m
04/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite PMA-2

Flight - Largura:1.86 m - Diâmetro: 1.9 m
06/12/1998 HISTORIA

Primeiro módulo americano

A tripulação do ônibus espacial Endeavour captura o módulo FGB Zarya e o acopla ao módulo Unity no compartimento de carga do ônibus espacial.
08/12/1998 HISTORIA

Topol

Sexto lançamento de teste
10/12/1998 HISTORIA

Teste operacional


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
10/12/1998 HISTORIA

Teste operacional


Apogeu: 1,000 km (600 mi).
10/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Nadezhda 5

Satélite de navegação civil, dotado de sistema COSPAS/SARSAT para rastreamento de aviões e barcos.
13/12/1998 HISTORIA

Ensaios de voo do sistema de pouso automático do Buran a bordo do banco de testes Tu-154.

Os ensaios de voo do sistema de pouso automático do Buran são iniciados em um transporte Tu-154 modificado.
14/12/1998 NOTíCIAS

Nasa faz 1ª conexão de estação espacial

Nasa faz 1ª conexão de estação espacial
Módulos russo e americano são acoplados
das agências internacionais

Os astronautas dos EUA Jerry Ross e James Newman regressaram ontem de madrugada ao ônibus espacial Endeavour após sua terceira e última saída ao espaço para a primeira operação de montagem da Estação Espacial Internacional (ISS);.
Durante a operação de sete horas, os dois astronautas consertaram uma antena do módulo russo Zaria, que foi acoplado ao módulo dos Estados Unidos Unidade, posto em órbita pelo Endeavour.
Em três dias de operações, Ross e Newman completaram 21 horas e 22 minutos fora da Endeavour. Eles também testaram novos jatos propulsores para uso individual, acoplados a seus trajes espaciais, que funcionaram sem problemas.
O Endeavour deve retornar à Terra com seus seis tripulantes amanhã, completando 11 dias de missão.
Cerca de 50 vôos espaciais da Rússia, dos EUA e de outros países deverão ser feitos até 2004 para concluir a ISS, cujo orçamento é de US$ 60 bilhões.
16/12/1998 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave STS-88 ATLANTIS

Primeiro vôo para a International Space Station. Acoplou o módulo norte americano Unity com o módulo russo Zarya. Pousou em 14/12/1998.
18/12/1998 COSMONAUTAS

Falecimento do cosmonauta Dyomin, Lev

24/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2361

Satélite de navegação militar do tipo Parus, na mesma órbita do satélite Cosmos 2233
27/12/1998 HISTORIA

Topol

Após cinco lançamentos bem-sucedidos e um fracassado de Plesetsk, a primeira unidade das Forças de Mísseis Estratégicos Russos armada com Topol-M baseado em silo foi declarada operacional em Tatishevo, região de Saratov.
28/12/1998 HISTORIA

Sea Launch

A primeira carenagem de carga útil construída pela Boeing foi enviada do porto de origem para o navio de comando e montagem.
30/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2362

Satélite de navegação Glonass
30/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2363

Satélite de navegação Glonass
30/12/1998 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 2364

Satélite de navegação Glonass
31/12/1998 HISTORIA

Sea Launch

A seção de carga útil e o foguete foram acoplados para a primeira missão.