1971

Data Origem Descrição
01/01/1971 HISTORIA

O cosmonauta Anatoly Pavlovich Demyanenko morre aos 29 anos - Causas naturais.

09/01/1971 HISTORIA

Shatalov chama a atenção da liderança após um bom trabalho na visita de Pompidou.

09/01/1971 HISTORIA

VVS analisa instalações e programas do TsKBM

A liderança da VVS visita a instalação de Chelomei em Reutov. Kamanin se lembra de ter visto pela primeira vez a maquete do Almaz há cinco anos - ele já estava totalmente definido naquela época. Mas foi apenas em agosto de 1970 que uma resolução foi emitida estabelecendo um cronograma firme: Chelomei deveria iniciar os testes de voo na segunda metade de 1971, e a estação deveria entrar em serviço em 1972. Mishin está propondo cancelar o Almaz e construir 10 estações DOS em vez disso. Mishin supervisiona atualmente cinco bureaus de design, 60.000 trabalhadores e está trabalhando em Soyuz, 7K-S, L3, DOS-7K e alguns outros projetos. Chelomei tem apenas um bureau de design e 8.000 trabalhadores. No entanto, ele produziu mísseis de cruzeiro bem projetados e produzidos em massa para a Marinha, mais de 1.000 ICBMs para o RVSN e o veículo de lançamento Proton UR-500 de alta qualidade. Almaz poderia ter voado no prazo se Ustinov tivesse permitido a Chelomei apenas 10% dos recursos que ele deixou Mishin desperdiçar no DOS. Chelomei facilmente concorda com a VVS em um cronograma mútuo para o treinamento da tripulação do Almaz, composição da tripulação, etc. O contraste com o Mishin argumentativo não poderia ser maior.
11/01/1971 HISTORIA

Reunião da comissão do estado do N1.

12/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 390

Satélite militar recuperável.
13/01/1971 HISTORIA

Lançamento do Soyuz 4 cancelado

Pessoas Relacionadas: Mishin, Shatalov. Voo: Soyuz 4, Soyuz 4/5. Nave Espacial: Soyuz. O 'azarado' Shatalov entrou na espaçonave às 10:30. Mas o clima de -24 graus Celsius estava abaixo dos limites dos giroscópios do foguete. O lançamento foi cancelado. O lançamento foi realizado com sucesso no dia seguinte. Mais tarde naquele dia, Mishin discutiu o projeto N1/L3 com Afanasyev.
14/01/1971 HISTORIA

VVS deve apoiar Almaz e Spiral.

Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Sergei, Dementiev, Grechko, Andrei, Kalmykov, Kutakhov, Mishin, Zverev. Salyut. Spiral OS. Kamanin discute com Kutakhov a necessidade de a VVS apoiar Chelomei em vez de Mishin. Quanto à Spiral, o apoio de Dementiev, Afanasyev, Kalmykov e Zverev foi garantido para o programa. Mas Grechko ainda está bloqueando. E Kutakhov não está disposto a desafiar Grechko sobre o assunto.
14/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 391

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
15/01/1971 HISTORIA

Spiral será levantada na VVS Soviética.

Pessoas Relacionadas: Leonov, Nikolayev, Zakharov. Nave Espacial: Spiral 50-50. Kamanin consegue chegar a Zakahrov, que concorda em levar a questão da Spiral ao Conselho Militar da VVS. Leonov e Nikolayev revisam o novo rascunho de decreto de Kamanin a ser apresentado ao Conselho Militar. O DOS-7K está com duas semanas de atraso para a data de lançamento planejada para 15 de março.
16/01/1971 HISTORIA

Lunokhod 1 completou suas atividades lunares.

Pessoas Relacionadas: Keldysh. O filho de Kamanin, também piloto da VVS, está sendo enviado para Hanói para serviço. Kamanin escreve uma carta para Keldysh sobre a nomeação de crateras lunares para cosmonautas falecidos.
17/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Intercosmos 4

Experimentos soviéticos e do leste europeu para o estudo da radiação ultravioleta do Sol, raios X e sua influência na alta atmosfera terrestre.
17/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Intercosmos 4

Experimentos soviéticos e do leste europeu para o estudo da radiação ultravioleta do Sol, raios X e sua influência na alta atmosfera terrestre.
19/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 327

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
19/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 327

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
20/01/1971 HISTORIA

Mishin pressionando 'Grande Estação Orbital'.

Pessoas Relacionadas: Chelomei, Kozlov, Mishin. Salyut. MKBS. Mishin está tentando criar um centro de treinamento separado para cosmonautas civis no Instituto de Aviação de Moscou. Mishin e os cosmonautas civis vêm para ver as instalações do TsPK para ter ideias. Este é um novo ataque de Mishin, aos olhos de Kamanin. Mishin está doente há muito tempo, mas isso não o impede de se intrometer nos detalhes do trabalho de seus deputados. Agora eles estão trabalhando em uma Grande Estação Orbital (BOS) para 9-12 tripulantes. Isso não passa de uma nova manobra contra Chelomei. Mishin está determinado a monopolizar voos espaciais tripulados a qualquer custo. Ele tenta assumir qualquer outro projeto desse tipo alocado a Chelomei ou Kozlov.
20/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Meteor 1-07

Satélite Meteorológico
21/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 392

Satélite militar recuperável.
22/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 369

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
22/01/1971 HISTORIA

Low e Anders visitam o Centro de Treinamento Gagarin.

Pessoas Relacionadas: Anders, Low. Eles estão muito interessados nos treinadores Soyuz e Volga.
22/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 369

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
23/01/1971 HISTORIA

Reunião da liderança da VVS.

Pessoas Relacionadas: Tereshkova. Nave Espacial: Spiral 50-50. Kamanin revisa suas operações de relações públicas. Em dez anos, os cosmonautas fizeram 6.000 discursos e participaram de 200 turnês de publicidade. Tereshkova é a mais requisitada. 30 filmes documentários foram produzidos, além de centenas de livros e folhetos. O Museu Star City teve 13.000 visitantes em 1970.
25/01/1971 HISTORIA

Cosmonautas em dever de relações públicas.

Um número recorde de cosmonautas está fora do centro de treinamento em viagens de relações públicas..
25/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 390

Satélite militar recuperável.
25/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 390

Satélite militar recuperável.
26/01/1971 HISTORIA

Revisão da tecnologia ECS.

Pessoas Relacionadas: Gazenko, Keldysh, Severin, Voronin. MKBS, Salyut 1. Keldysh lidera uma revisão do desenvolvimento do sistema de controle ambiental da espaçonave. O trabalho do IMBP não está bem organizado. Eles vêm desenvolvendo sistemas há oito anos sem resultados concretos. G I Voronin é responsável pelos sistemas de regeneração de oxigênio e regulação térmica; G I Severin, por trajes espaciais; O G Gazenko por biossensores, medicamentos e alimentos espaciais. Dois problemas precisam ser resolvidos: entender e combater os efeitos da microgravidade no organismo humano; e desenvolver um sistema de controle ambiental confiável com vida útil garantida de dois a três anos. Keldysh declara que, nos próximos cinco a dez anos, a União Soviética não voará estações espaciais com gravidade artificial. Portanto, devido à inevitável deterioração do corpo humano na microgravidade, as tripulações terão que ser rotacionadas a cada 30 a 60 dias. O desenvolvimento deve continuar com o objetivo de apoiar as futuras bases lunares e expedições tripuladas a Marte.
26/01/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 393

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
27/01/1971 HISTORIA

Kamanin lista as falhas de gestão espacial soviética.

Pessoas Relacionadas: Karas, Keldysh, Smirnov, Ustinov. Soyuz 7K-LOK. É óbvio para Kamanin, pela conferência do ECS, que existem muitos erros na organização do programa espacial soviético. Não existe uma única agência dirigindo o programa, como a NASA americana. Não só não existe um plano quinquenal para voos espaciais tripulados, como nem mesmo um plano para o próximo ano! Decisões sobre o espaço tripulado são tomadas de forma errática por membros não qualificados da liderança. Não existe um único gerente de projetos espaciais militares. Ustinov, Smirnov, Keldysh e Karas no GUKOS estão todos puxando para lados diferentes. Ustinov, Smirnov e Keldysh não dedicam mais de 10% de seu tempo de trabalho ao espaço.
27/01/1971 HISTORIA

Conflitos de treinamento DOS.

Pessoas Relacionadas: Beregovoi, Leonov, Mishin, Shatalov. Soyuz 7KT-OK. Beregovoi, Leonov e Shatalov vão ao TsKBEM para revisar o plano de treinamento para a estação DOS-7K na instalação do KIS (Estação de Controle Experimental). Mishin quer que a tripulação do Soyuz s/n 32 esteja trabalhando a bordo da espaçonave 'viva' em 3-4 de fevereiro, mas eles precisam estar no cosmódromo nessas datas para treinamento no experimento do detector de mísseis balísticos Svinets. Isso entra em conflito com o cronograma de Mishin para a disponibilidade de um Soyuz 'vivo' para treinamento. Mishin ainda quer, de forma completamente irreal, lançar no dia da 24ª Conferência do Partido.
28/01/1971 HISTORIA

As negociações da Spiral continuam.

Espaçonave: Spiral 50-50. Um artigo que Kamanin escreveu sobre o designer de aeronaves Ilyushin foi publicado na Pravda. Kamanin está impressionado com um novo livro de Orlov sobre possíveis aplicações médicas civis da tecnologia desenvolvida para voos espaciais. As negociações continuam com o Conselho Militar Soviético sobre a resolução de futuros projetos espaciais militares tripulados.
29/01/1971 HISTORIA

Planos para teste da tecnologia de sensor ABM do DOS em Baikonur.

Espaçonave: Almaz. Três tripulações do DOS-7K devem voar em dois Tu-104's para Baikonur em 30 de janeiro. Os Tu-104's são equipados com o equipamento Svinets, que os cosmonautas usarão para capturar dados espectrais de dois lançamentos de foguetes. Este treinamento os preparará para o uso do equipamento Svinets a bordo da estação DOS. Muitos figurões da VVS também planejam ir junto.
30/01/1971 HISTORIA

Oficiais do Pacto de Varsóvia fazem uma turnê pelo Centro de Treinamento de Cosmonautas Gagarin.

O TsPK é visitado por participantes de uma reunião do Estado-Maior do Pacto de Varsóvia. Isso corresponde a 29 generais, 2 a 3 de cada país do pacto..
01/02/1971 HISTORIA

Meteoro

02/02/1971 HISTORIA

Conselho Militar da VVS considera planos espaciais tripulados - Dia 2.

Espaçonave: Spiral 50-50. Kamanin espera e espera para fazer seu discurso no segundo dia do Conselho Militar da VVS. Ele é constantemente adiado. Ele passa 16 horas esperando 'em alerta'. Isso demonstra para ele a má organização da liderança militar.
02/02/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 392

Satélite militar recuperável.
02/02/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 392

Satélite militar recuperável.
04/02/1971 HISTORIA

Segundo teste do Svinets bem-sucedido.

Espaçonave: Almaz. As tripulações do DOS retornam de Tyuratam. O segundo lançamento de míssil também foi observado com sucesso pelo aparelho Svinets. Equipes de cosmonautas são designadas para turnês de relações públicas no Egito, EUA, Itália, Vietnã e Hungria.
05/02/1971 HISTORIA

Visão soviética do Apollo 14.

Pessoas Relacionadas: Keldysh, Mishin, Shonin, Smirnov, Ustinov. Lunar L3. O Apollo 14 pousa com sucesso na lua. Kamanin observa que a União Soviética está agora cinco a seis anos atrás, devido aos erros de Mishin, Keldysh, Smirnov e Ustinov. Shonin está treinando no Soyuz s/n 32 no KIS do TsKBEM.
06/02/1971 HISTORIA

Incidente com Shonin durante o treinamento DOS.

Pessoas Relacionadas: Shonin. Nave Espacial: Almaz. A sessão de treinamento no KIS ontem foi subvertida pela embriaguez de Shonin. Kamanin investiga o assunto o dia todo. Diz-se que Shonin trouxe vodca para o KIS e consumiu vodca durante a sessão. Kamanin o confrontou, mas é claro que ele está sóbrio agora. Kamanin não entende o homem. Ele o conhece há onze anos e o considerava uma pessoa competente.
08/02/1971 HISTORIA

Repercussões do incidente de Shonin.

Pessoas Relacionadas: Khrunov, Kubasov, Mishin, Rukavishnikov, Shonin, Yeliseyev. Kamanin tem uma reunião com Leonov e Shonin sobre o incidente do KIS. Shonin afirma que estava sóbrio. Mishin liga. Ele diz que Khrunov e Shonin não estavam prontos para o treinamento de qualquer maneira; eles tiveram que ser guiados pela mão o tempo todo. Ele preferia que Yeliseyev, Kubasov e Rukavishnikov fossem designados para a missão.
09/02/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 394

Novo tipo de alvo para interceptador espacial
17/02/1971 HISTORIA

Planos de gestão para o Centro de Cosmonautas Gagarin prejudicados.

Pessoas Relacionadas: Belyayev, Leonov, Mishin. A gestão do TsPK está em questão devido a intrigas de Mishin e seus aliados na VVS. Após a morte de Belyayev, foi acordado que Leonov se tornaria chefe da Primeira Diretoria do TsPK. Isso agora está em dúvida.
18/02/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 396

Satélite militar recuperável.
18/02/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 395

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
18/02/1971 HISTORIA

A plataforma esquerda no local 43 foi comissionada.
19/02/1971 HISTORIA

Tereshkova nunca mais voará

Pessoas Relacionadas: Tereshkova. Kamanin tem uma discussão com Tereshkova sobre seu benefício de automóvel. Kamanin acha Tereshkova caprichosa e tocante, mas também às vezes completamente rude. Ela também é muito energética .... e poderosa (embora sua liderança do Comitê de Mulheres Soviéticas). Ela importuna Kamanin após cada reunião de cosmonautas, perguntando quando outro voo feminino será agendado. Kamanin sabe, pelas lutas com a liderança sobre o assunto, que isso nunca acontecerá.
24/02/1971 HISTORIA

Posição da VVS de limitar a duração das missões do DOS sem esperança.

Pessoas Relacionadas: Brezhnev, Kutakhov, Smirnov, Ustinov. Kutakhov liga para Smirnov para dar a posição da VVS sobre voos DOS-7K. Ele é informado de que Mishin não só tem Ustinov e Smirnov, mas também Brezhnev o apoiando em relação a durações de voo espacial de 30 e, em seguida, 60 dias a bordo do DOS. A posição da VVS de limitar os voos a 20 a 24 dias não tem chance.
25/02/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 397

Interceptador espacial
26/02/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
26/02/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
26/02/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite COSMOS 398

Teste do módulo lunar LK em órbita terrestre. O teste durou 8 dias.
27/02/1971 HISTORIA

Mishin planeja cancelar o Almaz.

Pessoas Relacionadas: Chelomei, Karas, Kutakhov, Mishin. Salyut. Salyut 1, Spiral OS. Kamanin tem uma reunião agendada com Chelomei, mas esta é cancelada e ele é chamado para outra reunião com Mishin - tudo para avançar na agenda de Mishin. Mishin reclama que não sabe do que se trata o projeto Almaz. Ele afirma que Chelomei gastou meio bilhão de rublos até agora e não tem nada para mostrar por isso. Mishin, por outro lado, tem duas estações DOS prontas para voar, feitas a um custo de apenas 80 milhões de rublos. Mas Kamanin sabe muito bem quem realmente desperdiçou centenas de milhões de rublos - Mishin. Mishin apresenta seus planos para as estações de acompanhamento DOS#3 e DOS#4. Elas devem ser cópias do Almaz, entregues em 18 meses. Mishin diz que está construindo dez 7K-S para a espaçonave, apesar do fato de que Karas no GUKOS não está interessado em voos espaciais tripulados. Depois, Kamanin diz a Kutakhov para avisar Chelomei que ele deve apoiar os projetos da VVS, 7K-S e Spiral, se quiser o apoio da VVS para o Almaz.
01/03/1971 HISTORIA

N1-L3 perde a prioridade restante

Pessoas Relacionadas: Mishin. Voo: Apollo 13, Apollo 14. Soyuz 7K-LOK. A liderança soviética recuperou algum interesse no N1-L3, após a quase tragédia do Apollo 13. Acreditava-se que os americanos poderiam cancelar o restante do programa Apollo, deixando o caminho para a lua livre para a União Soviética. No entanto, o voo bem-sucedido do Apollo 14 redimiu o projeto e o Comitê Central perdeu todo o interesse no N1-L3. Detalhes Adicionais: aqui ....
02/03/1971 HISTORIA

Conferência de imprensa com cosmonautas.

Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Espaçonave: Almaz. Nada é dito sobre os planos para o lançamento da estação DOS, que está a apenas um mês de distância.
03/03/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 399

Satélite militar recuperável.
03/03/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 396

Satélite militar recuperável.
03/03/1971 HISTORIA

Conselho de Chefes de Design.

Pessoas Relacionadas: Glushko, Mishin. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Soyuz 7KT-OK. DOS-7K #1 concluiu seus testes de fábrica em 3 de março. A verificação em Baikonur deve ser concluída até 9 de abril, e o lançamento está agendado para 15 de abril. A primeira tripulação para a estação será lançada a bordo de um Soyuz em 18-20 de abril. Itens restantes a serem liberados: O teste de qualificação de vibração do protótipo da estação não está completo. Ele só começará em 5 de março e levará dois meses usando trabalho em três turnos. Mishin quer os resultados preliminares em 20 de março. São necessários quatro sistemas Igla completos. Cinco foram concluídos e estão funcionando satisfatoriamente. A data de validade do paraquedas instalado na cápsula do Soyuz 10 é 15 de abril. Ele terá que ser reembalado antes do voo. Houve várias falhas na primeira fase dos testes de qualificação do sistema de controle ambiental. Eles têm que ser reparados antes que a segunda fase possa sequer ser iniciada. Mishin quer que a primeira tripulação permaneça na estação por 30 dias, a segunda tripulação por 45 dias. Glushko e os médicos dizem que isso é um risco grave.
03/03/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 396

Satélite militar recuperável.
05/03/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Zenit-2M

Falhou
05/03/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite DS-P1-Yu s/n 39

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
11/03/1971 HISTORIA

Grande exercício de treinamento DOS pela segunda tripulação.

Pessoas Relacionadas: Kolodin, Kubasov, Leonov. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Nave Espacial: Almaz. Leonov, Kubasov e Kolodin treinam no simulador DOS.
13/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
13/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
13/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
13/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
15/03/1971 HISTORIA

Grande exercício de treinamento DOS pela terceira tripulação.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Sevastyanov, Shatalov, Volkov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Nave Espacial: Almaz. A terceira tripulação de reserva do DOS, Dobrovolsky, Volkov e Patsayev, treinam no treinador DOS. Todas as tripulações fizeram boas corridas, sem erros ou falhas. Shatalov, após o treinamento no simulador DOS, agora apoia a abordagem de voo de 30 dias de Mishin. Ele também conversou com Yeliseyev e Sevastyanov sobre o assunto. Ele acredita que pode haver uma reação muito diferente à microgravidade de indivíduo para indivíduo, e a tripulação do Soyuz 9 pode ter sido as duas pessoas erradas.
17/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
17/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
17/03/1971 HISTORIA

Comissão Estatal sobre DOS.

Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Espaçonave: Almaz. As tripulações, a estação e as espaçonaves Soyuz estão prontas.
17/03/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 399

Satélite militar recuperável.
17/03/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 399

Satélite militar recuperável.
18/03/1971 HISTORIA

Shonin em relatório

Pessoas Relacionadas: Nikolayev, Shonin, Tereshkova, Titov. Voo: Soyuz 9. Nikolayev e a tripulação vão para Sochi. Tereshkova volta da licença médica e também vai para lá. Kamanin se reúne com Shonin, o assunto: muitos relatórios ruins que ele recebeu sobre o comportamento de Shonin desde o Soyuz 6. Ele lhe diz para tomar cuidado, ou ele acabará em uma suspensão de voo de cinco anos como Titov.
19/03/1971 HISTORIA

Comissão Estadual para Lançamento do DOS#1.

Pessoas Relacionadas: Mishin. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Nave Espacial: Almaz. A VVS insiste que a tripulação do Soyuz 10 pouse durante o dia. Mishin diz que, para que a tripulação possa pousar durante o dia no final da missão de 30 dias, a espaçonave deve ser lançada às 3h da manhã. Kamanin acredita que isso também é inseguro.
19/03/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 400

Interceptador espacial
20/03/1971 HISTORIA

Tripulação do DOS chega em Baikonur.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Kolodin, Leonov, Patsayev, Rukavishnikov, Shatalov, Volkov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Nave Espacial: Almaz. A tripulação de Shatalov chegou às 09:00 a bordo de um Tu-104 e foi instalada no Quarto 14 do Hotel Kosmonavt. Mais dois Tu-104 chegaram 20 e 30 minutos depois com a segunda e a terceira tripulações. Às 18:00, todos foram ao salão de montagem do MIK para ver as duas espaçonaves Soyuz e a estação. Houve problemas elétricos com a estação, e finalmente retornaram ao hotel às 24:00 sem que o problema tivesse sido resolvido. Kamanin observa que dois filmes devem ser exibidos amanhã - um filme búlgaro e o filme soviético 'Diplomata'.
21/03/1971 HISTORIA

Testes de comunicações do DOS em Baikonur

Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Salyut 1. Devido a problemas com o sistema elétrico a bordo da estação, as tripulações não conseguem iniciar seu treinamento a bordo da estação real até às 22:00. Então, após o café da manhã, eles trabalham em seus planos e logs de voo e testam os trajes de treinamento a serem usados neste voo pela primeira vez. Isso inclui o traje Penguin que tem elásticos costurados nele para simular a tensão da gravidade. Às 17:00, as tripulações vão para o MIK e iniciam os testes de comunicações no DOS. Tudo ocorre normalmente. No ônibus de volta, as tripulações discutem a nova nave de rastreamento Yuri Gagarin. Ela tem um deslocamento de 45.000 toneladas e custou 120 milhões de rublos. Ela expandirá o tempo em que as comunicações são possíveis com o solo durante o longo voo da estação.
22/03/1971 HISTORIA

Problemas com o sistema Igla no DOS.

Pessoas Relacionadas: Mishin, Shabarov. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Nave Espacial: Almaz. Existem problemas com o sistema de encontro Igla e também com os sistemas de estabilização a bordo do DOS#1. A data de lançamento de 15 de abril não é realista, de acordo com os deputados de Shabarov, embora ele próprio diga que ainda pode cumprir o cronograma. Das 12h às 16h, os cosmonautas participam de testes de comunicação entre a espaçonave Soyuz e a estação. Eles correm bem, mas há muitos problemas com o segmento terrestre. Mishin chega à noite. Ele tem que dar a palavra final à VPK em 27 de março sobre a data de lançamento da estação. Shabarov tem medo de contar a Mishin sobre os problemas que eles estão tendo com o sistema Igla.
24/03/1971 HISTORIA

Filme de Gagarin

A administração do Centro Gagarin está em vários locais. Kamanin aprecia o filme de televisão sobre Gagarin, "Sobre meu amigo", transmitido de Leningrado..
24/03/1971 HISTORIA

Apenas nove dos 16 finalistas de cosmonautas aprovados pela KGB e pelo Partido Comunista

Pessoas Relacionadas: Berezovoi, Dedkov, Dzhanibekov, Fefelov, Illarionov, Isaulov, Kozlov, Vladimir, Popov, Romanenko. Kamanin relata que apenas nove dos 16 candidatos a cosmonautas que completaram o árduo processo de seleção foram liberados pela KGB e pelo Partido Comunista para a aceitação real para treinamento de cosmonautas. Ele sente que isso torna todo o processo de seleção demorado um desperdício de tempo. A VVS está relutante em enviar oficiais como candidatos a cosmonautas, com medo de que, se eles falharem nos testes da mesa vestibular, não apenas serão rejeitados como cosmonautas, mas também não conseguirão retornar ao serviço de voo com a Força Aérea. O resultado é uma seleção final de idiotas, que não são intelectuais, ou literários, ou entusiastas de esportes, que são leitores ruins e não estão realmente interessados em voos espaciais ou cosmonáutica. O decreto final foi emitido reorganizando o TsUKOS como GUKOS.
25/03/1971 HISTORIA

Comissão de Lançamento do DOS#1.

Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Espaçonave: Almaz. A data, hora e duração da primeira missão são debatidas. Os especialistas da VVS agora dizem que um pouso noturno de uma Soyuz é aceitável do ponto de vista da segurança. Apenas dois meses antes, eles estavam rejeitando a possibilidade - essas são pessoas sem princípios, na visão de Kamanin. Ele acredita que a vida da tripulação estará em risco com a duração de voo de trinta dias planejada.
26/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
26/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
26/03/1971 HISTORIA

Desenvolvimento do Yantar-1FKT autorizado.

Espaçonave: Yantar. O Decreto 182-63 do Comitê Central do Partido Comunista e do Conselho de Ministros Soviético 'Sobre o desenvolvimento do satélite de reconhecimento e cartografia Yantar-1KFT e do lançador 11A511K' foi emitido.
26/03/1971 HISTORIA

VPK se reúne no Kremlin.

Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Espaçonave: Almaz. O lançamento do DOS#1 está previsto para 15-20 de abril. A primeira tripulação será lançada três dias depois em uma missão de trinta dias. 25 dias após o retorno à Terra, a segunda tripulação será lançada. Essa tripulação ficará a bordo por 30 a 45 dias. As espaçonaves e as tripulações são declaradas prontas para ambas as missões.
27/03/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 401

Satélite militar recuperável.
27/03/1971 HISTORIA

Exposição de Gagarin no Museu Space City.

Faz três anos desde a morte de Gagarin. As exposições no museu do centro espacial em homenagem ao cosmonauta incluem a espaçonave Vostok e o avião MiG-15UTI dos tipos que ele voou; três automóveis que ele possuía; filmes, etc..
29/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
29/03/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
29/03/1971 HISTORIA

VVS cai.

Kamanin observa que foi um mês ruim para a segurança do VVS. Dez aeronaves foram perdidas, seis delas em três colisões no ar (dois MiG-21s no Egito, dois MiG-17s em Khabarovsk e dois helicópteros em Tashkent). Houve 29 perdas nos primeiros quatro meses de 1971 (em comparação com 18 em 1970). Kamanin vê isso como sintomático da má gestão de Kutakhov.
30/03/1971 HISTORIA

24º Congresso do Partido Comunista da União Soviética

O Congresso começou no Kremlin às 10h. Questões vitais relativas ao futuro programa espacial serão consideradas..
31/03/1971 HISTORIA

Delegados de cosmonautas para o Congresso do Partido Comunista.

Pessoas Relacionadas: Beregovoi, Nikolayev, Shatalov, Tereshkova, Yeliseyev. O Congresso do Partido Comunista é abordado por cinco horas por Brezhnev. Existem 5.000 delegados, incluindo 101 delegações internacionais de 90 países. Brezhnev promete que os lacaios imperialistas serão eliminados um a um até que o comunismo triunfe sobre todo o planeta. Cinco cosmonautas são delegados - Nikolayev, Beregovoi, Shatalov, Yeliseyev e Tereshkova.
01/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 402

Satélite de vigilância marítima
02/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 403

Satélite militar recuperável.
02/04/1971 HISTORIA

Delegações internacionais fazem uma turnê por Star City.

A equipe de Star City está ocupada se preparando para delegações estrangeiras que participam do congresso do partido comunista e também visitarão o centro de cosmonautas. Há neve suja, estradas geladas - e em dois dias, 100 delegados terão que chegar ao local florestal e conseguir se locomover. Os vietnamitas chegarão em 4 de abril, seguidos pelos húngaros em 6 de abril e pelos tchecos em 7 de abril. Um tour padrão é elaborado, a ser seguido pelos filmes "Nosso Gagarin" e "Em Memória de uma Visita a Star City".
04/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 404

Interceptador espacial
04/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 404

Interceptador espacial
04/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 404

Interceptador espacial
05/04/1971 HISTORIA

Planos para o lançamento do DOS#1.

Pessoas Relacionadas: Mishin. Nave Espacial: Almaz. Mishin diz que eles estão no prazo.
05/04/1971 HISTORIA

Preparativos do Salyut

Voo: Soyuz 10. Espaçonave: Almaz. Quando o DOS#1 foi liberado para voo, ele ainda tinha 182 discrepâncias, das quais apenas 10 eram duplicatas e 20 eram puramente cosméticas. Os preparativos para o lançamento da Soyuz 10 foram complicados por problemas com a lógica do sistema de aborto. Isso deveria colocar a espaçonave em um modo de reentrada puramente balístico. Detalhes adicionais: aqui....
07/04/1971 HISTORIA

Comandantes da tripulação do DOS inspecionam a estação DOS#1 concluída.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Leonov, Shatalov. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Nave Espacial: Almaz. Shatalov, Leonov e Dobrovolsky estão trabalhando duro nos preparativos finais para o DOS-7K. A estação está totalmente concluída. Apenas pequenos defeitos foram observados. Esta é a primeira vez que as tripulações veem seu futuro lar no espaço em sua versão totalmente concluída. No ônibus de volta para o hotel, os cosmonautas discutem a má qualidade e a incomensurabilidade da 'comida espacial'.
07/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 405

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
08/04/1971 HISTORIA

Preparativos da tripulação do Soyuz 10.

Pessoas Relacionadas: Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. As tripulações do DOS estão trabalhando em seus planos/registros de voo na Área 17. Kamanin discute o treinamento físico das tripulações para missões longas com Stepanov. Eles devem fazer trinta minutos de exercícios vigorosos por dia.
09/04/1971 HISTORIA

Comissão Estadual é realizada para revisar as questões do voo do Soyuz 9.

Pessoas Relacionadas: Mishin. Voo: Soyuz 9. Tudo está pronto para um voo em abril, mas a resolução do Partido Comunista diz que o voo tem que esperar até maio. O ECS do Soyuz foi projetado para operar por apenas cinco dias, mas terá que operar 3 a 4 vezes mais para essa missão. Vários problemas são identificados e revisados. Mishin quer aceitar um nível de dióxido de carbono na atmosfera da cabine duas vezes maior que a porcentagem considerada aceitável anteriormente. Planos são feitos para um voo rápido da tripulação após a missão de longa duração para Moscou para exames físicos extensos.
09/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 401

Satélite militar recuperável.
09/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 401

Satélite militar recuperável.
10/04/1971 HISTORIA

Velhos camaradas brindam à memória de Gagarin.

-6 deg C em Baiknur, vento de 5 m/s. Uma festa dos "velhos camaradas" é realizada em Leninsk para comemorar o décimo aniversário do lançamento de Gagarin..
12/04/1971 HISTORIA

Décimo aniversário do lançamento de Yuri Gagarin.

Pessoas Relacionadas: Feoktistov, Shatalov, Shonin. Mais de 1.000 pessoas se reúnem na Área 2 de Baikonur para comemorar o dia. Kamanin reflete que, das dezenas de cosmonautas presentes, apenas um - Feoktistov - estava lá no dia em que o primeiro homem foi ao espaço. Agora havia homens na lua e a primeira estação espacial estava sendo preparada para o voo. Kamanin acredita que a tripulação pode sobreviver a um voo de trinta dias, agora que Shatalov substituiu Shonin na tripulação.
14/04/1971 HISTORIA

N1 ameaçado novamente

Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Sergei, Babakin, Keldysh, Mishin, Ustinov. Soyuz 7K-LOK. Uma comissão de especialistas se reuniu para considerar o N1-L3. Keldysh fez várias exigências categóricas: o sistema de encontro e acoplamento Kontakt baseado em laser deve ser apoiado com redundância em todo o sistema, ou um sistema de backup independente deve ser desenvolvido O L3 deve ser projetado com um compartimento de transferência interno, como está sendo feito para a estação espacial DOS/7K-T Cada estágio do N1 deve passar por testes de inflamabilidade O cenário da missão deve ser reformulado para fornecer suporte por mais de um cosmonauta na lua de cada vez e usar módulos de pouso e rovers automatizados de Babakin no Lavochkin os pousos da cápsula nos oceanos equatoriais do mundo devem ser eliminados. As cápsulas devem pousar no território da URSS Detalhes Adicionais: aqui ....
14/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 406

Satélite militar recuperável, imagens de alta resolução.
14/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 403

Satélite militar recuperável.
14/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 403

Satélite militar recuperável.
15/04/1971 HISTORIA

Preparativos do Salyut

Pessoas Relacionadas: Bugayskiy, Chelomei, Mishin, Semenov. Nave Espacial: Almaz. A primeira estação DOS foi preparada em um enorme bunker de dois andares construído para o processamento de veículos de lançamento/carga útil. O contraste entre o dinheiro que os militares gastaram nessa instalação para os projetos de Chelomei e os fundos limitados disponíveis para uma instalação adequada de preparação e teste do N1 foi enorme. Aqui os fundos estavam disponíveis sem limites. O ar era controlado por um sistema de controle ambiental autônomo com seus próprios geradores elétricos-diesel independentes. A instalação era um milagre. Era chocante que isso estivesse disponível para o Almaz, enquanto os militares disseram a Mishin que ele teria que preparar a imensa estação MKBS no ambiente descontrolado, sujeito a apagões frequentes, da instalação do N1. Na instalação de Chelomei, tudo era verificado completamente na Terra antes do lançamento.
15/04/1971 HISTORIA

Salyut 1 erguido na plataforma.

Pessoas Relacionadas: Mishin, Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Nave Espacial: Almaz. O foguete Proton é erguido na plataforma. A decisão é tomada para prosseguir, apesar de uma previsão de ventos de 15 m/s - a previsão acaba se mostrando errada. Todos os grandes chefões estão presentes para a retirada. Depois, Mishin visita os cosmonautas. Ele diz que tudo está pronto para a primeira missão de estação espacial e promete a eles que o N1-L3 estará disponível em breve para missões lunares.
15/04/1971 HISTORIA

Anokhin ferido

Pessoas Relacionadas: Anokhin. *na queda de um Tu-16 no Mar de Aral. O bombardeiro estava voando em parábolas para testes de microgravidade do motor do estágio Block L do escritório de Mishin, para estudar por que o estágio não conseguia reiniciar em órbita terrestre.
17/04/1971 HISTORIA

Preparativos da tripulação do Soyuz 10.

Pessoas Relacionadas: Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10. O dia amanhece quente em Baikonur (7 graus Celsius às 7h). A manhã dos cosmonautas é passada em uma revisão dos sistemas de orientação e controle da estação espacial. À tarde, há uma palestra por oficiais do IAKM-VVS sobre o uso da instalação de vácuo 'Polinom' durante o voo. Os cosmonautas são contra o uso do dispositivo.
17/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Meteor 1-08

Satélite Meteorológico
18/04/1971 HISTORIA

Mais autoridades chegam a Baikonur para ver o lançamento de Salyut 1

Nave Espacial: Almaz. Tudo está dentro do cronograma na Área 81..
19/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite SALYUT 1

Primeira estação espacial. Sua primeira tripulação, a da Soyuz 11, bateu o recorde de permanência no espaço, permanecendo 24 dias. Porém, morreram ao retornar na Terra. A Salyut 1 permaneceu no espaço 179 dias. Seu comprimento era de 13,1 metros e o diâmetro era de 4,2. Era capaz de acomodar 3 cosmonautas.
20/04/1971 HISTORIA

Comissão Estatal DOS

Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Nave Espacial: Almaz. Seis dos oito ventiladores no ECS falharam. Existem apenas dois backups, o que não é suficiente para a vida útil da missão ativa de 90 dias planejada. Mas foi decidido que o problema na verdade poderia ser sensores com defeito e, de qualquer forma, a primeira tripulação pode facilmente reparar os ventiladores. Às 17h, a Comissão Estatal se reúne publicamente (cobertura de rádio e televisão) para aprovar o lançamento do Soyuz 10. O lançamento está marcado para 22 de abril às 03h30.
21/04/1971 HISTORIA

Chuva no cosmódromo coloca em risco o lançamento do Soyuz 10

Voo: Soyuz 10.
22/04/1971 HISTORIA

Lançamento do Soyuz 10?

Pessoas Relacionadas: Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10. quase cancelado devido ao tempo.?..
22/04/1971 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave SOYUZ 10 / SALYUT 1

Fracasso após ficar acoplado 5 horas e 30 minutos com a estação orbital SALYUT 1. Ficou no espaço 47 horas e 46 minutos, totalizando 32 órbitas (órbita de 246 x 246 KM);
22/04/1971 HISTORIA

Primeiro voo do Soyuz 10

Voo: Soyuz 10.
23/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 407

Satélite Militar de Telecomunicação
23/04/1971 HISTORIA

Falha de acoplamento do Soyuz 10.

Pessoas Relacionadas: Mishin, Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10. Nave Espacial: Almaz. O Soyuz 10 se aproximou a 180 m do Salyut 1 automaticamente. Ele foi acoplado manualmente após a falha do sistema automático, mas o acoplamento rígido não pôde ser realizado devido ao ângulo de aproximação. A análise pós-voo indicou que os cosmonautas não tinham instrumentos para fornecer os dados de ângulo e taxa de alcance necessários para um acoplamento manual bem-sucedido. O Soyuz 10 ficou conectado à estação por 5 horas e 30 minutos. Apesar da falta de acoplamento rígido, dizia-se que a tripulação não conseguia entrar na estação devido a uma escotilha com defeito em sua própria espaçonave. Quando Shatalov tentou desacoplar do Salyut, a escotilha emperrada impediu o mecanismo de acoplamento, impedindo o desacoplamento. Após várias tentativas, ele não conseguiu desacoplar e pousar. Detalhes Adicionais: aqui ....
23/04/1971 HISTORIA

Problemas de comunicação da Soyuz 10.

Voo: Soyuz 10.
23/04/1971 HISTORIA

A Soyuz 10 acopla à DOS

24/04/1971 HISTORIA

Pouso do Soyuz 10

Tripulação de Retorno: Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Pessoas Relacionadas: Chertok, Mishin, Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10. Nave Espacial: Soyuz. Apenas um pouso noturno em território soviético era possível, o que significava que a espaçonave não poderia ser orientada para o retrofogo. A comissão de pouso começou a planejar um pouso de emergência na América do Sul, África ou Austrália. Mas Shatalov relatou que os giroscópios e os sensores de orientação estavam funcionando bem. Ele propôs que ele se orientasse no lado dia, girasse a plataforma do giroscópio e deixasse os giroscópios orientar a espaçonave no lado noite para o retrofogo. O plano é seguido e a espaçonave foi direcionada para uma área de pouso de 80-100 km a sudoeste de Karaganda. Os radares da PVO captam a cápsula enquanto ela sobrevoa o Mar Cáspio, e um helicóptero Mi-4 avista o paraquedas antes mesmo que ele caia, em pé, nas estepes. Durante o pouso, o suprimento de ar do Soyuz ficou tóxico e Rukavishnikov foi superado e perdeu a consciência. No entanto, a tripulação pousou com segurança às 23:40 GMT, a 120 km a noroeste de Karaganda. Em Baikonur, Chertok é designado para chefiar uma comissão especial para encontrar a causa da falha de acoplamento e corrigi-la antes que a próxima missão possa ser lançada. A aeronave da VVS parte às 7h para Moscou. Mishin deveria acompanhar o VPK em sua aeronave de volta, mas ele está bêbado e tem que ir separadamente às 15h. A tripulação do Soyuz 10 chega à Base Aérea Chkalovsky às 14h de 26 de abril e segue para Star City para outras entrevistas. Filmes e fotos indicaram que o sistema de acoplamento no Salyut não foi danificado, preparando o cenário para a missão Soyuz 11.
24/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 406

Satélite militar recuperável, imagens de alta resolução.
24/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 408

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
24/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 406

Satélite militar recuperável, imagens de alta resolução.
25/04/1971 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave SOYUZ 10 / SALYUT 1

Fracasso após ficar acoplado 5 horas e 30 minutos com a estação orbital SALYUT 1. Ficou no espaço 47 horas e 46 minutos, totalizando 32 órbitas (órbita de 246 x 246 KM);
28/04/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 409

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior
04/05/1971 HISTORIA

AEV do Soyuz 11 empurrado.

Pessoas Relacionadas: Mishin, Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Às 10h, a tripulação do Soyuz 10 tem a tradicional reunião pós-voo com o Comitê Central, seguida por discursos às 15h diante dos trabalhadores e engenheiros do TsKBEM. A verdade por trás da missão não é revelada. Mishin ainda está pressionando por um AEV no Soyuz 11; Kamanin lhe diz que a ideia é absurda. Kamanin resmunga que Mishin ainda não resolveu de forma confiável o problema do acoplamento espacial automático, no qual ele começou a trabalhar em 1962.
06/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 402

Satélite de vigilância marítima
06/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 402

Satélite de vigilância marítima
06/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 410

Satélite militar recuperável, levou cápsula científica
06/05/1971 HISTORIA

Atrasos no simulador Almaz.

Pessoas Relacionadas: Rukavishnikov, Shatalov, Yeliseyev. Almaz. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11. Nave Espacial: Almaz. Os cosmonautas do Soyuz 10 realizam uma coletiva de imprensa. A verdade por trás da missão é encoberta. Depois, uma revisão do programa do simulador é realizada. O progresso está sendo feito, mas todo o equipamento necessário para os simuladores não está sendo financiado. O MAP deve entregar o simulador Almaz em 1º de dezembro de 1971, mas eles não podem garantir que ele incluirá equipamentos que devem ser entregues por uma série de outros ministérios. Mais tarde, uma reunião é realizada sobre os planos do Conselho Soviético de Moscou para um museu espacial. MOM, MAP e VVS têm que contribuir para o plano de exposição final.
06/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Nauka

Subsatélite utilizado nas missões Zenith
07/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 416

Satélite Militar de Telecomunicação
07/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 417

Satélite Militar de Telecomunicação
07/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 418

Satélite Militar de Telecomunicação
07/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 411

Satélite Militar de Telecomunicação
07/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 412

Satélite Militar de Telecomunicação
07/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 413

Satélite Militar de Telecomunicação
07/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 414

Satélite Militar de Telecomunicação
07/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 415

Satélite Militar de Telecomunicação
08/05/1971 HISTORIA

Planos do Soyuz 11/12.

Pessoas Relacionadas: Mishin. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Soyuz 7KT-OK. Frolov relata a Kamanin sobre uma reunião dos designers gerais. Mishin planejou o lançamento do Soyuz 11 para junho, a ser seguido pelo Soyuz 12 em julho. O mecanismo de acoplamento retrabalhado estará pronto para instalação no Soyuz 11 até 18 de maio. Mishin recomenda um acoplamento totalmente automático para a próxima missão.
10/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 388

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
10/05/1971 HISTORIA

A causa da falha de acoplamento do Soyuz 10.

Pessoas Relacionadas: Chertok. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11. Nave Espacial: Soyuz. Um dia ensolarado em Moscou. A comissão de investigação de Chertok descobriu que a causa provável da falha de acoplamento do Soyuz 10 foi uma luva amassada na parte ativa do mecanismo de acoplamento. Em testes repetidos, a luva dobrou com 130 kg de força 60% das vezes. A força real de acoplamento foi estimada em 160 a 200 kg. Portanto, para o Soyuz 11 e modelos subsequentes, a luva será reforçada em um fator de dois. A tripulação também receberá a capacidade de direcionar a sonda de acoplamento e de operar o motor de orientação para melhorar as chances de acoplamento quando dificuldades ocorrerem.
10/05/1971 HISTORIA

Descoberta de falhas do sistema de abortar a Soyuz 10

Soyuz 7K-OK. Os problemas estavam relacionados a um circuito de aborto de emergência que estava acionando um sistema de segurança e um curto-circuito.
10/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 388

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
12/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite COSMOS 419

Fracasso ao tentar atingir Marte a partir de uma órbita estacionária
12/05/1971 HISTORIA

Reunião da VPK sobre Soyuz 11/12.

Pessoas Relacionadas: Kutakhov, Mishin, Smirnov. Voo: Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Soyuz 7KT-OK. Mishin garante a Smirnov que o Soyuz 11 será capaz de se acoplar ao Salyut 1. Ele também promete missões de trinta dias para o Soyuz 11 e o Soyuz 12. Mas há um problema com essa última promessa - o Soyuz 12 não será lançado até 15-18 de julho, o que será depois da vida útil garantida da estação Salyut 1. Kamanin protesta contra a decisão. Smirnov destaca que eles devem cumprir as resoluções do Partido Comunista sem questionar. Mas ele tranquiliza Kamanin de que eles tomarão cada passo de cada vez, tendo em mente a segurança da tripulação. Kutakhov também não apoia a decisão, mas as ordens devem ser seguidas.
12/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite COSMOS 419

Fracasso ao tentar atingir Marte a partir de uma órbita estacionária
14/05/1971 HISTORIA

Considerações de lançamento do Soyuz 11 discutidas.

Pessoas Relacionadas: Feoktistov, Mishin, Ustinov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. As tripulações continuam treinando para o Soyuz 11. Mishin espera lançamento em 6 de junho. Ele não é contra limitar a duração do voo a 25 dias, necessário para que um pouso seja realizado durante o dia no final da missão. Kamanin não confia nessa mudança de ideia - ele pede à seção de balística da VVS para confirmar os cálculos de Mishin. Feoktistov visita Kamanin. Ele quer estar na quarta tripulação a voar para DOS#2. A seção de balística da VVS liga de volta. Um lançamento até 11-12 de junho ainda permitiria um pouso durante o dia após 25 dias. No entanto, do dia 6 ao 24 do voo, o retrofogo seria no lado noite e só poderia ser realizado usando a técnica do Soyuz 10 - alinhando a espaçonave no lado dia, girando a plataforma do giroscópio e usando os giroscópios para orientação do lado noite durante o retrofogo. Em uma reunião do Comitê Central, Kamanin briga com Ustinov pela segurança da tripulação. Após um debate de três horas, a maioria dos presentes ainda está preocupada com a confiabilidade do sistema de acoplamento. Mas, no entanto, a decisão é tomada de prosseguir com o Soyuz 11.
15/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-09

Satélite de Telecomunicações
15/05/1971 HISTORIA

A linha do partido sobre o programa espacial soviético.

Pessoas Relacionadas: Popovich, Sevastyanov, Shatalov. Lunar L3, Luna. Voo: Soyuz 10, Soyuz 11. Shatalov está pressionando ativamente sua candidatura para o cargo de vice de Kamanin. Popovich e Sevastyanov se preparam para uma viagem ao Salão Aeronáutico de Paris em 2 de junho. Eles precisam de respostas 'corretas' para perguntas inevitáveis sobre a corrida lunar, a estação Salyut 1 e a falha de acoplamento do Soyuz 10. A linha que eles devem seguir é que a União Soviética está cumprindo sua exploração espacial segura e sistemática. Os robôs Luna-16 e Lunokhod 1 examinaram a lua com segurança. Após o voo de longa duração do Soyuz 9, o Salyut 1 foi lançado e o Soyuz 10 testou o equipamento de encontro. A linha é que a URSS não está atrás dos EUA, mas sim explorando o espaço de forma segura e responsável.
15/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-09

Satélite de Telecomunicações
15/05/1971 HISTORIA

Aprovação para desenvolver o estágio LH2/LOX para o N1M

Decisão tomada para prosseguir com o desenvolvimento do estágio multimotor Bloco Sr com uma massa de propelente de 66,4 toneladas. Esse único estágio seria usado no lugar dos Blocos S e R previamente planejados para inserir o Complexo de Expedição Lunar modernizado (LEK) em órbita lunar baixa. Ele também deveria ser usado para inserir espaçonaves pesadas em órbita geossíncrona e em trajetórias interplanetárias.
17/05/1971 HISTORIA

Feoktistov pressionado para voar para DOS#2.

Pessoas Relacionadas: Feoktistov, Tregub. Nave Espacial: Almaz. Tregub liga para Kamanin para promover o plano de Feoktistov de participar de um voo para uma estação Salyut.
18/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 420

Satélite militar recuperável.
18/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 410

Satélite militar recuperável, levou cápsula científica
18/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 410

Satélite militar recuperável, levou cápsula científica
18/05/1971 HISTORIA

VPK revisa a prontidão do Soyuz 9.

Pessoas Relacionadas: Mishin, Serbin. Voo: Soyuz 9. Nave Espacial: Soyuz. O lançamento está programado para 31 de maio, com duração da missão de 18 dias. Depois, Serbin pergunta por que a União Soviética não está realizando mais voos espaciais tripulados. Kamanin lhe diz, porque nenhuma outra espaçonave foi construída. E por que nenhuma espaçonave, pergunta Serbin. Kamanin responde que o GUKOS, o Estado-Maior Geral e Mishin eram todos contra a produção de 10 Soyuz adicionais para voos militares.
18/05/1971 HISTORIA

N1 erguido na plataforma de lançamento 110 oeste.

A reconnsat americana detecta o N1 sendo instalado na plataforma. Ele permaneceu lá, sem carga útil, pelo menos até 4 de junho.
19/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 421

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
19/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite COSMOS 419

Fracasso ao tentar atingir Marte a partir de uma órbita estacionária
19/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite MARS 2

Sofreu 3 correções de trajetoria, a primeira em 17 de julho, a segunda em 20 de novembro e a terceira em 27de novembro. Após a última correção, um módulo de pouso foi enviado a Marte, o resto da nave entrou em órbita marciana (48,54 graus de inclinação, periastro de 1.500 KM e apoastro de 25.000 KM);.A capsula de pouso pesava 650 kilos e não pousou com sucesso.
21/05/1971 HISTORIA

Pouso da Soyuz 15

Tripulação de Retorno: Demin, Sarafanov. Pessoas Relacionadas: Demin, Sarafanov. Voo: Soyuz 15. A Soyuz 15 pousou às 20h10 GMT.
22/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 422

Satélite de navegação militar
22/05/1971 HISTORIA

Morte de Petr Stepanovich Pleshakov

Pessoas Relacionadas: Pleshakov. Funcionário do governo russo. Diretor do TsNII-108 de 1958 a 1964. Ministro da Indústria de Rádio de 1974 a 1987.
22/05/1971 HISTORIA

Pouso da Soyuz TM-21

Tripulação de Retorno: Budarin, Solovyov. Pessoas Relacionadas: Budarin, Solovyov. Voo: Soyuz TM-22, STS-71 Mir EO-19. A Soyuz TM-21 pousou às 6h52 GMT com a tripulação de Budarin e Solovyov a bordo.
25/05/1971 HISTORIA

Revisão do projeto do avião espacial Spiral

Pessoas Relacionadas: Dementiev, Grechko, Andrei, Krylov, Mikoyan, Titov, Zakharov. Nave Espacial: Spiral 50-50. Reunião com o grupo de treinamento de cosmonautas do avião espacial Spiral. Mikoyan e Dementiev (filho do ministro do MAP) vêm trabalhando nesse projeto há quatro anos. Muitas pessoas na liderança (Grechko, Zakharov, Krylov, etc.) são contra o conceito e prejudicam o projeto de todas as maneiras possíveis. Grechko considera isso 'uma fantasia' e Kutakhov não o apoia energicamente. O engenheiro-coronel Sokolov-Sokolenik é o chefe da unidade (tendo substituído Titov, que agora está na escola de funcionários). Os Estados Unidos têm centenas de voos no X-15, que eles levaram a 90 km de altitude e 7000 km/h de velocidade. Na União Soviética, todo esse trabalho foi congelado por uma década.
25/05/1971 HISTORIA

Tripulações do Apollo 14 e Soyuz 9 devem se encontrar em Paris.

Pessoas Relacionadas: Sevastyanov. Voo: Soyuz 11. Sevastyanov recebe mais preparação para sua visita ao Salão Aeronáutico de Paris. Ele se encontrará com a tripulação do Apollo 14 na televisão. Kamanin o informa que ele está destinado à quarta tripulação do DOS#2.
27/05/1971 HISTORIA

Ainda não há centrífuga para o centro de treinamento de cosmonautas

Voo: Soyuz 11. Rebrov está trabalhando em um livro sobre Salyut 1 e as missões Soyuz 10 e 11. Apesar de três viagens à Suécia e à França, ainda não houve seleção de fornecedor para a centrífuga TsF-18. De qualquer forma, ainda não há dinheiro suficiente (são necessários 12 milhões de rublos, 3 milhões disponíveis).
27/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 423

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
28/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 424

Satélite militar recuperável.
28/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite MARS 3

Lançada as 15 horas, 26 minutos e 30 segundos do dia 28 de maio de 1971, a sonda fez correção de trajetória no dia 08 de julho. Satelizou num periodo de 11 dias (periastro de 1.250 KM e apoastro de 12.400 KM);. Antes disso, lançou um módulo de pouso de 650 Kilos, que pousou no Mar de Simois (158 graus W 45 graus S); as 13 horas, 49 minutos e 5 segundos do dia 02 de dezembro de 1971. Após 90 segundos, iniciou transmissões durante 2 emissões (dias 2 e 5);, constatou que a superfície esfria rapidamente ao por do sol. A composição atmosférica é basicamente de gás carbônico, há 100 KM de altura já se detecta Oxido de Carbono e Hidrogênio.
28/05/1971 HISTORIA

A construção da Estação Espacial Internacional (ISS) é aprovada.

Em 1993, a Rússia e os Estados Unidos chegaram a um acordo para a construção de uma estação espacial internacional (ISS).
28/05/1971 HISTORIA

As tripulações do Soyuz 11 e 12 partem para Baikonur.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Kolodin, Leonov, Patsayev, Rukavishnikov, Volkov. Voo: Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. As tripulações do Salyut, Kamanin e os técnicos e funcionários de apoio da VVS - 46 pessoas no total - voam para Tyuratam a bordo de três Tu-104.
29/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 420

Satélite militar recuperável.
29/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 425

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
29/05/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 420

Satélite militar recuperável.
29/05/1971 HISTORIA

Sem melhorias no cosmódromo para cosmonautas.

Pessoas Relacionadas: Leonov. Voo: Soyuz 11. Kamanin observa com desgosto que o cosmódromo foi atualizado por 15 anos, mas nem um centavo foi gasto para fornecer instalações de treinamento para os cosmonautas. O 37º aniversário de Leonov é comemorado.
03/06/1971 HISTORIA

Kubasov considerado inapto para voar a bordo do Soyuz 11.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Kolodin, Leonov, Mishin, Patsayev, Rukavishnikov, Volkov. Voo: Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Os cosmonautas jogam tênis pela manhã. Há dois casos de disenteria na equipe na Área 2. O contato entre os oficiais e trabalhadores no centro é minimizado. A tripulação do Soyuz 11 passa por suas verificações médicas finais. Uma mancha é encontrada no pulmão de Kubasov no raio-x. Os médicos dizem que é o início da tuberculose e proíbem que ele voe no espaço! Mishin, apoiado por Moscou, diz que, de acordo com as regras da missão, isso significa que a tripulação reserva de Dobrovolsky terá que voar no lugar da tripulação de Leonov. Kamanin se sente desconfortável com a decisão, mas não consegue apresentar nenhum argumento válido para sua preferência - apenas substituir Kubasov na tripulação de Leonov por Volkov. A Comissão de Lançamento decide que o Soyuz 11 deve ser retirado para a plataforma às 6h do dia 4 de junho, com lançamento às 7h39 do dia 6 de junho, com a tripulação de Dobrovolsky a bordo.
03/06/1971 HISTORIA

Soyuz 9 Dia 3

Pessoas Relacionadas: Nikolayev, Sevastyanov. Voo: Soyuz 9. Nave Espacial: Soyuz. Tudo está normal a bordo do Soyuz 9. Às 10h, há uma reunião de gestão operacional. Há preocupações de que a tripulação não tenha acionado e desengatado os motores de orientação no horário programado para uma queima de motor. Kamanin defende a tripulação - isso não foi um erro, levou 50 minutos para a tripulação realizar os mesmos exercícios que levaram 30 minutos no solo e, portanto, eles atrasaram a capacidade de realizar a manobra. Há uma sessão de comunicação de televisão à noite. A tripulação parece bem, mas o rosto de Sevastyanov está visivelmente inchado.
04/06/1971 HISTORIA

Tripulação reserva nomeada para voar no Soyuz 11

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Kolodin, Leonov, Mishin, Patsayev, Rukavishnikov, Volkov. Voo: Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. O Soyuz 11 está na plataforma de lançamento e ainda se discute qual tripulação voará. Kamanin quer apenas que Volkov substitua Kubasov na tripulação de Leonov. Mishin quer que a tripulação de reserva completa substitua a tripulação de Leonov. Outros na comissão de lançamento apoiam Mishin. Às 15h30, uma equipe de médicos chega de Moscou para verificar o diagnóstico de Kubasov. Às 18h, a reunião final da comissão estadual confirma a tripulação de Dobrovolsky. Às 19h, uma coletiva de imprensa é realizada - Dobrovolsky, Patsayev e Volkov são apresentados publicamente como a tripulação do Soyuz 11.
05/06/1971 HISTORIA

A tripulação de Leonov luta para voltar ao Soyuz 11.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Kolodin, Krylov, Leonov, Patsayev, Rukavishnikov, Volkov. Voo: Soyuz 11, Soyuz 12 / DOS 1. Leonov e sua tripulação se reúnem com Kamanin às 10h e argumentam contra o voo da tripulação reserva. Kamanin lhe diz que eles não estão reagindo da maneira correta à decisão. Depois, Kamanin se reúne com Krylov na Área 17 para discutir o novo hotel de três andares planejado, que finalmente incluirá algumas instalações de treinamento esportivo para os cosmonautas. À noite, dez generais da VVS chegaram para ver o lançamento - não mais que 2 ou 3 realmente precisam estar lá.
05/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 426

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
06/06/1971 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Lançamento da nave SOYUZ 11 / SALYUT 1

Recorde de permanência no espaço de 24 dias (569 horas e 40 minutos, totalizando 360 órbitas de 281 x 281 KM);.Morreram ao retornar a Terra.
07/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 se acopla ao Salyut 1.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Uma reunião conjunta da Comissão Estadual do Soyuz 11 e do Conselho de Chefes de Design ocorre em Yevpaptoriya às 7h. A bordo do Soyuz 11, o sistema de encontro e acoplamento automático Igla é ligado quando a espaçonave está a 7 km do Salyut 1. Não há intervenção manual no processo; Dobrovolsky simplesmente relata ao solo o progresso do sistema de encontro e acoplamento. O próprio acoplamento ocorre fora do alcance de rastreamento. Há uma considerável tensão no controle da missão durante a espera de 90 minutos até a reaproximação. Antes de perder o contato por rádio, a telemetria mostrou um sinal de que o mecanismo de acoplamento havia despressurizado, o que teria impedido os cosmonautas de abrir a escotilha e entrar na estação espacial. Mas quando a estação volta à vista, verifica-se que tudo correu normalmente e a tripulação já entrou na estação. Patsayev entrou primeiro, ligou o regenerador de ar e substituiu dois ventiladores defeituosos. A tripulação relata que a atmosfera da estação é desagradável, com um forte cheiro de queimado. Levará 20 horas para todo o ar da estação passar pelos escrubbers do ECS, então a tripulação é instruída a passar a primeira noite a bordo de seu Soyuz.
08/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 desligado e a tripulação inicia a missão de longa duração a bordo do Salyut 1.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Quando a tripulação acorda, o ar da estação está bem e todos os oito ventiladores e filtros do ECS estão funcionando. O Soyuz 11 é desligado e colocado em modo de armazenamento. A tripulação inicia o programa de trabalho do DOS. Mas eles ainda não colocaram seus trajes de treinamento Penguin e ainda não estão seguindo o programa de exercícios. Claramente, eles não estão tomando as medidas necessárias para se adaptar à microgravidade e preservar sua saúde para seu retorno. Eles assumem o controle da estação pela primeira vez, realizando uma manobra de correção orbital e, em seguida, orientando a estação e seus painéis solares totalmente em direção ao sol. A imprensa mundial está repleta da grande notícia de uma nova vitória soviética - a primeira estação no espaço.
08/06/1971 HISTORIA

Decreto autorizando o projeto do estágio de foguete nuclear elétrico 11B97

Nave Espacial: TMK. O Comitê Central do Partido Comunista e o Conselho de Ministros da União Soviética decretaram 'Sobre o trabalho em motores de foguetes nucleares'. O trabalho anterior, principalmente na propulsão para expedições tripuladas a Marte, estava agora concentrado no desenvolvimento do estágio de foguete NEP 11B97. Esse estágio teria uma capacidade elétrica de 500-600 kW e usaria motores elétricos de plasma-íons especializados usando ondas de plasma estacionárias e ânodos.
09/06/1971 HISTORIA

Soyuz 9 Dia 9

Pessoas Relacionadas: Nikolayev, Sevastyanov, Tereshkova. Voo: Soyuz 9. Nave Espacial: Soyuz. Tereshkova e sua filha retornam a Moscou. A comissão de pouso se reúne às 20h. O nível de atividade dos cosmonautas parece estar diminuindo - eles estão bebendo pouca água e seu consumo de oxigênio diminuiu.
10/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 5

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Tudo normal a bordo do Salyut 1. É estabelecido que o Soyuz 11 tem propelente suficiente para 57 horas de voo autônomo, incluindo orientação e retrofogo. É decidido pedir à tripulação que realize alguns experimentos com o instrumento 'globus' na estação para determinar a precisão de sua previsão de ponto de pouso.
10/06/1971 HISTORIA

Morte de Aleksei Mikhailovich Isayev

Pessoas Relacionadas: Isayev. Chefe de Design Soviético no OKB-2, 1947-1971. Desenvolveu motores de foguetes armazenáveis para mísseis, fornecendo motores inovadores para Scuds, SLBM's. Principal projetista de motores espaciais reiniciáveis para satélites, espaçonaves tripuladas e estações espaciais.
10/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 424

Satélite militar recuperável.
10/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 424

Satélite militar recuperável.
11/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 6

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Mishin, Nikolayev, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Tudo normal a bordo da estação. Mishin, Kamanin e a maioria dos oficiais militares de alto escalão retornam a Moscou. Nikolayev liderará o contingente de cosmonautas em Yevpatoriya por cinco dias. Então Kamanin retornará.
11/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 427

Satélite militar recuperável e manobrável de alta resolução do tipo Zenit 4MK
15/06/1971 HISTORIA

Soyuz 9 Dia 15

Pessoas Relacionadas: Mishin, Nikolayev, Sevastyanov. Voo: Soyuz 9. Nave Espacial: Soyuz. A primeira sessão de comunicação começa de forma alarmante - não foi possível entrar em contato com a tripulação pelos primeiros três minutos em que estavam no alcance de rádio. Mas então eles responderam e disseram que tudo estava bem e sua condição era excelente. Às 12h, Sevastyanov aciona acidentalmente o sistema de pouso automático ASP. Isso remove o primeiro bloqueio do sistema, que é então armado para que seja ativado por um sinal do barômetro a uma altitude de 11 km acima da Terra. Diz-se que não é perigoso, mas Filipchenko cometeu o mesmo erro no Soyuz 7. Kamanin havia pedido a Mishin para colocar um bloqueio na chave ASP para evitar que isso acontecesse, mas ele não fez nada. Às 12h30, a Comissão Estadual chega. Às 17h30, Mishin tem sua primeira sessão de comunicação com a tripulação. Há problemas com o sistema de controle ambiental - o nível de dióxido de carbono está em 8,5 mm e o nível de oxigênio em 160 mm. A tripulação é instruída a desligar o cartucho nº 2 do ECS e usar o nº 3. Às 23h, está claro que o cartucho 2 estava funcionando mal - a pressão de oxigênio está em 170 mm, o dióxido de carbono em 4,5 mm. Nikolayev dá a entender a Mishin que gostaria de usar a reserva de dois dias de consumíveis a bordo para estender a missão para 20 dias. Kamanin é contra a ideia - isso seria uma aventura perigosa. O objetivo de uma reserva é que ela nunca seja usada, exceto em caso de emergência.
16/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 393

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
16/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 393

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
17/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 380

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
17/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 380

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
18/06/1971 HISTORIA

Soyuz 9 Dia 18

Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Sergei, Bushuyev, Karas, Kerimov, Mishin, Nikolayev, Sevastyanov, Tsybin. Voo: Soyuz 9. Nave Espacial: Soyuz. A reunião final da Comissão de Pouso é realizada. O local de pouso principal é 50 km a oeste de Karaganda. A visibilidade lá é de 10 km, ventos de 6-10 m/s. Mishin quer pousar 50 km mais a oeste, perto de uma cidade com serviço de trem de passageiros. Finalmente, é acordado pousar lá, a 71 graus 31' E, mas isso significará que uma reentrada balística de emergência (em caso de falha do sistema de orientação) levaria a cápsula para o Mar de Aral. Isso, por sua vez, significa que forças de recuperação adicionais, consistindo em três veículos anfíbios, três helicópteros, cinco cortadores navais e 15 mergulhadores, devem ser alertados e preparados. O Politburo aprova o pouso e o plano para levar os cosmonautas para o campo aéreo de Chkalovsky, seguido por dez dias no hospital. Mishin e Kerimov discutiram ter a tradicional saudação de cosmonautas no Aeroporto de Vnukovo, mas eles terão que esquecer essas extravagâncias nos próximos anos, quando apenas missões de longa duração forem planejadas. Enquanto isso, a tripulação está bem, se preparando para o pouso. Eles prendem o módulo de habitação BO, guardam itens no veículo de reentrada SA que devem ser devolvidos à Terra. Há uma passagem de comunicação das 8h às 8h30. Afanasyev, Karas, Chertok, Bushuyev, Tsybin e outros membros da Comissão Estadual agora chegam a Yevpatoriya.
18/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-12

Satélite de Telecomunicações
18/06/1971 HISTORIA

Soyuz 9 Dia 18

Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Sergei, Bushuyev, Karas, Kerimov, Mishin, Nikolayev, Sevastyanov, Tsybin. Voo: Soyuz 9. Nave Espacial: Soyuz. A reunião final da Comissão de Pouso é realizada. O local de pouso principal é 50 km a oeste de Karaganda. A visibilidade lá é de 10 km, ventos de 6-10 m/s. Mishin quer pousar 50 km mais a oeste, perto de uma cidade com serviço de trem de passageiros. Finalmente, é acordado pousar lá, a 71 graus 31' E, mas isso significará que uma reentrada balística de emergência (em caso de falha do sistema de orientação) levaria a cápsula para o Mar de Aral. Isso, por sua vez, significa que forças de recuperação adicionais, consistindo em três veículos anfíbios, três helicópteros, cinco cortadores navais e 15 mergulhadores, devem ser alertados e preparados. O Politburo aprova o pouso e o plano para levar os cosmonautas para o campo aéreo de Chkalovsky, seguido por dez dias no hospital. Mishin e Kerimov discutiram ter a tradicional saudação de cosmonautas no Aeroporto de Vnukovo, mas eles terão que esquecer essas extravagâncias nos próximos anos, quando apenas missões de longa duração forem planejadas. Enquanto isso, a tripulação está bem, se preparando para o pouso. Eles prendem o módulo de habitação BO, guardam itens no veículo de reentrada SA que devem ser devolvidos à Terra. Há uma passagem de comunicação das 8h às 8h30. Afanasyev, Karas, Chertok, Bushuyev, Tsybin e outros membros da Comissão Estadual agora chegam a Yevpatoriya.
18/06/1971 HISTORIA

Soyuz 9 Dia 18

Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Sergei, Bushuyev, Karas, Kerimov, Mishin, Nikolayev, Sevastyanov, Tsybin. Voo: Soyuz 9. Nave Espacial: Soyuz. A reunião final da Comissão de Pouso é realizada. O local de pouso principal é 50 km a oeste de Karaganda. A visibilidade lá é de 10 km, ventos de 6-10 m/s. Mishin quer pousar 50 km mais a oeste, perto de uma cidade com serviço de trem de passageiros. Finalmente, é acordado pousar lá, a 71 graus 31' E, mas isso significará que uma reentrada balística de emergência (em caso de falha do sistema de orientação) levaria a cápsula para o Mar de Aral. Isso, por sua vez, significa que forças de recuperação adicionais, consistindo em três veículos anfíbios, três helicópteros, cinco cortadores navais e 15 mergulhadores, devem ser alertados e preparados. O Politburo aprova o pouso e o plano para levar os cosmonautas para o campo aéreo de Chkalovsky, seguido por dez dias no hospital. Mishin e Kerimov discutiram ter a tradicional saudação de cosmonautas no Aeroporto de Vnukovo, mas eles terão que esquecer essas extravagâncias nos próximos anos, quando apenas missões de longa duração forem planejadas. Enquanto isso, a tripulação está bem, se preparando para o pouso. Eles prendem o módulo de habitação BO, guardam itens no veículo de reentrada SA que devem ser devolvidos à Terra. Há uma passagem de comunicação das 8h às 8h30. Afanasyev, Karas, Chertok, Bushuyev, Tsybin e outros membros da Comissão Estadual agora chegam a Yevpatoriya.
18/06/1971 HISTORIA

Soyuz 9 Dia 18

Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Sergei, Bushuyev, Karas, Kerimov, Mishin, Nikolayev, Sevastyanov, Tsybin. Voo: Soyuz 9. Nave Espacial: Soyuz. A reunião final da Comissão de Pouso é realizada. O local de pouso principal é 50 km a oeste de Karaganda. A visibilidade lá é de 10 km, ventos de 6-10 m/s. Mishin quer pousar 50 km mais a oeste, perto de uma cidade com serviço de trem de passageiros. Finalmente, é acordado pousar lá, a 71 graus 31' E, mas isso significará que uma reentrada balística de emergência (em caso de falha do sistema de orientação) levaria a cápsula para o Mar de Aral. Isso, por sua vez, significa que forças de recuperação adicionais, consistindo em três veículos anfíbios, três helicópteros, cinco cortadores navais e 15 mergulhadores, devem ser alertados e preparados. O Politburo aprova o pouso e o plano para levar os cosmonautas para o campo aéreo de Chkalovsky, seguido por dez dias no hospital. Mishin e Kerimov discutiram ter a tradicional saudação de cosmonautas no Aeroporto de Vnukovo, mas eles terão que esquecer essas extravagâncias nos próximos anos, quando apenas missões de longa duração forem planejadas. Enquanto isso, a tripulação está bem, se preparando para o pouso. Eles prendem o módulo de habitação BO, guardam itens no veículo de reentrada SA que devem ser devolvidos à Terra. Há uma passagem de comunicação das 8h às 8h30. Afanasyev, Karas, Chertok, Bushuyev, Tsybin e outros membros da Comissão Estadual agora chegam a Yevpatoriya.
18/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-12

Satélite de Telecomunicações
20/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 15

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Nave Espacial: Almaz. A tripulação do Soyuz 11 completa sua 1000ª volta em torno da Terra. Gorbatko brinca que eles estão 'prontos para 2000', mas a tripulação não está animada. Kamanin não acredita que eles tenham mais de 10 ou 11 dias de resistência restantes. Existem problemas claros: os trajes de treinamento Penguin não substituem adequadamente os efeitos gravitacionais (eles sofreram com elásticos rasgados); a capacidade pulmonar medida das tripulações diminuiu de 300 no primeiro dia de voo para 200 agora; o uso da esteira fez com que toda a estação vibrasse de forma alarmante e foi descontinuado (os painéis solares batiam, os propelentes balançavam nos tanques e o barulho da esteira não conseguia ser mantido fora das áreas de descanso). O clima está muito ruim na área de recuperação principal nos últimos dois dias - ventos de 20-25 m/s - perigoso para o pouso.
20/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 15

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Nave Espacial: Almaz. A tripulação do Soyuz 11 completa sua 1000ª volta em torno da Terra. Gorbatko brinca que eles estão 'prontos para 2000', mas a tripulação não está animada. Kamanin não acredita que eles tenham mais de 10 ou 11 dias de resistência restantes. Existem problemas claros: os trajes de treinamento Penguin não substituem adequadamente os efeitos gravitacionais (eles sofreram com elásticos rasgados); a capacidade pulmonar medida das tripulações diminuiu de 300 no primeiro dia de voo para 200 agora; o uso da esteira fez com que toda a estação vibrasse de forma alarmante e foi descontinuado (os painéis solares batiam, os propelentes balançavam nos tanques e o barulho da esteira não conseguia ser mantido fora das áreas de descanso). O clima está muito ruim na área de recuperação principal nos últimos dois dias - ventos de 20-25 m/s - perigoso para o pouso.
20/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 15

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Nave Espacial: Almaz. A tripulação do Soyuz 11 completa sua 1000ª volta em torno da Terra. Gorbatko brinca que eles estão 'prontos para 2000', mas a tripulação não está animada. Kamanin não acredita que eles tenham mais de 10 ou 11 dias de resistência restantes. Existem problemas claros: os trajes de treinamento Penguin não substituem adequadamente os efeitos gravitacionais (eles sofreram com elásticos rasgados); a capacidade pulmonar medida das tripulações diminuiu de 300 no primeiro dia de voo para 200 agora; o uso da esteira fez com que toda a estação vibrasse de forma alarmante e foi descontinuado (os painéis solares batiam, os propelentes balançavam nos tanques e o barulho da esteira não conseguia ser mantido fora das áreas de descanso). O clima está muito ruim na área de recuperação principal nos últimos dois dias - ventos de 20-25 m/s - perigoso para o pouso.
21/06/1971 HISTORIA

Apogeu: 1,000 km (600 mi).

*
22/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 17

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Trinta anos desde o início da Segunda Guerra Mundial, reflete Kamanin. Ele pensa no peso daqueles anos - da repressão stalinista, da guerra, da perda de seu filho mais velho, da evacuação para Ashkabad e Tashkent, da morte de Komarov e, finalmente, da perda mais pesada de todas - a morte de Gagarin. Kamanin completará 63 anos em outubro e as lembranças da guerra ainda o dominam. Ele está tão cansado. Hora de se aposentar, abrir caminho para os homens mais jovens. Existem alguns bons homens na primeira equipe de cosmonautas. Enquanto isso, tudo está normal a bordo do Salyut 1 no 17º dia da missão do Soyuz 11.
22/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 17

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Trinta anos desde o início da Segunda Guerra Mundial, reflete Kamanin. Ele pensa no peso daqueles anos - da repressão stalinista, da guerra, da perda de seu filho mais velho, da evacuação para Ashkabad e Tashkent, da morte de Komarov e, finalmente, da perda mais pesada de todas - a morte de Gagarin. Kamanin completará 63 anos em outubro e as lembranças da guerra ainda o dominam. Ele está tão cansado. Hora de se aposentar, abrir caminho para os homens mais jovens. Existem alguns bons homens na primeira equipe de cosmonautas. Enquanto isso, tudo está normal a bordo do Salyut 1 no 17º dia da missão do Soyuz 11.
22/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 17

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Trinta anos desde o início da Segunda Guerra Mundial, reflete Kamanin. Ele pensa no peso daqueles anos - da repressão stalinista, da guerra, da perda de seu filho mais velho, da evacuação para Ashkabad e Tashkent, da morte de Komarov e, finalmente, da perda mais pesada de todas - a morte de Gagarin. Kamanin completará 63 anos em outubro e as lembranças da guerra ainda o dominam. Ele está tão cansado. Hora de se aposentar, abrir caminho para os homens mais jovens. Existem alguns bons homens na primeira equipe de cosmonautas. Enquanto isso, tudo está normal a bordo do Salyut 1 no 17º dia da missão do Soyuz 11.
23/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 18

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Mishin, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. O clima está ruim e Kamanin está deprimido. Nos últimos três dias, várias 'estrelas' da medicina espacial vieram ao ponto de comando para pontificar. Eles estão convencidos de que essa tripulação estará em melhor forma em seu retorno do que a tripulação do Soyuz 9 devido ao treinador KTF, ao dispositivo de vácuo Polinom, aos trajes profiláticos Penguin e assim por diante. Kamanin não está convencido. Ele acha que o período de readaptação será muito difícil. Volkov será o pior. Em voo, ele costuma reclamar de problemas com os equipamentos de treinamento físico, não bebe água suficiente e costuma cometer erros. Mas os médicos dizem que tudo ficará bem. A comissão de pouso se reúne. O pouso da tripulação está programado para 30 de junho, a 150-200 km a sudoeste de Karaganda.
23/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 18

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Mishin, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. O clima está ruim e Kamanin está deprimido. Nos últimos três dias, várias 'estrelas' da medicina espacial vieram ao ponto de comando para pontificar. Eles estão convencidos de que essa tripulação estará em melhor forma em seu retorno do que a tripulação do Soyuz 9 devido ao treinador KTF, ao dispositivo de vácuo Polinom, aos trajes profiláticos Penguin e assim por diante. Kamanin não está convencido. Ele acha que o período de readaptação será muito difícil. Volkov será o pior. Em voo, ele costuma reclamar de problemas com os equipamentos de treinamento físico, não bebe água suficiente e costuma cometer erros. Mas os médicos dizem que tudo ficará bem. A comissão de pouso se reúne. O pouso da tripulação está programado para 30 de junho, a 150-200 km a sudoeste de Karaganda.
23/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 427

Satélite militar recuperável e manobrável de alta resolução do tipo Zenit 4MK
23/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 18

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Mishin, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. O clima está ruim e Kamanin está deprimido. Nos últimos três dias, várias 'estrelas' da medicina espacial vieram ao ponto de comando para pontificar. Eles estão convencidos de que essa tripulação estará em melhor forma em seu retorno do que a tripulação do Soyuz 9 devido ao treinador KTF, ao dispositivo de vácuo Polinom, aos trajes profiláticos Penguin e assim por diante. Kamanin não está convencido. Ele acha que o período de readaptação será muito difícil. Volkov será o pior. Em voo, ele costuma reclamar de problemas com os equipamentos de treinamento físico, não bebe água suficiente e costuma cometer erros. Mas os médicos dizem que tudo ficará bem. A comissão de pouso se reúne. O pouso da tripulação está programado para 30 de junho, a 150-200 km a sudoeste de Karaganda.
23/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 427

Satélite militar recuperável e manobrável de alta resolução do tipo Zenit 4MK
24/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 19 - incêndio a bordo da estação.

Pessoas Relacionadas: Bykovsky, Chelomei, Dobrovolsky, Khrunov, Mishin, Nikolayev, Patsayev, Popovich, Sevastyanov, Shatalov, Volkov, Volynov. Almaz. Voo: Soyuz 11. Salyut 1, Soyuz 7KT-OK, Soyuz OB-VI, Soyuz VI. Kamanin deve voar de volta para Yevpatoriya à tarde. Chelomei está frequentemente doente ultimamente - Mishin está usando a oportunidade para pressionar Ustinov e Smirnov a matar o Almaz e aumentar a ordem do DOS-7K de quatro para dez. Mishin matou o Soyuz VI de Kozlov de maneira semelhante. Antes de sua partida, os cosmonautas informam Kamanin sobre os resultados das visitas de Popovich e Sevastyanov à França e de Khrunov aos EUA. Kamanin está tendo problemas com a liderança para permitir que Volynov seja designado para outra tripulação. Enquanto Kamanin está a caminho do aeroporto, uma situação séria se desenvolve a bordo da estação. Às 13h, os cosmonautas relatam um forte cheiro de queimado e fumaça na estação. A tripulação evacua a estação e recua para o bote salva-vidas Soyuz. Quarenta minutos depois, exatamente quando Kamanin está embarcando no Tu-104, Shatalov relata que a missão continuará, mas a situação a bordo da estação não é confortável. A tripulação desligou o regenerador de oxigênio primário e trocou os filtros do suprimento de oxigênio e do regenerador de reserva. Às 14:05, Kamanin finalmente embarca na aeronave, que decola e segue para a Crimeia. Às 14:30, eles são ordenados a virar e pousar no campo aéreo de Chkalovsky, nos arredores de Moscou. Toda a coisa acaba sendo um erro banal de um dos oficiais em uma estação de controle de tráfego aéreo! Eles perdem duas horas no processo. Não há informações disponíveis quando o Tu-104 finalmente pousa em Saki, pois Nikolayev e os outros cosmonautas que participaram das reuniões de emergência haviam decolado para retornar a Moscou três horas antes. Kamanin finalmente chega em Yevpatoriya às 23h, a tempo para uma sessão de comunicação com Dobrovolsky e Patsayev (Volkov está dormindo). A tripulação do Soyuz 11 relata que
24/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 428

Satélite militar recuperável, levou cápsula com experimentos sobre eletrons e raios gama..
24/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 19 - incêndio a bordo da estação.

Pessoas Relacionadas: Bykovsky, Chelomei, Dobrovolsky, Khrunov, Mishin, Nikolayev, Patsayev, Popovich, Sevastyanov, Shatalov, Volkov, Volynov. Almaz. Voo: Soyuz 11. Salyut 1, Soyuz 7KT-OK, Soyuz OB-VI, Soyuz VI. Kamanin deve voar de volta para Yevpatoriya à tarde. Chelomei está frequentemente doente ultimamente - Mishin está usando a oportunidade para pressionar Ustinov e Smirnov a matar o Almaz e aumentar a ordem do DOS-7K de quatro para dez. Mishin matou o Soyuz VI de Kozlov de maneira semelhante. Antes de sua partida, os cosmonautas informam Kamanin sobre os resultados das visitas de Popovich e Sevastyanov à França e de Khrunov aos EUA. Kamanin está tendo problemas com a liderança para permitir que Volynov seja designado para outra tripulação. Enquanto Kamanin está a caminho do aeroporto, uma situação séria se desenvolve a bordo da estação. Às 13h, os cosmonautas relatam um forte cheiro de queimado e fumaça na estação. A tripulação evacua a estação e recua para o bote salva-vidas Soyuz. Quarenta minutos depois, exatamente quando Kamanin está embarcando no Tu-104, Shatalov relata que a missão continuará, mas a situação a bordo da estação não é confortável. A tripulação desligou o regenerador de oxigênio primário e trocou os filtros do suprimento de oxigênio e do regenerador de reserva. Às 14:05, Kamanin finalmente embarca na aeronave, que decola e segue para a Crimeia. Às 14:30, eles são ordenados a virar e pousar no campo aéreo de Chkalovsky, nos arredores de Moscou. Toda a coisa acaba sendo um erro banal de um dos oficiais em uma estação de controle de tráfego aéreo! Eles perdem duas horas no processo. Não há informações disponíveis quando o Tu-104 finalmente pousa em Saki, pois Nikolayev e os outros cosmonautas que participaram das reuniões de emergência haviam decolado para retornar a Moscou três horas antes. Kamanin finalmente chega em Yevpatoriya às 23h, a tempo para uma sessão de comunicação com Dobrovolsky e Patsayev (Volkov está dormindo). A tripulação do Soyuz 11 relata que
24/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Nauka

Subsatélite utilizado nas missões Zenith
24/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 19 - incêndio a bordo da estação.

Pessoas Relacionadas: Bykovsky, Chelomei, Dobrovolsky, Khrunov, Mishin, Nikolayev, Patsayev, Popovich, Sevastyanov, Shatalov, Volkov, Volynov. Almaz. Voo: Soyuz 11. Salyut 1, Soyuz 7KT-OK, Soyuz OB-VI, Soyuz VI. Kamanin deve voar de volta para Yevpatoriya à tarde. Chelomei está frequentemente doente ultimamente - Mishin está usando a oportunidade para pressionar Ustinov e Smirnov a matar o Almaz e aumentar a ordem do DOS-7K de quatro para dez. Mishin matou o Soyuz VI de Kozlov de maneira semelhante. Antes de sua partida, os cosmonautas informam Kamanin sobre os resultados das visitas de Popovich e Sevastyanov à França e de Khrunov aos EUA. Kamanin está tendo problemas com a liderança para permitir que Volynov seja designado para outra tripulação. Enquanto Kamanin está a caminho do aeroporto, uma situação séria se desenvolve a bordo da estação. Às 13h, os cosmonautas relatam um forte cheiro de queimado e fumaça na estação. A tripulação evacua a estação e recua para o bote salva-vidas Soyuz. Quarenta minutos depois, exatamente quando Kamanin está embarcando no Tu-104, Shatalov relata que a missão continuará, mas a situação a bordo da estação não é confortável. A tripulação desligou o regenerador de oxigênio primário e trocou os filtros do suprimento de oxigênio e do regenerador de reserva. Às 14:05, Kamanin finalmente embarca na aeronave, que decola e segue para a Crimeia. Às 14:30, eles são ordenados a virar e pousar no campo aéreo de Chkalovsky, nos arredores de Moscou. Toda a coisa acaba sendo um erro banal de um dos oficiais em uma estação de controle de tráfego aéreo! Eles perdem duas horas no processo. Não há informações disponíveis quando o Tu-104 finalmente pousa em Saki, pois Nikolayev e os outros cosmonautas que participaram das reuniões de emergência haviam decolado para retornar a Moscou três horas antes. Kamanin finalmente chega em Yevpatoriya às 23h, a tempo para uma sessão de comunicação com Dobrovolsky e Patsayev (Volkov está dormindo). A tripulação do Soyuz 11 relata que
25/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 20

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. A tripulação estabelece um novo recorde mundial de resistência no espaço. Durante a noite, eles realizam outro experimento Svinets bem-sucedido, desta vez observando o lançamento de um míssil de propelente sólido. A tripulação parece alerta e em boa forma. A Comissão de Pouso confirma o pouso para 30 de junho, mas agora 200 a 250 km a sudoeste de Karaganda. As equipes médicas estarão preparadas para todas as situações possíveis. Existem discussões acaloradas dentro da comissão sobre a condição atual e provável da tripulação.
25/06/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Zenit-4M

Falhou
25/06/1971 HISTORIA

Zenit-4M

Espaçonave: Vostok. Missão de vigilância fotográfica..
26/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 21

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. A tripulação completou todos os experimentos científicos e técnicos a bordo da estação Salyut. Eles passarão os últimos dois a três dias se concentrando em treinamento físico, observações médicas e preparação para o pouso. Eles desligarão todos os equipamentos da estação não necessários para voo autônomo, prepararão a Soyuz para o pouso e medirão as reservas de água e consumíveis disponíveis para a próxima tripulação. Os experimentos produziram muitos cartuchos de filme, amostras de experimentos, etc., que devem ser devolvidos à terra. No entanto, não há espaço ou reservas de massa suficientes na cápsula Soyuz para todos eles, então eles devem retornar apenas os especificados pelo controle terrestre.
27/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 22

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Isayev, Keldysh, Mishin, Patsayev, Smirnov, Ustinov, Volkov. Lunar L3. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. A notícia chocante da morte prematura do designer de motores de foguetes Isayev é recebida no ponto de controle da Soyuz 11 em Yevpatoriya. Isso é seguido pela notícia de que o terceiro N1 falhou 57 segundos após seu voo. Um total de 13 N1's foram construídos, e os três lançados até agora explodiram. Kamanin concordou com o cancelamento de todo o projeto há três anos, mas Ustinov, Smirnov, Keldysh e Mishin continuaram em sua charada grandiosa, desperdiçando bilhões de rublos no processo. Enquanto isso, no 22º dia do voo da Soyuz 11, a tripulação está em movimento. Volkov está especialmente ativo, o que deve melhorar sua readaptação ao retornar à terra.
28/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 Dia 23

Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Dobrovolsky, Karas, Keldysh, Mishin, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Os cosmonautas têm que ter muito cuidado ao colocar a Salyut no modo de armazenamento. Eles revisam a lista de verificação junto com o solo para garantir que nenhum erro seja cometido. A estação Salyut é muito mais confortável do que a Soyuz, mas a missão revelou que ela precisa de muitas melhorias, incluindo: uma unidade para ejetar líquidos da estação; painéis solares e instrumentos científicos que podem ser direcionados automaticamente para o sol ou seu alvo e estabilizados; uma seção de controle melhorada; melhores provisões para o descanso da tripulação. Somente com essas melhorias será possível fazer voos de dois meses ou mais. E tais voos levarão dez anos para se desenvolver, não até o final do ano, como Mishin afirma. Kamanin acha que será possível prolongar os voos para 40 a 60 dias em 1972, mas que isso será então um recorde de longa data. Qualquer tempo maior seria equivalente a correr 100 km, mas depois desabar e morrer - a União Soviética não precisa desses tipos de recordes! Os chefões chegam de Moscou para participar do pouso. Mas Afanasyev, Keldysh, Mishin e Karas permanecem no cosmódromo para a investigação da falha do N1.
29/06/1971 COSMONAUTAS

Falecimento do cosmonauta Volkov, Vladislav

29/06/1971 COSMONAUTAS

Falecimento do cosmonauta Volkov, Vladislav

29/06/1971 COSMONAUTAS

Falecimento do cosmonauta Patsayev, Viktor

29/06/1971 HISTORIA

Voos adicionais Soyuz solicitados.

Pessoas Relacionadas: Kutakhov. Voo: Soyuz 9. Nave Espacial: Soyuz. Kamanin implora a Kutakhov para a construção de pelo menos 3 a 4 novas espaçonaves Soyuz, e as melhorias necessárias nas instalações de Star City.
29/06/1971 HISTORIA

Soyuz 11 dia 24 - preparativos finais para o pouso.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Mishin, Patsayev, Volkov, Yeliseyev. Lunar L3. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Grandes dramas estão sendo encenados no cosmódromo por causa da falha do N1, mas Mishin parece protegido por alguém muito alto e é intocável no jogo de culpa. Este é o último dia completo no ar da tripulação da Soyuz 11. Às 19h30, a Comissão Estadual no ponto de comando autoriza a tripulação da Soyuz 11 a desacoplar da estação espacial Salyut. Uma sessão de comunicação começa na 15ª órbita do dia às 19h45. Dobrovolsky e Volkov confirmaram que a estação estava completamente desativada, todo o material a ser devolvido estava guardado na cápsula Soyuz, a tripulação estava usando seus trajes anti-G e havia completado o desligamento da estação. Yeliseyev avisou a tripulação que a telemetria do solo mostrou que eles não haviam ligado os filtros de gás nocivo na estação. Volkov argumenta que deve ser um erro do controle terrestre, mas depois de verificar, admite que a tripulação cometeu um erro. Depois que a tripulação deixou a estação, ocupou seus lugares na cápsula e fechou a escotilha entre o módulo orbital Soyuz BO e a cápsula de reentrada SA, a voz tensa de Volkov vem do espaço: 'Escotilha não selada hermeticamente? O que está acontecendo? O que está acontecendo?'. Toda essa resposta ao fato de que o painel de advertência e aviso 'Escotilha aberta' não se apagou. Yeliseyev calmamente aconselha a tripulação: 'Não entrem em pânico. Abram a escotilha e movam a roda para a esquerda para abrir. Fechem a escotilha e depois girem a roda para a direita seis voltas com toda a força'. A tripulação faz isso várias vezes, mas a luz ainda não se apaga. Em uma última tentativa, com 6,5 voltas da roda, a luz se apaga. Na segunda metade da 15ª órbita, a tripulação diminui a pressão no BO para 160 mm, e a escotilha se mostra à prova d'água. Na 16ª órbita, a tripulação separa sua Soyuz da estação Salyut. Às 21h35, eles relatam a separação normal e que 'podem ver como a est
30/06/1971 HISTORIA

Pouso da Soyuz 11 e morte da tripulação.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Goreglyad, Patsayev, Smirnov, Ustinov, Volkov. Voo: Soyuz 11. Nave Espacial: Soyuz. Relato de Kamanin: A próxima sessão de comunicação com a Soyuz 11 acontece às 00h16. Kamanin lê para a tripulação as condições nas zonas de pouso principais e secundárias (visibilidade de 10 km, vento de 2-3 m/s, temperatura de 16 graus, pressão de 720 mm). A tripulação deve ser informada para relatar em HF e UHF usando todas as antenas e para anunciar a abertura do pára-quedas. Eles devem ser instruídos para esperar na cápsula pelas equipes de recuperação, não abrir a escotilha sozinhos sob quaisquer circunstâncias. Levará no máximo 20 a 30 minutos para a equipe de recuperação abrir a escotilha de fora. Sob nenhuma circunstância eles devem tentar sair da cápsula sem a ajuda dos médicos. Dobrovolsky confirma: "Tudo recebido, sequência de pouso prosseguindo excelente, tudo OK, tripulação está excelente". A telemetria mostra que o motor de frenagem da Soyuz começa a disparar às 01h35:24 e faz uma queima nominal de retropropulsão de 187 segundos. O controle terrestre espera a confirmação verbal, mas nenhuma comunicação de voz é recebida da cápsula. Às 01h47:28, a tripulação deveria ter relatado a separação bem-sucedida dos módulos BO e PAO da cápsula, mas ainda nada foi ouvido. Não está claro para o controle terrestre neste momento - a Soyuz 11 está indo para um pouso ou permanecendo em órbita? De 01h49:37 a 2h04:07, a cápsula está dentro do alcance de comunicação, mas não há resposta às chamadas do solo. Agora é óbvio que algo está errado a bordo da Soyuz 11, mas não está claro o quê. Às 01h54, o posto de comando VVS relata que o radar detectou a espaçonave a 2200 km a montante da zona de pouso. Está no curso, então a sensação é que o sistema de comunicação da cápsula simplesmente falhou. O sinal de implantação do pára-quedas é recebido de dentro da zona de pouso, mas ainda não há transmissões da tripulação como em missões anteriores. Às 2h05, um avião de busca Il-14 e um helicóptero Mi-8 avistam a So
30/06/1971 LANçAMENTOS TRIPULADOS

Retorno da nave SOYUZ 11 / SALYUT 1

Recorde de permanência no espaço de 24 dias (569 horas e 40 minutos, totalizando 360 órbitas de 281 x 281 KM);.Morreram ao retornar a Terra.
03/07/1971 HISTORIA

Comissão de investigação da Soyuz 11.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. A tripulação da Soyuz 11 é enterrada na Muralha do Kremlin em um Funeral de Estado na Praça Vermelha. Isso é seguido pela primeira reunião da Comissão Estadual sobre o desastre da Soyuz 11. Dez subcomissões foram criadas para se concentrar em vários aspectos técnicos da investigação. A descoberta inicial é que a válvula de ar no aparelho 'Mir' abriu no espaço livre a uma altitude de 170 km. Em 112 segundos, a cápsula foi totalmente despressurizada. A válvula foi projetada para deixar entrar ar fresco após a reentrada. Deveria ser impossível essa válvula abrir até que a pressão barométrica externa tivesse aumentado para um nível definido. As únicas instruções e treinamento da tripulação em relação a essa válvula eram que ela deveria ser fechada pela tripulação ou pelas forças de recuperação em caso de pouso na água.
04/07/1971 HISTORIA

Investigação da falha da Soyuz 11

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Patsayev, Severin, Tereshkova, Volkov. Salyut. Voo: Soyuz 11. Soyuz 7KT-OK. Esta foi uma época muito difícil para o TsKBEM. Todo o trabalho nos escritórios parou completamente após a perda da Soyuz 11 e do N1 6L. Comissões de especialistas simultâneas investigaram a perda do N1 6L e da Soyuz 11. O TsKBEM foi visto como responsável por todas as falhas. Um processo praticamente legal se seguiu para fixar a culpa. Cada decisão de projeto foi examinada e questionada. Detalhes adicionais: aqui....
05/07/1971 HISTORIA

Mortes da tripulação da Soyuz 11 eram evitáveis.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Mishin, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Tantas falhas foram simuladas durante o treinamento Soyuz - mas nunca a falha que matou a tripulação da Soyuz 11. No entanto, as mortes eram evitáveis. A VVS e os cosmonautas vinham escrevendo cartas há oito anos sobre a necessidade de usar trajes a bordo da espaçonave. A resposta de Mishin: 'Não quero voar covardes em minhas espaçonaves'. Teria sido possível voar Soyuz com uma tripulação de dois, em trajes espaciais, ou pelo menos tanques de oxigênio de reserva adequados para inundar o compartimento e manter a pressão em caso de vazamento na cápsula. A VVS protestou contra a decisão de não voar com essas medidas, mas Mishin simplesmente rejeitou os protestos.
05/07/1971 HISTORIA

Mortes da tripulação da Soyuz 11 eram evitáveis.

Pessoas Relacionadas: Dobrovolsky, Mishin, Patsayev, Volkov. Voo: Soyuz 11. Tantos tipos de falhas foram simulados durante o treinamento da Soyuz - mas nunca a falha que matou a tripulação da Soyuz 11. No entanto, as mortes eram evitáveis. O VVS e os cosmonautas vinham escrevendo cartas há oito anos sobre a necessidade de usar trajes a bordo da espaçonave. A resposta de Mishin: 'Não quero voar covardes em minhas espaçonaves'. Teria sido possível voar Soyuz com uma tripulação de dois, em trajes, ou pelo menos tanques de oxigênio de reserva adequados para inundar o compartimento e manter a pressão em caso de vazamento de cápsula. O VVS protestou contra a decisão de não voar com tais medidas, mas Mishin simplesmente rejeitou os protestos.
06/07/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 428

Satélite militar recuperável, levou cápsula com experimentos sobre eletrons e raios gama..
06/07/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 428

Satélite militar recuperável, levou cápsula com experimentos sobre eletrons e raios gama..
07/07/1971 HISTORIA

A última entrada do diário de Kamanin em serviço.

Pessoas Relacionadas: Afanasyev, Brezhnev, Bushuyev, Dobrovolsky, Khrushchev, Mishin, Patsayev, Serbin, Smirnov, Ustinov, Volkov. Voo: Soyuz 11. Nave Espacial: Soyuz. Kamanin está furioso. Dos 25 cosmonautas que voaram, cinco estão enterrados no Muro do Kremlin, um no cemitério de Novdevich e 19 ainda estão em serviço. Essas mortes são devido à gestão incompetente de Ustinov, Serbin, Smirnov, Mishin, Afanasyev, Bushuyev e Serbin. Algumas pessoas estão tentando culpar Kamanin ou os cosmonautas, dizendo que a ventilação poderia ter sido tampada com um dedo se a tripulação tivesse sido treinada adequadamente. Outros culpam a tripulação de outras maneiras. Mas o principal problema já havia sido levantado várias e várias vezes pela VVS e Kutakhov - a tripulação nunca deveria ter voado sem trajes espaciais! Isso vem acontecendo há sete anos. Khrushchev, Brezhnev, Ustinov, Smirnov, todos escreveram sobre seu medo de permitir voos espaciais perigosos. Mas estes eram os mesmos líderes que apoiaram a rejeição categórica da necessidade de a tripulação voar em trajes espaciais. A necessidade dos trajes foi rejeitada primeiro por Korolev, depois por Mishin. Eles continuaram dizendo que centenas de espaçonaves tripuladas e não tripuladas haviam voado sem que a despressurização ocorresse. A ideia de tampar a ventilação com um dedo é absurda. Se eles tivessem feito isso, teriam apenas 15 a 17 minutos para resolver o problema antes do início das forças G. Imagine a situação real - o retrofogo foi normal - o módulo BO ejetado - de repente a luz de despressurização no painel de aviso de cautela está acesa! Dobrovolsky verifica a escotilha, mas não é a escotilha - e há apenas 25 a 30 segundos até que todos fiquem inconscientes. Volkov e Patsayev desfazem seus cintos e ligam o rádio. O assobio do ar só pode ser ouvido no assento do comandante - onde a válvula de ventilação está localizada. Kamanin interrompe as entradas do diário por dois anos após essa data.
08/07/1971 HISTORIA

Kamanin exonerado da chefia dos assuntos espaciais da VVS e do treinamento de cosmonautas.

Pessoas Relacionadas: Shatalov. Voo: Soyuz 11. Em uma carta assinada por ambos os homens, citando um decreto do Ministério da Defesa número 0777 datado de 25 de junho de 1971, Kamanin renuncia ao seu cargo de assistente do Estado-Maior Geral da VVS para treinamento e direção de voos espaciais e entrega esse cargo a Shatalov.
16/07/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Meteor 1-09

Satélite Meteorológico
19/07/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 148 km (91 mi).
19/07/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 148 km (91 mi).
20/07/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 429

Satélite militar recuperável.
20/07/1971 HISTORIA

Apogeu: 1,160 km (720 mi).

*
21/07/1971 HISTORIA

Zenit-4

Espaçonave: Vostok. Missão de reconhecimento fotográfico de alta resolução..
22/07/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Tselina-O

Falhou
23/07/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 430

Satélite militar recuperável.
28/07/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Molniya 1-18

Satélite de Telecomunicações
30/07/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 431

Satélite militar recuperável.
30/07/1971 HISTORIA

Estudo de espaçonave tripulada a Marte soviética

Pessoas Relacionadas: Chelomei. MK-700. Como resultado da reunião da VPK de 29 de maio, um decreto foi emitido, instruindo Chelomei a completar um projeto de rascunho dentro de um ano para uma missão espacial tripulada a Marte, usando como foguete seu projeto UR-700M (ou UR-900) e sua espaçonave MK-700M. Não foi até agosto de 1997 que Igor Gansvindt revelou que, durante a década de 1960, ele havia desenvolvido um sistema de navegação e orientação para um pouso tripulado em Marte e seu retorno à Terra. Esse trabalho precedeu o projeto Aelita de Aleksei Tolstoy de 1975.
31/07/1971 HISTORIA

Privilégios de Titov em risco.

Pessoas Relacionadas: Titov. Kamanin se reúne com Titov. Em sua carreira de nove anos como cosmonauta, Titov teve dez incidentes disciplinares sérios. Kamanin lhe diz que esta é a última vez - mais um incidente e ele será removido da Academia do Estado-Maior Geral, terá seus títulos retirados e perderá seus benefícios. Ele não parece levar Kamanin a sério - para o mundo, ele ainda é o Cosmonauta #2, o segundo homem em órbita ...
02/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 429

Satélite militar recuperável.
02/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 429

Satélite militar recuperável.
03/08/1971 HISTORIA

Morte de Georgiy Nikolayevich Babakin

Pessoas Relacionadas: Babakin. Chefe de design russo. Chefe de Design do escritório de design Lavochkin, 1965-1971.
03/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite DS-P1-Yu s/n 33

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
04/08/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 158 km (98 mi).
04/08/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 158 km (98 mi).
05/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 432

Satélite militar recuperável.
05/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 430

Satélite militar recuperável.
05/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 430

Satélite militar recuperável.
09/08/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Romanenko, Yuri

09/08/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Romanenko, Yuri

09/08/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Romanenko, Yuri

09/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 433

Teste do sistema de ataque soviético FOBS, uma ogiva de testes era satelizada numa órbita provisória, fora do controle das estações de alerta americanas. O objetivo era fazer a ogiva cair no território inimigo sem ser detectada.
09/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 433

Teste do sistema de ataque soviético FOBS, uma ogiva de testes era satelizada numa órbita provisória, fora do controle das estações de alerta americanas. O objetivo era fazer a ogiva cair no território inimigo sem ser detectada.
09/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 433

Teste do sistema de ataque soviético FOBS, uma ogiva de testes era satelizada numa órbita provisória, fora do controle das estações de alerta americanas. O objetivo era fazer a ogiva cair no território inimigo sem ser detectada.
09/08/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Romanenko, Roman

09/08/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Romanenko, Roman

11/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 431

Satélite militar recuperável.
11/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 431

Satélite militar recuperável.
12/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite COSMOS 434

Teste do módulo lunar LK em órbita terrestre. O teste durou 8 dias.
18/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 432

Satélite militar recuperável.
18/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 432

Satélite militar recuperável.
19/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Zenit-4M

Falhou
20/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite VERTIKAL-2

Satélite de Pesquisa multinacional
27/08/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 435

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
01/09/1971 HISTORIA

Soviéticos estudam os planos ambiciosos da NASA

LLV. A NASA forneceu ao presidente dos EUA um programa de 130 páginas com planos para o programa espacial futuro da América. A coisa parecia uma novela de ficção científica para os soviéticos, com ônibus espaciais reutilizáveis, enormes estações orbitais e bases lunares, estágios de foguetes nucleares e expedições tripuladas a Marte. Não havia como a União Soviética competir com um programa como esse - e isso deixando de lado o programa espacial militar americano massivo. Detalhes adicionais: aqui....
01/09/1971 HISTORIA

Colaboração soviético-indiana para construir um novo satélite.

Decreto 'Sobre a cooperação para construir um satélite indiano' foi emitido.
02/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite LUNA 18

Entrou em órbita lunar em 07 de setembro de 1971, a 0 horae 25 minutos, numa órbita com duração de 1 hora e 59 minutos. No dia 11, colide com a Lua durante uma tentativa de alunissagem, as 8 horas e 48 minutos, no Mare Fecunditatis (56o30E, 3o34N);
07/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 436

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
10/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 437

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
11/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite LUNA 18

Entrou em órbita lunar em 07 de setembro de 1971, a 0 horae 25 minutos, numa órbita com duração de 1 hora e 59 minutos. No dia 11, colide com a Lua durante uma tentativa de alunissagem, as 8 horas e 48 minutos, no Mare Fecunditatis (56o30E, 3o34N);
11/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite LUNA 18

Entrou em órbita lunar em 07 de setembro de 1971, a 0 horae 25 minutos, numa órbita com duração de 1 hora e 59 minutos. No dia 11, colide com a Lua durante uma tentativa de alunissagem, as 8 horas e 48 minutos, no Mare Fecunditatis (56o30E, 3o34N);
11/09/1971 HISTORIA

Morte de Nikita Sergeyevich Khrushchev

14/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 165 km (102 mi).
14/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 165 km (102 mi).
14/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 438

Satélite militar recuperável e manobrável de alta resolução do tipo Zenit 4MK
14/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 165 km (102 mi).
14/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 165 km (102 mi).
15/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 165 km (102 mi).
15/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 165 km (102 mi).
15/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 165 km (102 mi).
15/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 165 km (102 mi).
16/09/1971 HISTORIA

Morte de Petr Petrovich Chechulin

18/09/1971 HISTORIA

Soyuz 6/7/8 avante

Smirnov recomendou à Comissão Militar-Industrial do VPK que os voos fossem realizados em outubro. O voo triplo da Soyuz exigiria muito do sistema de rastreamento soviético. Os problemas foram resolvidos em simulações e exercícios mundiais conduzidos a partir do cosmódromo de Baikonur.
20/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 155 km (96 mi).
20/09/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 155 km (96 mi).
20/09/1971 HISTORIA

Kamanin realiza uma reunião de cosmonautas.

Tereshkova está tendo problemas políticos. Titov deve ir para o México, embora ainda esteja cometendo erros de julgamento que tornam questionável se ele pode ser confiável em viagens ao exterior. Beregovoi deve concluir seus exames de cosmonauta em 27 de setembro e então será certificado para voar.
20/09/1971 HISTORIA

O sucesso da Zond 7 encorajou Mishin e Tyulin.

Eles querem voar a Zond 8 sem piloto em dezembro de 1969, a ser seguida por um sobrevoo lunar L1 de dois homens em abril de 1970. Isso pareceria ruim em comparação com os pousos na lua da Apollo, mas não havia nenhuma outra missão espacial tripulada que eles pudessem oferecer à liderança em 1970. Das 15 espaçonaves L1 construídas, apenas três permanecem.
21/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 439

Satélite militar recuperável.
23/09/1971 HISTORIA

Planos de treinamento de cosmonautas.

O plano de treinamento para DOS#1 é revisado. A estação deve ser lançada em fevereiro de 1971. A Soyuz 10 e a Soyuz 11 atracam e tripulam a estação por dois a três meses, de acordo com o plano de Mishin. Isso, no entanto, retardará o teste de voo do sistema de atracação Kontakt de Bogomolov para o L3. Isso deveria estar pronto em janeiro de 1970, mas ainda não está pronto para o voo. Por outro lado, a conclusão da estação DOS em quatro a cinco meses não é possível. Atualmente, há 12 cosmonautas em treinamento para DOS e dez para voos Soyuz. Popovich lidera um grupo de 22 cosmonautas em treinamento para Almaz; e Bykovsky lidera um grupo sobre questões lunares. Os novos treinadores e simuladores estão dentro do cronograma; os existentes estão sendo muito usados.
24/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 440

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
27/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 438

Satélite militar recuperável e manobrável de alta resolução do tipo Zenit 4MK
27/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 438

Satélite militar recuperável e manobrável de alta resolução do tipo Zenit 4MK
28/09/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Ovchinin, Aleksey

28/09/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Ovchinin, Aleksey

28/09/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Ovchinin, Aleksey

28/09/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Ovchinin, Aleksey

28/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite LUNA 19

Entrou em órbita lunar no dia 03 de outubro de 1971, as 14 horas. Órbita de Perilúnio de 135 KM e Apolúnio de 127 KM, período de 2 horas e 1 minuto.
28/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 441

Satélite militar recuperável.
29/09/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 442

Satélite militar recuperável.
01/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
01/10/1971 HISTORIA

Desenvolvimento do satélite TGR aprovado.

O Decreto 'Sobre o desenvolvimento de um sistema de Reconhecimento Global de Televisão (TGR) 'Taifun' Satélite Artificial - aprovação do trabalho no satélite de reconhecimento Taifun' foi emitido.
01/10/1971 HISTORIA

Desenvolvimento do Taifun-2 aprovado.

Espaçonave: AUOS. O Decreto 'Sobre o desenvolvimento de um complexo de ajuste com o 'Taifun-2' Satélite Artificial - aprovação do trabalho no sistema Taifun-2' foi emitido.
01/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
02/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 439

Satélite militar recuperável.
02/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 439

Satélite militar recuperável.
07/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
07/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
07/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 443

Satélite militar recuperável, levou cápsula científica.
07/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Nauka

Subsatélite utilizado nas missões Zenith
07/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
07/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
08/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
08/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
08/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
08/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
09/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
09/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
10/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 441

Satélite militar recuperável.
10/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 441

Satélite militar recuperável.
11/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite SALYUT 1

Primeira estação espacial. Sua primeira tripulação, a da Soyuz 11, bateu o recorde de permanência no espaço, permanecendo 24 dias. Porém, morreram ao retornar na Terra. A Salyut 1 permaneceu no espaço 179 dias. Seu comprimento era de 13,1 metros e o diâmetro era de 4,2. Era capaz de acomodar 3 cosmonautas.
11/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite SALYUT 1

Primeira estação espacial. Sua primeira tripulação, a da Soyuz 11, bateu o recorde de permanência no espaço, permanecendo 24 dias. Porém, morreram ao retornar na Terra. A Salyut 1 permaneceu no espaço 179 dias. Seu comprimento era de 13,1 metros e o diâmetro era de 4,2. Era capaz de acomodar 3 cosmonautas.
12/10/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Novitski, Oleg

12/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 442

Satélite militar recuperável.
12/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 442

Satélite militar recuperável.
12/10/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Novitski, Oleg

12/10/1971 COSMONAUTAS

Nascimento do cosmonauta Novitski, Oleg

13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 444

Satélite Militar de Telecomunicação
13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 362

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 445

Satélite Militar de Telecomunicação
13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 446

Satélite Militar de Telecomunicação
13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 447

Satélite Militar de Telecomunicação
13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 448

Satélite Militar de Telecomunicação
13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 449

Satélite Militar de Telecomunicação
13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 450

Satélite Militar de Telecomunicação
13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 451

Satélite Militar de Telecomunicação
13/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 362

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
14/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 452

Satélite militar recuperável.
18/10/1971 HISTORIA

Kamanin se aposenta do serviço militar em seu 63º aniversário.

19/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 443

Satélite militar recuperável, levou cápsula científica.
19/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 453

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
19/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 443

Satélite militar recuperável, levou cápsula científica.
23/10/1971 HISTORIA

Delegação Checa visita Baikonur

7014
27/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 452

Satélite militar recuperável.
27/10/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 452

Satélite militar recuperável.
30/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 171 km (106 mi).
30/10/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 171 km (106 mi).
02/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 454

Satélite militar recuperável.
07/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 347

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
07/11/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 192 km (119 mi).
07/11/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 192 km (119 mi).
07/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 347

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
08/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 421

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
08/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 421

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
15/11/1971 HISTORIA

Maquete N1 1M1 erguida na plataforma com carga útil L1S

Espaçonave: Soyuz. A maquete do N1 foi erguida novamente na plataforma, a fim de realizar testes da carga útil L1S antes da disponibilidade do veículo de lançamento 3L.
16/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 454

Satélite militar recuperável.
16/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 454

Satélite militar recuperável.
17/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 455

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
19/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 456

Satélite militar recuperável.
20/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 457

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior
24/11/1971 HISTORIA

Missão de teste


Apogeu: 150 km (90 mi).
24/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite DS-P1-I??

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
24/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Molniya 2-01

Satélite de Telecomunicações
26/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 423

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
26/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-05

Satélite de Telecomunicações
26/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Molniya 1-05

Satélite de Telecomunicações
26/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 423

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
27/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite MARS 2

Sofreu 3 correções de trajetoria, a primeira em 17 de julho, a segunda em 20 de novembro e a terceira em 27de novembro. Após a última correção, um módulo de pouso foi enviado a Marte, o resto da nave entrou em órbita marciana (48,54 graus de inclinação, periastro de 1.500 KM e apoastro de 25.000 KM);.A capsula de pouso pesava 650 kilos e não pousou com sucesso.
27/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite MARS 2

Sofreu 3 correções de trajetoria, a primeira em 17 de julho, a segunda em 20 de novembro e a terceira em 27de novembro. Após a última correção, um módulo de pouso foi enviado a Marte, o resto da nave entrou em órbita marciana (48,54 graus de inclinação, periastro de 1.500 KM e apoastro de 25.000 KM);.A capsula de pouso pesava 650 kilos e não pousou com sucesso.
29/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 458

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
29/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 459

Interceptador espacial
30/11/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 460

Satélite de reconhecimento naval do tipo Elint.
01/12/1971 HISTORIA

Estudo de ônibus espacial reutilizável autorizado.

O Decreto da Comissão Industrial-Militar (VPK) 'Sobre a realização de trabalhos em sistemas espaciais reutilizáveis - resposta ao ônibus espacial da NASA' foi emitido.
02/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite MARS 3

Lançada as 15 horas, 26 minutos e 30 segundos do dia 28 de maio de 1971, a sonda fez correção de trajetória no dia 08 de julho. Satelizou num periodo de 11 dias (periastro de 1.250 KM e apoastro de 12.400 KM);. Antes disso, lançou um módulo de pouso de 650 Kilos, que pousou no Mar de Simois (158 graus W 45 graus S); as 13 horas, 49 minutos e 5 segundos do dia 02 de dezembro de 1971. Após 90 segundos, iniciou transmissões durante 2 emissões (dias 2 e 5);, constatou que a superfície esfria rapidamente ao por do sol. A composição atmosférica é basicamente de gás carbônico, há 100 KM de altura já se detecta Oxido de Carbono e Hidrogênio.
02/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 456

Satélite militar recuperável.
02/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 461

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
02/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Intercosmos 5

Experimentos soviéticos e tchecos para o estudo da radiação solar nas vizinhas da Terra.
02/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 456

Satélite militar recuperável.
02/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite MARS 3

Lançada as 15 horas, 26 minutos e 30 segundos do dia 28 de maio de 1971, a sonda fez correção de trajetória no dia 08 de julho. Satelizou num periodo de 11 dias (periastro de 1.250 KM e apoastro de 12.400 KM);. Antes disso, lançou um módulo de pouso de 650 Kilos, que pousou no Mar de Simois (158 graus W 45 graus S); as 13 horas, 49 minutos e 5 segundos do dia 02 de dezembro de 1971. Após 90 segundos, iniciou transmissões durante 2 emissões (dias 2 e 5);, constatou que a superfície esfria rapidamente ao por do sol. A composição atmosférica é basicamente de gás carbônico, há 100 KM de altura já se detecta Oxido de Carbono e Hidrogênio.
03/12/1971 HISTORIA

Zenit-2M

Espaçonave: Vostok. Satélite de reconhecimento fotográfico de pesquisa de área..
03/12/1971 HISTORIA

Nauka

03/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Zenit-2M

Falhou
03/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Nauka

Falhou
03/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 462

Interceptador espacial
06/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 463

Satélite militar recuperável.
06/12/1971 HISTORIA

A conspiração DOS em aberto

Afanasyev se encontrou com os projetistas-chefes - Pilyugin, Ryazanskiy, V Kuznetsov e o vice-presidente de Chelomei, Eydis. Mishin estava doente e Chelomei havia enviado seu vice, como de costume, para evitar ter que se encontrar com Mishin. Afanasyev começou com a demanda de que um voo Almaz ocorresse em menos de dois anos, antes do fim do Oitavo Plano Quinquenal. Ele pediu a Eydis para instalar um sistema de acoplamento passivo Igla para permitir o acoplamento com a estação da Soyuz existente 7K-OK em oposição ao planejado 7K-S. Se o bureau de Chelomei não pudesse atender a esse requisito, então o projeto DOS do conspirador poderia ser autorizado em seu lugar. Detalhes adicionais: aqui....
10/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 464

Satélite militar recuperável.
11/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 463

Satélite militar recuperável.
11/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 463

Satélite militar recuperável.
15/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 465

Satélite de navegação militar
16/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 466

Satélite militar recuperável.
16/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 170 km (100 mi).
16/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 464

Satélite militar recuperável.
16/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 464

Satélite militar recuperável.
16/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 170 km (100 mi).
17/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 468

Satélite Militar de Telecomunicação
17/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 467

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
17/12/1971 HISTORIA

Política de informação pública para DOS/Almaz discutida.

20/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Molniya 1-19

Satélite de Telecomunicações
21/12/1971 HISTORIA

Soviéticos certamente perderão a corrida lunar

25/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 469

Satélite de vigilância marítima movido a energia nuclear - primeiro vôo no qual os russos confirmam a utilização de um reator nuclear no satélite.
26/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 179 km (111 mi).
26/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
26/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 179 km (111 mi).
26/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 150 km (90 mi).
27/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Cosmos 470

Satélite militar recuperável, topografia, transportou cápsula com experimentos científicos.
27/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 466

Satélite militar recuperável.
27/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 459

Interceptador espacial
27/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 459

Interceptador espacial
27/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 466

Satélite militar recuperável.
29/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 408

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
29/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Reentrada do satélite Cosmos 408

Investigação da alta atmosfera e do espaço exterior. Satélite militar do tipo DS
29/12/1971 SATéLITES E SONDAS

Lançamento do satélite Meteor 1-10

Satélite Meteorológico
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 158 km (98 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 179 km (111 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 183 km (113 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 158 km (98 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 179 km (111 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 183 km (113 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 158 km (98 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 179 km (111 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 183 km (113 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 158 km (98 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 179 km (111 mi).
31/12/1971 HISTORIA

Missão de estudo da alta atmosfera


Apogeu: 183 km (113 mi).